Educação ambiental e qualidade de vida na casa da natureza
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTkwNA== http://hdl.handle.net/11449/146911 |
Resumo: | Introdução: A Casa da Natureza promove um intercâmbio socioambiental visando à promoção do desenvolvimento humano, com mudanças de paradigmas através da conscientização e ações na natureza. Plantando as sementes da educação ambiental, com crianças, jovens e professores, colhendo a melhoria da qualidade de vida da comunidade, do ambiente na trilha do Lageado. Objetivos: desenvolver técnicas pedagógicas que despertem o interesse e a criatividade do aluno na Trilha, Praça Sustentável e, Creche PIEC. Sensibilização dos alunos de ensino fundamental. Melhorar a qualidade de vida da comunidade com mudanças de cenários, jardins coloridos, sensitivos e, trilhas. Métodos: É fundamental a visualização de possibilidades e mudanças de três cenários focando a sustentabilidade e qualidade de vida. Os três cenários: 1ºna creche PIEC com crianças, 2ºda casa da família, 3ºda praça sustentável. O mini-jardim e a horta na casa da FAMILIA. Na praça sustentável: há inserção da energia solar, calçada ecológica, quatro portais da natureza, trilha sensitiva, relógio de sol, biodiversidade para contemplação de novos valores e conscientização. Na trilha a aplicação dos 5 sentidos: visão, audição, paladar, tato e olfato para o despertar da sensibilização, observação, reflexão, raciocínio e criatividade nas questões ambientais, água, nascentes, biodiversidade, sustentabilidade, lixo e reciclagem. Resultados: Na creche: o cenário das cores nas hortas e jardins são elos multiplicadores de transformação da paisagem, da família e, da comunidade envolvida. Na praça sustentável os elementos de sustentabilidade estimulam os jovens na conservação do Planeta com energia limpa, calçadas ecológicas, infiltração da água e biodiversidade. A sensibilização na trilha sobre conservação da água nas nascentes, biodiversidade e, reciclagem do lixo são fundamentais no desenvolvimento sustentável. Conclusões: As técnicas pedagógicas alternativas despertam o interesse, reflexão e criatividade do aluno. A construção dos novos cenários com cores estimula a transformação do indivíduo motiva as crianças e as famílias para o novo despertar do amanhã com maiores perspectivas e qualidade de vida. O passeio na trilha em contato com a natureza, nascentes, fauna e cachoeiras, lixo e reciclagem é uma forma de promover a cidadania. Desenvolvimento do SER humano com novos valores de cidadão do futuro da humanidade. |
id |
UNSP_16b14d6b4b374f1b29b1c4702b66e3d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/146911 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Educação ambiental e qualidade de vida na casa da naturezaCenários coloridosTrilhaPraça sustentávelSustentabilidadeQualidade de vidaIntrodução: A Casa da Natureza promove um intercâmbio socioambiental visando à promoção do desenvolvimento humano, com mudanças de paradigmas através da conscientização e ações na natureza. Plantando as sementes da educação ambiental, com crianças, jovens e professores, colhendo a melhoria da qualidade de vida da comunidade, do ambiente na trilha do Lageado. Objetivos: desenvolver técnicas pedagógicas que despertem o interesse e a criatividade do aluno na Trilha, Praça Sustentável e, Creche PIEC. Sensibilização dos alunos de ensino fundamental. Melhorar a qualidade de vida da comunidade com mudanças de cenários, jardins coloridos, sensitivos e, trilhas. Métodos: É fundamental a visualização de possibilidades e mudanças de três cenários focando a sustentabilidade e qualidade de vida. Os três cenários: 1ºna creche PIEC com crianças, 2ºda casa da família, 3ºda praça sustentável. O mini-jardim e a horta na casa da FAMILIA. Na praça sustentável: há inserção da energia solar, calçada ecológica, quatro portais da natureza, trilha sensitiva, relógio de sol, biodiversidade para contemplação de novos valores e conscientização. Na trilha a aplicação dos 5 sentidos: visão, audição, paladar, tato e olfato para o despertar da sensibilização, observação, reflexão, raciocínio e criatividade nas questões ambientais, água, nascentes, biodiversidade, sustentabilidade, lixo e reciclagem. Resultados: Na creche: o cenário das cores nas hortas e jardins são elos multiplicadores de transformação da paisagem, da família e, da comunidade envolvida. Na praça sustentável os elementos de sustentabilidade estimulam os jovens na conservação do Planeta com energia limpa, calçadas ecológicas, infiltração da água e biodiversidade. A sensibilização na trilha sobre conservação da água nas nascentes, biodiversidade e, reciclagem do lixo são fundamentais no desenvolvimento sustentável. Conclusões: As técnicas pedagógicas alternativas despertam o interesse, reflexão e criatividade do aluno. A construção dos novos cenários com cores estimula a transformação do indivíduo motiva as crianças e as famílias para o novo despertar do amanhã com maiores perspectivas e qualidade de vida. O passeio na trilha em contato com a natureza, nascentes, fauna e cachoeiras, lixo e reciclagem é uma forma de promover a cidadania. Desenvolvimento do SER humano com novos valores de cidadão do futuro da humanidade.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Ciência Florestal, Faculdade de Ciências Agronômicas de BotucatuUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Ciência Florestal, Faculdade de Ciências Agronômicas de BotucatuUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Andrade, Jader [UNESP]Rodrigues, Valdemir Antonio [UNESP]Jordan, Carolina [UNESP]Fausto, Caroline dos Santos [UNESP]Camargo, Gabriella Ferreira de [UNESP]Marcacini, Júlia de Araújo [UNESP]Andrade, Larissa Ambrosio de [UNESP]Geraldini, Luana Zamboni [UNESP]Hernandes, Maysa [UNESP]Roedas, Mirian Papin [UNESP]Souza, Nayara Rodrigues de [UNESP]Maschetti, Samara Henrique [UNESP]Moreira, Tiago [UNESP]Gonçalves, Vinícius [UNESP]Sartori, André [UNESP]Alves, Antoniella Baldini [UNESP]Souza, Carolina Dias [UNESP]Carvalho, Yuzen Marin Kunisawa [UNESP]2017-01-02T15:39:57Z2017-01-02T15:39:57Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject09904application/pdfhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTkwNA==CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09899http://hdl.handle.net/11449/1469112013-09904-andrade.pdf3258670289217718PROEXreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCongresso de Extensão Universitáriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-30T13:11:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/146911Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-30T13:11:28Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental e qualidade de vida na casa da natureza |
title |
Educação ambiental e qualidade de vida na casa da natureza |
spellingShingle |
Educação ambiental e qualidade de vida na casa da natureza Andrade, Jader [UNESP] Cenários coloridos Trilha Praça sustentável Sustentabilidade Qualidade de vida |
title_short |
Educação ambiental e qualidade de vida na casa da natureza |
title_full |
Educação ambiental e qualidade de vida na casa da natureza |
title_fullStr |
Educação ambiental e qualidade de vida na casa da natureza |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental e qualidade de vida na casa da natureza |
title_sort |
Educação ambiental e qualidade de vida na casa da natureza |
author |
Andrade, Jader [UNESP] |
author_facet |
Andrade, Jader [UNESP] Rodrigues, Valdemir Antonio [UNESP] Jordan, Carolina [UNESP] Fausto, Caroline dos Santos [UNESP] Camargo, Gabriella Ferreira de [UNESP] Marcacini, Júlia de Araújo [UNESP] Andrade, Larissa Ambrosio de [UNESP] Geraldini, Luana Zamboni [UNESP] Hernandes, Maysa [UNESP] Roedas, Mirian Papin [UNESP] Souza, Nayara Rodrigues de [UNESP] Maschetti, Samara Henrique [UNESP] Moreira, Tiago [UNESP] Gonçalves, Vinícius [UNESP] Sartori, André [UNESP] Alves, Antoniella Baldini [UNESP] Souza, Carolina Dias [UNESP] Carvalho, Yuzen Marin Kunisawa [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Valdemir Antonio [UNESP] Jordan, Carolina [UNESP] Fausto, Caroline dos Santos [UNESP] Camargo, Gabriella Ferreira de [UNESP] Marcacini, Júlia de Araújo [UNESP] Andrade, Larissa Ambrosio de [UNESP] Geraldini, Luana Zamboni [UNESP] Hernandes, Maysa [UNESP] Roedas, Mirian Papin [UNESP] Souza, Nayara Rodrigues de [UNESP] Maschetti, Samara Henrique [UNESP] Moreira, Tiago [UNESP] Gonçalves, Vinícius [UNESP] Sartori, André [UNESP] Alves, Antoniella Baldini [UNESP] Souza, Carolina Dias [UNESP] Carvalho, Yuzen Marin Kunisawa [UNESP] |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Jader [UNESP] Rodrigues, Valdemir Antonio [UNESP] Jordan, Carolina [UNESP] Fausto, Caroline dos Santos [UNESP] Camargo, Gabriella Ferreira de [UNESP] Marcacini, Júlia de Araújo [UNESP] Andrade, Larissa Ambrosio de [UNESP] Geraldini, Luana Zamboni [UNESP] Hernandes, Maysa [UNESP] Roedas, Mirian Papin [UNESP] Souza, Nayara Rodrigues de [UNESP] Maschetti, Samara Henrique [UNESP] Moreira, Tiago [UNESP] Gonçalves, Vinícius [UNESP] Sartori, André [UNESP] Alves, Antoniella Baldini [UNESP] Souza, Carolina Dias [UNESP] Carvalho, Yuzen Marin Kunisawa [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cenários coloridos Trilha Praça sustentável Sustentabilidade Qualidade de vida |
topic |
Cenários coloridos Trilha Praça sustentável Sustentabilidade Qualidade de vida |
description |
Introdução: A Casa da Natureza promove um intercâmbio socioambiental visando à promoção do desenvolvimento humano, com mudanças de paradigmas através da conscientização e ações na natureza. Plantando as sementes da educação ambiental, com crianças, jovens e professores, colhendo a melhoria da qualidade de vida da comunidade, do ambiente na trilha do Lageado. Objetivos: desenvolver técnicas pedagógicas que despertem o interesse e a criatividade do aluno na Trilha, Praça Sustentável e, Creche PIEC. Sensibilização dos alunos de ensino fundamental. Melhorar a qualidade de vida da comunidade com mudanças de cenários, jardins coloridos, sensitivos e, trilhas. Métodos: É fundamental a visualização de possibilidades e mudanças de três cenários focando a sustentabilidade e qualidade de vida. Os três cenários: 1ºna creche PIEC com crianças, 2ºda casa da família, 3ºda praça sustentável. O mini-jardim e a horta na casa da FAMILIA. Na praça sustentável: há inserção da energia solar, calçada ecológica, quatro portais da natureza, trilha sensitiva, relógio de sol, biodiversidade para contemplação de novos valores e conscientização. Na trilha a aplicação dos 5 sentidos: visão, audição, paladar, tato e olfato para o despertar da sensibilização, observação, reflexão, raciocínio e criatividade nas questões ambientais, água, nascentes, biodiversidade, sustentabilidade, lixo e reciclagem. Resultados: Na creche: o cenário das cores nas hortas e jardins são elos multiplicadores de transformação da paisagem, da família e, da comunidade envolvida. Na praça sustentável os elementos de sustentabilidade estimulam os jovens na conservação do Planeta com energia limpa, calçadas ecológicas, infiltração da água e biodiversidade. A sensibilização na trilha sobre conservação da água nas nascentes, biodiversidade e, reciclagem do lixo são fundamentais no desenvolvimento sustentável. Conclusões: As técnicas pedagógicas alternativas despertam o interesse, reflexão e criatividade do aluno. A construção dos novos cenários com cores estimula a transformação do indivíduo motiva as crianças e as famílias para o novo despertar do amanhã com maiores perspectivas e qualidade de vida. O passeio na trilha em contato com a natureza, nascentes, fauna e cachoeiras, lixo e reciclagem é uma forma de promover a cidadania. Desenvolvimento do SER humano com novos valores de cidadão do futuro da humanidade. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2017-01-02T15:39:57Z 2017-01-02T15:39:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTkwNA== CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09899 http://hdl.handle.net/11449/146911 2013-09904-andrade.pdf 3258670289217718 |
url |
http://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTkwNA== http://hdl.handle.net/11449/146911 |
identifier_str_mv |
CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09899 2013-09904-andrade.pdf 3258670289217718 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Congresso de Extensão Universitária |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
09904 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
PROEX reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803047254079045632 |