O profissional da educação infantil na Itália: promotor da participação na gestão social na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ariosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Dal Ri, Neusa Maria [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139589
Resumo: Neste artigo temos por objetivo apresentar as habilidades profissionais que os educadores italianos apresentam na promoção da participação da família na gestão social na escola de educação infantil. Foram selecionadas quatro cidades na Itália: Reggio Emilia, Pistóia, Turim e Milão para a coleta dos dados. Utilizamos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e entrevistamos representantes dos grupos sociais envolvidos no cotidiano das escolas. A participação da família na educação infantil italiana é uma prática que esta consolidada, porém já sente os reflexos do contexto político, social e econômico do neoliberalismo atual, diante disso alguns desafios se colocam aos educadores, visto que são eles que tem o primeiro contato com os pais e apresentam a proposta de participação na escola. O vínculo educador – família determina o envolvimento da família na gestão da escola, pois o grau de confiança que os pais tem no educador reflete a confiança na instituição. A comunicação é o instrumento fundamental para a construção do sentimento de pertença, que é sentir-se parte, usuário e provedor do processo de educação. Na perspectiva italiana, a escola é de todos e para todos, por isso a participação é um processo que faz parte da vida da instituição. Mesmo que esteja um pouco enfraquecida nas grandes cidades, a participação nas escolas de educação infantil da região norte da Itália é uma pratica cultural muito difundida e ainda muito estimulada pelos educadores.
id UNSP_16609125805321c0858dc3f828d50adb
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139589
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O profissional da educação infantil na Itália: promotor da participação na gestão social na escolaParticipaçãoGestãoEducação infantilNeste artigo temos por objetivo apresentar as habilidades profissionais que os educadores italianos apresentam na promoção da participação da família na gestão social na escola de educação infantil. Foram selecionadas quatro cidades na Itália: Reggio Emilia, Pistóia, Turim e Milão para a coleta dos dados. Utilizamos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e entrevistamos representantes dos grupos sociais envolvidos no cotidiano das escolas. A participação da família na educação infantil italiana é uma prática que esta consolidada, porém já sente os reflexos do contexto político, social e econômico do neoliberalismo atual, diante disso alguns desafios se colocam aos educadores, visto que são eles que tem o primeiro contato com os pais e apresentam a proposta de participação na escola. O vínculo educador – família determina o envolvimento da família na gestão da escola, pois o grau de confiança que os pais tem no educador reflete a confiança na instituição. A comunicação é o instrumento fundamental para a construção do sentimento de pertença, que é sentir-se parte, usuário e provedor do processo de educação. Na perspectiva italiana, a escola é de todos e para todos, por isso a participação é um processo que faz parte da vida da instituição. Mesmo que esteja um pouco enfraquecida nas grandes cidades, a participação nas escolas de educação infantil da região norte da Itália é uma pratica cultural muito difundida e ainda muito estimulada pelos educadores.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília (FFC)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ariosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP]Dal Ri, Neusa Maria [UNESP]2016-06-28T17:30:52Z2016-06-28T17:30:52Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2994-3003application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2994-30039708-2011http://hdl.handle.net/11449/139589ISSN2236-9708-2011-2994-3003.pdf007940122080707194154767695238200000-0001-5677-488XporCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-12T18:58:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139589Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:58:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O profissional da educação infantil na Itália: promotor da participação na gestão social na escola
title O profissional da educação infantil na Itália: promotor da participação na gestão social na escola
spellingShingle O profissional da educação infantil na Itália: promotor da participação na gestão social na escola
Ariosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP]
Participação
Gestão
Educação infantil
title_short O profissional da educação infantil na Itália: promotor da participação na gestão social na escola
title_full O profissional da educação infantil na Itália: promotor da participação na gestão social na escola
title_fullStr O profissional da educação infantil na Itália: promotor da participação na gestão social na escola
title_full_unstemmed O profissional da educação infantil na Itália: promotor da participação na gestão social na escola
title_sort O profissional da educação infantil na Itália: promotor da participação na gestão social na escola
author Ariosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP]
author_facet Ariosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP]
Dal Ri, Neusa Maria [UNESP]
author_role author
author2 Dal Ri, Neusa Maria [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ariosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP]
Dal Ri, Neusa Maria [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Participação
Gestão
Educação infantil
topic Participação
Gestão
Educação infantil
description Neste artigo temos por objetivo apresentar as habilidades profissionais que os educadores italianos apresentam na promoção da participação da família na gestão social na escola de educação infantil. Foram selecionadas quatro cidades na Itália: Reggio Emilia, Pistóia, Turim e Milão para a coleta dos dados. Utilizamos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e entrevistamos representantes dos grupos sociais envolvidos no cotidiano das escolas. A participação da família na educação infantil italiana é uma prática que esta consolidada, porém já sente os reflexos do contexto político, social e econômico do neoliberalismo atual, diante disso alguns desafios se colocam aos educadores, visto que são eles que tem o primeiro contato com os pais e apresentam a proposta de participação na escola. O vínculo educador – família determina o envolvimento da família na gestão da escola, pois o grau de confiança que os pais tem no educador reflete a confiança na instituição. A comunicação é o instrumento fundamental para a construção do sentimento de pertença, que é sentir-se parte, usuário e provedor do processo de educação. Na perspectiva italiana, a escola é de todos e para todos, por isso a participação é um processo que faz parte da vida da instituição. Mesmo que esteja um pouco enfraquecida nas grandes cidades, a participação nas escolas de educação infantil da região norte da Itália é uma pratica cultural muito difundida e ainda muito estimulada pelos educadores.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-06-28T17:30:52Z
2016-06-28T17:30:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2994-3003
9708-2011
http://hdl.handle.net/11449/139589
ISSN2236-9708-2011-2994-3003.pdf
0079401220807071
9415476769523820
0000-0001-5677-488X
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139589
identifier_str_mv CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2994-3003
9708-2011
ISSN2236-9708-2011-2994-3003.pdf
0079401220807071
9415476769523820
0000-0001-5677-488X
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 2994-3003
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128200030552064