Desenvolvimento de um banco de dados genético brasileiro para marcadores STR do cromossomo x

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kawamura, Bárbara [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/119527
Resumo: Os marcadores STR (Short Tandem Repeat) são os mais utilizados para a identificação humana e se classificam em STRs autossômicos e dos cromossomos sexuais, Y e X. Este último tem sido utilizado recentemente, complementando de forma muito eficiente a análise autossômica em casos complexos de vínculo biológico – quando suposto pai não está disponível, quando os supostos pais são relacionados, etc. Assim, muitos estudos têm sido publicados com dados de STR do cromossomo X (X-STR) para a população brasileira. Com a finalidade de compilar tais dados e auxiliar na prática forense, gerando mais uma ferramenta útil para a Polícia Técnico-Científica e os Laboratórios de DNA, este trabalho desenvolveu o Banco Genético Brasileiro do Cromossomo X – BGBX. O banco de dados BGBX foi elaborado nas versões português e inglês e compila dados de marcadores X-STR publicados para a população brasileira e disponíveis na base de dados PubMed. Até o momento, 11 trabalhos foram cadastrados, compreendendo 24 populações e 25 marcadores X-STR. Além disso, o banco de dados apresenta uma revisão científica de cada marcador, com informações sobre a distância física e genética, estrutura alélica, nomenclatura, taxa de mutação, primers descritos na literatura, cálculo da razão de verossimilhança, etc. Toda a comunidade científica pode submeter seus dados genéticos populacionais de marcadores X-STR estudados na população brasileira ao website BGBX, acessado pelo endereço www.bgbx.com.br.
id UNSP_11e5b0a0d2148a06c2eb2b47fdbaaf8e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/119527
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Desenvolvimento de um banco de dados genético brasileiro para marcadores STR do cromossomo xCromossomos sexuaisPaternidadeBanco de dadosGenetica forenseSex chromosomesOs marcadores STR (Short Tandem Repeat) são os mais utilizados para a identificação humana e se classificam em STRs autossômicos e dos cromossomos sexuais, Y e X. Este último tem sido utilizado recentemente, complementando de forma muito eficiente a análise autossômica em casos complexos de vínculo biológico – quando suposto pai não está disponível, quando os supostos pais são relacionados, etc. Assim, muitos estudos têm sido publicados com dados de STR do cromossomo X (X-STR) para a população brasileira. Com a finalidade de compilar tais dados e auxiliar na prática forense, gerando mais uma ferramenta útil para a Polícia Técnico-Científica e os Laboratórios de DNA, este trabalho desenvolveu o Banco Genético Brasileiro do Cromossomo X – BGBX. O banco de dados BGBX foi elaborado nas versões português e inglês e compila dados de marcadores X-STR publicados para a população brasileira e disponíveis na base de dados PubMed. Até o momento, 11 trabalhos foram cadastrados, compreendendo 24 populações e 25 marcadores X-STR. Além disso, o banco de dados apresenta uma revisão científica de cada marcador, com informações sobre a distância física e genética, estrutura alélica, nomenclatura, taxa de mutação, primers descritos na literatura, cálculo da razão de verossimilhança, etc. Toda a comunidade científica pode submeter seus dados genéticos populacionais de marcadores X-STR estudados na população brasileira ao website BGBX, acessado pelo endereço www.bgbx.com.br.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cicarelli, Regina Maria Barretto [UNESP]Ferraz, Joyce Aparecida Martins Lopes [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Kawamura, Bárbara [UNESP]2015-03-23T15:20:16Z2015-03-23T15:20:16Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis55 fapplication/pdfKAWAMURA, Bárbara. Desenvolvimento de um banco de dados genético brasileiro para marcadores STR do cromossomo x. 2013. 55 f. , 2013.http://hdl.handle.net/11449/119527000742539000742539.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-24T15:38:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/119527Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:33:45.666988Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento de um banco de dados genético brasileiro para marcadores STR do cromossomo x
title Desenvolvimento de um banco de dados genético brasileiro para marcadores STR do cromossomo x
spellingShingle Desenvolvimento de um banco de dados genético brasileiro para marcadores STR do cromossomo x
Kawamura, Bárbara [UNESP]
Cromossomos sexuais
Paternidade
Banco de dados
Genetica forense
Sex chromosomes
title_short Desenvolvimento de um banco de dados genético brasileiro para marcadores STR do cromossomo x
title_full Desenvolvimento de um banco de dados genético brasileiro para marcadores STR do cromossomo x
title_fullStr Desenvolvimento de um banco de dados genético brasileiro para marcadores STR do cromossomo x
title_full_unstemmed Desenvolvimento de um banco de dados genético brasileiro para marcadores STR do cromossomo x
title_sort Desenvolvimento de um banco de dados genético brasileiro para marcadores STR do cromossomo x
author Kawamura, Bárbara [UNESP]
author_facet Kawamura, Bárbara [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cicarelli, Regina Maria Barretto [UNESP]
Ferraz, Joyce Aparecida Martins Lopes [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Kawamura, Bárbara [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Cromossomos sexuais
Paternidade
Banco de dados
Genetica forense
Sex chromosomes
topic Cromossomos sexuais
Paternidade
Banco de dados
Genetica forense
Sex chromosomes
description Os marcadores STR (Short Tandem Repeat) são os mais utilizados para a identificação humana e se classificam em STRs autossômicos e dos cromossomos sexuais, Y e X. Este último tem sido utilizado recentemente, complementando de forma muito eficiente a análise autossômica em casos complexos de vínculo biológico – quando suposto pai não está disponível, quando os supostos pais são relacionados, etc. Assim, muitos estudos têm sido publicados com dados de STR do cromossomo X (X-STR) para a população brasileira. Com a finalidade de compilar tais dados e auxiliar na prática forense, gerando mais uma ferramenta útil para a Polícia Técnico-Científica e os Laboratórios de DNA, este trabalho desenvolveu o Banco Genético Brasileiro do Cromossomo X – BGBX. O banco de dados BGBX foi elaborado nas versões português e inglês e compila dados de marcadores X-STR publicados para a população brasileira e disponíveis na base de dados PubMed. Até o momento, 11 trabalhos foram cadastrados, compreendendo 24 populações e 25 marcadores X-STR. Além disso, o banco de dados apresenta uma revisão científica de cada marcador, com informações sobre a distância física e genética, estrutura alélica, nomenclatura, taxa de mutação, primers descritos na literatura, cálculo da razão de verossimilhança, etc. Toda a comunidade científica pode submeter seus dados genéticos populacionais de marcadores X-STR estudados na população brasileira ao website BGBX, acessado pelo endereço www.bgbx.com.br.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-03-23T15:20:16Z
2015-03-23T15:20:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv KAWAMURA, Bárbara. Desenvolvimento de um banco de dados genético brasileiro para marcadores STR do cromossomo x. 2013. 55 f. , 2013.
http://hdl.handle.net/11449/119527
000742539
000742539.pdf
identifier_str_mv KAWAMURA, Bárbara. Desenvolvimento de um banco de dados genético brasileiro para marcadores STR do cromossomo x. 2013. 55 f. , 2013.
000742539
000742539.pdf
url http://hdl.handle.net/11449/119527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 55 f
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129336142725120