Comportamentos de risco para acidentes em playgrounds: identificação e opiniões de profissionais de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rita Aparecida de [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/102226
Resumo: Este trabalho identifica a emissão de comportamentos de risco para acidentes infantis durante interações de crianças em playgrounds escolares e as características de risco dos brinquedos recreativos, bem como analisa as opiniões dos profissionais da educação infantil em relação a tais interações e aos possíveis acidentes que possam delas decorrer, em especial dos professores, mediante intervenção com cenas das interações. São participantes 52 escolares do Pré-I e Pré-II, 33 profissionais e 31 docentes de duas escolas municipais de educação infantil de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Utiliza filmagem, roteiros de investigação (questionários) pré-testados e cenas selecionadas das filmagens para intervenção breve com professores. Como resultados, identifica, por meio das filmagens, a emissão de diversos comportamentos de risco nos playgrounds, como o “uso inadequado dos brinquedos”, “imitação” (de brincadeiras perigosas), “competição por um brinquedo” e “desafio/competição entre si”, bem como diversas características de risco nos brinquedos, como permanência de brinquedo no sol acumulando energia solar e ausência de barreiras físicas ao redor dos equipamentos. As opiniões dos profissionais, obtidas por meio dos questionários, apontam: quedas e choques com brinquedos e/ou com outras crianças como os acidentes mais freqüentes, motivados pela falta de atenção/cuidado da criança; o trepa-trepa como brinquedo de maior risco, bem como as situações interativas entre crianças e brinquedos, sobretudo no balanço, e das crianças entre si, durante o correr; as orientações às crianças sobre o uso correto dos brinquedos como medidas preventivas já adotadas e que poderiam ser realizadas e as conversas informais/regras como os trabalhos sobre prevenção de acidentes já realizados com as crianças...
id UNSP_11f443879c328f5bddc266b75de95ec3
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102226
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Comportamentos de risco para acidentes em playgrounds: identificação e opiniões de profissionais de educação infantilEducação de criançasAcidentes infantisAcidentes em playgroundsComportamentos de riscoChildren EducationChildren AccidentsRisk BehaviorsEste trabalho identifica a emissão de comportamentos de risco para acidentes infantis durante interações de crianças em playgrounds escolares e as características de risco dos brinquedos recreativos, bem como analisa as opiniões dos profissionais da educação infantil em relação a tais interações e aos possíveis acidentes que possam delas decorrer, em especial dos professores, mediante intervenção com cenas das interações. São participantes 52 escolares do Pré-I e Pré-II, 33 profissionais e 31 docentes de duas escolas municipais de educação infantil de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Utiliza filmagem, roteiros de investigação (questionários) pré-testados e cenas selecionadas das filmagens para intervenção breve com professores. Como resultados, identifica, por meio das filmagens, a emissão de diversos comportamentos de risco nos playgrounds, como o “uso inadequado dos brinquedos”, “imitação” (de brincadeiras perigosas), “competição por um brinquedo” e “desafio/competição entre si”, bem como diversas características de risco nos brinquedos, como permanência de brinquedo no sol acumulando energia solar e ausência de barreiras físicas ao redor dos equipamentos. As opiniões dos profissionais, obtidas por meio dos questionários, apontam: quedas e choques com brinquedos e/ou com outras crianças como os acidentes mais freqüentes, motivados pela falta de atenção/cuidado da criança; o trepa-trepa como brinquedo de maior risco, bem como as situações interativas entre crianças e brinquedos, sobretudo no balanço, e das crianças entre si, durante o correr; as orientações às crianças sobre o uso correto dos brinquedos como medidas preventivas já adotadas e que poderiam ser realizadas e as conversas informais/regras como os trabalhos sobre prevenção de acidentes já realizados com as crianças...This work identifies the emission of risk behaviors for children injury during children interaction in school playgrounds and the risk characteristics of toy, as such analyses the preschoolar professionals´opinions (specially teachers´one) in relation to those interactions and to the possible accidents that can occur intervention, by intervention with interaction scenes. 52 preschoolar students, 33 professionals and 31 teachers of two city infant schools of a city of São Paulo state. It uses movie takes, pré-tested questionnaires, and selected taken scenes, for brief intervention with teachers.As results, it identifies, by movie takes, the emission of risk behaviors at playgrounds, like “inapropriated use of toys”, “imitation (of dangerous behaviors)”, “competition for a toy”, and challenges (self-competition), such as several risk characteristics of toys, like toys standying at sun getting Sun energy and lack of physical barriers around the toys. The professionals’ opinions, got by questionnaires, shows: falls and schocks with toys and/or other children are the most frequent accidents, cause lack of attention by children; the trepa-trepa as the most dangerous toy, as well interactive situations between children and toys, mainly at slalow, and among children, during running; the orientation to children about the correct use of toys, as already taken measure, and that could be done, and chats and rules as already adopted works of injury prevention. At intervention, teachers saw risk behavior for injury prevention scenes and justify as variables to the occurance of these behaviors to the lack of perception of risk/danger, and that children want to explore the possibilities that toys get. They point as consequences injuries and traumas and point as injury prevention and promotion of safety the teachers’ attitudes, such as orientation and diary chats ...(Complete abstract, click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paschoal, Sandra Regina Gimeniz [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Rita Aparecida de [UNESP]2014-06-11T19:31:45Z2014-06-11T19:31:45Z2008-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis165 f. : il. color.application/pdfOLIVEIRA, Rita Aparecida de. Comportamentos de risco para acidentes em playgrounds: identificação e opiniões de profissionais de educação infantil. 2008. 165 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/102226000559342oliveira_ra_dr_mar.pdf33004110040P583439444339952370000-0003-0330-132XAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-23T06:20:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102226Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-23T06:20:45Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Comportamentos de risco para acidentes em playgrounds: identificação e opiniões de profissionais de educação infantil
title Comportamentos de risco para acidentes em playgrounds: identificação e opiniões de profissionais de educação infantil
spellingShingle Comportamentos de risco para acidentes em playgrounds: identificação e opiniões de profissionais de educação infantil
Oliveira, Rita Aparecida de [UNESP]
Educação de crianças
Acidentes infantis
Acidentes em playgrounds
Comportamentos de risco
Children Education
Children Accidents
Risk Behaviors
title_short Comportamentos de risco para acidentes em playgrounds: identificação e opiniões de profissionais de educação infantil
title_full Comportamentos de risco para acidentes em playgrounds: identificação e opiniões de profissionais de educação infantil
title_fullStr Comportamentos de risco para acidentes em playgrounds: identificação e opiniões de profissionais de educação infantil
title_full_unstemmed Comportamentos de risco para acidentes em playgrounds: identificação e opiniões de profissionais de educação infantil
title_sort Comportamentos de risco para acidentes em playgrounds: identificação e opiniões de profissionais de educação infantil
author Oliveira, Rita Aparecida de [UNESP]
author_facet Oliveira, Rita Aparecida de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paschoal, Sandra Regina Gimeniz [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rita Aparecida de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças
Acidentes infantis
Acidentes em playgrounds
Comportamentos de risco
Children Education
Children Accidents
Risk Behaviors
topic Educação de crianças
Acidentes infantis
Acidentes em playgrounds
Comportamentos de risco
Children Education
Children Accidents
Risk Behaviors
description Este trabalho identifica a emissão de comportamentos de risco para acidentes infantis durante interações de crianças em playgrounds escolares e as características de risco dos brinquedos recreativos, bem como analisa as opiniões dos profissionais da educação infantil em relação a tais interações e aos possíveis acidentes que possam delas decorrer, em especial dos professores, mediante intervenção com cenas das interações. São participantes 52 escolares do Pré-I e Pré-II, 33 profissionais e 31 docentes de duas escolas municipais de educação infantil de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Utiliza filmagem, roteiros de investigação (questionários) pré-testados e cenas selecionadas das filmagens para intervenção breve com professores. Como resultados, identifica, por meio das filmagens, a emissão de diversos comportamentos de risco nos playgrounds, como o “uso inadequado dos brinquedos”, “imitação” (de brincadeiras perigosas), “competição por um brinquedo” e “desafio/competição entre si”, bem como diversas características de risco nos brinquedos, como permanência de brinquedo no sol acumulando energia solar e ausência de barreiras físicas ao redor dos equipamentos. As opiniões dos profissionais, obtidas por meio dos questionários, apontam: quedas e choques com brinquedos e/ou com outras crianças como os acidentes mais freqüentes, motivados pela falta de atenção/cuidado da criança; o trepa-trepa como brinquedo de maior risco, bem como as situações interativas entre crianças e brinquedos, sobretudo no balanço, e das crianças entre si, durante o correr; as orientações às crianças sobre o uso correto dos brinquedos como medidas preventivas já adotadas e que poderiam ser realizadas e as conversas informais/regras como os trabalhos sobre prevenção de acidentes já realizados com as crianças...
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-02-27
2014-06-11T19:31:45Z
2014-06-11T19:31:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Rita Aparecida de. Comportamentos de risco para acidentes em playgrounds: identificação e opiniões de profissionais de educação infantil. 2008. 165 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/102226
000559342
oliveira_ra_dr_mar.pdf
33004110040P5
8343944433995237
0000-0003-0330-132X
identifier_str_mv OLIVEIRA, Rita Aparecida de. Comportamentos de risco para acidentes em playgrounds: identificação e opiniões de profissionais de educação infantil. 2008. 165 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.
000559342
oliveira_ra_dr_mar.pdf
33004110040P5
8343944433995237
0000-0003-0330-132X
url http://hdl.handle.net/11449/102226
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 165 f. : il. color.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650064622551040