Aplicação de objetos de uso cotidiano em ambiente lúdico e o impacto do design em sua adoção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Friso, Valéria Ramos [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/138090
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar as relações sensoriais e funcionais estabelecidas entre as crianças e produtos cotidianos, divididos entre aqueles com características que privilegiam a função e outros que apresentem elementos diferenciadores, aplicados como brinquedos não estruturados. Correlacionar os resultados aos novos conceitos de design com enfoque sistêmico gerando discussões acerca do desenvolvimento de produtos. Material e Método: A pesquisa foi dividida em duas fases. A primeira consistiu em detectar brinquedos não estruturados em ambiente lúdico doméstico. Foram investigadas 8 casas, e a partir dos objetos encontrados entre os brinquedos determinou-se os materiais a serem utilizados na segunda fase. Na segunda fase, em ambiente lúdico controlado, foram usados como brinquedos não estruturados 60 artefatos de uso cotidiano estando divididos entre pentes, embalagens e recipientes vazios e colheres. Desses, 30 tinham características comuns e que identificavam a função e 30 continham elementos estéticos diferenciadores. Resultados: Foram perceptíveis a capacidade e a necessidade de adaptações das crianças à aplicação dos artefatos. As novas leituras sobre os artefatos se sobrepuseram a sua função explicita no ambiente lúdico. Os objetos com design diferenciado e com aspectos inusitados ofereceram maior estímulos criativos que os com aspecto explicitamente funcionais.
id UNSP_120d60ac33e9a0c28bad1954eaf76eac
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/138090
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Aplicação de objetos de uso cotidiano em ambiente lúdico e o impacto do design em sua adoçãoDaily objects in playful environment, and design influence in their adoptionDesign De ProdutoPlanejamento de ProdutoBrinquedos Não-EstruturadosCriançasOpen-DesignDesign LivreProduct DesignProduct PlanningUnstructured ToysChildrenFree DesignEste trabalho tem por objetivo analisar as relações sensoriais e funcionais estabelecidas entre as crianças e produtos cotidianos, divididos entre aqueles com características que privilegiam a função e outros que apresentem elementos diferenciadores, aplicados como brinquedos não estruturados. Correlacionar os resultados aos novos conceitos de design com enfoque sistêmico gerando discussões acerca do desenvolvimento de produtos. Material e Método: A pesquisa foi dividida em duas fases. A primeira consistiu em detectar brinquedos não estruturados em ambiente lúdico doméstico. Foram investigadas 8 casas, e a partir dos objetos encontrados entre os brinquedos determinou-se os materiais a serem utilizados na segunda fase. Na segunda fase, em ambiente lúdico controlado, foram usados como brinquedos não estruturados 60 artefatos de uso cotidiano estando divididos entre pentes, embalagens e recipientes vazios e colheres. Desses, 30 tinham características comuns e que identificavam a função e 30 continham elementos estéticos diferenciadores. Resultados: Foram perceptíveis a capacidade e a necessidade de adaptações das crianças à aplicação dos artefatos. As novas leituras sobre os artefatos se sobrepuseram a sua função explicita no ambiente lúdico. Os objetos com design diferenciado e com aspectos inusitados ofereceram maior estímulos criativos que os com aspecto explicitamente funcionais.Objective: To analyze the sensory and functional relations between the children and everyday products, divided into those with features that emphasize the function and others presenting differentiating elements, applied as unstructured toys. Correlate the results to new design concepts with systemic approach generating discussions about product development. Material and Methods: The research was divided into two phases. The first was to detect unstructured toys in domestic playful environment. They were investigated eight houses, and from the objects found among the toys determined if the materials to be used in the second phase. In the second phase, in controlled playful environment, they were used as toys unstructured 60 articles of everyday use being divided between combs, packaging and empty containers and spoons. Of these, 30 had common characteristics that identify the function and 30 contained differentiating aesthetic elements. Results: There were noticeable capacity and the need for adaptations of children the application of artifacts. The new readings on the artifacts have overshadowed its function explicit in playful environment. Objects with different design and unusual aspects offered greater creative stimuli that with respect explicitly functional.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Landim, Paula da Cruz [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Friso, Valéria Ramos [UNESP]2016-04-26T19:37:41Z2016-04-26T19:37:41Z2016-03-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/13809000087189933004056082P049434840033651910000-0002-1510-7738porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-04-22T13:39:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/138090Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:24:41.810013Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicação de objetos de uso cotidiano em ambiente lúdico e o impacto do design em sua adoção
Daily objects in playful environment, and design influence in their adoption
title Aplicação de objetos de uso cotidiano em ambiente lúdico e o impacto do design em sua adoção
spellingShingle Aplicação de objetos de uso cotidiano em ambiente lúdico e o impacto do design em sua adoção
Friso, Valéria Ramos [UNESP]
Design De Produto
Planejamento de Produto
Brinquedos Não-Estruturados
Crianças
Open-Design
Design Livre
Product Design
Product Planning
Unstructured Toys
Children
Free Design
title_short Aplicação de objetos de uso cotidiano em ambiente lúdico e o impacto do design em sua adoção
title_full Aplicação de objetos de uso cotidiano em ambiente lúdico e o impacto do design em sua adoção
title_fullStr Aplicação de objetos de uso cotidiano em ambiente lúdico e o impacto do design em sua adoção
title_full_unstemmed Aplicação de objetos de uso cotidiano em ambiente lúdico e o impacto do design em sua adoção
title_sort Aplicação de objetos de uso cotidiano em ambiente lúdico e o impacto do design em sua adoção
author Friso, Valéria Ramos [UNESP]
author_facet Friso, Valéria Ramos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Landim, Paula da Cruz [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Friso, Valéria Ramos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Design De Produto
Planejamento de Produto
Brinquedos Não-Estruturados
Crianças
Open-Design
Design Livre
Product Design
Product Planning
Unstructured Toys
Children
Free Design
topic Design De Produto
Planejamento de Produto
Brinquedos Não-Estruturados
Crianças
Open-Design
Design Livre
Product Design
Product Planning
Unstructured Toys
Children
Free Design
description Este trabalho tem por objetivo analisar as relações sensoriais e funcionais estabelecidas entre as crianças e produtos cotidianos, divididos entre aqueles com características que privilegiam a função e outros que apresentem elementos diferenciadores, aplicados como brinquedos não estruturados. Correlacionar os resultados aos novos conceitos de design com enfoque sistêmico gerando discussões acerca do desenvolvimento de produtos. Material e Método: A pesquisa foi dividida em duas fases. A primeira consistiu em detectar brinquedos não estruturados em ambiente lúdico doméstico. Foram investigadas 8 casas, e a partir dos objetos encontrados entre os brinquedos determinou-se os materiais a serem utilizados na segunda fase. Na segunda fase, em ambiente lúdico controlado, foram usados como brinquedos não estruturados 60 artefatos de uso cotidiano estando divididos entre pentes, embalagens e recipientes vazios e colheres. Desses, 30 tinham características comuns e que identificavam a função e 30 continham elementos estéticos diferenciadores. Resultados: Foram perceptíveis a capacidade e a necessidade de adaptações das crianças à aplicação dos artefatos. As novas leituras sobre os artefatos se sobrepuseram a sua função explicita no ambiente lúdico. Os objetos com design diferenciado e com aspectos inusitados ofereceram maior estímulos criativos que os com aspecto explicitamente funcionais.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-26T19:37:41Z
2016-04-26T19:37:41Z
2016-03-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/138090
000871899
33004056082P0
4943484003365191
0000-0002-1510-7738
url http://hdl.handle.net/11449/138090
identifier_str_mv 000871899
33004056082P0
4943484003365191
0000-0002-1510-7738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128806079168512