Dos motivos do Ser e de seu desenvolvimento
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/181573 |
Resumo: | Este trabalho busca investigar um aspecto da filosofia hegeliana, a saber, a do desenvolvimento lógico-ontológico do pensamento e da própria efetividade. Esse desenvolvimento é mais profundamente trabalhado na Ciência da Lógica, iniciando pelo que há de mais abstrato e puro ao pensamento, pois o próprio começo é o abstrato e puro do que irá se desenvolver, e isto é o de que as coisas existem, elas são. Mas não se pode dizer muito mais além disso, e razão se sente impelida a ir adiante, numa determinação ulterior do que é, através da sua existência como concreto e não apenas como começo abstrato, onde é marcado por ser o que é e estar mediante outros que também o limitam, limite porém que existe no próprio ser-determinado, através de suas qualidades. Assim, também deve-se ir adiante deste limite, realizando-se plenamente, sendo ser-para-si. Contudo, identificamos que nesse desenvolvimento há um problema, pois à alteridade é relegada à posição menor do que o si nesse movimento, fazendo com que por fim mantenha um certo ar de abstração no desdobramento. Para pensarmos este problema, debruçamo-nos na Doutrina da Essência, segunda parte da Ciência da Lógica, para analisar a gênese da liberdade que ali se encontra e pensar se aquele desenvolvimento acontece da maneira que acontece por um ato de liberdade seu, de se pôr a si como outro; contudo, o desenvolvimento lógico-ontológico aí culmina na substância como causa e efeito de si mesma, como atuação e reação para consigo onde é ação-recíproca a si e independente, livre da sua alteridade. É desta maneira que, na Doutrina do Conceito, investigamos a relação da totalidade lógica-ontológica, nomeadamente a ideia absoluta, com o que aparentemente é seu outro, a Natureza, e foi notado que o que a constitui como exterioridade não é abarcado no conceito de natureza e não condiz com o si, com esta ideia absoluta, estando mantido nosso problema. |
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Dos motivos do Ser e de seu desenvolvimentoOf the reasons of Being and its developmentLógico-ontológicoDeterminaçãoLiberdadeConceitoNaturezaLogical-ontologicalDeterminationFreedomConceptNatureEste trabalho busca investigar um aspecto da filosofia hegeliana, a saber, a do desenvolvimento lógico-ontológico do pensamento e da própria efetividade. Esse desenvolvimento é mais profundamente trabalhado na Ciência da Lógica, iniciando pelo que há de mais abstrato e puro ao pensamento, pois o próprio começo é o abstrato e puro do que irá se desenvolver, e isto é o de que as coisas existem, elas são. Mas não se pode dizer muito mais além disso, e razão se sente impelida a ir adiante, numa determinação ulterior do que é, através da sua existência como concreto e não apenas como começo abstrato, onde é marcado por ser o que é e estar mediante outros que também o limitam, limite porém que existe no próprio ser-determinado, através de suas qualidades. Assim, também deve-se ir adiante deste limite, realizando-se plenamente, sendo ser-para-si. Contudo, identificamos que nesse desenvolvimento há um problema, pois à alteridade é relegada à posição menor do que o si nesse movimento, fazendo com que por fim mantenha um certo ar de abstração no desdobramento. Para pensarmos este problema, debruçamo-nos na Doutrina da Essência, segunda parte da Ciência da Lógica, para analisar a gênese da liberdade que ali se encontra e pensar se aquele desenvolvimento acontece da maneira que acontece por um ato de liberdade seu, de se pôr a si como outro; contudo, o desenvolvimento lógico-ontológico aí culmina na substância como causa e efeito de si mesma, como atuação e reação para consigo onde é ação-recíproca a si e independente, livre da sua alteridade. É desta maneira que, na Doutrina do Conceito, investigamos a relação da totalidade lógica-ontológica, nomeadamente a ideia absoluta, com o que aparentemente é seu outro, a Natureza, e foi notado que o que a constitui como exterioridade não é abarcado no conceito de natureza e não condiz com o si, com esta ideia absoluta, estando mantido nosso problema.This work aims to investigate an aspect of hegelian philosophy, i.e., that of the logical-ontological development of thinking and actually itself. This development is worked in depths in the Science of Logic, beginning from the most abstract and pure to thinking, for the beginning itself is the abstract and pure of what will develop, and that is the fact that things exist, they are. But there isn’t much to say anymore about it, and reason feels impelled to go farther, in na ulterior determination of what is, through its existence as concrete and no more as abstract beginning, when it’s marked as being what it is through others which limits it, limite, although, existent in the determinate being itself, because of its qualities. Therefore, there’s also a need to go further this limit, fully realizing itself, to be a being-for-self. However, we identify in this development a problem, for otherness is relegated to na inferior position than the in-itself in such movement, keeping a bit of abstraction in the unfolding. To think our problem, we lean towards the Doctrine of Essence, second part of the Science of Logic, to analyze freedom’s genesis that happens there and think if that development goes as it goes through a free act of itself, of putting itself as other; yet, the logical-ontological development there culminates in the substance as cause and effect of itself, as actuation and reaction with itself where it’s reciprocal-action and independente, free of its otherness. Such is that, in the Docrtine of the Concept, we investigate the relation of logical-ontological totality, namely the absolute idea, with what apparently is its other, the Nature, and has been noted that what constitutes its exteriority isn’t taken in the concept of nature and doesn’t correspond with the itself, the absolute idea, maintaing our problem.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Novelli, Pedro Geraldo Aparecido [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Júlio César Rodrigues da [UNESP]2019-04-17T13:03:12Z2019-04-17T13:03:12Z2019-02-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/18157300091525733004110041P128882620067461060000-0001-7750-7246porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T17:49:38Zoai:repositorio.unesp.br:11449/181573Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T17:49:38Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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