O contar histórias por idosos: um resgate da memória e da criatividade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143679 |
Resumo: | A população idosa tem aumentado significativamente no mundo todo e a preocupação com um envelhecer saudável e com qualidade de vida estão cada vez mais em evidência. Com o passar dos anos, o ser humano encontra-se mais vulnerável às perdas das capacidades cognitivas, tal como a memória. As atividades que privilegiam a utilização de capacidades cognitivas, como preparar e contar histórias, podem ser uma das possibilidades para a superação dessas perdas. Contar histórias é uma arte que nasceu com o próprio homem pela necessidade de comunicação. Além disso, preservar os conhecimentos adquiridos é ainda hoje é um importante meio de relacionar-se com o outro. Este estudo consiste em investigar a relação entre a preparação e o ato de contar histórias entre idosos utilizando-se do desenvolvimento das habilidades cognitivas, entre elas a memória e a criatividade, visando contribuir para a inserção desses no meio social como colaboradores criativos e agentes difusores de conhecimento. O contador de histórias deverá motivar e fornecer aos seus respectivos ouvintes, o prazer em adentrar ao mundo imaginário, criando uma atmosfera de respeitabilidade entre as gerações (crianças e idosos). Os participantes deste estudo são os alunos da UNATI - Universidade Aberta à 3ª idade - FFC/UNESP/Marília. As atividades são organizadas em encontros semanais nos quais os participantes recebem uma introdução teórica sobre a temática do contar histórias incitando-os a discutir e analisar os conteúdos lidos. Durante os encontros, o propósito é o de liberdade para apresentarem suas experiências e lembranças como suplemento importantíssimo ao resgate e a transmissão de suas próprias histórias de vida. A Oficina tende a observar se as habilidades cognitivas envolvendo a preservação da memória e a ocorrência de processos criativos, por idosos, são mantidas através do contar histórias. Percebemos a participação efetiva dos envolvidos, o interesse crescente em contarem histórias para as crianças, a busca por novas histórias e a maneiras de contá-las, além do estabelecimento de relações aparentemente inexistentes entre fatos das histórias discutidas e acontecimentos de um passado próximo e/ou remoto de suas vidas. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, mais especificamente a pesquisa-ação, envolvendo parte teórica e parte prática. A coleta de informações está sendo realizada por meio de observações anotadas e entrevistas gravadas para posterior análise dos dados. Pretendemos sugerir que o contar histórias, enquanto um processo criativo, poderá auxiliar a preservação da memória durante o processo de envelhecimento humano, além de auxiliar a desmitificação do envelhecimento junto às crianças. |
id |
UNSP_13574bc77e7836f03103008b485ea3d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/143679 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O contar histórias por idosos: um resgate da memória e da criatividadeA população idosa tem aumentado significativamente no mundo todo e a preocupação com um envelhecer saudável e com qualidade de vida estão cada vez mais em evidência. Com o passar dos anos, o ser humano encontra-se mais vulnerável às perdas das capacidades cognitivas, tal como a memória. As atividades que privilegiam a utilização de capacidades cognitivas, como preparar e contar histórias, podem ser uma das possibilidades para a superação dessas perdas. Contar histórias é uma arte que nasceu com o próprio homem pela necessidade de comunicação. Além disso, preservar os conhecimentos adquiridos é ainda hoje é um importante meio de relacionar-se com o outro. Este estudo consiste em investigar a relação entre a preparação e o ato de contar histórias entre idosos utilizando-se do desenvolvimento das habilidades cognitivas, entre elas a memória e a criatividade, visando contribuir para a inserção desses no meio social como colaboradores criativos e agentes difusores de conhecimento. O contador de histórias deverá motivar e fornecer aos seus respectivos ouvintes, o prazer em adentrar ao mundo imaginário, criando uma atmosfera de respeitabilidade entre as gerações (crianças e idosos). Os participantes deste estudo são os alunos da UNATI - Universidade Aberta à 3ª idade - FFC/UNESP/Marília. As atividades são organizadas em encontros semanais nos quais os participantes recebem uma introdução teórica sobre a temática do contar histórias incitando-os a discutir e analisar os conteúdos lidos. Durante os encontros, o propósito é o de liberdade para apresentarem suas experiências e lembranças como suplemento importantíssimo ao resgate e a transmissão de suas próprias histórias de vida. A Oficina tende a observar se as habilidades cognitivas envolvendo a preservação da memória e a ocorrência de processos criativos, por idosos, são mantidas através do contar histórias. Percebemos a participação efetiva dos envolvidos, o interesse crescente em contarem histórias para as crianças, a busca por novas histórias e a maneiras de contá-las, além do estabelecimento de relações aparentemente inexistentes entre fatos das histórias discutidas e acontecimentos de um passado próximo e/ou remoto de suas vidas. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, mais especificamente a pesquisa-ação, envolvendo parte teórica e parte prática. A coleta de informações está sendo realizada por meio de observações anotadas e entrevistas gravadas para posterior análise dos dados. Pretendemos sugerir que o contar histórias, enquanto um processo criativo, poderá auxiliar a preservação da memória durante o processo de envelhecimento humano, além de auxiliar a desmitificação do envelhecimento junto às crianças.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências de MaríliaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Heradão, Roberta Gomes [UNESP]Del-Masso, Maria Candida Soares [UNESP]2016-09-01T13:58:28Z2016-09-01T13:58:28Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject103application/pdfhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.phpCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 103http://hdl.handle.net/11449/1436792005-103-heradao.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-10-06T06:03:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/143679Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-06T06:03:11Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O contar histórias por idosos: um resgate da memória e da criatividade |
title |
O contar histórias por idosos: um resgate da memória e da criatividade |
spellingShingle |
O contar histórias por idosos: um resgate da memória e da criatividade Heradão, Roberta Gomes [UNESP] |
title_short |
O contar histórias por idosos: um resgate da memória e da criatividade |
title_full |
O contar histórias por idosos: um resgate da memória e da criatividade |
title_fullStr |
O contar histórias por idosos: um resgate da memória e da criatividade |
title_full_unstemmed |
O contar histórias por idosos: um resgate da memória e da criatividade |
title_sort |
O contar histórias por idosos: um resgate da memória e da criatividade |
author |
Heradão, Roberta Gomes [UNESP] |
author_facet |
Heradão, Roberta Gomes [UNESP] Del-Masso, Maria Candida Soares [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Del-Masso, Maria Candida Soares [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Heradão, Roberta Gomes [UNESP] Del-Masso, Maria Candida Soares [UNESP] |
description |
A população idosa tem aumentado significativamente no mundo todo e a preocupação com um envelhecer saudável e com qualidade de vida estão cada vez mais em evidência. Com o passar dos anos, o ser humano encontra-se mais vulnerável às perdas das capacidades cognitivas, tal como a memória. As atividades que privilegiam a utilização de capacidades cognitivas, como preparar e contar histórias, podem ser uma das possibilidades para a superação dessas perdas. Contar histórias é uma arte que nasceu com o próprio homem pela necessidade de comunicação. Além disso, preservar os conhecimentos adquiridos é ainda hoje é um importante meio de relacionar-se com o outro. Este estudo consiste em investigar a relação entre a preparação e o ato de contar histórias entre idosos utilizando-se do desenvolvimento das habilidades cognitivas, entre elas a memória e a criatividade, visando contribuir para a inserção desses no meio social como colaboradores criativos e agentes difusores de conhecimento. O contador de histórias deverá motivar e fornecer aos seus respectivos ouvintes, o prazer em adentrar ao mundo imaginário, criando uma atmosfera de respeitabilidade entre as gerações (crianças e idosos). Os participantes deste estudo são os alunos da UNATI - Universidade Aberta à 3ª idade - FFC/UNESP/Marília. As atividades são organizadas em encontros semanais nos quais os participantes recebem uma introdução teórica sobre a temática do contar histórias incitando-os a discutir e analisar os conteúdos lidos. Durante os encontros, o propósito é o de liberdade para apresentarem suas experiências e lembranças como suplemento importantíssimo ao resgate e a transmissão de suas próprias histórias de vida. A Oficina tende a observar se as habilidades cognitivas envolvendo a preservação da memória e a ocorrência de processos criativos, por idosos, são mantidas através do contar histórias. Percebemos a participação efetiva dos envolvidos, o interesse crescente em contarem histórias para as crianças, a busca por novas histórias e a maneiras de contá-las, além do estabelecimento de relações aparentemente inexistentes entre fatos das histórias discutidas e acontecimentos de um passado próximo e/ou remoto de suas vidas. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, mais especificamente a pesquisa-ação, envolvendo parte teórica e parte prática. A coleta de informações está sendo realizada por meio de observações anotadas e entrevistas gravadas para posterior análise dos dados. Pretendemos sugerir que o contar histórias, enquanto um processo criativo, poderá auxiliar a preservação da memória durante o processo de envelhecimento humano, além de auxiliar a desmitificação do envelhecimento junto às crianças. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2016-09-01T13:58:28Z 2016-09-01T13:58:28Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 103 http://hdl.handle.net/11449/143679 2005-103-heradao.pdf |
url |
http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php http://hdl.handle.net/11449/143679 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 103 2005-103-heradao.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
103 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803649330345672704 |