Professores de matemática que utilizam softwares de geometria dinâmica: suas características e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zulatto, Rúbia Barcelos Amaral [UNESP]
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/91012
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal estudar o perfil dos professores que utilizam softwares de Geometria Dinâmica e suas perspectivas com relação às potencialidades dos mesmos. Por perfil foram considerados aspectos como formação, tanto inicial como continuada; entre outros, e com relação às perspectivas, o propósito era conhecer a visão dos professores sobre o potencial educativo dos softwares e em especial, no que concerne ao processo de demonstração em Geometria. A partir da abordagem qualitativa de pesquisa, foram realizadas entrevistas com professores dos Ensinos Fundamental e Médio. A discussão dos dados obtidos foi feita em contraste com a literatura sobre 'Geometria Dinâmica' e 'professores e tecnologias'. Com relação ao perfil, foi possível concluir que a formação continuada e o suporte são fundamentais para que os professores se sintam preparados e seguros a utilizar tecnologias em suas aulas, embora esta seja uma opção individual do profissional. Quanto às perspectivas, o dinamismo dos softwares, proporcionado pelo arrastar, é determinante, e possibilita a construção de figuras geométricas, a realização de atividades investigativas, e a exploração e visualização de propriedades, motivando os alunos. Espera-se que os resultados possam contribuir com subsídios para a organização de propostas de formação de professores, bem como na orientação de atividades para a sala de aula.
id UNSP_12fcbbf390c286a8397880591f23da9d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/91012
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Professores de matemática que utilizam softwares de geometria dinâmica: suas características e perspectivasMatematica - Processamento de dadosProfessores - FormaçãoGeometriaGeometryEsta pesquisa teve como objetivo principal estudar o perfil dos professores que utilizam softwares de Geometria Dinâmica e suas perspectivas com relação às potencialidades dos mesmos. Por perfil foram considerados aspectos como formação, tanto inicial como continuada; entre outros, e com relação às perspectivas, o propósito era conhecer a visão dos professores sobre o potencial educativo dos softwares e em especial, no que concerne ao processo de demonstração em Geometria. A partir da abordagem qualitativa de pesquisa, foram realizadas entrevistas com professores dos Ensinos Fundamental e Médio. A discussão dos dados obtidos foi feita em contraste com a literatura sobre 'Geometria Dinâmica' e 'professores e tecnologias'. Com relação ao perfil, foi possível concluir que a formação continuada e o suporte são fundamentais para que os professores se sintam preparados e seguros a utilizar tecnologias em suas aulas, embora esta seja uma opção individual do profissional. Quanto às perspectivas, o dinamismo dos softwares, proporcionado pelo arrastar, é determinante, e possibilita a construção de figuras geométricas, a realização de atividades investigativas, e a exploração e visualização de propriedades, motivando os alunos. Espera-se que os resultados possam contribuir com subsídios para a organização de propostas de formação de professores, bem como na orientação de atividades para a sala de aula.The objective of this research was to study the profile of teachers who use dynamic geometry software and their perspectives regarding their potential. For the profiles, aspects related to the teachers' educational background, including continuing education, were considered, among others; and related to their perspectives, the proposal was to understand the teachers' visions about the educational potential of the software, especially concerning the process of demonstration in Geometry. Using a qualitative research approach, interviews were conducted with elementary and middle school teachers. The discussion of the data was done comparing and contrasting it with the literature on dynamic geometry and teachers and technology. Regarding the profiles of the teachers, it was concluded that continuing education and support are fundamental in order for teachers to feel prepared and confident using the technologies in their classes, although this is an individual option of the professional. With respect to the teachers' perspectives, the dynamism of the software, provided by the dragging, is a determining factor and makes it possible to construct geometric figures, carry out investigative activities, and explore and visualise properties, thus motivating the students. It is hoped that the results of the study will contribute to the ...Universidade Estadual Paulista (Unesp)Penteado, Miriam Godoy [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zulatto, Rúbia Barcelos Amaral [UNESP]2014-06-11T19:24:51Z2014-06-11T19:24:51Z2002-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisvi, 119 f. : il.application/pdfZULATTO, Rúbia Barcelos Amaral. Professores de matemática que utilizam softwares de geometria dinâmica: suas características e perspectivas. 2002. vi, 119 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2002.http://hdl.handle.net/11449/91012000182268zulatto_rba_me_rcla.pdf33004137031P74099992332439295Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-09T06:20:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/91012Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:51:03.654982Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores de matemática que utilizam softwares de geometria dinâmica: suas características e perspectivas
title Professores de matemática que utilizam softwares de geometria dinâmica: suas características e perspectivas
spellingShingle Professores de matemática que utilizam softwares de geometria dinâmica: suas características e perspectivas
Zulatto, Rúbia Barcelos Amaral [UNESP]
Matematica - Processamento de dados
Professores - Formação
Geometria
Geometry
title_short Professores de matemática que utilizam softwares de geometria dinâmica: suas características e perspectivas
title_full Professores de matemática que utilizam softwares de geometria dinâmica: suas características e perspectivas
title_fullStr Professores de matemática que utilizam softwares de geometria dinâmica: suas características e perspectivas
title_full_unstemmed Professores de matemática que utilizam softwares de geometria dinâmica: suas características e perspectivas
title_sort Professores de matemática que utilizam softwares de geometria dinâmica: suas características e perspectivas
author Zulatto, Rúbia Barcelos Amaral [UNESP]
author_facet Zulatto, Rúbia Barcelos Amaral [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Penteado, Miriam Godoy [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Zulatto, Rúbia Barcelos Amaral [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Matematica - Processamento de dados
Professores - Formação
Geometria
Geometry
topic Matematica - Processamento de dados
Professores - Formação
Geometria
Geometry
description Esta pesquisa teve como objetivo principal estudar o perfil dos professores que utilizam softwares de Geometria Dinâmica e suas perspectivas com relação às potencialidades dos mesmos. Por perfil foram considerados aspectos como formação, tanto inicial como continuada; entre outros, e com relação às perspectivas, o propósito era conhecer a visão dos professores sobre o potencial educativo dos softwares e em especial, no que concerne ao processo de demonstração em Geometria. A partir da abordagem qualitativa de pesquisa, foram realizadas entrevistas com professores dos Ensinos Fundamental e Médio. A discussão dos dados obtidos foi feita em contraste com a literatura sobre 'Geometria Dinâmica' e 'professores e tecnologias'. Com relação ao perfil, foi possível concluir que a formação continuada e o suporte são fundamentais para que os professores se sintam preparados e seguros a utilizar tecnologias em suas aulas, embora esta seja uma opção individual do profissional. Quanto às perspectivas, o dinamismo dos softwares, proporcionado pelo arrastar, é determinante, e possibilita a construção de figuras geométricas, a realização de atividades investigativas, e a exploração e visualização de propriedades, motivando os alunos. Espera-se que os resultados possam contribuir com subsídios para a organização de propostas de formação de professores, bem como na orientação de atividades para a sala de aula.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-10-21
2014-06-11T19:24:51Z
2014-06-11T19:24:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ZULATTO, Rúbia Barcelos Amaral. Professores de matemática que utilizam softwares de geometria dinâmica: suas características e perspectivas. 2002. vi, 119 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2002.
http://hdl.handle.net/11449/91012
000182268
zulatto_rba_me_rcla.pdf
33004137031P7
4099992332439295
identifier_str_mv ZULATTO, Rúbia Barcelos Amaral. Professores de matemática que utilizam softwares de geometria dinâmica: suas características e perspectivas. 2002. vi, 119 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, 2002.
000182268
zulatto_rba_me_rcla.pdf
33004137031P7
4099992332439295
url http://hdl.handle.net/11449/91012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv vi, 119 f. : il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129128437645312