Práticas de leitura e escrita na Educação Infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/237274 |
Resumo: | A leitura e a escrita na educação infantil é um tema amplamente discutido no campo educacional, o qual contempla diferentes perspectivas dos profissionais, contudo, ainda hoje existe um conflito em conseguir contemplar essa temática através da ludicidade sem provocar a antecipação da alfabetização. Dessa forma, a presente pesquisa busca abordar a inserção da cultura escrita na educação infantil, com a finalidade de contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos de idade. O objetivo geral é analisar a importância das práticas de leitura e escrita na Educação Infantil de forma lúdica sem a intenção da antecipação da alfabetização. Os objetivos específicos consistem em relatar práticas de leitura e escrita na Educação Infantil; expor a importância do ler para uma criança e dela própria ter o contato e a tentativa de leitura; diferenciar as práticas de ler e de contar uma história para uma criança; e apresentar atividades de leitura e escrita que possibilitem relaciona-las com as vivências do cotidiano da criança para assim analisar a importância que causará em seu desenvolvimento e aprendizagem com ligação a cultura escrita. Os resultados indicam a leitura e a escrita como eixos fundamentais para o desenvolvimento de uma criança na Educação Infantil de forma que a mesma atribua significados para suas ações, relacionando o aprendizado com as vivências cotidianas. A abordagem utilizada no trabalho é qualitativa e será feito por meio de levantamento bibliográfico realizado compreendendo a publicação de livros entre 1996 a 2018, nos acervos das instituições Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho, campus Rio Claro; e Escola Municipal Miecio Cavalheiro Bonilha- Piracicaba/SP, os quais tratam sobre a importância da realização de atividades lúdicas de leitura e de escrita no desenvolvimento da criança para o mundo letrado. |
id |
UNSP_169d0aefee2e46eb82cfa50c7f6236d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/237274 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Práticas de leitura e escrita na Educação InfantilReading and writing practices in early Childhood EducationLeitura e escritaLudicidadeEducação infantilReadingWritingPlayfulnessChild educationA leitura e a escrita na educação infantil é um tema amplamente discutido no campo educacional, o qual contempla diferentes perspectivas dos profissionais, contudo, ainda hoje existe um conflito em conseguir contemplar essa temática através da ludicidade sem provocar a antecipação da alfabetização. Dessa forma, a presente pesquisa busca abordar a inserção da cultura escrita na educação infantil, com a finalidade de contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos de idade. O objetivo geral é analisar a importância das práticas de leitura e escrita na Educação Infantil de forma lúdica sem a intenção da antecipação da alfabetização. Os objetivos específicos consistem em relatar práticas de leitura e escrita na Educação Infantil; expor a importância do ler para uma criança e dela própria ter o contato e a tentativa de leitura; diferenciar as práticas de ler e de contar uma história para uma criança; e apresentar atividades de leitura e escrita que possibilitem relaciona-las com as vivências do cotidiano da criança para assim analisar a importância que causará em seu desenvolvimento e aprendizagem com ligação a cultura escrita. Os resultados indicam a leitura e a escrita como eixos fundamentais para o desenvolvimento de uma criança na Educação Infantil de forma que a mesma atribua significados para suas ações, relacionando o aprendizado com as vivências cotidianas. A abordagem utilizada no trabalho é qualitativa e será feito por meio de levantamento bibliográfico realizado compreendendo a publicação de livros entre 1996 a 2018, nos acervos das instituições Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho, campus Rio Claro; e Escola Municipal Miecio Cavalheiro Bonilha- Piracicaba/SP, os quais tratam sobre a importância da realização de atividades lúdicas de leitura e de escrita no desenvolvimento da criança para o mundo letrado.Reading and writing in early childhood education is a topic widely discussed in the educational field, which contemplates different perspectives of professionals, however, even today there is a conflict in being able to contemplate this theme through playfulness without causing the anticipation of literacy. Thus, this research seeks to address the insertion of written culture in early childhood education, in order to contribute to the learning and development of children from 0 to 5 years of age. The general objective is to analyze the importance of reading and writing practices in Early Childhood Education in a playful way without the intention of anticipating literacy. The specific objectives are to report reading and writing practices in Early Childhood Education; expose the importance of reading for a child and himself have contact and attempt to read; differentiate the practices of reading and telling a story to a child; and present reading and writing activities that enable relate them with the experiences of daily life of the child to thus analyze the importance that will cause in its development and learning with connection to written culture. The results indicate reading and writing as fundamental axes for the development of a child in Early Childhood Education so that it attributes meanings to their actions, relating learning to daily experiences. The approach used in the work is qualitative and will be done through a bibliographic survey conducted comprising the publication of books between 1996 and 2018, in the collections of the institutions Paulista State University - Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro campus; and Municipal School Miecio Cavalheiro Bonilha - Piracicaba / SP, which deal with the importance of performing playful activities of reading and writing in the development of the child for the literate world.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Osti, Andreia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Fuzatto, Michele2022-10-31T13:07:22Z2022-10-31T13:07:22Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/237274porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-09-30T06:00:44Zoai:repositorio.unesp.br:11449/237274Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T13:31:47.972343Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de leitura e escrita na Educação Infantil Reading and writing practices in early Childhood Education |
title |
Práticas de leitura e escrita na Educação Infantil |
spellingShingle |
Práticas de leitura e escrita na Educação Infantil Fuzatto, Michele Leitura e escrita Ludicidade Educação infantil Reading Writing Playfulness Child education |
title_short |
Práticas de leitura e escrita na Educação Infantil |
title_full |
Práticas de leitura e escrita na Educação Infantil |
title_fullStr |
Práticas de leitura e escrita na Educação Infantil |
title_full_unstemmed |
Práticas de leitura e escrita na Educação Infantil |
title_sort |
Práticas de leitura e escrita na Educação Infantil |
author |
Fuzatto, Michele |
author_facet |
Fuzatto, Michele |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Osti, Andreia [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fuzatto, Michele |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura e escrita Ludicidade Educação infantil Reading Writing Playfulness Child education |
topic |
Leitura e escrita Ludicidade Educação infantil Reading Writing Playfulness Child education |
description |
A leitura e a escrita na educação infantil é um tema amplamente discutido no campo educacional, o qual contempla diferentes perspectivas dos profissionais, contudo, ainda hoje existe um conflito em conseguir contemplar essa temática através da ludicidade sem provocar a antecipação da alfabetização. Dessa forma, a presente pesquisa busca abordar a inserção da cultura escrita na educação infantil, com a finalidade de contribuir para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças de 0 a 5 anos de idade. O objetivo geral é analisar a importância das práticas de leitura e escrita na Educação Infantil de forma lúdica sem a intenção da antecipação da alfabetização. Os objetivos específicos consistem em relatar práticas de leitura e escrita na Educação Infantil; expor a importância do ler para uma criança e dela própria ter o contato e a tentativa de leitura; diferenciar as práticas de ler e de contar uma história para uma criança; e apresentar atividades de leitura e escrita que possibilitem relaciona-las com as vivências do cotidiano da criança para assim analisar a importância que causará em seu desenvolvimento e aprendizagem com ligação a cultura escrita. Os resultados indicam a leitura e a escrita como eixos fundamentais para o desenvolvimento de uma criança na Educação Infantil de forma que a mesma atribua significados para suas ações, relacionando o aprendizado com as vivências cotidianas. A abordagem utilizada no trabalho é qualitativa e será feito por meio de levantamento bibliográfico realizado compreendendo a publicação de livros entre 1996 a 2018, nos acervos das instituições Universidade Estadual Paulista – Júlio de Mesquita Filho, campus Rio Claro; e Escola Municipal Miecio Cavalheiro Bonilha- Piracicaba/SP, os quais tratam sobre a importância da realização de atividades lúdicas de leitura e de escrita no desenvolvimento da criança para o mundo letrado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2022-10-31T13:07:22Z 2022-10-31T13:07:22Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/237274 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/237274 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128243161628672 |