Produção de material didático para a alfabetização de jovens e adultos do programa brasil alfabetizado em araraquara: uma estratégia de formação de educadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzeu, Francisco J. C. [UNESP]
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Campos, Haroldo [UNESP], Rocha, Raquel [UNESP], Braga, Renata [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139845
Resumo: Apresentamos neste trabalho um relato das atividades realizadas no âmbito do projeto: “Formação Continuada de alfabetizadores do MOVA/Brasil Alfabetizado de Araraquara”, financiado com recursos da Prefeitura do Município, em convênio com a FUNDUNESP e vinculado ao Núcleo de Ensino. O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade do processo de alfabetização, por meio da produção de materiais pedagógicos e sequências de atividades didáticas. A produção do material de forma colaborativa com os alfabetizadores se configura também como estratégia de formação continuada. A metodologia utilizada baseia-se na pesquisa-ação, tendo como uma de suas referências a proposta da Engenharia Didática. A produção do material didático deu-se a partir de encontros os alfabetizadores, nos quais foram levantados temas geradores que fariam parte do universo cultural dos educandos. Esse rol de temas foi utilizado para selecionar 50 textos e 50 palavras geradoras. O conjunto de temas, textos e palavras com respectivos exercícios de uso da linguagem escrita está sendo sistematizado em uma coleção de quatro cadernos didáticos, de acordo com cinco níveis de dificuldade de aprendizado e o grau de instrução ortográfica necessária em cada nível. Como resultado foi produzido o esquema geral dos cadernos e um modelo detalhado para o trabalho com cada texto e palavra geradora. Uma versão preliminar desse modelo foi debatida com os alfabetizadores e aplicada nas salas de alfabetização. Ao mesmo tempo em que o material vai sendo produzido, a participação direta dos alfabetizadores e bolsistas nesse processo possibilita um conjunto de discussões sobre os fundamentos e implicações das sequências de atividades didáticas, contribuindo para aprofundar a formação teórica e metodológica desses educadores.
id UNSP_168067f02e151b93cf37d1eb6c17bb00
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/139845
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Produção de material didático para a alfabetização de jovens e adultos do programa brasil alfabetizado em araraquara: uma estratégia de formação de educadoresAlfabetização de jovens e adultosEJAMaterial didáticoApresentamos neste trabalho um relato das atividades realizadas no âmbito do projeto: “Formação Continuada de alfabetizadores do MOVA/Brasil Alfabetizado de Araraquara”, financiado com recursos da Prefeitura do Município, em convênio com a FUNDUNESP e vinculado ao Núcleo de Ensino. O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade do processo de alfabetização, por meio da produção de materiais pedagógicos e sequências de atividades didáticas. A produção do material de forma colaborativa com os alfabetizadores se configura também como estratégia de formação continuada. A metodologia utilizada baseia-se na pesquisa-ação, tendo como uma de suas referências a proposta da Engenharia Didática. A produção do material didático deu-se a partir de encontros os alfabetizadores, nos quais foram levantados temas geradores que fariam parte do universo cultural dos educandos. Esse rol de temas foi utilizado para selecionar 50 textos e 50 palavras geradoras. O conjunto de temas, textos e palavras com respectivos exercícios de uso da linguagem escrita está sendo sistematizado em uma coleção de quatro cadernos didáticos, de acordo com cinco níveis de dificuldade de aprendizado e o grau de instrução ortográfica necessária em cada nível. Como resultado foi produzido o esquema geral dos cadernos e um modelo detalhado para o trabalho com cada texto e palavra geradora. Uma versão preliminar desse modelo foi debatida com os alfabetizadores e aplicada nas salas de alfabetização. Ao mesmo tempo em que o material vai sendo produzido, a participação direta dos alfabetizadores e bolsistas nesse processo possibilita um conjunto de discussões sobre os fundamentos e implicações das sequências de atividades didáticas, contribuindo para aprofundar a formação teórica e metodológica desses educadores.Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (FUNDUNESP)Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Didática, Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), AraraquaraUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mazzeu, Francisco J. C. [UNESP]Campos, Haroldo [UNESP]Rocha, Raquel [UNESP]Braga, Renata [UNESP]2016-06-28T17:31:56Z2016-06-28T17:31:56Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject6400-6410application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6400-64109708-2011http://hdl.handle.net/11449/139845ISSN2236-9708-2011-6400-6410.pdfporCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-10T18:53:20Zoai:repositorio.unesp.br:11449/139845Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T15:24:04.142586Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de material didático para a alfabetização de jovens e adultos do programa brasil alfabetizado em araraquara: uma estratégia de formação de educadores
title Produção de material didático para a alfabetização de jovens e adultos do programa brasil alfabetizado em araraquara: uma estratégia de formação de educadores
spellingShingle Produção de material didático para a alfabetização de jovens e adultos do programa brasil alfabetizado em araraquara: uma estratégia de formação de educadores
Mazzeu, Francisco J. C. [UNESP]
Alfabetização de jovens e adultos
EJA
Material didático
title_short Produção de material didático para a alfabetização de jovens e adultos do programa brasil alfabetizado em araraquara: uma estratégia de formação de educadores
title_full Produção de material didático para a alfabetização de jovens e adultos do programa brasil alfabetizado em araraquara: uma estratégia de formação de educadores
title_fullStr Produção de material didático para a alfabetização de jovens e adultos do programa brasil alfabetizado em araraquara: uma estratégia de formação de educadores
title_full_unstemmed Produção de material didático para a alfabetização de jovens e adultos do programa brasil alfabetizado em araraquara: uma estratégia de formação de educadores
title_sort Produção de material didático para a alfabetização de jovens e adultos do programa brasil alfabetizado em araraquara: uma estratégia de formação de educadores
author Mazzeu, Francisco J. C. [UNESP]
author_facet Mazzeu, Francisco J. C. [UNESP]
Campos, Haroldo [UNESP]
Rocha, Raquel [UNESP]
Braga, Renata [UNESP]
author_role author
author2 Campos, Haroldo [UNESP]
Rocha, Raquel [UNESP]
Braga, Renata [UNESP]
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzeu, Francisco J. C. [UNESP]
Campos, Haroldo [UNESP]
Rocha, Raquel [UNESP]
Braga, Renata [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização de jovens e adultos
EJA
Material didático
topic Alfabetização de jovens e adultos
EJA
Material didático
description Apresentamos neste trabalho um relato das atividades realizadas no âmbito do projeto: “Formação Continuada de alfabetizadores do MOVA/Brasil Alfabetizado de Araraquara”, financiado com recursos da Prefeitura do Município, em convênio com a FUNDUNESP e vinculado ao Núcleo de Ensino. O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade do processo de alfabetização, por meio da produção de materiais pedagógicos e sequências de atividades didáticas. A produção do material de forma colaborativa com os alfabetizadores se configura também como estratégia de formação continuada. A metodologia utilizada baseia-se na pesquisa-ação, tendo como uma de suas referências a proposta da Engenharia Didática. A produção do material didático deu-se a partir de encontros os alfabetizadores, nos quais foram levantados temas geradores que fariam parte do universo cultural dos educandos. Esse rol de temas foi utilizado para selecionar 50 textos e 50 palavras geradoras. O conjunto de temas, textos e palavras com respectivos exercícios de uso da linguagem escrita está sendo sistematizado em uma coleção de quatro cadernos didáticos, de acordo com cinco níveis de dificuldade de aprendizado e o grau de instrução ortográfica necessária em cada nível. Como resultado foi produzido o esquema geral dos cadernos e um modelo detalhado para o trabalho com cada texto e palavra geradora. Uma versão preliminar desse modelo foi debatida com os alfabetizadores e aplicada nas salas de alfabetização. Ao mesmo tempo em que o material vai sendo produzido, a participação direta dos alfabetizadores e bolsistas nesse processo possibilita um conjunto de discussões sobre os fundamentos e implicações das sequências de atividades didáticas, contribuindo para aprofundar a formação teórica e metodológica desses educadores.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-06-28T17:31:56Z
2016-06-28T17:31:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6400-6410
9708-2011
http://hdl.handle.net/11449/139845
ISSN2236-9708-2011-6400-6410.pdf
url http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
http://hdl.handle.net/11449/139845
identifier_str_mv CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 6400-6410
9708-2011
ISSN2236-9708-2011-6400-6410.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 6400-6410
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128508543631360