Fenômeno Sherlock: a recepção social do gênero seriado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/180922 |
Resumo: | A presente pesquisa centra-se no gênero discursivo seriado, com fundamentação teórica calcada na filosofia da linguagem do Círculo B.M.V. (Vauthier, 2010), a fim de refletir sobre a construção arquitetônica desse gênero, o que engloba sua produção e circulação social na esfera de atividade midiática, além de sua recepção autoral pelos fãs. Para tal, tem-se como objeto as respostas dos fãs do seriado Sherlock (2010) criadas a partir do gatilho da falsa morte do detetive durante o hiato entre a segunda e a terceira temporadas. O cerne da pesquisa encontra-se nas formas de recepção do gênero, principalmente a narrativa transmídia (JENKINS, 2006) como concretização da escuta-ativa dos fãs em relação ao episódio-enunciado, pois esses transcendem as barreiras do seriado televisivo em diferentes gêneros, como blogs, fanfics e fanarts ao ponto de tornarem-no um fenômeno na Rede. Tem-se como objetivo geral analisar a arquitetônica do gênero seriado, seu funcionamento em sociedade enquanto fenômeno cultural transmidiático. Para tal, será analisada a recepção dos fãs como produção autoral por meio de seu estilo, bem como a inserção de Sherlock e do seriado em meio ao grande tempo da cultura, como concretização do chamado cronotopo etéreo. Sendo assim, analisar-se-á os enunciados dos fãs enquanto produção respondente ao seriado Sherlock, ativa compreensão responsiva em sociedade, a qual (re)significa os enunciados do gênero nas interações midiáticas. Espera-se que esse trabalho possa contribuir para os estudos de gênero discursivo e do seriado, tomados em uma perspectiva histórica, cultural e cronotópica, além de permitir a reflexão sobre a produção dos fãs como forma de autoria. |
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Fenômeno Sherlock: a recepção social do gênero seriadoSherlock phenomenom: the genre TV series' social receptionGênero discursivoSeriadoBakhtinSherlockTransmídiaDuscursive genreTV seriesBakhtinSherlockTransmediaA presente pesquisa centra-se no gênero discursivo seriado, com fundamentação teórica calcada na filosofia da linguagem do Círculo B.M.V. (Vauthier, 2010), a fim de refletir sobre a construção arquitetônica desse gênero, o que engloba sua produção e circulação social na esfera de atividade midiática, além de sua recepção autoral pelos fãs. Para tal, tem-se como objeto as respostas dos fãs do seriado Sherlock (2010) criadas a partir do gatilho da falsa morte do detetive durante o hiato entre a segunda e a terceira temporadas. O cerne da pesquisa encontra-se nas formas de recepção do gênero, principalmente a narrativa transmídia (JENKINS, 2006) como concretização da escuta-ativa dos fãs em relação ao episódio-enunciado, pois esses transcendem as barreiras do seriado televisivo em diferentes gêneros, como blogs, fanfics e fanarts ao ponto de tornarem-no um fenômeno na Rede. Tem-se como objetivo geral analisar a arquitetônica do gênero seriado, seu funcionamento em sociedade enquanto fenômeno cultural transmidiático. Para tal, será analisada a recepção dos fãs como produção autoral por meio de seu estilo, bem como a inserção de Sherlock e do seriado em meio ao grande tempo da cultura, como concretização do chamado cronotopo etéreo. Sendo assim, analisar-se-á os enunciados dos fãs enquanto produção respondente ao seriado Sherlock, ativa compreensão responsiva em sociedade, a qual (re)significa os enunciados do gênero nas interações midiáticas. Espera-se que esse trabalho possa contribuir para os estudos de gênero discursivo e do seriado, tomados em uma perspectiva histórica, cultural e cronotópica, além de permitir a reflexão sobre a produção dos fãs como forma de autoria.This research centers itself in the TV series discoursive genre with theoretical foundation in the philosophy of language of the B.M.V. Circle (Vauthier, 2010), to be able to reflect over its architectonic construction, which involves its production and social circulation in the media sphere of activity, as well as its authorial reception by their fans. For that, it has as object the fans response to the TV series Sherlock (2010) created after the trigger of the detective’s fake death during the hiatus between second and third seasons. The main of the research is in the ways of the genre's social reception, specially the transmedia narrative (Jenkins, 2006) as a concretization of the fans’ active-listening in relation to the episode-utterance, because these transcend the barriers of the televised genre in different digital genres, such as blogs, fanfics and fanarts, to the point of becoming a phonomenom on the Web. The main objective is to analyze the architectonic of the TV series genre, specifically Sherlock, as a transmidiatic and cultural phenomenom. For this purpuse, the reception of the fans will be analyzed as an authorial production through their style, as well as the insertion of Sherlock and the TV series in the great time of culture, as an accomplishment of what we call the ethereal chronotope. Hence, the fans’s utterances will be analyzed as a respondent production to the Sherlock series, active and responsive comprehension in society, which (re)signifies the utterances from the genre in media interactions. We hope that this research can contribute to the studies of discursive genres and TV series, taken in a historical, cultural and chronotopic perspective, as well as allow the reflection on the production of fans a form of authorship.Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)FAPESP: 2017/04260-8Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paula, Luciane de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paglione, Marcela Barchi2019-03-06T19:08:15Z2019-03-06T19:08:15Z2019-01-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18092200091346933004030009P49546185363173636porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-13T14:22:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/180922Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:09:03.076206Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A presente pesquisa centra-se no gênero discursivo seriado, com fundamentação teórica calcada na filosofia da linguagem do Círculo B.M.V. (Vauthier, 2010), a fim de refletir sobre a construção arquitetônica desse gênero, o que engloba sua produção e circulação social na esfera de atividade midiática, além de sua recepção autoral pelos fãs. Para tal, tem-se como objeto as respostas dos fãs do seriado Sherlock (2010) criadas a partir do gatilho da falsa morte do detetive durante o hiato entre a segunda e a terceira temporadas. O cerne da pesquisa encontra-se nas formas de recepção do gênero, principalmente a narrativa transmídia (JENKINS, 2006) como concretização da escuta-ativa dos fãs em relação ao episódio-enunciado, pois esses transcendem as barreiras do seriado televisivo em diferentes gêneros, como blogs, fanfics e fanarts ao ponto de tornarem-no um fenômeno na Rede. Tem-se como objetivo geral analisar a arquitetônica do gênero seriado, seu funcionamento em sociedade enquanto fenômeno cultural transmidiático. Para tal, será analisada a recepção dos fãs como produção autoral por meio de seu estilo, bem como a inserção de Sherlock e do seriado em meio ao grande tempo da cultura, como concretização do chamado cronotopo etéreo. Sendo assim, analisar-se-á os enunciados dos fãs enquanto produção respondente ao seriado Sherlock, ativa compreensão responsiva em sociedade, a qual (re)significa os enunciados do gênero nas interações midiáticas. Espera-se que esse trabalho possa contribuir para os estudos de gênero discursivo e do seriado, tomados em uma perspectiva histórica, cultural e cronotópica, além de permitir a reflexão sobre a produção dos fãs como forma de autoria. |
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