Lineamentos da atividade mediadora em Vygotski
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/90315 |
Resumo: | Este trabalho pretende apresentar os lineamentos da atividade mediadora captada por Vygotski a partir da apreensão das determinações do desenvolvimento do comportamento e do psiquismo humanos. A pesquisa apontou que no processo de desdobrar-se em ser humano do homem ressalta-se a importância fundamental da apropriação das objetivações humano-genéricas que constituem fundamento e impulso essencial para a formação psicológica humana sendo que, no âmbito do desenvolvimento do comportamento e psiquismo, esta apropriação ocorre por meio da atividade mediadora. Esta investigação pautou-se em pesquisa bibliográfica e na análise imanente das seguintes obras: Instrumento e Signo no Desenvolvimento da Criança – trabalho escrito em conjunto com A. R. Luria –, História do Desenvolvimento das Funções Psíquicas Superiores e Pensamento e Linguagem. Além disso, também se buscou recuperar, ainda que de modo limitado ao objetivo desta pesquisa, a complexa discussão sobre como se concretizou a gênese do ser humano, aspecto essencial para a consideração da arquitetônica vygotskiana, a partir das observações de Lukács em Para uma Ontologia do Ser Social (1979). |
id |
UNSP_15f30de110bb23ca27901d5ea5b36a5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/90315 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Lineamentos da atividade mediadora em VygotskiVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934Educação - BrasilEnsinoMediaçãoTeachingEste trabalho pretende apresentar os lineamentos da atividade mediadora captada por Vygotski a partir da apreensão das determinações do desenvolvimento do comportamento e do psiquismo humanos. A pesquisa apontou que no processo de desdobrar-se em ser humano do homem ressalta-se a importância fundamental da apropriação das objetivações humano-genéricas que constituem fundamento e impulso essencial para a formação psicológica humana sendo que, no âmbito do desenvolvimento do comportamento e psiquismo, esta apropriação ocorre por meio da atividade mediadora. Esta investigação pautou-se em pesquisa bibliográfica e na análise imanente das seguintes obras: Instrumento e Signo no Desenvolvimento da Criança – trabalho escrito em conjunto com A. R. Luria –, História do Desenvolvimento das Funções Psíquicas Superiores e Pensamento e Linguagem. Além disso, também se buscou recuperar, ainda que de modo limitado ao objetivo desta pesquisa, a complexa discussão sobre como se concretizou a gênese do ser humano, aspecto essencial para a consideração da arquitetônica vygotskiana, a partir das observações de Lukács em Para uma Ontologia do Ser Social (1979).This work intends to expose the mediated activity lineaments grabed by Vygotski coming out of an appreehension from the human behavior development and psyche determinations. The research seized that on the very proccess of men’s being human accentuates the main significance of appropriation of human’s generic objectivations which composes the basis and impulse to the psychological constitution that on the behavior and psyche development occur through mediated activity. This investigation had occured based on bibliographic research and through immanent analysis of the following works: Tool and Sign in the Development of the Child – co-authored by A. R. Luria –, History of the Development of Higher Mental Functions and Cognition and Language. Besides, even restrict for this research object, it was attempted to recover a complex discussion about the human being genesis on the G. Lukacs’s Ontology of Social Being (1979), an essential matter to the vigostkian architecture.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Almeida, José Luís Vieira de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gomes, Francine Lopes [UNESP]2014-06-11T19:24:35Z2014-06-11T19:24:35Z2007-08-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis150 f.application/pdfGOMES, Francine Lopes. Lineamentos da atividade mediadora em Vygotski. 2007. 150 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007.http://hdl.handle.net/11449/90315000543710gomes_fl_me_arafcl.pdf33004030079P2Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-12T13:54:53Zoai:repositorio.unesp.br:11449/90315Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:27:52.029465Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Lineamentos da atividade mediadora em Vygotski |
title |
Lineamentos da atividade mediadora em Vygotski |
spellingShingle |
Lineamentos da atividade mediadora em Vygotski Gomes, Francine Lopes [UNESP] Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 Educação - Brasil Ensino Mediação Teaching |
title_short |
Lineamentos da atividade mediadora em Vygotski |
title_full |
Lineamentos da atividade mediadora em Vygotski |
title_fullStr |
Lineamentos da atividade mediadora em Vygotski |
title_full_unstemmed |
Lineamentos da atividade mediadora em Vygotski |
title_sort |
Lineamentos da atividade mediadora em Vygotski |
author |
Gomes, Francine Lopes [UNESP] |
author_facet |
Gomes, Francine Lopes [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, José Luís Vieira de [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Francine Lopes [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 Educação - Brasil Ensino Mediação Teaching |
topic |
Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 Educação - Brasil Ensino Mediação Teaching |
description |
Este trabalho pretende apresentar os lineamentos da atividade mediadora captada por Vygotski a partir da apreensão das determinações do desenvolvimento do comportamento e do psiquismo humanos. A pesquisa apontou que no processo de desdobrar-se em ser humano do homem ressalta-se a importância fundamental da apropriação das objetivações humano-genéricas que constituem fundamento e impulso essencial para a formação psicológica humana sendo que, no âmbito do desenvolvimento do comportamento e psiquismo, esta apropriação ocorre por meio da atividade mediadora. Esta investigação pautou-se em pesquisa bibliográfica e na análise imanente das seguintes obras: Instrumento e Signo no Desenvolvimento da Criança – trabalho escrito em conjunto com A. R. Luria –, História do Desenvolvimento das Funções Psíquicas Superiores e Pensamento e Linguagem. Além disso, também se buscou recuperar, ainda que de modo limitado ao objetivo desta pesquisa, a complexa discussão sobre como se concretizou a gênese do ser humano, aspecto essencial para a consideração da arquitetônica vygotskiana, a partir das observações de Lukács em Para uma Ontologia do Ser Social (1979). |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007-08-24 2014-06-11T19:24:35Z 2014-06-11T19:24:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GOMES, Francine Lopes. Lineamentos da atividade mediadora em Vygotski. 2007. 150 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007. http://hdl.handle.net/11449/90315 000543710 gomes_fl_me_arafcl.pdf 33004030079P2 |
identifier_str_mv |
GOMES, Francine Lopes. Lineamentos da atividade mediadora em Vygotski. 2007. 150 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2007. 000543710 gomes_fl_me_arafcl.pdf 33004030079P2 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/90315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
150 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129323457052672 |