Fenômeno Sherlock: a recepção social do gênero seriado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paglione, Marcela Barchi
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/180922
Resumo: A presente pesquisa centra-se no gênero discursivo seriado, com fundamentação teórica calcada na filosofia da linguagem do Círculo B.M.V. (Vauthier, 2010), a fim de refletir sobre a construção arquitetônica desse gênero, o que engloba sua produção e circulação social na esfera de atividade midiática, além de sua recepção autoral pelos fãs. Para tal, tem-se como objeto as respostas dos fãs do seriado Sherlock (2010) criadas a partir do gatilho da falsa morte do detetive durante o hiato entre a segunda e a terceira temporadas. O cerne da pesquisa encontra-se nas formas de recepção do gênero, principalmente a narrativa transmídia (JENKINS, 2006) como concretização da escuta-ativa dos fãs em relação ao episódio-enunciado, pois esses transcendem as barreiras do seriado televisivo em diferentes gêneros, como blogs, fanfics e fanarts ao ponto de tornarem-no um fenômeno na Rede. Tem-se como objetivo geral analisar a arquitetônica do gênero seriado, seu funcionamento em sociedade enquanto fenômeno cultural transmidiático. Para tal, será analisada a recepção dos fãs como produção autoral por meio de seu estilo, bem como a inserção de Sherlock e do seriado em meio ao grande tempo da cultura, como concretização do chamado cronotopo etéreo. Sendo assim, analisar-se-á os enunciados dos fãs enquanto produção respondente ao seriado Sherlock, ativa compreensão responsiva em sociedade, a qual (re)significa os enunciados do gênero nas interações midiáticas. Espera-se que esse trabalho possa contribuir para os estudos de gênero discursivo e do seriado, tomados em uma perspectiva histórica, cultural e cronotópica, além de permitir a reflexão sobre a produção dos fãs como forma de autoria.
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