Meio ambiente e cidadania: a interface educacional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/104427 |
Resumo: | Esse estudo foi feito a partir de um projeto de Educação Ambiental realizado em uma escola de ensino fundamental, que funciona em período integral. O referido projeto passou a fazer parte de sua grade curricular em 1999, sendo que o período da pesquisa decorreu entre 2000 e 2003, constando de observação participante até o ano de 2001 e entrevista com os alunos de oitava série egressos em 2000 e 2001. Mediante a necessidade de uma Educação Ambiental voltada para a cidadania e para uma convivência mais harmoniosa entre indivíduo-sociedade-natureza, a proposta foi investigar, com base no paradigma da complexidade, se os alunos, após vivenciarem um programa de atividades, orientado por um pressuposto metodológico e com grande participação dos professores tendo em vista a interdisciplinaridade, têm, atualmente, colocado em prática suas aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais, reveladas por mudanças de conduta. Nas conclusões da pesquisa, observa-se que, embora esforços dessa natureza sejam factíveis de bons resultados, tanto em seu caráter imediato como de longo prazo, por consolidar as aprendizagens via processos cognitivos, que incluem a memória afetiva, ainda temos muito que aprender e fazer no sentido de restaurar nossa relação com a Terra, através da Educação Ambiental. |
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Meio ambiente e cidadania: a interface educacionalEducação ambientalInterdisciplinaridadeComplexidadeEnvironmental EducationEsse estudo foi feito a partir de um projeto de Educação Ambiental realizado em uma escola de ensino fundamental, que funciona em período integral. O referido projeto passou a fazer parte de sua grade curricular em 1999, sendo que o período da pesquisa decorreu entre 2000 e 2003, constando de observação participante até o ano de 2001 e entrevista com os alunos de oitava série egressos em 2000 e 2001. Mediante a necessidade de uma Educação Ambiental voltada para a cidadania e para uma convivência mais harmoniosa entre indivíduo-sociedade-natureza, a proposta foi investigar, com base no paradigma da complexidade, se os alunos, após vivenciarem um programa de atividades, orientado por um pressuposto metodológico e com grande participação dos professores tendo em vista a interdisciplinaridade, têm, atualmente, colocado em prática suas aprendizagens conceituais, procedimentais e atitudinais, reveladas por mudanças de conduta. Nas conclusões da pesquisa, observa-se que, embora esforços dessa natureza sejam factíveis de bons resultados, tanto em seu caráter imediato como de longo prazo, por consolidar as aprendizagens via processos cognitivos, que incluem a memória afetiva, ainda temos muito que aprender e fazer no sentido de restaurar nossa relação com a Terra, através da Educação Ambiental.This study was done as a pioneering Environmental Education project at an all-day middle school. The project began as part of the curriculum in 1999, with the research period occurring between 2000 and 2003. Research involved an observation phase up through 2001, and was supplemented by interviews of students who were graduating in 2000 and 2001. The Environmental Education project focused on the role of citizenship and encouraging a more harmonius relationschip between nature, society an individuals. An interdisciplinary approach was used involving a specific methodology that included a program of activities, and a high level of participation from the teachers. The goal of this study was to examine if the students retained and put into practice their new knowledge as shown by changes in their habits and conduct. During this research, it was observed that efforts of this nature facilitate positive results, both short and long-term. Nonetheless, consolidating lessons, through cognities processes, that include positive experiences and affectif memories, we still have much to learm and do in the sense of restoring our relationschip with the Earth, through Environmental Education.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Lívia de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva [UNESP]2014-06-11T19:33:21Z2014-06-11T19:33:21Z2004-05-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisviii, 224 f. : il.application/pdfCARVALHO, Maria Bernadete Sarti da Silva. Meio ambiente e cidadania: a interface educacional. 2004. viii, 224 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2004.http://hdl.handle.net/11449/104427000220255carvalho_mbss_dr_rcla.pdf33004137004P06039026972914644Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-01T06:22:02Zoai:repositorio.unesp.br:11449/104427Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:52:28.256705Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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