Limites e derivadas no ensino médio: possibilidades de ensino
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/217131 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo indicar possibilidades de se ensinar limites e derivadas no Ensino Médio. Para tanto, a metodologia aplicada é de caráter qualitativo e investigativo, onde as ações realizadas foram norteadas pela Análise de Conteúdo, essa definida como uma ferramenta que viabiliza, através de uma leitura detalhada e minuciosa, encontrar aquilo que se apresenta ausente ou imperceptível à primeira vista. A temática abordada possui expressiva relevância para o ensino da Matemática, pois representa o marco central de mudanças substanciais na sociedade a partir de sua sistematização, que foi iniciada no final do século XVII. Outrossim, a história do cálculo infinitesimal descrita aqui, possui enfoque nos contextos que oportunizaram seu desenvolvimento, além de seus principais precursores, tais como Isaac Newton e Gottfried Wilhelm Leibniz. Além disso, observa-se propostas de aulas sobre limites e derivadas, que consideram o contexto onde estão sendo ministradas, ou seja, os conteúdos estão articulados com foco nos estudantes do Ensino Médio de maneira simples e modesta. Por fim, conclui-se que o ensino de cálculo para estudantes da etapa de ensino em questão pode ser uma possibilidade potencializadora a depender dos recursos, da turma e as formas como esses recursos são utilizados com essa turma. |
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Limites e derivadas no ensino médio: possibilidades de ensinoLimits and derivatives in high school: teaching possibilitiesCálculoEnsino MédioPropostas de AulasMatemática - Estudo e ensinoCálculoEnsino médioCalculusHigh SchoolClass proposalsO presente trabalho tem como objetivo indicar possibilidades de se ensinar limites e derivadas no Ensino Médio. Para tanto, a metodologia aplicada é de caráter qualitativo e investigativo, onde as ações realizadas foram norteadas pela Análise de Conteúdo, essa definida como uma ferramenta que viabiliza, através de uma leitura detalhada e minuciosa, encontrar aquilo que se apresenta ausente ou imperceptível à primeira vista. A temática abordada possui expressiva relevância para o ensino da Matemática, pois representa o marco central de mudanças substanciais na sociedade a partir de sua sistematização, que foi iniciada no final do século XVII. Outrossim, a história do cálculo infinitesimal descrita aqui, possui enfoque nos contextos que oportunizaram seu desenvolvimento, além de seus principais precursores, tais como Isaac Newton e Gottfried Wilhelm Leibniz. Além disso, observa-se propostas de aulas sobre limites e derivadas, que consideram o contexto onde estão sendo ministradas, ou seja, os conteúdos estão articulados com foco nos estudantes do Ensino Médio de maneira simples e modesta. Por fim, conclui-se que o ensino de cálculo para estudantes da etapa de ensino em questão pode ser uma possibilidade potencializadora a depender dos recursos, da turma e as formas como esses recursos são utilizados com essa turma.The present work aims to indicate possibilities of teaching limits and derivatives in high school. Therefore, the applied methodology is qualitative and investigative, where the actions taken were guided by Content Analysis, which is defined as a tool that enables, through detailed and thorough reading, to find what is absent or imperceptible at first sight. The theme addressed has expressive relevance for the teaching of Mathematics, as it represents the central landmark of substantial changes in society from its systematization, which began at the end of the 17th century. Furthermore, the history of infinitesimal calculus described here focuses on the contexts that gave rise to its development, in addition to its main precursors, such as Isaac Newton and Gottfried Wilhelm Leibniz. In addition, there are proposals for classes on limits and derivatives, which consider the context in which they are being taught, that is, the contents are articulated with a focus on high school students in a simple and modest way. Finally, it is concluded that the teaching of calculus to students of the teaching stage in question can be a enhancer possibility depending on the resources, the class and the ways in which these resources are used with this class.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Winter, Silvia Maria Giuliatti [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos, Valdecir Siqueira2022-03-10T19:50:48Z2022-03-10T19:50:48Z2022-02-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/217131porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-11T06:04:16Zoai:repositorio.unesp.br:11449/217131Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:35:46.077881Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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