Lineamentos da atividade mediadora em Vygotski

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Francine Lopes [UNESP]
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/90315
Resumo: Este trabalho pretende apresentar os lineamentos da atividade mediadora captada por Vygotski a partir da apreensão das determinações do desenvolvimento do comportamento e do psiquismo humanos. A pesquisa apontou que no processo de desdobrar-se em ser humano do homem ressalta-se a importância fundamental da apropriação das objetivações humano-genéricas que constituem fundamento e impulso essencial para a formação psicológica humana sendo que, no âmbito do desenvolvimento do comportamento e psiquismo, esta apropriação ocorre por meio da atividade mediadora. Esta investigação pautou-se em pesquisa bibliográfica e na análise imanente das seguintes obras: Instrumento e Signo no Desenvolvimento da Criança – trabalho escrito em conjunto com A. R. Luria –, História do Desenvolvimento das Funções Psíquicas Superiores e Pensamento e Linguagem. Além disso, também se buscou recuperar, ainda que de modo limitado ao objetivo desta pesquisa, a complexa discussão sobre como se concretizou a gênese do ser humano, aspecto essencial para a consideração da arquitetônica vygotskiana, a partir das observações de Lukács em Para uma Ontologia do Ser Social (1979).
id UNSP_15f30de110bb23ca27901d5ea5b36a5a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/90315
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Lineamentos da atividade mediadora em VygotskiVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934Educação - BrasilEnsinoMediaçãoTeachingEste trabalho pretende apresentar os lineamentos da atividade mediadora captada por Vygotski a partir da apreensão das determinações do desenvolvimento do comportamento e do psiquismo humanos. A pesquisa apontou que no processo de desdobrar-se em ser humano do homem ressalta-se a importância fundamental da apropriação das objetivações humano-genéricas que constituem fundamento e impulso essencial para a formação psicológica humana sendo que, no âmbito do desenvolvimento do comportamento e psiquismo, esta apropriação ocorre por meio da atividade mediadora. Esta investigação pautou-se em pesquisa bibliográfica e na análise imanente das seguintes obras: Instrumento e Signo no Desenvolvimento da Criança – trabalho escrito em conjunto com A. R. Luria –, História do Desenvolvimento das Funções Psíquicas Superiores e Pensamento e Linguagem. Além disso, também se buscou recuperar, ainda que de modo limitado ao objetivo desta pesquisa, a complexa discussão sobre como se concretizou a gênese do ser humano, aspecto essencial para a consideração da arquitetônica vygotskiana, a partir das observações de Lukács em Para uma Ontologia do Ser Social (1979).This work intends to expose the mediated activity lineaments grabed by Vygotski coming out of an appreehension from the human behavior development and psyche determinations. The research seized that on the very proccess of men’s being human accentuates the main significance of appropriation of human’s generic objectivations which composes the basis and impulse to the psychological constitution that on the behavior and psyche development occur through mediated activity. This investigation had occured based on bibliographic research and through immanent analysis of the following works: Tool and Sign in the Development of the Child – co-authored by A. R. Luria –, History of the Development of Higher Mental Functions and Cognition and Language. Besides, even restrict for this research object, it was attempted to recover a complex discussion about the human being genesis on the G. Lukacs’s Ontology of Social Being (1979), an essential matter to the vigostkian architecture.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, José Luís Vieira de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Francine Lopes [UNESP]2014-06-11T19:24:35Z2014-06-11T19:24:35Z2007-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis150 f.application/pdfGOMES, Francine Lopes. Lineamentos da atividade mediadora em Vygotski. 2007. 150 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.http://hdl.handle.net/11449/90315000543710gomes_fl_me_arafcl.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-12-27T06:23:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90315Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-12-27T06:23:44Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Lineamentos da atividade mediadora em Vygotski
title Lineamentos da atividade mediadora em Vygotski
spellingShingle Lineamentos da atividade mediadora em Vygotski
Gomes, Francine Lopes [UNESP]
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Educação - Brasil
Ensino
Mediação
Teaching
title_short Lineamentos da atividade mediadora em Vygotski
title_full Lineamentos da atividade mediadora em Vygotski
title_fullStr Lineamentos da atividade mediadora em Vygotski
title_full_unstemmed Lineamentos da atividade mediadora em Vygotski
title_sort Lineamentos da atividade mediadora em Vygotski
author Gomes, Francine Lopes [UNESP]
author_facet Gomes, Francine Lopes [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, José Luís Vieira de [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Francine Lopes [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Educação - Brasil
Ensino
Mediação
Teaching
topic Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934
Educação - Brasil
Ensino
Mediação
Teaching
description Este trabalho pretende apresentar os lineamentos da atividade mediadora captada por Vygotski a partir da apreensão das determinações do desenvolvimento do comportamento e do psiquismo humanos. A pesquisa apontou que no processo de desdobrar-se em ser humano do homem ressalta-se a importância fundamental da apropriação das objetivações humano-genéricas que constituem fundamento e impulso essencial para a formação psicológica humana sendo que, no âmbito do desenvolvimento do comportamento e psiquismo, esta apropriação ocorre por meio da atividade mediadora. Esta investigação pautou-se em pesquisa bibliográfica e na análise imanente das seguintes obras: Instrumento e Signo no Desenvolvimento da Criança – trabalho escrito em conjunto com A. R. Luria –, História do Desenvolvimento das Funções Psíquicas Superiores e Pensamento e Linguagem. Além disso, também se buscou recuperar, ainda que de modo limitado ao objetivo desta pesquisa, a complexa discussão sobre como se concretizou a gênese do ser humano, aspecto essencial para a consideração da arquitetônica vygotskiana, a partir das observações de Lukács em Para uma Ontologia do Ser Social (1979).
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-08-24
2014-06-11T19:24:35Z
2014-06-11T19:24:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GOMES, Francine Lopes. Lineamentos da atividade mediadora em Vygotski. 2007. 150 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.
http://hdl.handle.net/11449/90315
000543710
gomes_fl_me_arafcl.pdf
33004030079P2
identifier_str_mv GOMES, Francine Lopes. Lineamentos da atividade mediadora em Vygotski. 2007. 150 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.
000543710
gomes_fl_me_arafcl.pdf
33004030079P2
url http://hdl.handle.net/11449/90315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 150 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1797790126123778048