A plataforma App Inventor e a construção do pensamento computacional no Ensino Médio Integrado ao Técnico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardinale, Carolina Leite
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11449/255928
http://lattes.cnpq.br/2474849157313541
https://orcid.org/0000-0002-0532-0025
Resumo: O tema da pesquisa versa sobre a integração do Pensamento Computacional (PC) no currículo educacional, especificamente no Ensino Médio integrado ao técnico. Assim, teve como objetivo geral verificar a viabilidade e adequação de um material em conjunto uma plataforma de programação didática, conceitos de programação para aplicativos móveis e conceitos de Pensamento Computacional, de modo a colaborar com a melhora do processo de ensino e aprendizagem da Lógica de Programação e como objetivos específicos, a criação um Guia Didático Interativo, chamado CEL-LOGIC, para o Desenvolvimento de Aplicativos Móveis, usando o App Inventor com o propósito de auxiliar no ensino e aprendizagem dos iniciantes em programação e na introdução do PC para solução de desafios, criação de um protocolo de avaliação, especificamente, sobre os conteúdos da disciplina Desenvolvimento de Aplicativos Móveis I e avaliação da aprendizagem dos alunos sobre conhecimentos em Programação por meio do uso do Guia Didático Interativo CEL-LOGIC. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola técnica estadual, de uma cidade de porte médio do interior do estado de São Paulo, participaram da pesquisa estudantes da 2ª série, série esta que já concluíram a disciplina de Lógica de Programação e já conhecem os conceitos básicos de programação. Foram instrumentos de coleta de dados formulário de avaliação diagnóstica, roteiro de aplicação das atividades, menções obtidas pelos alunos durante os bimestres e formulário de avaliação do uso do Guia Didático Interativo CEL-LOGIC. Como resultados obtidos vale ressaltar a aquisição de novos conhecimentos, por meio da Programação de Aplicativos Móveis e a construção da aprendizagem a partir do PC.
id UNSP_16610995bf8bd74cdaf6efa42d731742
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/255928
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling A plataforma App Inventor e a construção do pensamento computacional no Ensino Médio Integrado ao TécnicoThe App Inventor platform and the construction of computational thinking in Integrated Technical High SchoolPensamento computacionalEnsino de lógica de programaçãoMIT App InventorEnsino MédioComputational thinkingProgramming logic teachingHigh schoolO tema da pesquisa versa sobre a integração do Pensamento Computacional (PC) no currículo educacional, especificamente no Ensino Médio integrado ao técnico. Assim, teve como objetivo geral verificar a viabilidade e adequação de um material em conjunto uma plataforma de programação didática, conceitos de programação para aplicativos móveis e conceitos de Pensamento Computacional, de modo a colaborar com a melhora do processo de ensino e aprendizagem da Lógica de Programação e como objetivos específicos, a criação um Guia Didático Interativo, chamado CEL-LOGIC, para o Desenvolvimento de Aplicativos Móveis, usando o App Inventor com o propósito de auxiliar no ensino e aprendizagem dos iniciantes em programação e na introdução do PC para solução de desafios, criação de um protocolo de avaliação, especificamente, sobre os conteúdos da disciplina Desenvolvimento de Aplicativos Móveis I e avaliação da aprendizagem dos alunos sobre conhecimentos em Programação por meio do uso do Guia Didático Interativo CEL-LOGIC. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola técnica estadual, de uma cidade de porte médio do interior do estado de São Paulo, participaram da pesquisa estudantes da 2ª série, série esta que já concluíram a disciplina de Lógica de Programação e já conhecem os conceitos básicos de programação. Foram instrumentos de coleta de dados formulário de avaliação diagnóstica, roteiro de aplicação das atividades, menções obtidas pelos alunos durante os bimestres e formulário de avaliação do uso do Guia Didático Interativo CEL-LOGIC. Como resultados obtidos vale ressaltar a aquisição de novos conhecimentos, por meio da Programação de Aplicativos Móveis e a construção da aprendizagem a partir do PC.The research theme revolves around the integration of Computational Thinking (CT) into the educational syllabus, specifically in High School integrated with technical education. Thus, the general objective was to verify the feasibility and adequacy of a material combined with a didactic programming platform, programming concepts for mobile applications, and Computational Thinking concepts, in order to contribute to the improvement of the teaching and learning process of Programming Logic. The specific objectives included the creation of an Interactive Didactic Guide, called CEL-LOGIC, for Mobile Applications Development, using App Inventor with the purpose of assisting beginners in programming teaching and learning and introducing CT for problemsolving challenges, creating an assessment protocol specifically on the contents of the Mobile Applications Development I discipline and evaluating students' learning about programming knowledge through the use of the Interactive Didactic Guide CELLOGIC. The research was conducted in a state technical school, in a medium-sized city in the interior of the state of São Paulo. Students from the 2nd grade participated in the research, a grade that has already gone through the Programming Logic discipline and already knows the basic programming concepts. Data collection instruments included a diagnostic evaluation form, application script for activities, grades obtained by students during the bimesters, and an evaluation form for the use of the Interactive Didactic Guide CEL-LOGIC. The results pointed to the acquisition of new knowledge through Mobile Applications Programming to build CT learning.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Tezani, Thais Cristina Rodrigues [UNESP]Cardinale, Carolina Leite2024-06-11T13:52:55Z2024-06-11T13:52:55Z2024-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCARDINALE, Carolina Leite. A plataforma App Inventor e a construção do pensamento computacional no Ensino Médio Integrado ao Técnico. 2024. Dissertação (Mestrado em Docência para Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.https://hdl.handle.net/11449/255928http://lattes.cnpq.br/2474849157313541https://orcid.org/0000-0002-0532-0025porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T06:15:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/255928Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:46:41.455367Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv A plataforma App Inventor e a construção do pensamento computacional no Ensino Médio Integrado ao Técnico
The App Inventor platform and the construction of computational thinking in Integrated Technical High School
title A plataforma App Inventor e a construção do pensamento computacional no Ensino Médio Integrado ao Técnico
spellingShingle A plataforma App Inventor e a construção do pensamento computacional no Ensino Médio Integrado ao Técnico
Cardinale, Carolina Leite
Pensamento computacional
Ensino de lógica de programação
MIT App Inventor
Ensino Médio
Computational thinking
Programming logic teaching
High school
title_short A plataforma App Inventor e a construção do pensamento computacional no Ensino Médio Integrado ao Técnico
title_full A plataforma App Inventor e a construção do pensamento computacional no Ensino Médio Integrado ao Técnico
title_fullStr A plataforma App Inventor e a construção do pensamento computacional no Ensino Médio Integrado ao Técnico
title_full_unstemmed A plataforma App Inventor e a construção do pensamento computacional no Ensino Médio Integrado ao Técnico
title_sort A plataforma App Inventor e a construção do pensamento computacional no Ensino Médio Integrado ao Técnico
author Cardinale, Carolina Leite
author_facet Cardinale, Carolina Leite
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tezani, Thais Cristina Rodrigues [UNESP]
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardinale, Carolina Leite
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento computacional
Ensino de lógica de programação
MIT App Inventor
Ensino Médio
Computational thinking
Programming logic teaching
High school
topic Pensamento computacional
Ensino de lógica de programação
MIT App Inventor
Ensino Médio
Computational thinking
Programming logic teaching
High school
description O tema da pesquisa versa sobre a integração do Pensamento Computacional (PC) no currículo educacional, especificamente no Ensino Médio integrado ao técnico. Assim, teve como objetivo geral verificar a viabilidade e adequação de um material em conjunto uma plataforma de programação didática, conceitos de programação para aplicativos móveis e conceitos de Pensamento Computacional, de modo a colaborar com a melhora do processo de ensino e aprendizagem da Lógica de Programação e como objetivos específicos, a criação um Guia Didático Interativo, chamado CEL-LOGIC, para o Desenvolvimento de Aplicativos Móveis, usando o App Inventor com o propósito de auxiliar no ensino e aprendizagem dos iniciantes em programação e na introdução do PC para solução de desafios, criação de um protocolo de avaliação, especificamente, sobre os conteúdos da disciplina Desenvolvimento de Aplicativos Móveis I e avaliação da aprendizagem dos alunos sobre conhecimentos em Programação por meio do uso do Guia Didático Interativo CEL-LOGIC. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola técnica estadual, de uma cidade de porte médio do interior do estado de São Paulo, participaram da pesquisa estudantes da 2ª série, série esta que já concluíram a disciplina de Lógica de Programação e já conhecem os conceitos básicos de programação. Foram instrumentos de coleta de dados formulário de avaliação diagnóstica, roteiro de aplicação das atividades, menções obtidas pelos alunos durante os bimestres e formulário de avaliação do uso do Guia Didático Interativo CEL-LOGIC. Como resultados obtidos vale ressaltar a aquisição de novos conhecimentos, por meio da Programação de Aplicativos Móveis e a construção da aprendizagem a partir do PC.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-06-11T13:52:55Z
2024-06-11T13:52:55Z
2024-05-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARDINALE, Carolina Leite. A plataforma App Inventor e a construção do pensamento computacional no Ensino Médio Integrado ao Técnico. 2024. Dissertação (Mestrado em Docência para Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
https://hdl.handle.net/11449/255928
http://lattes.cnpq.br/2474849157313541
https://orcid.org/0000-0002-0532-0025
identifier_str_mv CARDINALE, Carolina Leite. A plataforma App Inventor e a construção do pensamento computacional no Ensino Médio Integrado ao Técnico. 2024. Dissertação (Mestrado em Docência para Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.
url https://hdl.handle.net/11449/255928
http://lattes.cnpq.br/2474849157313541
https://orcid.org/0000-0002-0532-0025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129247206703104