A formação do cidadão moderno: a seleção cultural para a escola primária nos manuais de Pedagogia (Brasil e Portugal, 1870–1920)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Rosa Fátima de [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/644
http://hdl.handle.net/11449/125114
Resumo: This article seeks to understand the production of the modern school in Brazil and Portugal at the turn of the 20th century. The analysis falls on the pedagogical knowledge constituted around school programs disseminated in pedagogical manuals at the Normal Schools in Brazil and Portugal. The study uses three teacher training manuals as source of information: Curso pratico de pedagogia destinado aos alunos-mestres das escholas normaes primarias e aos instituidores em exercício (1874), by Mr. Daligault; Elementos de Pedagogia para servirem de guia aos candidatos ao magistério primário (1870), by José Maria da Graça Affreixo and Henrique Freire; and Lições de metodologia (1920), by Bernardino da Fonseca Lage.
id UNSP_131f0b607b84ad70214febd0c0c4aa42
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/125114
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A formação do cidadão moderno: a seleção cultural para a escola primária nos manuais de Pedagogia (Brasil e Portugal, 1870–1920)The education of the modern citizen: the cultural selection for primary school in pedagogical manuals (Brazil and Portugal, 1870–1920)La formación del ciudadano moderno: la selección cultural para la escuela primaria en los manuales de Pedagogía (Brasil y Portugal, 1870-1920)The history of primary schoolSchool cultureDidactic manualsHistory of curriculumPrimary school programsHistoria de la escuela primariaCultura escolarManuales didácticosHistoria del currículoPrograma de la enseñanza primariaHistória da escola primáriaCultura escolarManuais didáticosHistória do currículoProgramas do ensino primárioThis article seeks to understand the production of the modern school in Brazil and Portugal at the turn of the 20th century. The analysis falls on the pedagogical knowledge constituted around school programs disseminated in pedagogical manuals at the Normal Schools in Brazil and Portugal. The study uses three teacher training manuals as source of information: Curso pratico de pedagogia destinado aos alunos-mestres das escholas normaes primarias e aos instituidores em exercício (1874), by Mr. Daligault; Elementos de Pedagogia para servirem de guia aos candidatos ao magistério primário (1870), by José Maria da Graça Affreixo and Henrique Freire; and Lições de metodologia (1920), by Bernardino da Fonseca Lage.Este texto busca comprender la producción de la escuela moderna en Brasil y en Portugal en la transición del siglo XIX al XX. El análisis recae en los conocimientos pedagógicos constituidos en torno de los programas escolares diseminados en manuales de Pedagogía y Metodología que circularon en las Escuelas Normales del espacio luso-brasileño. El estudio utiliza como fuentes documentales tres manuales para la formación de profesores; Curso práctico de pedagogía destinados a los alumnos- maestros de las escuelas normales primarias y a los educadores en ejercicio, por Mr. Daligault (1874); Elementos de Pedagogía para servir de guía a los candidatos al magisterio primario, de José María da Graça Affreixo e Henrique Freire (1870); y Lecciones de metodología, de Bernardino da Fonseca Lage (1920).Este texto busca compreender a produção da escola moderna no Brasil e em Portugal, na transição do século XIX para o século XX. A análise recai sobre os saberes pedagógicos constituídos em torno dos programas escolares disseminados em manuais de Pedagogia e de Metodologia que circularam nas Escolas Normais do espaço luso-brasileiro. O estudo utiliza como fontes documentais três manuais para a formação de professores: Curso pratico de pedagogia destinado aos alunos-mestres das escholas normaes primarias e aos instituidores em exercício, por Mr. Daligault (1874); Elementos de Pedagogia para servirem de guia aos candidatos ao magistério primário, de José Maria da Graça Affreixo e Henrique Freire (1870); e Lições de metodologia, de Bernardino da Fonseca Lage (1920).Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jaú, Km 01, Campus, CEP 14800-901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Rodovia Araraquara-Jaú, Km 01, Campus, CEP 14800-901, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Souza, Rosa Fátima de [UNESP]2015-07-15T18:28:25Z2015-07-15T18:28:25Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article257-283http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/644Revista Brasileira de História da Educação, v. 13, n. 3, p. 257-283, 2013.1519-5902http://hdl.handle.net/11449/12511410.4322/rbhe.2014.0126453276942134992Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporRevista Brasileira de História da Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:11:07Zoai:repositorio.unesp.br:11449/125114Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-06-10T18:11:07Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do cidadão moderno: a seleção cultural para a escola primária nos manuais de Pedagogia (Brasil e Portugal, 1870–1920)
The education of the modern citizen: the cultural selection for primary school in pedagogical manuals (Brazil and Portugal, 1870–1920)
La formación del ciudadano moderno: la selección cultural para la escuela primaria en los manuales de Pedagogía (Brasil y Portugal, 1870-1920)
title A formação do cidadão moderno: a seleção cultural para a escola primária nos manuais de Pedagogia (Brasil e Portugal, 1870–1920)
spellingShingle A formação do cidadão moderno: a seleção cultural para a escola primária nos manuais de Pedagogia (Brasil e Portugal, 1870–1920)
Souza, Rosa Fátima de [UNESP]
The history of primary school
School culture
Didactic manuals
History of curriculum
Primary school programs
Historia de la escuela primaria
Cultura escolar
Manuales didácticos
Historia del currículo
Programa de la enseñanza primaria
História da escola primária
Cultura escolar
Manuais didáticos
História do currículo
Programas do ensino primário
title_short A formação do cidadão moderno: a seleção cultural para a escola primária nos manuais de Pedagogia (Brasil e Portugal, 1870–1920)
title_full A formação do cidadão moderno: a seleção cultural para a escola primária nos manuais de Pedagogia (Brasil e Portugal, 1870–1920)
title_fullStr A formação do cidadão moderno: a seleção cultural para a escola primária nos manuais de Pedagogia (Brasil e Portugal, 1870–1920)
title_full_unstemmed A formação do cidadão moderno: a seleção cultural para a escola primária nos manuais de Pedagogia (Brasil e Portugal, 1870–1920)
title_sort A formação do cidadão moderno: a seleção cultural para a escola primária nos manuais de Pedagogia (Brasil e Portugal, 1870–1920)
author Souza, Rosa Fátima de [UNESP]
author_facet Souza, Rosa Fátima de [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Rosa Fátima de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv The history of primary school
School culture
Didactic manuals
History of curriculum
Primary school programs
Historia de la escuela primaria
Cultura escolar
Manuales didácticos
Historia del currículo
Programa de la enseñanza primaria
História da escola primária
Cultura escolar
Manuais didáticos
História do currículo
Programas do ensino primário
topic The history of primary school
School culture
Didactic manuals
History of curriculum
Primary school programs
Historia de la escuela primaria
Cultura escolar
Manuales didácticos
Historia del currículo
Programa de la enseñanza primaria
História da escola primária
Cultura escolar
Manuais didáticos
História do currículo
Programas do ensino primário
description This article seeks to understand the production of the modern school in Brazil and Portugal at the turn of the 20th century. The analysis falls on the pedagogical knowledge constituted around school programs disseminated in pedagogical manuals at the Normal Schools in Brazil and Portugal. The study uses three teacher training manuals as source of information: Curso pratico de pedagogia destinado aos alunos-mestres das escholas normaes primarias e aos instituidores em exercício (1874), by Mr. Daligault; Elementos de Pedagogia para servirem de guia aos candidatos ao magistério primário (1870), by José Maria da Graça Affreixo and Henrique Freire; and Lições de metodologia (1920), by Bernardino da Fonseca Lage.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-07-15T18:28:25Z
2015-07-15T18:28:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/644
Revista Brasileira de História da Educação, v. 13, n. 3, p. 257-283, 2013.
1519-5902
http://hdl.handle.net/11449/125114
10.4322/rbhe.2014.012
6453276942134992
url http://www.rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/view/644
http://hdl.handle.net/11449/125114
identifier_str_mv Revista Brasileira de História da Educação, v. 13, n. 3, p. 257-283, 2013.
1519-5902
10.4322/rbhe.2014.012
6453276942134992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista Brasileira de História da Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 257-283
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649990696894464