Formação de professores alfabetizadores: os efeitos do programa letra e vida em escolas da região de Assis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hernandes, Elianeth Dias Kanthack [UNESP]
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/101529
Resumo: Embora os desafios presentes nos processos de Alfabetização e de Formação Docente tenham sido amplamente revisitados nas últimas décadas, acreditamos que a superação desses desafios depende, em parte, da reflexão sobre as concepções e práticas das docentes alfabetizadoras. Nessa direção, esse projeto teve a intenção de identificar quais os efeitos do Programa de Formação de Alfabetizadores – Letra e Vida - em salas de aula da região de Assis; como esses impactos se traduziram em revisão dos procedimentos didáticos das professoras; e quais os resultados significativos detectados no processo de aprendizagem dos alunos. Para isso, optamos adotar como ferramenta metodológica a pesquisaação, por ser uma metodologia de pesquisa científica que pressupõe, em seu referencial teórico o caráter formativo-emancipatório do pesquisador e dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Embasados nessa metodologia, os dados obtidos foram discutidos, refletidos, apropriados e ressignificados pela pesquisadora e pelo grupo de professores participantes, transformando-se assim, gradativamente, em novos conhecimentos, durante todo o processo reflexivo desta pesquisa-ação. A análise dos resultados do Sistema de avaliação do Rendimento Escolar de São Paulo – SARESP - serviu como parâmetro para identificar possíveis avanços e lacunas existentes nas práticas das docentes alfabetizadoras, bem como, na implementação do Programa de Formação de Alfabetizadores que participaram. O acompanhamento do trabalho realizado em sala de aula, a coleta de depoimentos das professoras e a realização de reuniões, da pesquisadora com as professoras, ocorreram em diferentes momentos, organizados a partir das situações relevantes que emergiram durante o processo de pesquisa-ação.
id UNSP_153162857d6da2986717daf99630a75a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/101529
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Formação de professores alfabetizadores: os efeitos do programa letra e vida em escolas da região de AssisAlfabetizaçãoProfessores alfabetizadores - FormaçãoLearning of reading and writingEmbora os desafios presentes nos processos de Alfabetização e de Formação Docente tenham sido amplamente revisitados nas últimas décadas, acreditamos que a superação desses desafios depende, em parte, da reflexão sobre as concepções e práticas das docentes alfabetizadoras. Nessa direção, esse projeto teve a intenção de identificar quais os efeitos do Programa de Formação de Alfabetizadores – Letra e Vida - em salas de aula da região de Assis; como esses impactos se traduziram em revisão dos procedimentos didáticos das professoras; e quais os resultados significativos detectados no processo de aprendizagem dos alunos. Para isso, optamos adotar como ferramenta metodológica a pesquisaação, por ser uma metodologia de pesquisa científica que pressupõe, em seu referencial teórico o caráter formativo-emancipatório do pesquisador e dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Embasados nessa metodologia, os dados obtidos foram discutidos, refletidos, apropriados e ressignificados pela pesquisadora e pelo grupo de professores participantes, transformando-se assim, gradativamente, em novos conhecimentos, durante todo o processo reflexivo desta pesquisa-ação. A análise dos resultados do Sistema de avaliação do Rendimento Escolar de São Paulo – SARESP - serviu como parâmetro para identificar possíveis avanços e lacunas existentes nas práticas das docentes alfabetizadoras, bem como, na implementação do Programa de Formação de Alfabetizadores que participaram. O acompanhamento do trabalho realizado em sala de aula, a coleta de depoimentos das professoras e a realização de reuniões, da pesquisadora com as professoras, ocorreram em diferentes momentos, organizados a partir das situações relevantes que emergiram durante o processo de pesquisa-ação.While the challenges existing in the process of Reading and Writing and the Education of Teachers have been largely revisited in the last decades, we believe that the overcoming of those challenges depend, partly, on the meditation, on the conceptions and the teachers’ practice on reading and writing. Therefore, this project has had the intention of identifying what were the Education Program effects on Reading and Writing Teachers – Letra e Vida – in classrooms in the region of Assis; how those impacts were transformed into revision of the teacher’s educational procedures; and which were the significant results noticed in the student’s learning process. In order to do that, we decided to adopt as a methodological tool the research-action because it is a methodology of the scientific research that foresees, in its theoretical referential, the formativeemancipator quality of the researcher and the subjects involved in the research. Based on it, the data obtained were discussed, considered and adapted by the researcher and the participating teachers group, then it was transformed, progressively, into new knowledge during the whole speculative process of this research-action. The analysis of the Scholar Productivity Evaluation System of São Paulo’s results – SARESP – has helped as a parameter to identify coming advancements and existing gaps in the teachers of reading and writing’s assignments as well as in the implementation of the Teachers’ Education Program on Reading and Writing they participated. The attendance of the work accomplished with the students in classroom, the collection of testimonies from the teachers and the execution of meetings with the researcher and the teachers took place in different moments which were organized from relevant situations that came out during the research-action process.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Hernandes, Elianeth Dias Kanthack [UNESP]2014-06-11T19:31:30Z2014-06-11T19:31:30Z2008-03-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis226 f. : il. color. + anexoapplication/pdfHERNANDES, Elianeth Dias Kanthack. Formação de professores alfabetizadores: os efeitos do programa letra e vida em escolas da região de Assis. 2008. 226 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.http://hdl.handle.net/11449/101529000546765hernandes_edk_dr_mar.pdf33004110040P5073465062815468727932906831381770000-0002-7688-84860000-0002-0667-882XAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:37:52Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101529Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37:52Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores alfabetizadores: os efeitos do programa letra e vida em escolas da região de Assis
title Formação de professores alfabetizadores: os efeitos do programa letra e vida em escolas da região de Assis
spellingShingle Formação de professores alfabetizadores: os efeitos do programa letra e vida em escolas da região de Assis
Hernandes, Elianeth Dias Kanthack [UNESP]
Alfabetização
Professores alfabetizadores - Formação
Learning of reading and writing
title_short Formação de professores alfabetizadores: os efeitos do programa letra e vida em escolas da região de Assis
title_full Formação de professores alfabetizadores: os efeitos do programa letra e vida em escolas da região de Assis
title_fullStr Formação de professores alfabetizadores: os efeitos do programa letra e vida em escolas da região de Assis
title_full_unstemmed Formação de professores alfabetizadores: os efeitos do programa letra e vida em escolas da região de Assis
title_sort Formação de professores alfabetizadores: os efeitos do programa letra e vida em escolas da região de Assis
author Hernandes, Elianeth Dias Kanthack [UNESP]
author_facet Hernandes, Elianeth Dias Kanthack [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barbosa, Raquel Lazzari Leite [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Hernandes, Elianeth Dias Kanthack [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Professores alfabetizadores - Formação
Learning of reading and writing
topic Alfabetização
Professores alfabetizadores - Formação
Learning of reading and writing
description Embora os desafios presentes nos processos de Alfabetização e de Formação Docente tenham sido amplamente revisitados nas últimas décadas, acreditamos que a superação desses desafios depende, em parte, da reflexão sobre as concepções e práticas das docentes alfabetizadoras. Nessa direção, esse projeto teve a intenção de identificar quais os efeitos do Programa de Formação de Alfabetizadores – Letra e Vida - em salas de aula da região de Assis; como esses impactos se traduziram em revisão dos procedimentos didáticos das professoras; e quais os resultados significativos detectados no processo de aprendizagem dos alunos. Para isso, optamos adotar como ferramenta metodológica a pesquisaação, por ser uma metodologia de pesquisa científica que pressupõe, em seu referencial teórico o caráter formativo-emancipatório do pesquisador e dos sujeitos envolvidos na pesquisa. Embasados nessa metodologia, os dados obtidos foram discutidos, refletidos, apropriados e ressignificados pela pesquisadora e pelo grupo de professores participantes, transformando-se assim, gradativamente, em novos conhecimentos, durante todo o processo reflexivo desta pesquisa-ação. A análise dos resultados do Sistema de avaliação do Rendimento Escolar de São Paulo – SARESP - serviu como parâmetro para identificar possíveis avanços e lacunas existentes nas práticas das docentes alfabetizadoras, bem como, na implementação do Programa de Formação de Alfabetizadores que participaram. O acompanhamento do trabalho realizado em sala de aula, a coleta de depoimentos das professoras e a realização de reuniões, da pesquisadora com as professoras, ocorreram em diferentes momentos, organizados a partir das situações relevantes que emergiram durante o processo de pesquisa-ação.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-03-17
2014-06-11T19:31:30Z
2014-06-11T19:31:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv HERNANDES, Elianeth Dias Kanthack. Formação de professores alfabetizadores: os efeitos do programa letra e vida em escolas da região de Assis. 2008. 226 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.
http://hdl.handle.net/11449/101529
000546765
hernandes_edk_dr_mar.pdf
33004110040P5
0734650628154687
2793290683138177
0000-0002-7688-8486
0000-0002-0667-882X
identifier_str_mv HERNANDES, Elianeth Dias Kanthack. Formação de professores alfabetizadores: os efeitos do programa letra e vida em escolas da região de Assis. 2008. 226 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2008.
000546765
hernandes_edk_dr_mar.pdf
33004110040P5
0734650628154687
2793290683138177
0000-0002-7688-8486
0000-0002-0667-882X
url http://hdl.handle.net/11449/101529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 226 f. : il. color. + anexo
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128209531699200