O desenvolvimento de novas estratégias de alfabetização no PEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos de Araraquara
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MTAxMDI= http://hdl.handle.net/11449/146927 |
Resumo: | O PEJA é um Projeto institucional da UNESP, realizado em 7 unidades (Assis, Araraquara, Bauru, Rio Claro, P. Prudente, S.J.R. Preto e Marília). Na FCL/Araraquara vem sendo desenvolvido há cerca de 8 anos. O objetivo do projeto é elaborar soluções inovadoras que contribuam para a redução do analfabetismo no município e possam ser disseminados nos sistemas públicos de ensino. O trabalho é realizado por meio de atividades diárias dos graduandos de diferentes cursos da universidade que atuam como alfabetizadores e auxiliares de alfabetização em salas de aula de escolas da periferia de Araraquara, atendendo a 32 alunos. Além das atividades em sala de aula, o projeto contempla outras ações: formação permanente dos alunos de graduação envolvidos, por meio de reuniões semanais, elaboração coletiva de atividades didáticas e avaliação dos resultados; formação inicial e continuada dos 24 alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado de Araraquara por meio de encontros mensais e reuniões intensivas de planejamento; assessoria à equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação através de reuniões semanais com a equipe de supervisoras e gestores. Os principais resultados obtidos pelo projeto nos últimos dois anos são: 24 alfabetizadores passaram e continuam passando pelo processo de formação continuada; 1 conjunto de materiais didáticos está em processo de elaboração e validação, consolidando uma abordagem metodológica inovadora baseada no uso de textos e imagens como elementos motivadores da alfabetização; 400 alfabetizandos foram beneficiados com o apoio da universidade, gerando um aumento das matrículas e do número de formandos, bem como a redução da evasão. Em termos da pesquisa acadêmica: sete trabalhos foram apresentados em eventos em 2012 e há previsão de pelo menos 5 em 2013; foram publicados sete resumos em anais de congressos, três trabalhos completos e dois capítulos de livro. No que se refere ao ensino, ocorreu: oferta de um curso de extensão em 2012; oferta de uma disciplina optativa na Licenciatura em Pedagogia: "Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos" em 2013; previsão de oferta de uma disciplina optativa na Pós-Graduação em Educação: "Alfabetização e Trabalho" para 2014. Apesar dos avanços obtidos ainda persistem alguns desafios no âmbito da política pública de alfabetização no município: falta de prioridade para a alfabetização e a educação de jovens e adultos; fragilidades da política pública federal (Programa Brasil Alfabetizado - PBA); precariedade das escolas públicas; alto índice de evasão. No aspecto metodológico, o PEJA vem consolidando uma abordagem histórico-cultural, baseada no contato com textos que expressam uma visão crítica da sociedade, a partir dos quais se realiza um trabalho sistemático visando ao domínio consciente das relações grafo-fonêmicas e a produção de novos textos, tendo como modelo o texto inicial. Dessa forma, procura-se assegurar a superação de dicotomias como: alfabetização x letramento, leitura significativa x consciência fonológica e várias outras que têm dificultado a elaboração e implementação de propostas viáveis para a alfabetização de jovens e adultos. |
id |
UNSP_86c557f06f76bd7b884a3ff11fab8788 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/146927 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O desenvolvimento de novas estratégias de alfabetização no PEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos de AraraquaraAlfabetizaçãoEJAMetodologiaO PEJA é um Projeto institucional da UNESP, realizado em 7 unidades (Assis, Araraquara, Bauru, Rio Claro, P. Prudente, S.J.R. Preto e Marília). Na FCL/Araraquara vem sendo desenvolvido há cerca de 8 anos. O objetivo do projeto é elaborar soluções inovadoras que contribuam para a redução do analfabetismo no município e possam ser disseminados nos sistemas públicos de ensino. O trabalho é realizado por meio de atividades diárias dos graduandos de diferentes cursos da universidade que atuam como alfabetizadores e auxiliares de alfabetização em salas de aula de escolas da periferia de Araraquara, atendendo a 32 alunos. Além das atividades em sala de aula, o projeto contempla outras ações: formação permanente dos alunos de graduação envolvidos, por meio de reuniões semanais, elaboração coletiva de atividades didáticas e avaliação dos resultados; formação inicial e continuada dos 24 alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado de Araraquara por meio de encontros mensais e reuniões intensivas de planejamento; assessoria à equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação através de reuniões semanais com a equipe de supervisoras e gestores. Os principais resultados obtidos pelo projeto nos últimos dois anos são: 24 alfabetizadores passaram e continuam passando pelo processo de formação continuada; 1 conjunto de materiais didáticos está em processo de elaboração e validação, consolidando uma abordagem metodológica inovadora baseada no uso de textos e imagens como elementos motivadores da alfabetização; 400 alfabetizandos foram beneficiados com o apoio da universidade, gerando um aumento das matrículas e do número de formandos, bem como a redução da evasão. Em termos da pesquisa acadêmica: sete trabalhos foram apresentados em eventos em 2012 e há previsão de pelo menos 5 em 2013; foram publicados sete resumos em anais de congressos, três trabalhos completos e dois capítulos de livro. No que se refere ao ensino, ocorreu: oferta de um curso de extensão em 2012; oferta de uma disciplina optativa na Licenciatura em Pedagogia: "Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos" em 2013; previsão de oferta de uma disciplina optativa na Pós-Graduação em Educação: "Alfabetização e Trabalho" para 2014. Apesar dos avanços obtidos ainda persistem alguns desafios no âmbito da política pública de alfabetização no município: falta de prioridade para a alfabetização e a educação de jovens e adultos; fragilidades da política pública federal (Programa Brasil Alfabetizado - PBA); precariedade das escolas públicas; alto índice de evasão. No aspecto metodológico, o PEJA vem consolidando uma abordagem histórico-cultural, baseada no contato com textos que expressam uma visão crítica da sociedade, a partir dos quais se realiza um trabalho sistemático visando ao domínio consciente das relações grafo-fonêmicas e a produção de novos textos, tendo como modelo o texto inicial. Dessa forma, procura-se assegurar a superação de dicotomias como: alfabetização x letramento, leitura significativa x consciência fonológica e várias outras que têm dificultado a elaboração e implementação de propostas viáveis para a alfabetização de jovens e adultos.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras (FCLAR), Departamento de Didática, Araraquara, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Mazzeu, Francisco José Carvalho [UNESP]Antonietti, Paula Fernanda [UNESP]Arxer, Eliana Alves [UNESP]Balmant, Jacqueline Michelle de Assis [UNESP]Barbosa, Carolina Moreira [UNESP]Costa, Henrique Nogueira [UNESP]Ferreira, Larissa de Paula [UNESP]Francisco, Livia Dalva [UNESP]Garcez, Danilo Henrique Gomes [UNESP]Garcia, Cássia Regina dos Santos [UNESP]Leiva, Talita Maria [UNESP]Lima, Ana Heloisa Souza [UNESP]Pigatin, Guilherme Henrique [UNESP]Silva, Sara Caluz [UNESP]2017-01-02T15:40:00Z2017-01-02T15:40:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject10102application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MTAxMDI=CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09265http://hdl.handle.net/11449/1469272013-10102-mazzeu.pdfPROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-10T18:53:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146927Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:24:57.055748Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento de novas estratégias de alfabetização no PEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos de Araraquara |
title |
O desenvolvimento de novas estratégias de alfabetização no PEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos de Araraquara |
spellingShingle |
O desenvolvimento de novas estratégias de alfabetização no PEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos de Araraquara Mazzeu, Francisco José Carvalho [UNESP] Alfabetização EJA Metodologia |
title_short |
O desenvolvimento de novas estratégias de alfabetização no PEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos de Araraquara |
title_full |
O desenvolvimento de novas estratégias de alfabetização no PEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos de Araraquara |
title_fullStr |
O desenvolvimento de novas estratégias de alfabetização no PEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos de Araraquara |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento de novas estratégias de alfabetização no PEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos de Araraquara |
title_sort |
O desenvolvimento de novas estratégias de alfabetização no PEJA - Programa de Educação de Jovens e Adultos de Araraquara |
author |
Mazzeu, Francisco José Carvalho [UNESP] |
author_facet |
Mazzeu, Francisco José Carvalho [UNESP] Antonietti, Paula Fernanda [UNESP] Arxer, Eliana Alves [UNESP] Balmant, Jacqueline Michelle de Assis [UNESP] Barbosa, Carolina Moreira [UNESP] Costa, Henrique Nogueira [UNESP] Ferreira, Larissa de Paula [UNESP] Francisco, Livia Dalva [UNESP] Garcez, Danilo Henrique Gomes [UNESP] Garcia, Cássia Regina dos Santos [UNESP] Leiva, Talita Maria [UNESP] Lima, Ana Heloisa Souza [UNESP] Pigatin, Guilherme Henrique [UNESP] Silva, Sara Caluz [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Antonietti, Paula Fernanda [UNESP] Arxer, Eliana Alves [UNESP] Balmant, Jacqueline Michelle de Assis [UNESP] Barbosa, Carolina Moreira [UNESP] Costa, Henrique Nogueira [UNESP] Ferreira, Larissa de Paula [UNESP] Francisco, Livia Dalva [UNESP] Garcez, Danilo Henrique Gomes [UNESP] Garcia, Cássia Regina dos Santos [UNESP] Leiva, Talita Maria [UNESP] Lima, Ana Heloisa Souza [UNESP] Pigatin, Guilherme Henrique [UNESP] Silva, Sara Caluz [UNESP] |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mazzeu, Francisco José Carvalho [UNESP] Antonietti, Paula Fernanda [UNESP] Arxer, Eliana Alves [UNESP] Balmant, Jacqueline Michelle de Assis [UNESP] Barbosa, Carolina Moreira [UNESP] Costa, Henrique Nogueira [UNESP] Ferreira, Larissa de Paula [UNESP] Francisco, Livia Dalva [UNESP] Garcez, Danilo Henrique Gomes [UNESP] Garcia, Cássia Regina dos Santos [UNESP] Leiva, Talita Maria [UNESP] Lima, Ana Heloisa Souza [UNESP] Pigatin, Guilherme Henrique [UNESP] Silva, Sara Caluz [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização EJA Metodologia |
topic |
Alfabetização EJA Metodologia |
description |
O PEJA é um Projeto institucional da UNESP, realizado em 7 unidades (Assis, Araraquara, Bauru, Rio Claro, P. Prudente, S.J.R. Preto e Marília). Na FCL/Araraquara vem sendo desenvolvido há cerca de 8 anos. O objetivo do projeto é elaborar soluções inovadoras que contribuam para a redução do analfabetismo no município e possam ser disseminados nos sistemas públicos de ensino. O trabalho é realizado por meio de atividades diárias dos graduandos de diferentes cursos da universidade que atuam como alfabetizadores e auxiliares de alfabetização em salas de aula de escolas da periferia de Araraquara, atendendo a 32 alunos. Além das atividades em sala de aula, o projeto contempla outras ações: formação permanente dos alunos de graduação envolvidos, por meio de reuniões semanais, elaboração coletiva de atividades didáticas e avaliação dos resultados; formação inicial e continuada dos 24 alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado de Araraquara por meio de encontros mensais e reuniões intensivas de planejamento; assessoria à equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação através de reuniões semanais com a equipe de supervisoras e gestores. Os principais resultados obtidos pelo projeto nos últimos dois anos são: 24 alfabetizadores passaram e continuam passando pelo processo de formação continuada; 1 conjunto de materiais didáticos está em processo de elaboração e validação, consolidando uma abordagem metodológica inovadora baseada no uso de textos e imagens como elementos motivadores da alfabetização; 400 alfabetizandos foram beneficiados com o apoio da universidade, gerando um aumento das matrículas e do número de formandos, bem como a redução da evasão. Em termos da pesquisa acadêmica: sete trabalhos foram apresentados em eventos em 2012 e há previsão de pelo menos 5 em 2013; foram publicados sete resumos em anais de congressos, três trabalhos completos e dois capítulos de livro. No que se refere ao ensino, ocorreu: oferta de um curso de extensão em 2012; oferta de uma disciplina optativa na Licenciatura em Pedagogia: "Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos" em 2013; previsão de oferta de uma disciplina optativa na Pós-Graduação em Educação: "Alfabetização e Trabalho" para 2014. Apesar dos avanços obtidos ainda persistem alguns desafios no âmbito da política pública de alfabetização no município: falta de prioridade para a alfabetização e a educação de jovens e adultos; fragilidades da política pública federal (Programa Brasil Alfabetizado - PBA); precariedade das escolas públicas; alto índice de evasão. No aspecto metodológico, o PEJA vem consolidando uma abordagem histórico-cultural, baseada no contato com textos que expressam uma visão crítica da sociedade, a partir dos quais se realiza um trabalho sistemático visando ao domínio consciente das relações grafo-fonêmicas e a produção de novos textos, tendo como modelo o texto inicial. Dessa forma, procura-se assegurar a superação de dicotomias como: alfabetização x letramento, leitura significativa x consciência fonológica e várias outras que têm dificultado a elaboração e implementação de propostas viáveis para a alfabetização de jovens e adultos. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2017-01-02T15:40:00Z 2017-01-02T15:40:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MTAxMDI= CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09265 http://hdl.handle.net/11449/146927 2013-10102-mazzeu.pdf |
url |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=MTAxMDI= http://hdl.handle.net/11449/146927 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09265 2013-10102-mazzeu.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
10102 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129064915959808 |