Produção de material didático para a alfabetização de jovens e adultos do programa brasil alfabetizado em araraquara: uma estratégia de formação de educadores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139845 |
Resumo: | Apresentamos neste trabalho um relato das atividades realizadas no âmbito do projeto: “Formação Continuada de alfabetizadores do MOVA/Brasil Alfabetizado de Araraquara”, financiado com recursos da Prefeitura do Município, em convênio com a FUNDUNESP e vinculado ao Núcleo de Ensino. O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade do processo de alfabetização, por meio da produção de materiais pedagógicos e sequências de atividades didáticas. A produção do material de forma colaborativa com os alfabetizadores se configura também como estratégia de formação continuada. A metodologia utilizada baseia-se na pesquisa-ação, tendo como uma de suas referências a proposta da Engenharia Didática. A produção do material didático deu-se a partir de encontros os alfabetizadores, nos quais foram levantados temas geradores que fariam parte do universo cultural dos educandos. Esse rol de temas foi utilizado para selecionar 50 textos e 50 palavras geradoras. O conjunto de temas, textos e palavras com respectivos exercícios de uso da linguagem escrita está sendo sistematizado em uma coleção de quatro cadernos didáticos, de acordo com cinco níveis de dificuldade de aprendizado e o grau de instrução ortográfica necessária em cada nível. Como resultado foi produzido o esquema geral dos cadernos e um modelo detalhado para o trabalho com cada texto e palavra geradora. Uma versão preliminar desse modelo foi debatida com os alfabetizadores e aplicada nas salas de alfabetização. Ao mesmo tempo em que o material vai sendo produzido, a participação direta dos alfabetizadores e bolsistas nesse processo possibilita um conjunto de discussões sobre os fundamentos e implicações das sequências de atividades didáticas, contribuindo para aprofundar a formação teórica e metodológica desses educadores. |
id |
UNSP_168067f02e151b93cf37d1eb6c17bb00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/139845 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Produção de material didático para a alfabetização de jovens e adultos do programa brasil alfabetizado em araraquara: uma estratégia de formação de educadoresAlfabetização de jovens e adultosEJAMaterial didáticoApresentamos neste trabalho um relato das atividades realizadas no âmbito do projeto: “Formação Continuada de alfabetizadores do MOVA/Brasil Alfabetizado de Araraquara”, financiado com recursos da Prefeitura do Município, em convênio com a FUNDUNESP e vinculado ao Núcleo de Ensino. O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade do processo de alfabetização, por meio da produção de materiais pedagógicos e sequências de atividades didáticas. A produção do material de forma colaborativa com os alfabetizadores se configura também como estratégia de formação continuada. A metodologia utilizada baseia-se na pesquisa-ação, tendo como uma de suas referências a proposta da Engenharia Didática. A produção do material didático deu-se a partir de encontros os alfabetizadores, nos quais foram levantados temas geradores que fariam parte do universo cultural dos educandos. Esse rol de temas foi utilizado para selecionar 50 textos e 50 palavras geradoras. O conjunto de temas, textos e palavras com respectivos exercícios de uso da linguagem escrita está sendo sistematizado em uma coleção de quatro cadernos didáticos, de acordo com cinco níveis de dificuldade de aprendizado e o grau de instrução ortográfica necessária em cada nível. Como resultado foi produzido o esquema geral dos cadernos e um modelo detalhado para o trabalho com cada texto e palavra geradora. Uma versão preliminar desse modelo foi debatida com os alfabetizadores e aplicada nas salas de alfabetização. Ao mesmo tempo em que o material vai sendo produzido, a participação direta dos alfabetizadores e bolsistas nesse processo possibilita um conjunto de discussões sobre os fundamentos e implicações das sequências de atividades didáticas, contribuindo para aprofundar a formação teórica e metodológica desses educadores.Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (FUNDUNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), AraraquaraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mazzeu, Francisco J. C. [UNESP]Campos, Haroldo [UNESP]Rocha, Raquel [UNESP]Braga, Renata [UNESP]2016-06-28T17:31:56Z2016-06-28T17:31:56Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6400-6410application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6400-64109708-2011http://hdl.handle.net/11449/139845ISSN2236-9708-2011-6400-6410.pdfporCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-10T18:53:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139845Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:24:04.142586Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção de material didático para a alfabetização de jovens e adultos do programa brasil alfabetizado em araraquara: uma estratégia de formação de educadores |
title |
Produção de material didático para a alfabetização de jovens e adultos do programa brasil alfabetizado em araraquara: uma estratégia de formação de educadores |
spellingShingle |
Produção de material didático para a alfabetização de jovens e adultos do programa brasil alfabetizado em araraquara: uma estratégia de formação de educadores Mazzeu, Francisco J. C. [UNESP] Alfabetização de jovens e adultos EJA Material didático |
title_short |
Produção de material didático para a alfabetização de jovens e adultos do programa brasil alfabetizado em araraquara: uma estratégia de formação de educadores |
title_full |
Produção de material didático para a alfabetização de jovens e adultos do programa brasil alfabetizado em araraquara: uma estratégia de formação de educadores |
title_fullStr |
Produção de material didático para a alfabetização de jovens e adultos do programa brasil alfabetizado em araraquara: uma estratégia de formação de educadores |
title_full_unstemmed |
Produção de material didático para a alfabetização de jovens e adultos do programa brasil alfabetizado em araraquara: uma estratégia de formação de educadores |
title_sort |
Produção de material didático para a alfabetização de jovens e adultos do programa brasil alfabetizado em araraquara: uma estratégia de formação de educadores |
author |
Mazzeu, Francisco J. C. [UNESP] |
author_facet |
Mazzeu, Francisco J. C. [UNESP] Campos, Haroldo [UNESP] Rocha, Raquel [UNESP] Braga, Renata [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Haroldo [UNESP] Rocha, Raquel [UNESP] Braga, Renata [UNESP] |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mazzeu, Francisco J. C. [UNESP] Campos, Haroldo [UNESP] Rocha, Raquel [UNESP] Braga, Renata [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização de jovens e adultos EJA Material didático |
topic |
Alfabetização de jovens e adultos EJA Material didático |
description |
Apresentamos neste trabalho um relato das atividades realizadas no âmbito do projeto: “Formação Continuada de alfabetizadores do MOVA/Brasil Alfabetizado de Araraquara”, financiado com recursos da Prefeitura do Município, em convênio com a FUNDUNESP e vinculado ao Núcleo de Ensino. O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade do processo de alfabetização, por meio da produção de materiais pedagógicos e sequências de atividades didáticas. A produção do material de forma colaborativa com os alfabetizadores se configura também como estratégia de formação continuada. A metodologia utilizada baseia-se na pesquisa-ação, tendo como uma de suas referências a proposta da Engenharia Didática. A produção do material didático deu-se a partir de encontros os alfabetizadores, nos quais foram levantados temas geradores que fariam parte do universo cultural dos educandos. Esse rol de temas foi utilizado para selecionar 50 textos e 50 palavras geradoras. O conjunto de temas, textos e palavras com respectivos exercícios de uso da linguagem escrita está sendo sistematizado em uma coleção de quatro cadernos didáticos, de acordo com cinco níveis de dificuldade de aprendizado e o grau de instrução ortográfica necessária em cada nível. Como resultado foi produzido o esquema geral dos cadernos e um modelo detalhado para o trabalho com cada texto e palavra geradora. Uma versão preliminar desse modelo foi debatida com os alfabetizadores e aplicada nas salas de alfabetização. Ao mesmo tempo em que o material vai sendo produzido, a participação direta dos alfabetizadores e bolsistas nesse processo possibilita um conjunto de discussões sobre os fundamentos e implicações das sequências de atividades didáticas, contribuindo para aprofundar a formação teórica e metodológica desses educadores. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 2016-06-28T17:31:56Z 2016-06-28T17:31:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6400-6410 9708-2011 http://hdl.handle.net/11449/139845 ISSN2236-9708-2011-6400-6410.pdf |
url |
http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/139845 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6400-6410 9708-2011 ISSN2236-9708-2011-6400-6410.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
6400-6410 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128508543631360 |