O ensino da capoeira na educação física escolar: blog como apoio pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/99065 |
Resumo: | Considerada como relevante prática corporal brasileira, a capoeira ainda não se faz presente, de forma satisfatória, no âmbito escolar. Sendo a internet, atualmente, uma significativa fonte de informação, é necessário preocupar-se com a construção de endereços eletrônicos informacionais que sejam resultados de pesquisas científicas que as fomentem. Neste sentido, este estudo tem como objetivo principal identificar junto a professores e a alunos em processo de formação em Educação Física, com e sem experiência em capoeira, quais conhecimentos são necessários em sua prática pedagógica para inseri-la como conteúdo da Educação Física Escolar e, a partir destes conhecimentos, selecionar os mais pertinentes para elaboração de um blog que atenda a esta demanda. Utiliza como metodologia os procedimentos da abordagem qualitativa, destacando-se a realização da coleta de dados com a aplicação de dois Grupos Focais e a Análise de Conteúdo, utilizada para a categorização, descrição e análise das informações coletadas. Organiza e seleciona os resultados e as discussões referentes à análise de conteúdo de cada categoria e respectivas subcategorias, que surgiram a partir dos indicadores do discurso dos participantes, manifestados nos grupos focais. Como resultado apresenta a descrição dos conteúdos no blog “Educação Física Escolar e Capoeira: aula possível”, disponível no endereço eletrônico http//www.educacaofisicaescolar ecapoeira.blogspot.com, como contribuição para que a capoeira possa ser utilizada como conteúdo nas aulas de Educação Física Escolar |
id |
UNSP_1167373e17f7aac6b003e19e22aa4ff1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/99065 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O ensino da capoeira na educação física escolar: blog como apoio pedagógicoCapoeira (Dance)Educação física - Estudo e ensinoCapoeiraMaterial didaticoCapoeira - Estudo e ensinoTecnologia da informaçãoConsiderada como relevante prática corporal brasileira, a capoeira ainda não se faz presente, de forma satisfatória, no âmbito escolar. Sendo a internet, atualmente, uma significativa fonte de informação, é necessário preocupar-se com a construção de endereços eletrônicos informacionais que sejam resultados de pesquisas científicas que as fomentem. Neste sentido, este estudo tem como objetivo principal identificar junto a professores e a alunos em processo de formação em Educação Física, com e sem experiência em capoeira, quais conhecimentos são necessários em sua prática pedagógica para inseri-la como conteúdo da Educação Física Escolar e, a partir destes conhecimentos, selecionar os mais pertinentes para elaboração de um blog que atenda a esta demanda. Utiliza como metodologia os procedimentos da abordagem qualitativa, destacando-se a realização da coleta de dados com a aplicação de dois Grupos Focais e a Análise de Conteúdo, utilizada para a categorização, descrição e análise das informações coletadas. Organiza e seleciona os resultados e as discussões referentes à análise de conteúdo de cada categoria e respectivas subcategorias, que surgiram a partir dos indicadores do discurso dos participantes, manifestados nos grupos focais. Como resultado apresenta a descrição dos conteúdos no blog “Educação Física Escolar e Capoeira: aula possível”, disponível no endereço eletrônico http//www.educacaofisicaescolar ecapoeira.blogspot.com, como contribuição para que a capoeira possa ser utilizada como conteúdo nas aulas de Educação Física EscolarConsidered relevant body practice brazilian capoeira still not present, satisfactorily at school. The internet, nowadays, is a significant source of information, being important the construction of educational sites result of scientific researches. In this sense, this study aims to identify the main with teachers and students in the process of training in Physical Education, with and without experience in capoeira, what skills are needed in their pedagogical practice to insert it as the content of School Physical Education and, from these knowledge, select the most relevant for developing a blog that meets this demand. Methodology uses as the procedures of qualitative, highlighting the realization of data collection with the application of two Focus Groups and Content Analysis, used for categorizing, describing and analyzing the information collected. Selects and organizes the results and discussions regarding the content analysis of each category and sub-categories, that emerged from the indicators of participants' speech, expressed in the focus groups. As a result presents a description of the contents on the blog “Educação Física Escolar e Capoeira: aula possível”, available on the website http//www.educacaofisicaescolarecapoeira. blogspot.com, as a contribution to that capoeira can be used as content in the lessons of School Physical EducationCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Darido, Suraya Cristina [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Luciana Maria Fernandes [UNESP]2014-06-11T19:29:48Z2014-06-11T19:29:48Z2012-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis178 f. : il., tabs.application/pdfSILVA, Luciana Maria Fernandes. O ensino da capoeira na educação física escolar: blog como apoio pedagógico. 2012. 178 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012.http://hdl.handle.net/11449/99065000707255silva_lmf_me_rcla.pdf33004137066P5Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-29T06:08:47Zoai:repositorio.unesp.br:11449/99065Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T16:22:29.138369Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da capoeira na educação física escolar: blog como apoio pedagógico |
title |
O ensino da capoeira na educação física escolar: blog como apoio pedagógico |
spellingShingle |
O ensino da capoeira na educação física escolar: blog como apoio pedagógico Silva, Luciana Maria Fernandes [UNESP] Capoeira (Dance) Educação física - Estudo e ensino Capoeira Material didatico Capoeira - Estudo e ensino Tecnologia da informação |
title_short |
O ensino da capoeira na educação física escolar: blog como apoio pedagógico |
title_full |
O ensino da capoeira na educação física escolar: blog como apoio pedagógico |
title_fullStr |
O ensino da capoeira na educação física escolar: blog como apoio pedagógico |
title_full_unstemmed |
O ensino da capoeira na educação física escolar: blog como apoio pedagógico |
title_sort |
O ensino da capoeira na educação física escolar: blog como apoio pedagógico |
author |
Silva, Luciana Maria Fernandes [UNESP] |
author_facet |
Silva, Luciana Maria Fernandes [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Darido, Suraya Cristina [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Luciana Maria Fernandes [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Capoeira (Dance) Educação física - Estudo e ensino Capoeira Material didatico Capoeira - Estudo e ensino Tecnologia da informação |
topic |
Capoeira (Dance) Educação física - Estudo e ensino Capoeira Material didatico Capoeira - Estudo e ensino Tecnologia da informação |
description |
Considerada como relevante prática corporal brasileira, a capoeira ainda não se faz presente, de forma satisfatória, no âmbito escolar. Sendo a internet, atualmente, uma significativa fonte de informação, é necessário preocupar-se com a construção de endereços eletrônicos informacionais que sejam resultados de pesquisas científicas que as fomentem. Neste sentido, este estudo tem como objetivo principal identificar junto a professores e a alunos em processo de formação em Educação Física, com e sem experiência em capoeira, quais conhecimentos são necessários em sua prática pedagógica para inseri-la como conteúdo da Educação Física Escolar e, a partir destes conhecimentos, selecionar os mais pertinentes para elaboração de um blog que atenda a esta demanda. Utiliza como metodologia os procedimentos da abordagem qualitativa, destacando-se a realização da coleta de dados com a aplicação de dois Grupos Focais e a Análise de Conteúdo, utilizada para a categorização, descrição e análise das informações coletadas. Organiza e seleciona os resultados e as discussões referentes à análise de conteúdo de cada categoria e respectivas subcategorias, que surgiram a partir dos indicadores do discurso dos participantes, manifestados nos grupos focais. Como resultado apresenta a descrição dos conteúdos no blog “Educação Física Escolar e Capoeira: aula possível”, disponível no endereço eletrônico http//www.educacaofisicaescolar ecapoeira.blogspot.com, como contribuição para que a capoeira possa ser utilizada como conteúdo nas aulas de Educação Física Escolar |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-11-29 2014-06-11T19:29:48Z 2014-06-11T19:29:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Luciana Maria Fernandes. O ensino da capoeira na educação física escolar: blog como apoio pedagógico. 2012. 178 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012. http://hdl.handle.net/11449/99065 000707255 silva_lmf_me_rcla.pdf 33004137066P5 |
identifier_str_mv |
SILVA, Luciana Maria Fernandes. O ensino da capoeira na educação física escolar: blog como apoio pedagógico. 2012. 178 f. Dissertação - (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2012. 000707255 silva_lmf_me_rcla.pdf 33004137066P5 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/99065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
178 f. : il., tabs. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128639107072000 |