Agrotóxicos no ensino de química no contexto de uma escola de campo: uma proposta didática na perspectiva crítica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/238785 |
Resumo: | A proposta de pesquisa apresentada neste trabalho teve, como principal objetivo, contribuir com a formação crítica e a conscientização dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Maria de Lourdes Silva Prado, escola do campo situada no assentamento Monte Alegre no município de Araraquara (SP), através da concepção e execução de uma proposta didática sobre o uso e os malefícios dos agrotóxicos e suas consequências, usando o tema de ‘O Átomo e a Estrutura Atômica’ como norteador e como referencial teórico algumas vertentes que visavam uma perspectiva crítica. Ademais, esse projeto contou com alguns dos objetivos sustentáveis dados pela Agenda 2030 da ONU, sendo eles a ODS 4 (Educação de Qualidade), a ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e a ODS 12 (Consumo e produção responsáveis). Por fim, a escolha da temática de Agrotóxicos se deu devido à grande quantidade de flexibilizações - tendo incentivo do Estado - destes produtos nos últimos anos e, também, devido ao potencial de risco de exposição aos agrotóxicos nos discentes do colégio de campo. Assim, essa pesquisa não busca dar respostas, mas sim trazer um conhecimento aos alunos para perspectivas futuras, fazendo-os compreender como os agrotóxicos podem ser manipulados - para que não haja malefícios à saúde - e o que estes produtos possuem em comum com a temática da química, para que os alunos consigam levar os conhecimentos para a comunidade local. Na aplicação da sequência didática os alunos, de início, tiveram dificuldades em analisar os agrotóxicos criticamente, tendo em vista que, em cada aula lecionada, os discentes não eram os mesmos, com exceção de alguns, se tendo assim impasses na relação entre os conteúdos da química com os agrotóxicos, conceitos que ficaram mais claros na aula prática, tendo os alunos entendendo os conceitos passados e com um bom desempenho frente a sequência didática aplicada. |
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Agrotóxicos no ensino de química no contexto de uma escola de campo: uma proposta didática na perspectiva críticaPesticides in the teaching of chemistry in the context of a field school: a didactic proposal in the critical perspectiveAgrotóxicoÁtomoEstrutura atômicaEnsino de químicaProposta didáticaAtomAtomic structureChemistry teachingDidactic proposalPesticidesA proposta de pesquisa apresentada neste trabalho teve, como principal objetivo, contribuir com a formação crítica e a conscientização dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Maria de Lourdes Silva Prado, escola do campo situada no assentamento Monte Alegre no município de Araraquara (SP), através da concepção e execução de uma proposta didática sobre o uso e os malefícios dos agrotóxicos e suas consequências, usando o tema de ‘O Átomo e a Estrutura Atômica’ como norteador e como referencial teórico algumas vertentes que visavam uma perspectiva crítica. Ademais, esse projeto contou com alguns dos objetivos sustentáveis dados pela Agenda 2030 da ONU, sendo eles a ODS 4 (Educação de Qualidade), a ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e a ODS 12 (Consumo e produção responsáveis). Por fim, a escolha da temática de Agrotóxicos se deu devido à grande quantidade de flexibilizações - tendo incentivo do Estado - destes produtos nos últimos anos e, também, devido ao potencial de risco de exposição aos agrotóxicos nos discentes do colégio de campo. Assim, essa pesquisa não busca dar respostas, mas sim trazer um conhecimento aos alunos para perspectivas futuras, fazendo-os compreender como os agrotóxicos podem ser manipulados - para que não haja malefícios à saúde - e o que estes produtos possuem em comum com a temática da química, para que os alunos consigam levar os conhecimentos para a comunidade local. Na aplicação da sequência didática os alunos, de início, tiveram dificuldades em analisar os agrotóxicos criticamente, tendo em vista que, em cada aula lecionada, os discentes não eram os mesmos, com exceção de alguns, se tendo assim impasses na relação entre os conteúdos da química com os agrotóxicos, conceitos que ficaram mais claros na aula prática, tendo os alunos entendendo os conceitos passados e com um bom desempenho frente a sequência didática aplicada.The research proposal presented in this work had, as its main objective, to contribute to the critical formation and awareness of the students of the Municipal Elementary School Profª Maria de Lourdes Silva Prado through a didactic proposal on the use and harm of pesticides and its consequences, using the theme of 'The Atom and the Atomic Structure' as a guide and, as a theoretical reference, some aspects of Historical-Critical Pedagogy (HCP). In addition, this project had some of the sustainable objectives given by the UN 2030 Agenda, namely SDG 4 (Quality Education), SDG 11 (Sustainable Cities and Communities), and SDG 12 (Responsible Consumption and Production). Finally, the choice of this theme was due to a large number of releases of Pesticides in recent years and, also, due to the potential risk of exposure to pesticides in students of the school. Thus, this research does not seek to provide answers but rather bring a knowledge to students for future perspectives, making them understand how pesticides can be manipulated (if this occurs) so that there is no harm to health and to understand what these products have in common with chemistry so that the students can take their knowledge and apply it outside of the school. In the application of the didactic sequence, the students, at first, had difficulties in analyzing pesticides critically, considering that, in each class taught, the students were not the same, with some exceptions therefore, having impasses relating the contents of chemistry with pesticides, concepts that became clear in the practical class, having the students understanding past concepts and performing well against the applied didactic sequence.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Milagre, Cíntia Duarte de Freitas [UNESP]Teixeira, Lucas AndréUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Toledo, Carolina Barbutti Felippe2023-01-17T18:24:04Z2023-01-17T18:24:04Z2022-12-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/238785porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-29T06:28:03Zoai:repositorio.unesp.br:11449/238785Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:13:14.117963Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A proposta de pesquisa apresentada neste trabalho teve, como principal objetivo, contribuir com a formação crítica e a conscientização dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª Maria de Lourdes Silva Prado, escola do campo situada no assentamento Monte Alegre no município de Araraquara (SP), através da concepção e execução de uma proposta didática sobre o uso e os malefícios dos agrotóxicos e suas consequências, usando o tema de ‘O Átomo e a Estrutura Atômica’ como norteador e como referencial teórico algumas vertentes que visavam uma perspectiva crítica. Ademais, esse projeto contou com alguns dos objetivos sustentáveis dados pela Agenda 2030 da ONU, sendo eles a ODS 4 (Educação de Qualidade), a ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e a ODS 12 (Consumo e produção responsáveis). Por fim, a escolha da temática de Agrotóxicos se deu devido à grande quantidade de flexibilizações - tendo incentivo do Estado - destes produtos nos últimos anos e, também, devido ao potencial de risco de exposição aos agrotóxicos nos discentes do colégio de campo. Assim, essa pesquisa não busca dar respostas, mas sim trazer um conhecimento aos alunos para perspectivas futuras, fazendo-os compreender como os agrotóxicos podem ser manipulados - para que não haja malefícios à saúde - e o que estes produtos possuem em comum com a temática da química, para que os alunos consigam levar os conhecimentos para a comunidade local. Na aplicação da sequência didática os alunos, de início, tiveram dificuldades em analisar os agrotóxicos criticamente, tendo em vista que, em cada aula lecionada, os discentes não eram os mesmos, com exceção de alguns, se tendo assim impasses na relação entre os conteúdos da química com os agrotóxicos, conceitos que ficaram mais claros na aula prática, tendo os alunos entendendo os conceitos passados e com um bom desempenho frente a sequência didática aplicada. |
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