Alteração de Humor Devido à Pandemia Relatada por Estudantes da Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Gabriella Yukie
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/235170
Resumo: O objetivo desTe estudo foi estimar a alteração de humor devido à pandemia relatada por estudantes da Faculdade de Ciências Farmacêuticas- UNESP Araraquara, e sua relação com características demográficas. Participaram 255 estudantes dos cursos de Farmácia e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (EBB). Para caracterização da amostra, informações como idade, sexo, ano e período do curso, e nível econômico foram levantadas. Para investigar a alteração de humor foi utilizada a Escala de Humor de Brunel (BRUMS) que apresenta 24 indicadores de humor distribuídos em seis fatores (tensão, depressão, raiva, vigor, fadiga e confusão mental). Para cada fator foi calculada a soma das respostas e atribuído o percentil correspondente da população de referência. Realizou-se a comparação dos escores, por meio de Análise de Variância (ANOVA). (α=5%). A média de idade dos participantes foi de 21,25 (DP= 2,24) anos, e 73,3% eram do sexo feminino. Os indicadores raiva, confusão, humor deprimido e fadiga estiveram acima do valor esperado (>P50), e a tensão esteve muito elevada na amostra (>P75). O vigor esteve abaixo do esperado (<P50). Não houve diferença estatística entre os estudantes do curso de Farmácia e EBB. O sexo feminino apresentou maiores escores de confusão mental, fadiga e tensão do que o sexo masculino. Estudantes do 4o ano do curso apresentaram maiores escores de tensão quando comparados com o 2° ano, e a presença de atividade laboral concomitante com a graduação não interferiu no humor. Os estudantes que consideraram a socialização como insatisfatória obtiveram maiores escores de raiva , confusão mental, humor deprimido, tensão e vigor. Não houve diferença estatística nos escores de humor entre as faixas de renda familiar, no entanto, os estudantes cuja renda familiar diminuiu devido à pandemia, os escores de humor foram significativamente maiores. Os estudantes que relataram ter recebido diagnóstico de transtorno mental ao longo da vida obtiveram maiores escores de fadiga e tensão. Os resultados do estudo indicam que os estudantes apresentaram escores elevados de alteração de humor frente ao contexto de pandemia.
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Para cada fator foi calculada a soma das respostas e atribuído o percentil correspondente da população de referência. Realizou-se a comparação dos escores, por meio de Análise de Variância (ANOVA). (α=5%). A média de idade dos participantes foi de 21,25 (DP= 2,24) anos, e 73,3% eram do sexo feminino. Os indicadores raiva, confusão, humor deprimido e fadiga estiveram acima do valor esperado (>P50), e a tensão esteve muito elevada na amostra (>P75). O vigor esteve abaixo do esperado (<P50). Não houve diferença estatística entre os estudantes do curso de Farmácia e EBB. O sexo feminino apresentou maiores escores de confusão mental, fadiga e tensão do que o sexo masculino. Estudantes do 4o ano do curso apresentaram maiores escores de tensão quando comparados com o 2° ano, e a presença de atividade laboral concomitante com a graduação não interferiu no humor. Os estudantes que consideraram a socialização como insatisfatória obtiveram maiores escores de raiva , confusão mental, humor deprimido, tensão e vigor. Não houve diferença estatística nos escores de humor entre as faixas de renda familiar, no entanto, os estudantes cuja renda familiar diminuiu devido à pandemia, os escores de humor foram significativamente maiores. Os estudantes que relataram ter recebido diagnóstico de transtorno mental ao longo da vida obtiveram maiores escores de fadiga e tensão. Os resultados do estudo indicam que os estudantes apresentaram escores elevados de alteração de humor frente ao contexto de pandemia.This study aimed to estimate the mood changes as a result of the pandemic reported by students at Faculdade de Ciências Farmacêuticas - UNESP Araraquara, and its relations with demographic characteristics. A sample of 255 students from the Pharmacy and Bioprocess and Biotechnology Engineering (EBB) courses participated. To characterize the sample information such as age, sex, year and period of the course and economic level were collected. To investigate mood swings, the Brunel Mood Scale (BRUMS) was used, which presents 24 mood indicators distributed into 6 factors (tension, depression, anger, vigor, fatigue and mental confusion). For each factor the sum of the responses was calculated and the corresponding percentile of the reference population was assigned. Scores were compared using Analysis of Variance (ANOVA). (α = 5%). The mean age of participants was 21.25 (SD = 2.24) years and 73.3% were female. The indicators anger, confusion, depressed mood and fatigue were above the expected value (> P50), and tension was very high in the sample (> P75). Vigor was below expectations (<P50). There was no statistical difference between Pharmacy and EBB students. Women had higher mental confusion, fatigue and tension scores than men. Students in the 4th year of the course had higher tension scores when compared to the 2nd year, and the presence of work activity concomitant with graduation did not interfere with mood. Students who considered socialization unsatisfactory had higher scores for anger, mental confusion, depressed mood, tension and vigor. There was no statistical difference in mood scores between household income groups, however, for students whose household income declined due to the pandemic, mood scores were significantly higher. Students who reported being diagnosed with mental disorders throughout their lives had higher fatigue and tension scores. The study results indicate that students scored high on mood swings in the context of a pandemic.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Campos, Juliana Alvares Duarte BoniniUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Araujo, Gabriella Yukie2022-06-20T01:30:52Z2022-06-20T01:30:52Z2022-05-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/235170porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-03T06:02:37Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235170Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-03T06:02:37Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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