Ensino de química para deficientes visuais através da didática multissensorial: um estudo a partir dos anais dos eventos de educação em química (EVEQ) de 2012-2016

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Germano, Beatriz Fernanda Fenicio [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/155434
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-05-23/000883353.pdf
Resumo: According to the 1988 Constitution and the Law on the Guidelines and Bases of National Education (LDB 9394/96), sanctioned in 1996, the visually impaired are legally protected and have the right to equal conditions for access and stay in school, in addition to opportunities. However, the inclusion process of students with visual impairment in regular education is still a complex challenge. The present work consists of the theme of social inclusion, especially in the teaching for visually impaired students through multisensory didactics. The objective was to analyze the works of the EVEQ from 2012 to 2016 that address the teaching of chemistry for the visually impaired and the use (or not) of multisensory didactics as a didactic alternative. Of the 346 papers analyzed, 27 were found within the thematic of the inclusion, being that only five approached the visual deficiency, of which only one presents itself in the perspective of the multisensorial didactics. In view of the result, it is concluded that this alternative for teaching the visually impaired is still poorly applied and needs wider dissemination about inclusive education as a whole. Still according to the analyzed works it was possible to perceive that the regular school still presents many difficulties in dealing with the students with special needs, making difficult the concretization of the inclusion
id UNSP_16b223a4c93f9fbbc342491af1a0680c
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/155434
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Ensino de química para deficientes visuais através da didática multissensorial: um estudo a partir dos anais dos eventos de educação em química (EVEQ) de 2012-2016Deficientes visuaisDidáticaEducação inclusivaAccording to the 1988 Constitution and the Law on the Guidelines and Bases of National Education (LDB 9394/96), sanctioned in 1996, the visually impaired are legally protected and have the right to equal conditions for access and stay in school, in addition to opportunities. However, the inclusion process of students with visual impairment in regular education is still a complex challenge. The present work consists of the theme of social inclusion, especially in the teaching for visually impaired students through multisensory didactics. The objective was to analyze the works of the EVEQ from 2012 to 2016 that address the teaching of chemistry for the visually impaired and the use (or not) of multisensory didactics as a didactic alternative. Of the 346 papers analyzed, 27 were found within the thematic of the inclusion, being that only five approached the visual deficiency, of which only one presents itself in the perspective of the multisensorial didactics. In view of the result, it is concluded that this alternative for teaching the visually impaired is still poorly applied and needs wider dissemination about inclusive education as a whole. Still according to the analyzed works it was possible to perceive that the regular school still presents many difficulties in dealing with the students with special needs, making difficult the concretization of the inclusionSegundo a Constituição de 1988 e a Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), sancionada em 1996, os deficientes visuais são amparados legalmente e possuem o direito de igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, além de oportunidades iguais. Contudo, o processo de inclusão de alunos que apresentam deficiência visual no ensino regular ainda é um desafio complexo. O presente trabalho consiste na temática da inclusão social, especialmente no ensino para alunos deficientes visuais através da didática multissensorial. O objetivo foi analisar os trabalhos do EVEQ de 2012 a 2016 que abordam o ensino de química para deficientes visuais e a utilização (ou não) da didática multissensorial como uma alternativa didática. Dentre os 346 trabalhos analisados, 27 encontraram-se dentro da temática da inclusão, sendo que apenas cinco abordaram a deficiência visual, dentre os quais somente um apresenta-se na perspectiva da didática multissensorial. Tendo em vista o resultado, conclui-se que essa alternativa para o ensino de deficientes visuais ainda é pouco aplicada e necessita de uma divulgação mais ampla acerca da educação inclusiva como um todo. Ainda de acordo com os trabalhos analisados foi possível perceber que a escola regular ainda apresenta muitas dificuldades em lidar com os alunos com necessidades especiais, dificultando a concretização da inclusãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Denari, Gabriela Bueno [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Germano, Beatriz Fernanda Fenicio [UNESP]2018-08-30T18:21:39Z2018-08-30T18:21:39Z2017-02-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGERMANO, Beatriz Fernanda Fenicio. Ensino de química para deficientes visuais através da didática multissensorial: um estudo a partir dos anais dos eventos de educação em química (EVEQ) de 2012-2016. 2017. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Química) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2017.http://hdl.handle.net/11449/155434000883353http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-05-23/000883353.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-23T14:27:29Zoai:repositorio.unesp.br:11449/155434Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-23T14:27:29Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de química para deficientes visuais através da didática multissensorial: um estudo a partir dos anais dos eventos de educação em química (EVEQ) de 2012-2016
title Ensino de química para deficientes visuais através da didática multissensorial: um estudo a partir dos anais dos eventos de educação em química (EVEQ) de 2012-2016
spellingShingle Ensino de química para deficientes visuais através da didática multissensorial: um estudo a partir dos anais dos eventos de educação em química (EVEQ) de 2012-2016
Germano, Beatriz Fernanda Fenicio [UNESP]
Deficientes visuais
Didática
Educação inclusiva
title_short Ensino de química para deficientes visuais através da didática multissensorial: um estudo a partir dos anais dos eventos de educação em química (EVEQ) de 2012-2016
title_full Ensino de química para deficientes visuais através da didática multissensorial: um estudo a partir dos anais dos eventos de educação em química (EVEQ) de 2012-2016
title_fullStr Ensino de química para deficientes visuais através da didática multissensorial: um estudo a partir dos anais dos eventos de educação em química (EVEQ) de 2012-2016
title_full_unstemmed Ensino de química para deficientes visuais através da didática multissensorial: um estudo a partir dos anais dos eventos de educação em química (EVEQ) de 2012-2016
title_sort Ensino de química para deficientes visuais através da didática multissensorial: um estudo a partir dos anais dos eventos de educação em química (EVEQ) de 2012-2016
author Germano, Beatriz Fernanda Fenicio [UNESP]
author_facet Germano, Beatriz Fernanda Fenicio [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Denari, Gabriela Bueno [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Germano, Beatriz Fernanda Fenicio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Deficientes visuais
Didática
Educação inclusiva
topic Deficientes visuais
Didática
Educação inclusiva
description According to the 1988 Constitution and the Law on the Guidelines and Bases of National Education (LDB 9394/96), sanctioned in 1996, the visually impaired are legally protected and have the right to equal conditions for access and stay in school, in addition to opportunities. However, the inclusion process of students with visual impairment in regular education is still a complex challenge. The present work consists of the theme of social inclusion, especially in the teaching for visually impaired students through multisensory didactics. The objective was to analyze the works of the EVEQ from 2012 to 2016 that address the teaching of chemistry for the visually impaired and the use (or not) of multisensory didactics as a didactic alternative. Of the 346 papers analyzed, 27 were found within the thematic of the inclusion, being that only five approached the visual deficiency, of which only one presents itself in the perspective of the multisensorial didactics. In view of the result, it is concluded that this alternative for teaching the visually impaired is still poorly applied and needs wider dissemination about inclusive education as a whole. Still according to the analyzed works it was possible to perceive that the regular school still presents many difficulties in dealing with the students with special needs, making difficult the concretization of the inclusion
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-16
2018-08-30T18:21:39Z
2018-08-30T18:21:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GERMANO, Beatriz Fernanda Fenicio. Ensino de química para deficientes visuais através da didática multissensorial: um estudo a partir dos anais dos eventos de educação em química (EVEQ) de 2012-2016. 2017. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Química) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2017.
http://hdl.handle.net/11449/155434
000883353
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-05-23/000883353.pdf
identifier_str_mv GERMANO, Beatriz Fernanda Fenicio. Ensino de química para deficientes visuais através da didática multissensorial: um estudo a partir dos anais dos eventos de educação em química (EVEQ) de 2012-2016. 2017. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Química) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências, 2017.
000883353
url http://hdl.handle.net/11449/155434
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-05-23/000883353.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650122627678208