O exercício da participação da comunidade escolar na gestão de escolas de educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional do IFRS |
Texto Completo: | https://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/294 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como proposta a análise de como a participação da comunidade escolar se efetiva no contexto institucional, visando o exercício da gestão democrática participativa em duas Escolas de Educação Infantil do município de Feliz/RS. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, sendo que o principal instrumento para levantamento de dados foram as entrevistas individuais e semiestruturadas com três gestoras. Os dados coletados foram analisados e organizados em categorias, sendo elas: as concepções sobre gestão e participação; possibilidades de participação promovidas pela gestão; participação efetiva da comunidade escolar. O referencial teórico que guiou as reflexões acerca da participação e da proposta de gestão democrática foi fundamentalmente baseado em autores como: Bordonave (1983), Gadoti e Romão (2012), Gutierrez e Catani (2013), Libâneo (2001, 2004), Lück (1998, 2009, 2011) e Paro (2001). A pesquisa possibilitou identificar a proposta de gestão que é praticada nas Escolas, e paralelamente constatou que em ambas as Instituições a gestão é permeada de uma constante e forte participação. Além disso, a pesquisa também apontou, que o quesito participação dos pais, em alguns casos, necessita de um olhar mais amplo e de mais conscientização de sua prática. |
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O exercício da participação da comunidade escolar na gestão de escolas de educação infantilEscolas - Organização e administraçãoEducação infantilEducação - Participação dos paisGestão democráticaA presente pesquisa teve como proposta a análise de como a participação da comunidade escolar se efetiva no contexto institucional, visando o exercício da gestão democrática participativa em duas Escolas de Educação Infantil do município de Feliz/RS. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, sendo que o principal instrumento para levantamento de dados foram as entrevistas individuais e semiestruturadas com três gestoras. Os dados coletados foram analisados e organizados em categorias, sendo elas: as concepções sobre gestão e participação; possibilidades de participação promovidas pela gestão; participação efetiva da comunidade escolar. O referencial teórico que guiou as reflexões acerca da participação e da proposta de gestão democrática foi fundamentalmente baseado em autores como: Bordonave (1983), Gadoti e Romão (2012), Gutierrez e Catani (2013), Libâneo (2001, 2004), Lück (1998, 2009, 2011) e Paro (2001). A pesquisa possibilitou identificar a proposta de gestão que é praticada nas Escolas, e paralelamente constatou que em ambas as Instituições a gestão é permeada de uma constante e forte participação. Além disso, a pesquisa também apontou, que o quesito participação dos pais, em alguns casos, necessita de um olhar mais amplo e de mais conscientização de sua prática.The present research had as proposal the analysis of how the participation of the school community is effective in the institutional context, aiming at the exercise of participative democratic management in two Schools of Infantile Education of the municipality of Feliz / RS. The study was characterized as a qualitative research, and the main instrument for data collection was the individual and semi-structured interviews with three managers. The collected data were analyzed and organized in four categories, being: conceptions about management and participation; possibilities of participation promoted by management; effective participation of the school community. The theoretical reference that guided the reflections about participation and the proposal of democratic management was fundamentally based on authors such as Bordonave (1983), Gadoti and Romão (2012), Gutierrez and Catani (2013), Libâneo (2001, 2004), Lück (1998, 2009, 2011) and Paro (2001). The research made it possible to identify the management proposal that is practiced in the Schools, and at the same time found that in both Institutions management is permeated by a constant and strong participation. In addition, the research also pointed out that the question of parental participation in some cases, it needs a broader look and more awareness of its practice.Antich, Andréia VeridianaZimmer, Michele2021-06-10T00:16:45Z2021-06-10T00:16:45Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfapplication/pdfhttps://dspace.ifrs.edu.br/xmlui/handle/123456789/294porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional do IFRSinstname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)instacron:IFRS2021-06-10T00:25:48Zoai:dspace.ifrs.edu.br:123456789/294Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ifrs.edu.br/oai/requestri@ifrs.edu.bropendoar:2021-06-10T00:25:48Repositório Institucional do IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)false |
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