Análisis Conceptual del Turismo: Hacia su Visión Ontológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castañeda, Esteban Arias
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: Revista Turismo em Análise
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/163505
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem como objetivo propor uma visão reflexiva do turismo, através da análise de seu conceito, de modo a orientar seu significado para a interpretação do fenômeno. A metodologia utilizada para esta pesquisa é de natureza qualitativa, na qual o método hermenêutico serviu para estudar vários conceitos de turismo e sua perspectiva disciplinar, para assim compreender sua realidade conceitual e apresentar uma postura ontológica desse movimento humano. Antes de analisar os conceitos, é necessário diferenciar os dois mundos do turismo: ôntico e ontológico, que, aliás, se apresentam na própria vida. A primeira delas é a que permite que este exercício, real, objetivo, faça dele um objeto de estudo, consciente de si. No segundo caso, a parte ontológica do turismo ocorre sem levar em conta a coisa, é o instinto viajante e primitivo do ser humano; de seu sentido original, ocioso e vagando pela natureza. Aqui ele se pergunta sobre o ser do turismo. Como conclusão, o conceito deve se referir à possibilidade humana de se mover voluntariamente e retornar à sua origem. Por se tratar de um fenômeno humano, o uso de serviços turísticos parece irrelevante.
id USP - 65_383edd2daeb9bd72d1f5fbf8d97f66ef
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/163505
network_acronym_str USP - 65
network_name_str Revista Turismo em Análise
repository_id_str
spelling Análisis Conceptual del Turismo: Hacia su Visión OntológicaConceptual tourism analysis: towards your ontological visionAnálise conceitual de turismo: para a sua visão ontológicaTourismConceptBeingOnticOntologicalTurismoConceptoSerÓnticoOntológicoFenomenología del turismoTurismoConceitoSerÔnticoOntológicofenomenologia do turismoEste trabalho de pesquisa tem como objetivo propor uma visão reflexiva do turismo, através da análise de seu conceito, de modo a orientar seu significado para a interpretação do fenômeno. A metodologia utilizada para esta pesquisa é de natureza qualitativa, na qual o método hermenêutico serviu para estudar vários conceitos de turismo e sua perspectiva disciplinar, para assim compreender sua realidade conceitual e apresentar uma postura ontológica desse movimento humano. Antes de analisar os conceitos, é necessário diferenciar os dois mundos do turismo: ôntico e ontológico, que, aliás, se apresentam na própria vida. A primeira delas é a que permite que este exercício, real, objetivo, faça dele um objeto de estudo, consciente de si. No segundo caso, a parte ontológica do turismo ocorre sem levar em conta a coisa, é o instinto viajante e primitivo do ser humano; de seu sentido original, ocioso e vagando pela natureza. Aqui ele se pergunta sobre o ser do turismo. Como conclusão, o conceito deve se referir à possibilidade humana de se mover voluntariamente e retornar à sua origem. Por se tratar de um fenômeno humano, o uso de serviços turísticos parece irrelevante.This research work with a view to essay, has the aim of propose a reflexive vision of tourism, through the analysis of its concept, so that it orients its meaning towards the interpretation of the phenomenon. The methodology used for this research is of a qualitative nature, in which the hermeneutical method served to study various tourism concepts and their disciplinary perspective, to thereby understand their conceptual reality and present an ontological position of this human movement. Before analyzing the concepts, it is necessary to differentiate the two worlds of tourism: ontic and ontological, which, by the way, present in life itself. The first of these is the one that allows this exercise, real, objective, to make it an object of study, aware of itself. In the second case, the ontological part of tourism occurs without taking into account the thing, it is the traveling and primitive instinct of the human being; of its original sense, idle and wandering by nature. Here he wonders about the being of Tourism. As a conclusion, the concept should refer to the human possibility of moving voluntarily and returning to its origin. As it is a human phenomenon, the use of tourist services would seem irrelevant.Este trabajo de investigación con tintes de ensayo, tiene el objetivo de proponer una visión reflexiva del turismo, a través del análisis de su concepto, de modo que oriente su sentido hacia la interpretación del fenómeno. La metodología empleada para esta investigación es de carácter cualitativo, en el que el método hermenéutico sirvió para estudiar diversos conceptos del turismo y su perspectiva disciplinar, para con ello, comprender su realidad conceptual y presentar una postura ontológica de este movimiento humano. Antes de analizar los conceptos, es preciso diferenciar los dos mundos del turismo: óntico y ontológico, los cuales, por cierto, presentes en la vida misma. El primero de ellos, es el que permite este ejercicio, real, objetivo, hacerlo un objeto de estudio, consciente de sí mismo. En el segundo caso, la parte ontológica del turismo se da sin tener cuenta de la cosa, se trata del instinto viajero y primitivo del ser humano; de su sentido originario, ocioso y errante por naturaleza. Aquí se pregunta por el ser del Turismo. Como conclusión se tiene que, el concepto debería referirse a la posibilidad humana de desplazarse voluntariamente y volver a su origen. Al tratarse de un fenómeno humano, parecería poco relevante el uso de servicios turísticos.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/16350510.11606/issn.1984-4867.v30i3p391-405Revista Turismo em Análise; Vol. 30 No. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 391-405Revista Turismo em Análise; Vol. 30 Núm. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 391-405Revista Turismo em Análise; v. 30 n. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 391-4051984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPspahttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/163505/160835Copyright (c) 2019 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastañeda, Esteban Arias2020-05-27T22:26:39Zoai:revistas.usp.br:article/163505Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2020-05-27T22:26:39Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análisis Conceptual del Turismo: Hacia su Visión Ontológica
Conceptual tourism analysis: towards your ontological vision
Análise conceitual de turismo: para a sua visão ontológica
title Análisis Conceptual del Turismo: Hacia su Visión Ontológica
spellingShingle Análisis Conceptual del Turismo: Hacia su Visión Ontológica
Castañeda, Esteban Arias
Tourism
Concept
Being
Ontic
Ontological
Turismo
Concepto
Ser
Óntico
Ontológico
Fenomenología del turismo
Turismo
Conceito
Ser
Ôntico
Ontológico
fenomenologia do turismo
title_short Análisis Conceptual del Turismo: Hacia su Visión Ontológica
title_full Análisis Conceptual del Turismo: Hacia su Visión Ontológica
title_fullStr Análisis Conceptual del Turismo: Hacia su Visión Ontológica
title_full_unstemmed Análisis Conceptual del Turismo: Hacia su Visión Ontológica
title_sort Análisis Conceptual del Turismo: Hacia su Visión Ontológica
author Castañeda, Esteban Arias
author_facet Castañeda, Esteban Arias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castañeda, Esteban Arias
dc.subject.por.fl_str_mv Tourism
Concept
Being
Ontic
Ontological
Turismo
Concepto
Ser
Óntico
Ontológico
Fenomenología del turismo
Turismo
Conceito
Ser
Ôntico
Ontológico
fenomenologia do turismo
topic Tourism
Concept
Being
Ontic
Ontological
Turismo
Concepto
Ser
Óntico
Ontológico
Fenomenología del turismo
Turismo
Conceito
Ser
Ôntico
Ontológico
fenomenologia do turismo
description Este trabalho de pesquisa tem como objetivo propor uma visão reflexiva do turismo, através da análise de seu conceito, de modo a orientar seu significado para a interpretação do fenômeno. A metodologia utilizada para esta pesquisa é de natureza qualitativa, na qual o método hermenêutico serviu para estudar vários conceitos de turismo e sua perspectiva disciplinar, para assim compreender sua realidade conceitual e apresentar uma postura ontológica desse movimento humano. Antes de analisar os conceitos, é necessário diferenciar os dois mundos do turismo: ôntico e ontológico, que, aliás, se apresentam na própria vida. A primeira delas é a que permite que este exercício, real, objetivo, faça dele um objeto de estudo, consciente de si. No segundo caso, a parte ontológica do turismo ocorre sem levar em conta a coisa, é o instinto viajante e primitivo do ser humano; de seu sentido original, ocioso e vagando pela natureza. Aqui ele se pergunta sobre o ser do turismo. Como conclusão, o conceito deve se referir à possibilidade humana de se mover voluntariamente e retornar à sua origem. Por se tratar de um fenômeno humano, o uso de serviços turísticos parece irrelevante.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Peer-reviewed
Revisado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/163505
10.11606/issn.1984-4867.v30i3p391-405
url https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/163505
identifier_str_mv 10.11606/issn.1984-4867.v30i3p391-405
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/163505/160835
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Turismo em Análise
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Turismo em Análise
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Revista Turismo em Análise; Vol. 30 No. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 391-405
Revista Turismo em Análise; Vol. 30 Núm. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 391-405
Revista Turismo em Análise; v. 30 n. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 391-405
1984-4867
0103-5541
reponame:Revista Turismo em Análise
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Turismo em Análise
collection Revista Turismo em Análise
repository.name.fl_str_mv Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv tanalise@usp.br || bragadc@usp.br
_version_ 1797054169198100480