O profissional da educação infantil na Itália: promotor da participação na gestão social na escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139589 |
Resumo: | Neste artigo temos por objetivo apresentar as habilidades profissionais que os educadores italianos apresentam na promoção da participação da família na gestão social na escola de educação infantil. Foram selecionadas quatro cidades na Itália: Reggio Emilia, Pistóia, Turim e Milão para a coleta dos dados. Utilizamos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e entrevistamos representantes dos grupos sociais envolvidos no cotidiano das escolas. A participação da família na educação infantil italiana é uma prática que esta consolidada, porém já sente os reflexos do contexto político, social e econômico do neoliberalismo atual, diante disso alguns desafios se colocam aos educadores, visto que são eles que tem o primeiro contato com os pais e apresentam a proposta de participação na escola. O vínculo educador – família determina o envolvimento da família na gestão da escola, pois o grau de confiança que os pais tem no educador reflete a confiança na instituição. A comunicação é o instrumento fundamental para a construção do sentimento de pertença, que é sentir-se parte, usuário e provedor do processo de educação. Na perspectiva italiana, a escola é de todos e para todos, por isso a participação é um processo que faz parte da vida da instituição. Mesmo que esteja um pouco enfraquecida nas grandes cidades, a participação nas escolas de educação infantil da região norte da Itália é uma pratica cultural muito difundida e ainda muito estimulada pelos educadores. |
id |
UNSP_16609125805321c0858dc3f828d50adb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/139589 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O profissional da educação infantil na Itália: promotor da participação na gestão social na escolaParticipaçãoGestãoEducação infantilNeste artigo temos por objetivo apresentar as habilidades profissionais que os educadores italianos apresentam na promoção da participação da família na gestão social na escola de educação infantil. Foram selecionadas quatro cidades na Itália: Reggio Emilia, Pistóia, Turim e Milão para a coleta dos dados. Utilizamos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e entrevistamos representantes dos grupos sociais envolvidos no cotidiano das escolas. A participação da família na educação infantil italiana é uma prática que esta consolidada, porém já sente os reflexos do contexto político, social e econômico do neoliberalismo atual, diante disso alguns desafios se colocam aos educadores, visto que são eles que tem o primeiro contato com os pais e apresentam a proposta de participação na escola. O vínculo educador – família determina o envolvimento da família na gestão da escola, pois o grau de confiança que os pais tem no educador reflete a confiança na instituição. A comunicação é o instrumento fundamental para a construção do sentimento de pertença, que é sentir-se parte, usuário e provedor do processo de educação. Na perspectiva italiana, a escola é de todos e para todos, por isso a participação é um processo que faz parte da vida da instituição. Mesmo que esteja um pouco enfraquecida nas grandes cidades, a participação nas escolas de educação infantil da região norte da Itália é uma pratica cultural muito difundida e ainda muito estimulada pelos educadores.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília (FFC)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ariosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP]Dal Ri, Neusa Maria [UNESP]2016-06-28T17:30:52Z2016-06-28T17:30:52Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject2994-3003application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2994-30039708-2011http://hdl.handle.net/11449/139589ISSN2236-9708-2011-2994-3003.pdf007940122080707194154767695238200000-0001-5677-488XporCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-12T18:58:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139589Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-12T18:58:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O profissional da educação infantil na Itália: promotor da participação na gestão social na escola |
title |
O profissional da educação infantil na Itália: promotor da participação na gestão social na escola |
spellingShingle |
O profissional da educação infantil na Itália: promotor da participação na gestão social na escola Ariosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP] Participação Gestão Educação infantil |
title_short |
O profissional da educação infantil na Itália: promotor da participação na gestão social na escola |
title_full |
O profissional da educação infantil na Itália: promotor da participação na gestão social na escola |
title_fullStr |
O profissional da educação infantil na Itália: promotor da participação na gestão social na escola |
title_full_unstemmed |
O profissional da educação infantil na Itália: promotor da participação na gestão social na escola |
title_sort |
O profissional da educação infantil na Itália: promotor da participação na gestão social na escola |
author |
Ariosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP] |
author_facet |
Ariosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP] Dal Ri, Neusa Maria [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Dal Ri, Neusa Maria [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ariosi, Cinthia Magda Fernandes [UNESP] Dal Ri, Neusa Maria [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Participação Gestão Educação infantil |
topic |
Participação Gestão Educação infantil |
description |
Neste artigo temos por objetivo apresentar as habilidades profissionais que os educadores italianos apresentam na promoção da participação da família na gestão social na escola de educação infantil. Foram selecionadas quatro cidades na Itália: Reggio Emilia, Pistóia, Turim e Milão para a coleta dos dados. Utilizamos a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e entrevistamos representantes dos grupos sociais envolvidos no cotidiano das escolas. A participação da família na educação infantil italiana é uma prática que esta consolidada, porém já sente os reflexos do contexto político, social e econômico do neoliberalismo atual, diante disso alguns desafios se colocam aos educadores, visto que são eles que tem o primeiro contato com os pais e apresentam a proposta de participação na escola. O vínculo educador – família determina o envolvimento da família na gestão da escola, pois o grau de confiança que os pais tem no educador reflete a confiança na instituição. A comunicação é o instrumento fundamental para a construção do sentimento de pertença, que é sentir-se parte, usuário e provedor do processo de educação. Na perspectiva italiana, a escola é de todos e para todos, por isso a participação é um processo que faz parte da vida da instituição. Mesmo que esteja um pouco enfraquecida nas grandes cidades, a participação nas escolas de educação infantil da região norte da Itália é uma pratica cultural muito difundida e ainda muito estimulada pelos educadores. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-06-28T17:30:52Z 2016-06-28T17:30:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2994-3003 9708-2011 http://hdl.handle.net/11449/139589 ISSN2236-9708-2011-2994-3003.pdf 0079401220807071 9415476769523820 0000-0001-5677-488X |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139589 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2994-3003 9708-2011 ISSN2236-9708-2011-2994-3003.pdf 0079401220807071 9415476769523820 0000-0001-5677-488X |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
2994-3003 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128200030552064 |