O desenvolvimento de novas estratégias de alfabetização no PEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos de Araraquara

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mazzeu, Francisco José Carvalho [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Antonietti, Paula Fernanda [UNESP], Arxer, Eliana Alves [UNESP], Balmant, Jacqueline Michelle de Assis [UNESP], Barbosa, Carolina Moreira [UNESP], Costa, Henrique Nogueira [UNESP], Ferreira, Larissa de Paula [UNESP], Francisco, Livia Dalva [UNESP], Garcez, Danilo Henrique Gomes [UNESP], Garcia, Cássia Regina dos Santos [UNESP], Leiva, Talita Maria [UNESP], Lima, Ana Heloisa Souza [UNESP], Pigatin, Guilherme Henrique [UNESP], Silva, Sara Caluz [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MTAxMDI=
http://hdl.handle.net/11449/146927
Resumo: O PEJA é um Projeto institucional da UNESP, realizado em 7 unidades (Assis, Araraquara, Bauru, Rio Claro, P. Prudente, S.J.R. Preto e Marília). Na FCL/Araraquara vem sendo desenvolvido há cerca de 8 anos. O objetivo do projeto é elaborar soluções inovadoras que contribuam para a redução do analfabetismo no município e possam ser disseminados nos sistemas públicos de ensino. O trabalho é realizado por meio de atividades diárias dos graduandos de diferentes cursos da universidade que atuam como alfabetizadores e auxiliares de alfabetização em salas de aula de escolas da periferia de Araraquara, atendendo a 32 alunos. Além das atividades em sala de aula, o projeto contempla outras ações: formação permanente dos alunos de graduação envolvidos, por meio de reuniões semanais, elaboração coletiva de atividades didáticas e avaliação dos resultados; formação inicial e continuada dos 24 alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado de Araraquara por meio de encontros mensais e reuniões intensivas de planejamento; assessoria à equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação através de reuniões semanais com a equipe de supervisoras e gestores. Os principais resultados obtidos pelo projeto nos últimos dois anos são: 24 alfabetizadores passaram e continuam passando pelo processo de formação continuada; 1 conjunto de materiais didáticos está em processo de elaboração e validação, consolidando uma abordagem metodológica inovadora baseada no uso de textos e imagens como elementos motivadores da alfabetização; 400 alfabetizandos foram beneficiados com o apoio da universidade, gerando um aumento das matrículas e do número de formandos, bem como a redução da evasão. Em termos da pesquisa acadêmica: sete trabalhos foram apresentados em eventos em 2012 e há previsão de pelo menos 5 em 2013; foram publicados sete resumos em anais de congressos, três trabalhos completos e dois capítulos de livro. No que se refere ao ensino, ocorreu: oferta de um curso de extensão em 2012; oferta de uma disciplina optativa na Licenciatura em Pedagogia: "Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos" em 2013; previsão de oferta de uma disciplina optativa na Pós-Graduação em Educação: "Alfabetização e Trabalho" para 2014. Apesar dos avanços obtidos ainda persistem alguns desafios no âmbito da política pública de alfabetização no município: falta de prioridade para a alfabetização e a educação de jovens e adultos; fragilidades da política pública federal (Programa Brasil Alfabetizado - PBA); precariedade das escolas públicas; alto índice de evasão. No aspecto metodológico, o PEJA vem consolidando uma abordagem histórico-cultural, baseada no contato com textos que expressam uma visão crítica da sociedade, a partir dos quais se realiza um trabalho sistemático visando ao domínio consciente das relações grafo-fonêmicas e a produção de novos textos, tendo como modelo o texto inicial. Dessa forma, procura-se assegurar a superação de dicotomias como: alfabetização x letramento, leitura significativa x consciência fonológica e várias outras que têm dificultado a elaboração e implementação de propostas viáveis para a alfabetização de jovens e adultos.
id UNSP_86c557f06f76bd7b884a3ff11fab8788
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/146927
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O desenvolvimento de novas estratégias de alfabetização no PEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos de AraraquaraAlfabetizaçãoEJAMetodologiaO PEJA é um Projeto institucional da UNESP, realizado em 7 unidades (Assis, Araraquara, Bauru, Rio Claro, P. Prudente, S.J.R. Preto e Marília). Na FCL/Araraquara vem sendo desenvolvido há cerca de 8 anos. O objetivo do projeto é elaborar soluções inovadoras que contribuam para a redução do analfabetismo no município e possam ser disseminados nos sistemas públicos de ensino. O trabalho é realizado por meio de atividades diárias dos graduandos de diferentes cursos da universidade que atuam como alfabetizadores e auxiliares de alfabetização em salas de aula de escolas da periferia de Araraquara, atendendo a 32 alunos. Além das atividades em sala de aula, o projeto contempla outras ações: formação permanente dos alunos de graduação envolvidos, por meio de reuniões semanais, elaboração coletiva de atividades didáticas e avaliação dos resultados; formação inicial e continuada dos 24 alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado de Araraquara por meio de encontros mensais e reuniões intensivas de planejamento; assessoria à equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação através de reuniões semanais com a equipe de supervisoras e gestores. Os principais resultados obtidos pelo projeto nos últimos dois anos são: 24 alfabetizadores passaram e continuam passando pelo processo de formação continuada; 1 conjunto de materiais didáticos está em processo de elaboração e validação, consolidando uma abordagem metodológica inovadora baseada no uso de textos e imagens como elementos motivadores da alfabetização; 400 alfabetizandos foram beneficiados com o apoio da universidade, gerando um aumento das matrículas e do número de formandos, bem como a redução da evasão. Em termos da pesquisa acadêmica: sete trabalhos foram apresentados em eventos em 2012 e há previsão de pelo menos 5 em 2013; foram publicados sete resumos em anais de congressos, três trabalhos completos e dois capítulos de livro. No que se refere ao ensino, ocorreu: oferta de um curso de extensão em 2012; oferta de uma disciplina optativa na Licenciatura em Pedagogia: "Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos" em 2013; previsão de oferta de uma disciplina optativa na Pós-Graduação em Educação: "Alfabetização e Trabalho" para 2014. Apesar dos avanços obtidos ainda persistem alguns desafios no âmbito da política pública de alfabetização no município: falta de prioridade para a alfabetização e a educação de jovens e adultos; fragilidades da política pública federal (Programa Brasil Alfabetizado - PBA); precariedade das escolas públicas; alto índice de evasão. No aspecto metodológico, o PEJA vem consolidando uma abordagem histórico-cultural, baseada no contato com textos que expressam uma visão crítica da sociedade, a partir dos quais se realiza um trabalho sistemático visando ao domínio consciente das relações grafo-fonêmicas e a produção de novos textos, tendo como modelo o texto inicial. Dessa forma, procura-se assegurar a superação de dicotomias como: alfabetização x letramento, leitura significativa x consciência fonológica e várias outras que têm dificultado a elaboração e implementação de propostas viáveis para a alfabetização de jovens e adultos.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mazzeu, Francisco José Carvalho [UNESP]Antonietti, Paula Fernanda [UNESP]Arxer, Eliana Alves [UNESP]Balmant, Jacqueline Michelle de Assis [UNESP]Barbosa, Carolina Moreira [UNESP]Costa, Henrique Nogueira [UNESP]Ferreira, Larissa de Paula [UNESP]Francisco, Livia Dalva [UNESP]Garcez, Danilo Henrique Gomes [UNESP]Garcia, Cássia Regina dos Santos [UNESP]Leiva, Talita Maria [UNESP]Lima, Ana Heloisa Souza [UNESP]Pigatin, Guilherme Henrique [UNESP]Silva, Sara Caluz [UNESP]2017-01-02T15:40:00Z2017-01-02T15:40:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject10102application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MTAxMDI=CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09265http://hdl.handle.net/11449/1469272013-10102-mazzeu.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:53:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146927Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:24:57.055748Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento de novas estratégias de alfabetização no PEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos de Araraquara
title O desenvolvimento de novas estratégias de alfabetização no PEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos de Araraquara
spellingShingle O desenvolvimento de novas estratégias de alfabetização no PEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos de Araraquara
Mazzeu, Francisco José Carvalho [UNESP]
Alfabetização
EJA
Metodologia
title_short O desenvolvimento de novas estratégias de alfabetização no PEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos de Araraquara
title_full O desenvolvimento de novas estratégias de alfabetização no PEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos de Araraquara
title_fullStr O desenvolvimento de novas estratégias de alfabetização no PEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos de Araraquara
title_full_unstemmed O desenvolvimento de novas estratégias de alfabetização no PEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos de Araraquara
title_sort O desenvolvimento de novas estratégias de alfabetização no PEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos de Araraquara
author Mazzeu, Francisco José Carvalho [UNESP]
author_facet Mazzeu, Francisco José Carvalho [UNESP]
Antonietti, Paula Fernanda [UNESP]
Arxer, Eliana Alves [UNESP]
Balmant, Jacqueline Michelle de Assis [UNESP]
Barbosa, Carolina Moreira [UNESP]
Costa, Henrique Nogueira [UNESP]
Ferreira, Larissa de Paula [UNESP]
Francisco, Livia Dalva [UNESP]
Garcez, Danilo Henrique Gomes [UNESP]
Garcia, Cássia Regina dos Santos [UNESP]
Leiva, Talita Maria [UNESP]
Lima, Ana Heloisa Souza [UNESP]
Pigatin, Guilherme Henrique [UNESP]
Silva, Sara Caluz [UNESP]
author_role author
author2 Antonietti, Paula Fernanda [UNESP]
Arxer, Eliana Alves [UNESP]
Balmant, Jacqueline Michelle de Assis [UNESP]
Barbosa, Carolina Moreira [UNESP]
Costa, Henrique Nogueira [UNESP]
Ferreira, Larissa de Paula [UNESP]
Francisco, Livia Dalva [UNESP]
Garcez, Danilo Henrique Gomes [UNESP]
Garcia, Cássia Regina dos Santos [UNESP]
Leiva, Talita Maria [UNESP]
Lima, Ana Heloisa Souza [UNESP]
Pigatin, Guilherme Henrique [UNESP]
Silva, Sara Caluz [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Mazzeu, Francisco José Carvalho [UNESP]
Antonietti, Paula Fernanda [UNESP]
Arxer, Eliana Alves [UNESP]
Balmant, Jacqueline Michelle de Assis [UNESP]
Barbosa, Carolina Moreira [UNESP]
Costa, Henrique Nogueira [UNESP]
Ferreira, Larissa de Paula [UNESP]
Francisco, Livia Dalva [UNESP]
Garcez, Danilo Henrique Gomes [UNESP]
Garcia, Cássia Regina dos Santos [UNESP]
Leiva, Talita Maria [UNESP]
Lima, Ana Heloisa Souza [UNESP]
Pigatin, Guilherme Henrique [UNESP]
Silva, Sara Caluz [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
EJA
Metodologia
topic Alfabetização
EJA
Metodologia
description O PEJA é um Projeto institucional da UNESP, realizado em 7 unidades (Assis, Araraquara, Bauru, Rio Claro, P. Prudente, S.J.R. Preto e Marília). Na FCL/Araraquara vem sendo desenvolvido há cerca de 8 anos. O objetivo do projeto é elaborar soluções inovadoras que contribuam para a redução do analfabetismo no município e possam ser disseminados nos sistemas públicos de ensino. O trabalho é realizado por meio de atividades diárias dos graduandos de diferentes cursos da universidade que atuam como alfabetizadores e auxiliares de alfabetização em salas de aula de escolas da periferia de Araraquara, atendendo a 32 alunos. Além das atividades em sala de aula, o projeto contempla outras ações: formação permanente dos alunos de graduação envolvidos, por meio de reuniões semanais, elaboração coletiva de atividades didáticas e avaliação dos resultados; formação inicial e continuada dos 24 alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado de Araraquara por meio de encontros mensais e reuniões intensivas de planejamento; assessoria à equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação através de reuniões semanais com a equipe de supervisoras e gestores. Os principais resultados obtidos pelo projeto nos últimos dois anos são: 24 alfabetizadores passaram e continuam passando pelo processo de formação continuada; 1 conjunto de materiais didáticos está em processo de elaboração e validação, consolidando uma abordagem metodológica inovadora baseada no uso de textos e imagens como elementos motivadores da alfabetização; 400 alfabetizandos foram beneficiados com o apoio da universidade, gerando um aumento das matrículas e do número de formandos, bem como a redução da evasão. Em termos da pesquisa acadêmica: sete trabalhos foram apresentados em eventos em 2012 e há previsão de pelo menos 5 em 2013; foram publicados sete resumos em anais de congressos, três trabalhos completos e dois capítulos de livro. No que se refere ao ensino, ocorreu: oferta de um curso de extensão em 2012; oferta de uma disciplina optativa na Licenciatura em Pedagogia: "Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos" em 2013; previsão de oferta de uma disciplina optativa na Pós-Graduação em Educação: "Alfabetização e Trabalho" para 2014. Apesar dos avanços obtidos ainda persistem alguns desafios no âmbito da política pública de alfabetização no município: falta de prioridade para a alfabetização e a educação de jovens e adultos; fragilidades da política pública federal (Programa Brasil Alfabetizado - PBA); precariedade das escolas públicas; alto índice de evasão. No aspecto metodológico, o PEJA vem consolidando uma abordagem histórico-cultural, baseada no contato com textos que expressam uma visão crítica da sociedade, a partir dos quais se realiza um trabalho sistemático visando ao domínio consciente das relações grafo-fonêmicas e a produção de novos textos, tendo como modelo o texto inicial. Dessa forma, procura-se assegurar a superação de dicotomias como: alfabetização x letramento, leitura significativa x consciência fonológica e várias outras que têm dificultado a elaboração e implementação de propostas viáveis para a alfabetização de jovens e adultos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-01-02T15:40:00Z
2017-01-02T15:40:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MTAxMDI=
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09265
http://hdl.handle.net/11449/146927
2013-10102-mazzeu.pdf
url http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MTAxMDI=
http://hdl.handle.net/11449/146927
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09265
2013-10102-mazzeu.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 10102
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129064915959808