Comportamento locomotor de crianças e adultos jovens em ambiente doméstico simulado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722007000300005 http://hdl.handle.net/11449/20671 |
Resumo: | Observamos o comportamento locomotor de 40 crianças (de 5 a 8 anos) e de 40 adultos jovens (de 19 a 28 anos) frente a restrições ambientais, que percorreram dois circuitos em condições de luminosidade total e reduzida e transporte de carga (sem carga, 3% e 7% da massa corporal), andando o mais rápido possível e evitando contato com objetos. O tempo gasto na tarefa foi obtido por meio de um cronômetro digital, em três tentativas por condição. ANOVA para três fatores (circuito x iluminação x carga) revelou que: as crianças demoraram mais tempo para realizar a tarefa quando carga foi adicionada; crianças mais jovens percorreram o circuito em tempo maior que crianças mais velhas; as condições não alteraram a locomoção dos adultos. Concluímos que crianças necessitam integrar as informações sensoriais e acoplá-las ao sistema efetor. Programas de intervenção são necessários para facilitar essa integração sem restrição da mobilidade das crianças. |
id |
UNSP_12f0dd4c6ef7b6662444a522baa7a024 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/20671 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Comportamento locomotor de crianças e adultos jovens em ambiente doméstico simuladoLocomotor behavior of children and young adults in simulated domestic environmentlocomoçãorestrições do ambientedesenvolvimento motorlocomotionenvironment constraintsmotor developmentObservamos o comportamento locomotor de 40 crianças (de 5 a 8 anos) e de 40 adultos jovens (de 19 a 28 anos) frente a restrições ambientais, que percorreram dois circuitos em condições de luminosidade total e reduzida e transporte de carga (sem carga, 3% e 7% da massa corporal), andando o mais rápido possível e evitando contato com objetos. O tempo gasto na tarefa foi obtido por meio de um cronômetro digital, em três tentativas por condição. ANOVA para três fatores (circuito x iluminação x carga) revelou que: as crianças demoraram mais tempo para realizar a tarefa quando carga foi adicionada; crianças mais jovens percorreram o circuito em tempo maior que crianças mais velhas; as condições não alteraram a locomoção dos adultos. Concluímos que crianças necessitam integrar as informações sensoriais e acoplá-las ao sistema efetor. Programas de intervenção são necessários para facilitar essa integração sem restrição da mobilidade das crianças.In order to observe the locomotors behavior of children and young adults facing environmental constraints, 40 children (from 5 to 8 years old) and 40 young adults (from 19 to 28 years old) went through two circuits under full and reduced luminosity and cargo transportation (no cargo, 3% and 7% of body mass) conditions, walking as fast as possible and avoiding contact with objects. The time spent to complete the task was obtained by means of a digital stopwatch, in three trials per condition. Three-way ANOVA factors (circuit x illumination x cargo) revealed that: children spent more time to complete the task when cargo was added; younger children were slower than older children; adults locomotion were not affected by the conditions. It can be concluded that children need to integrate the sensory information and couple them with the effectors system. Intervention programs are necessary to facilitate this integration without restricting children s mobility.Universidade Estadual PaulistaUniversidade Estadual PaulistaUniversidade de Brasília (UnB), Instituto de PsicologiaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Gobbi, Lilian Teresa Bucken [UNESP]Silva, Jean José [UNESP]Paiva, Ana Clara Souza [UNESP]Scabello, Priscila Elaine [UNESP]2013-09-30T19:52:22Z2014-05-20T13:58:06Z2013-09-30T19:52:22Z2014-05-20T13:58:06Z2007-09-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article273-278application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722007000300005Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 23, n. 3, p. 273-278, 2007.0102-3772http://hdl.handle.net/11449/2067110.1590/S0102-37722007000300005S0102-37722007000300005S0102-37722007000300005.pdf9868835271822421SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporPsicologia: Teoria e Pesquisa0,128info:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T06:32:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/20671Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:50:18.209119Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comportamento locomotor de crianças e adultos jovens em ambiente doméstico simulado Locomotor behavior of children and young adults in simulated domestic environment |
title |
Comportamento locomotor de crianças e adultos jovens em ambiente doméstico simulado |
spellingShingle |
Comportamento locomotor de crianças e adultos jovens em ambiente doméstico simulado Gobbi, Lilian Teresa Bucken [UNESP] locomoção restrições do ambiente desenvolvimento motor locomotion environment constraints motor development |
title_short |
Comportamento locomotor de crianças e adultos jovens em ambiente doméstico simulado |
title_full |
Comportamento locomotor de crianças e adultos jovens em ambiente doméstico simulado |
title_fullStr |
Comportamento locomotor de crianças e adultos jovens em ambiente doméstico simulado |
title_full_unstemmed |
Comportamento locomotor de crianças e adultos jovens em ambiente doméstico simulado |
title_sort |
Comportamento locomotor de crianças e adultos jovens em ambiente doméstico simulado |
author |
Gobbi, Lilian Teresa Bucken [UNESP] |
author_facet |
Gobbi, Lilian Teresa Bucken [UNESP] Silva, Jean José [UNESP] Paiva, Ana Clara Souza [UNESP] Scabello, Priscila Elaine [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Jean José [UNESP] Paiva, Ana Clara Souza [UNESP] Scabello, Priscila Elaine [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gobbi, Lilian Teresa Bucken [UNESP] Silva, Jean José [UNESP] Paiva, Ana Clara Souza [UNESP] Scabello, Priscila Elaine [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
locomoção restrições do ambiente desenvolvimento motor locomotion environment constraints motor development |
topic |
locomoção restrições do ambiente desenvolvimento motor locomotion environment constraints motor development |
description |
Observamos o comportamento locomotor de 40 crianças (de 5 a 8 anos) e de 40 adultos jovens (de 19 a 28 anos) frente a restrições ambientais, que percorreram dois circuitos em condições de luminosidade total e reduzida e transporte de carga (sem carga, 3% e 7% da massa corporal), andando o mais rápido possível e evitando contato com objetos. O tempo gasto na tarefa foi obtido por meio de um cronômetro digital, em três tentativas por condição. ANOVA para três fatores (circuito x iluminação x carga) revelou que: as crianças demoraram mais tempo para realizar a tarefa quando carga foi adicionada; crianças mais jovens percorreram o circuito em tempo maior que crianças mais velhas; as condições não alteraram a locomoção dos adultos. Concluímos que crianças necessitam integrar as informações sensoriais e acoplá-las ao sistema efetor. Programas de intervenção são necessários para facilitar essa integração sem restrição da mobilidade das crianças. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-09-01 2013-09-30T19:52:22Z 2013-09-30T19:52:22Z 2014-05-20T13:58:06Z 2014-05-20T13:58:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722007000300005 Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 23, n. 3, p. 273-278, 2007. 0102-3772 http://hdl.handle.net/11449/20671 10.1590/S0102-37722007000300005 S0102-37722007000300005 S0102-37722007000300005.pdf 9868835271822421 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722007000300005 http://hdl.handle.net/11449/20671 |
identifier_str_mv |
Psicologia: Teoria e Pesquisa. Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), v. 23, n. 3, p. 273-278, 2007. 0102-3772 10.1590/S0102-37722007000300005 S0102-37722007000300005 S0102-37722007000300005.pdf 9868835271822421 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Psicologia: Teoria e Pesquisa 0,128 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
273-278 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129557884043264 |