O princípio fundamental da contagem através da metodologia de resolução de problemas, com foco nas questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paz, Vanessa Prado Beraldo da [UNESP]
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152084
Resumo: O presente trabalho tem o objetivo de apresentar o Princípio Fundamental da Contagem (PFC) através da metodologia de Resolução de Problemas, dando ênfase na prática pedagógica com questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Tendo como base essa concepção de ensino, elaboramos uma sequência didática que trouxe, dentro do tema da Análise Combinatória, o PFC, a qual aplicamos em uma sala do 6º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, na Escola Estadual “Parque das Nações”, localizada no munícipio de Bastos, interior de São Paulo. Tal sequência foi composta por questões da OBMEP adaptadas, levando em conta o fato de que elas contemplam os conteúdos, as competências e habilidades que fazem referência ao PFC e estão presentes no Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e Suas Tecnologias (CESPMT) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). As atividades desenvolvidas apresentaram situações desafiadoras, eram contextualizadas de modo a se aproximar da realidade do aluno e permitir a utilização de materiais didáticos concretos, além de favorecer a socialização, o debate de ideias e o enriquecimento do currículo. No decorrer do trabalho prático, no que diz respeito ao PFC, verificamos que os alunos foram capazes de identificar as decisões que deveriam ser tomadas e traçar estratégias para resolver o problema. Além disso, eles também perceberam a importância da ordem em que essas decisões deveriam ser tomadas para tornar menos complexo o procedimento de resolução, começando sempre pela que apresenta mais restrições. Na avaliação dos resultados obtidos a partir da aplicação das atividades selecionadas, percebemos uma melhoria tanto na aprendizagem, quanto na motivação dos alunos, e que, portanto, é recomendável trabalhar, desde o início do Ensino Fundamental, com ênfase no PFC, por meio da Resolução de Problemas.
id UNSP_16cef4606aea0eb7dd1befd9201bc65d
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/152084
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O princípio fundamental da contagem através da metodologia de resolução de problemas, com foco nas questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas PúblicasThe fundamental principle of counting through the problem solving methodology, focusing on the issues of the Brazilian Mathematics Olympiad of the Public SchoolsPrincípio fundamental da contagemResolução de problemasQuestões da OBMEPMetodologia de ensinoFundamental principle of countingTroubleshootingOBMEP issuesTeaching methodologyO presente trabalho tem o objetivo de apresentar o Princípio Fundamental da Contagem (PFC) através da metodologia de Resolução de Problemas, dando ênfase na prática pedagógica com questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Tendo como base essa concepção de ensino, elaboramos uma sequência didática que trouxe, dentro do tema da Análise Combinatória, o PFC, a qual aplicamos em uma sala do 6º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, na Escola Estadual “Parque das Nações”, localizada no munícipio de Bastos, interior de São Paulo. Tal sequência foi composta por questões da OBMEP adaptadas, levando em conta o fato de que elas contemplam os conteúdos, as competências e habilidades que fazem referência ao PFC e estão presentes no Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e Suas Tecnologias (CESPMT) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). As atividades desenvolvidas apresentaram situações desafiadoras, eram contextualizadas de modo a se aproximar da realidade do aluno e permitir a utilização de materiais didáticos concretos, além de favorecer a socialização, o debate de ideias e o enriquecimento do currículo. No decorrer do trabalho prático, no que diz respeito ao PFC, verificamos que os alunos foram capazes de identificar as decisões que deveriam ser tomadas e traçar estratégias para resolver o problema. Além disso, eles também perceberam a importância da ordem em que essas decisões deveriam ser tomadas para tornar menos complexo o procedimento de resolução, começando sempre pela que apresenta mais restrições. Na avaliação dos resultados obtidos a partir da aplicação das atividades selecionadas, percebemos uma melhoria tanto na aprendizagem, quanto na motivação dos alunos, e que, portanto, é recomendável trabalhar, desde o início do Ensino Fundamental, com ênfase no PFC, por meio da Resolução de Problemas.The present work has the objective of presenting the Fundamental Principle of Counting (FPC) through the Problem Solving methodology, emphasizing pedagogical practice with issues of the Brazilian Olympiad of Mathematics of Public Schools (OBMEP). Based on this conception of teaching, we elaborated a didactic sequence that brought, within the theme of Combinatorial Analysis, the FPC, which we apply in a room of the 6th year of elementary school - Final Years, at the "Parque das Nações" State School, located in the municipality of Bastos, in the interior of São Paulo. This sequence was made up of adapted OBMEP issues, taking into account the fact that they contemplate the contents, skills and abilities that refer to the FPC and are present in the São Paulo State Mathematics and Technology Technologies Curriculum and National Curricular Parameter. The activities developed presented challenging situations, were contextualized in order to approach the reality of the student and to allow the use of concrete didactic materials, besides favoring the socialization, the debate of ideas and the enrichment of the curriculum. In the course of the practical work, with regard to the FPC, we found that the students were able to identify the decisions that should be made and to devise strategies to solve the problem. In addition, they also realized the importance of the order in which these decisions should be made to make the resolution procedure less complex, always starting with the one with the most restrictions. In the evaluation of the results obtained from the application of the selected activities, we perceive an improvement both in the learning and the motivation of the students, and that, therefore, it is advisable to work, from the beginning of Elementary School, with emphasis in the FPC, through Troubleshooting.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CAPES: 5512101Universidade Estadual Paulista (Unesp)França, Cristiane Nespoli Morelato [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Paz, Vanessa Prado Beraldo da [UNESP]2017-11-13T13:46:04Z2017-11-13T13:46:04Z2017-09-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15208400089412931075010001P269482537989528810000-0002-0690-0857porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-10-27T06:11:50Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152084Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462023-10-27T06:11:50Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O princípio fundamental da contagem através da metodologia de resolução de problemas, com foco nas questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
The fundamental principle of counting through the problem solving methodology, focusing on the issues of the Brazilian Mathematics Olympiad of the Public Schools
title O princípio fundamental da contagem através da metodologia de resolução de problemas, com foco nas questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
spellingShingle O princípio fundamental da contagem através da metodologia de resolução de problemas, com foco nas questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Paz, Vanessa Prado Beraldo da [UNESP]
Princípio fundamental da contagem
Resolução de problemas
Questões da OBMEP
Metodologia de ensino
Fundamental principle of counting
Troubleshooting
OBMEP issues
Teaching methodology
title_short O princípio fundamental da contagem através da metodologia de resolução de problemas, com foco nas questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
title_full O princípio fundamental da contagem através da metodologia de resolução de problemas, com foco nas questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
title_fullStr O princípio fundamental da contagem através da metodologia de resolução de problemas, com foco nas questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
title_full_unstemmed O princípio fundamental da contagem através da metodologia de resolução de problemas, com foco nas questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
title_sort O princípio fundamental da contagem através da metodologia de resolução de problemas, com foco nas questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
author Paz, Vanessa Prado Beraldo da [UNESP]
author_facet Paz, Vanessa Prado Beraldo da [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv França, Cristiane Nespoli Morelato [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Paz, Vanessa Prado Beraldo da [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Princípio fundamental da contagem
Resolução de problemas
Questões da OBMEP
Metodologia de ensino
Fundamental principle of counting
Troubleshooting
OBMEP issues
Teaching methodology
topic Princípio fundamental da contagem
Resolução de problemas
Questões da OBMEP
Metodologia de ensino
Fundamental principle of counting
Troubleshooting
OBMEP issues
Teaching methodology
description O presente trabalho tem o objetivo de apresentar o Princípio Fundamental da Contagem (PFC) através da metodologia de Resolução de Problemas, dando ênfase na prática pedagógica com questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Tendo como base essa concepção de ensino, elaboramos uma sequência didática que trouxe, dentro do tema da Análise Combinatória, o PFC, a qual aplicamos em uma sala do 6º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais, na Escola Estadual “Parque das Nações”, localizada no munícipio de Bastos, interior de São Paulo. Tal sequência foi composta por questões da OBMEP adaptadas, levando em conta o fato de que elas contemplam os conteúdos, as competências e habilidades que fazem referência ao PFC e estão presentes no Currículo do Estado de São Paulo: Matemática e Suas Tecnologias (CESPMT) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). As atividades desenvolvidas apresentaram situações desafiadoras, eram contextualizadas de modo a se aproximar da realidade do aluno e permitir a utilização de materiais didáticos concretos, além de favorecer a socialização, o debate de ideias e o enriquecimento do currículo. No decorrer do trabalho prático, no que diz respeito ao PFC, verificamos que os alunos foram capazes de identificar as decisões que deveriam ser tomadas e traçar estratégias para resolver o problema. Além disso, eles também perceberam a importância da ordem em que essas decisões deveriam ser tomadas para tornar menos complexo o procedimento de resolução, começando sempre pela que apresenta mais restrições. Na avaliação dos resultados obtidos a partir da aplicação das atividades selecionadas, percebemos uma melhoria tanto na aprendizagem, quanto na motivação dos alunos, e que, portanto, é recomendável trabalhar, desde o início do Ensino Fundamental, com ênfase no PFC, por meio da Resolução de Problemas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-13T13:46:04Z
2017-11-13T13:46:04Z
2017-09-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/152084
000894129
31075010001P2
6948253798952881
0000-0002-0690-0857
url http://hdl.handle.net/11449/152084
identifier_str_mv 000894129
31075010001P2
6948253798952881
0000-0002-0690-0857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803649543045120000