Meio Ambiente e Serviço Social: formação em Serviço Social na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e a relação com a questão socioambiental.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/182494 |
Resumo: | A presente dissertação de mestrado faz uma reflexão sobre a Questão Socioambiental e a relação com o Serviço Social. Entende-se a Questão Socioambiental de um modo complexo e totalitário, uma relação intrínseca entre homem e meio ambiente, mostrando assim que é uma relação indissociável. O estudo se justifica, pois a questão ambiental é uma área crescente de discussões e inúmeras tragédias ambientais acontecem, solicitando assim de diversas áreas do conhecimento as suas contribuições para a causa. No que concerne à metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa social de cunho qualitativo com estudo bibliográfico e documental utilizando do método materialismo histórico dialético. Com base em leituras acerca da temática em livros, revistas, artigos científicos, publicações em eventos, além de levantamentos sobre as produções (teses e dissertações que estudam a relação proposta por tal estudo, centrou-se a análise em dois projetos pedagógicos e quatro matrizes curriculares do curso de Serviço Social da UFTM, lócus de tal pesquisa. Tal estudo está dividido em quatro capítulos. No primeiro capítulo é apresentado o desenvolvimento da pesquisa. O segundo capítulo é centrado nas discussões sobre como a relação entre homem e meio ambiente se difere com o decorrer da história e as influências do atual modo de produção econômico vigente denominado capitalismo influencia nas expressões da Questão Socioambiental. No terceiro capítulo situa-se breve histórico sobre a legislação ambiental brasileira após a Constituição de 1988 e reflexões sobre a relação com o Serviço Social e por fim no último capítulo a análise dos dois projetos pedagógicos e quatro matrizes curriculares do curso de Serviço Social da UFTM e as análises de como se dá em tal Universidade o diálogo entre a formação profissional e o Serviço Social. |
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Meio Ambiente e Serviço Social: formação em Serviço Social na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e a relação com a questão socioambiental.Environment and Social Service: training in Social Work at the Federal University of the Triângulo Mineiro (UFTM) and the relationship with the social and environmental questionServiço socialQuestão socioambientalProjetos Pedagógicos e Matrizes Curriculares da UFTMSocial serviceSocio-environmental questionnairePedagogical Projects and Curricular Matrixes of UFTMA presente dissertação de mestrado faz uma reflexão sobre a Questão Socioambiental e a relação com o Serviço Social. Entende-se a Questão Socioambiental de um modo complexo e totalitário, uma relação intrínseca entre homem e meio ambiente, mostrando assim que é uma relação indissociável. O estudo se justifica, pois a questão ambiental é uma área crescente de discussões e inúmeras tragédias ambientais acontecem, solicitando assim de diversas áreas do conhecimento as suas contribuições para a causa. No que concerne à metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa social de cunho qualitativo com estudo bibliográfico e documental utilizando do método materialismo histórico dialético. Com base em leituras acerca da temática em livros, revistas, artigos científicos, publicações em eventos, além de levantamentos sobre as produções (teses e dissertações que estudam a relação proposta por tal estudo, centrou-se a análise em dois projetos pedagógicos e quatro matrizes curriculares do curso de Serviço Social da UFTM, lócus de tal pesquisa. Tal estudo está dividido em quatro capítulos. No primeiro capítulo é apresentado o desenvolvimento da pesquisa. O segundo capítulo é centrado nas discussões sobre como a relação entre homem e meio ambiente se difere com o decorrer da história e as influências do atual modo de produção econômico vigente denominado capitalismo influencia nas expressões da Questão Socioambiental. No terceiro capítulo situa-se breve histórico sobre a legislação ambiental brasileira após a Constituição de 1988 e reflexões sobre a relação com o Serviço Social e por fim no último capítulo a análise dos dois projetos pedagógicos e quatro matrizes curriculares do curso de Serviço Social da UFTM e as análises de como se dá em tal Universidade o diálogo entre a formação profissional e o Serviço Social.This Master's dissertation reflects on the Socio-environmental Question and the relationship with Social Work. The Socio-environmental Question is understood in a complex and totalitarian way, an intrinsic relation between man and environment, thus showing that it is an inseparable relationship. The study is justified because the environmental issue is a growing area of discussions and countless environmental tragedies happen, thus soliciting from various areas of knowledge their contributions to the cause. As far as the methodology is concerned, it is a qualitative social research with a bibliographical and documentary study and using the dialectical historical materialism method. Based on readings about the subject in books, journals, scientific articles, publications in events, besides surveys on the productions (theses and dissertations), who study the relationship proposed by such study, the analysis despite of the two pedagogical projects and four curricular matrices of the UFTM Social Service course, the locus of such research. This study is divided into four chapters. In the first chapter the research development is presented. In the second chapter we present discussions about how the relationship between man and the environment differs with the course of history and the influences of the current mode of economic production called capitalism influence the expressions of the Socioenvironmental Question. In the third chapter there is a brief history on Brazilian environmental legislation after the 1988 Constitution and reflections on the relationship with social service and lastly in the last chapter the analysis of the two pedagogical projects and four curricular matrices of the UFTM Social Service course and the analysis of how the dialogue between vocational training and Social Work takes place in such Universit.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 001Universidade Estadual Paulista (Unesp)Giometti, Analúcia Bueno dos Reis [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Ana Carolina Bernardes Borges2019-07-05T17:19:12Z2019-07-05T17:19:12Z2019-05-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18249400091833233004072067P2porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-26T19:24:10Zoai:repositorio.unesp.br:11449/182494Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:43:12.843636Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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