Educação ambiental e qualidade de vida na casa da natureza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Jader [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Rodrigues, Valdemir Antonio [UNESP], Jordan, Carolina [UNESP], Fausto, Caroline dos Santos [UNESP], Camargo, Gabriella Ferreira de [UNESP], Marcacini, Júlia de Araújo [UNESP], Andrade, Larissa Ambrosio de [UNESP], Geraldini, Luana Zamboni [UNESP], Hernandes, Maysa [UNESP], Roedas, Mirian Papin [UNESP], Souza, Nayara Rodrigues de [UNESP], Maschetti, Samara Henrique [UNESP], Moreira, Tiago [UNESP], Gonçalves, Vinícius [UNESP], Sartori, André [UNESP], Alves, Antoniella Baldini [UNESP], Souza, Carolina Dias [UNESP], Carvalho, Yuzen Marin Kunisawa [UNESP]
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTkwNA==
http://hdl.handle.net/11449/146911
Resumo: Introdução: A Casa da Natureza promove um intercâmbio socioambiental visando à promoção do desenvolvimento humano, com mudanças de paradigmas através da conscientização e ações na natureza. Plantando as sementes da educação ambiental, com crianças, jovens e professores, colhendo a melhoria da qualidade de vida da comunidade, do ambiente na trilha do Lageado. Objetivos: desenvolver técnicas pedagógicas que despertem o interesse e a criatividade do aluno na Trilha, Praça Sustentável e, Creche PIEC. Sensibilização dos alunos de ensino fundamental. Melhorar a qualidade de vida da comunidade com mudanças de cenários, jardins coloridos, sensitivos e, trilhas. Métodos: É fundamental a visualização de possibilidades e mudanças de três cenários focando a sustentabilidade e qualidade de vida. Os três cenários: 1ºna creche PIEC com crianças, 2ºda casa da família, 3ºda praça sustentável. O mini-jardim e a horta na casa da FAMILIA. Na praça sustentável: há inserção da energia solar, calçada ecológica, quatro portais da natureza, trilha sensitiva, relógio de sol, biodiversidade para contemplação de novos valores e conscientização. Na trilha a aplicação dos 5 sentidos: visão, audição, paladar, tato e olfato para o despertar da sensibilização, observação, reflexão, raciocínio e criatividade nas questões ambientais, água, nascentes, biodiversidade, sustentabilidade, lixo e reciclagem. Resultados: Na creche: o cenário das cores nas hortas e jardins são elos multiplicadores de transformação da paisagem, da família e, da comunidade envolvida. Na praça sustentável os elementos de sustentabilidade estimulam os jovens na conservação do Planeta com energia limpa, calçadas ecológicas, infiltração da água e biodiversidade. A sensibilização na trilha sobre conservação da água nas nascentes, biodiversidade e, reciclagem do lixo são fundamentais no desenvolvimento sustentável. Conclusões: As técnicas pedagógicas alternativas despertam o interesse, reflexão e criatividade do aluno. A construção dos novos cenários com cores estimula a transformação do indivíduo motiva as crianças e as famílias para o novo despertar do amanhã com maiores perspectivas e qualidade de vida. O passeio na trilha em contato com a natureza, nascentes, fauna e cachoeiras, lixo e reciclagem é uma forma de promover a cidadania. Desenvolvimento do SER humano com novos valores de cidadão do futuro da humanidade.
id UNSP_16b14d6b4b374f1b29b1c4702b66e3d2
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/146911
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Educação ambiental e qualidade de vida na casa da naturezaCenários coloridosTrilhaPraça sustentávelSustentabilidadeQualidade de vidaIntrodução: A Casa da Natureza promove um intercâmbio socioambiental visando à promoção do desenvolvimento humano, com mudanças de paradigmas através da conscientização e ações na natureza. Plantando as sementes da educação ambiental, com crianças, jovens e professores, colhendo a melhoria da qualidade de vida da comunidade, do ambiente na trilha do Lageado. Objetivos: desenvolver técnicas pedagógicas que despertem o interesse e a criatividade do aluno na Trilha, Praça Sustentável e, Creche PIEC. Sensibilização dos alunos de ensino fundamental. Melhorar a qualidade de vida da comunidade com mudanças de cenários, jardins coloridos, sensitivos e, trilhas. Métodos: É fundamental a visualização de possibilidades e mudanças de três cenários focando a sustentabilidade e qualidade de vida. Os três cenários: 1ºna creche PIEC com crianças, 2ºda casa da família, 3ºda praça sustentável. O mini-jardim e a horta na casa da FAMILIA. Na praça sustentável: há inserção da energia solar, calçada ecológica, quatro portais da natureza, trilha sensitiva, relógio de sol, biodiversidade para contemplação de novos valores e conscientização. Na trilha a aplicação dos 5 sentidos: visão, audição, paladar, tato e olfato para o despertar da sensibilização, observação, reflexão, raciocínio e criatividade nas questões ambientais, água, nascentes, biodiversidade, sustentabilidade, lixo e reciclagem. Resultados: Na creche: o cenário das cores nas hortas e jardins são elos multiplicadores de transformação da paisagem, da família e, da comunidade envolvida. Na praça sustentável os elementos de sustentabilidade estimulam os jovens na conservação do Planeta com energia limpa, calçadas ecológicas, infiltração da água e biodiversidade. A sensibilização na trilha sobre conservação da água nas nascentes, biodiversidade e, reciclagem do lixo são fundamentais no desenvolvimento sustentável. Conclusões: As técnicas pedagógicas alternativas despertam o interesse, reflexão e criatividade do aluno. A construção dos novos cenários com cores estimula a transformação do indivíduo motiva as crianças e as famílias para o novo despertar do amanhã com maiores perspectivas e qualidade de vida. O passeio na trilha em contato com a natureza, nascentes, fauna e cachoeiras, lixo e reciclagem é uma forma de promover a cidadania. Desenvolvimento do SER humano com novos valores de cidadão do futuro da humanidade.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Ciência Florestal, Faculdade de Ciências Agronômicas de BotucatuUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Ciência Florestal, Faculdade de Ciências Agronômicas de BotucatuUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Andrade, Jader [UNESP]Rodrigues, Valdemir Antonio [UNESP]Jordan, Carolina [UNESP]Fausto, Caroline dos Santos [UNESP]Camargo, Gabriella Ferreira de [UNESP]Marcacini, Júlia de Araújo [UNESP]Andrade, Larissa Ambrosio de [UNESP]Geraldini, Luana Zamboni [UNESP]Hernandes, Maysa [UNESP]Roedas, Mirian Papin [UNESP]Souza, Nayara Rodrigues de [UNESP]Maschetti, Samara Henrique [UNESP]Moreira, Tiago [UNESP]Gonçalves, Vinícius [UNESP]Sartori, André [UNESP]Alves, Antoniella Baldini [UNESP]Souza, Carolina Dias [UNESP]Carvalho, Yuzen Marin Kunisawa [UNESP]2017-01-02T15:39:57Z2017-01-02T15:39:57Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09904application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTkwNA==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09899http://hdl.handle.net/11449/1469112013-09904-andrade.pdf3258670289217718PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-30T13:11:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146911Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-30T13:11:28Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental e qualidade de vida na casa da natureza
title Educação ambiental e qualidade de vida na casa da natureza
spellingShingle Educação ambiental e qualidade de vida na casa da natureza
Andrade, Jader [UNESP]
Cenários coloridos
Trilha
Praça sustentável
Sustentabilidade
Qualidade de vida
title_short Educação ambiental e qualidade de vida na casa da natureza
title_full Educação ambiental e qualidade de vida na casa da natureza
title_fullStr Educação ambiental e qualidade de vida na casa da natureza
title_full_unstemmed Educação ambiental e qualidade de vida na casa da natureza
title_sort Educação ambiental e qualidade de vida na casa da natureza
author Andrade, Jader [UNESP]
author_facet Andrade, Jader [UNESP]
Rodrigues, Valdemir Antonio [UNESP]
Jordan, Carolina [UNESP]
Fausto, Caroline dos Santos [UNESP]
Camargo, Gabriella Ferreira de [UNESP]
Marcacini, Júlia de Araújo [UNESP]
Andrade, Larissa Ambrosio de [UNESP]
Geraldini, Luana Zamboni [UNESP]
Hernandes, Maysa [UNESP]
Roedas, Mirian Papin [UNESP]
Souza, Nayara Rodrigues de [UNESP]
Maschetti, Samara Henrique [UNESP]
Moreira, Tiago [UNESP]
Gonçalves, Vinícius [UNESP]
Sartori, André [UNESP]
Alves, Antoniella Baldini [UNESP]
Souza, Carolina Dias [UNESP]
Carvalho, Yuzen Marin Kunisawa [UNESP]
author_role author
author2 Rodrigues, Valdemir Antonio [UNESP]
Jordan, Carolina [UNESP]
Fausto, Caroline dos Santos [UNESP]
Camargo, Gabriella Ferreira de [UNESP]
Marcacini, Júlia de Araújo [UNESP]
Andrade, Larissa Ambrosio de [UNESP]
Geraldini, Luana Zamboni [UNESP]
Hernandes, Maysa [UNESP]
Roedas, Mirian Papin [UNESP]
Souza, Nayara Rodrigues de [UNESP]
Maschetti, Samara Henrique [UNESP]
Moreira, Tiago [UNESP]
Gonçalves, Vinícius [UNESP]
Sartori, André [UNESP]
Alves, Antoniella Baldini [UNESP]
Souza, Carolina Dias [UNESP]
Carvalho, Yuzen Marin Kunisawa [UNESP]
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Jader [UNESP]
Rodrigues, Valdemir Antonio [UNESP]
Jordan, Carolina [UNESP]
Fausto, Caroline dos Santos [UNESP]
Camargo, Gabriella Ferreira de [UNESP]
Marcacini, Júlia de Araújo [UNESP]
Andrade, Larissa Ambrosio de [UNESP]
Geraldini, Luana Zamboni [UNESP]
Hernandes, Maysa [UNESP]
Roedas, Mirian Papin [UNESP]
Souza, Nayara Rodrigues de [UNESP]
Maschetti, Samara Henrique [UNESP]
Moreira, Tiago [UNESP]
Gonçalves, Vinícius [UNESP]
Sartori, André [UNESP]
Alves, Antoniella Baldini [UNESP]
Souza, Carolina Dias [UNESP]
Carvalho, Yuzen Marin Kunisawa [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Cenários coloridos
Trilha
Praça sustentável
Sustentabilidade
Qualidade de vida
topic Cenários coloridos
Trilha
Praça sustentável
Sustentabilidade
Qualidade de vida
description Introdução: A Casa da Natureza promove um intercâmbio socioambiental visando à promoção do desenvolvimento humano, com mudanças de paradigmas através da conscientização e ações na natureza. Plantando as sementes da educação ambiental, com crianças, jovens e professores, colhendo a melhoria da qualidade de vida da comunidade, do ambiente na trilha do Lageado. Objetivos: desenvolver técnicas pedagógicas que despertem o interesse e a criatividade do aluno na Trilha, Praça Sustentável e, Creche PIEC. Sensibilização dos alunos de ensino fundamental. Melhorar a qualidade de vida da comunidade com mudanças de cenários, jardins coloridos, sensitivos e, trilhas. Métodos: É fundamental a visualização de possibilidades e mudanças de três cenários focando a sustentabilidade e qualidade de vida. Os três cenários: 1ºna creche PIEC com crianças, 2ºda casa da família, 3ºda praça sustentável. O mini-jardim e a horta na casa da FAMILIA. Na praça sustentável: há inserção da energia solar, calçada ecológica, quatro portais da natureza, trilha sensitiva, relógio de sol, biodiversidade para contemplação de novos valores e conscientização. Na trilha a aplicação dos 5 sentidos: visão, audição, paladar, tato e olfato para o despertar da sensibilização, observação, reflexão, raciocínio e criatividade nas questões ambientais, água, nascentes, biodiversidade, sustentabilidade, lixo e reciclagem. Resultados: Na creche: o cenário das cores nas hortas e jardins são elos multiplicadores de transformação da paisagem, da família e, da comunidade envolvida. Na praça sustentável os elementos de sustentabilidade estimulam os jovens na conservação do Planeta com energia limpa, calçadas ecológicas, infiltração da água e biodiversidade. A sensibilização na trilha sobre conservação da água nas nascentes, biodiversidade e, reciclagem do lixo são fundamentais no desenvolvimento sustentável. Conclusões: As técnicas pedagógicas alternativas despertam o interesse, reflexão e criatividade do aluno. A construção dos novos cenários com cores estimula a transformação do indivíduo motiva as crianças e as famílias para o novo despertar do amanhã com maiores perspectivas e qualidade de vida. O passeio na trilha em contato com a natureza, nascentes, fauna e cachoeiras, lixo e reciclagem é uma forma de promover a cidadania. Desenvolvimento do SER humano com novos valores de cidadão do futuro da humanidade.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-01-02T15:39:57Z
2017-01-02T15:39:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTkwNA==
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09899
http://hdl.handle.net/11449/146911
2013-09904-andrade.pdf
3258670289217718
url http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTkwNA==
http://hdl.handle.net/11449/146911
identifier_str_mv CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09899
2013-09904-andrade.pdf
3258670289217718
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Congresso de Extensão Universitária
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 09904
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv PROEX
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799965518758674432