Análisis Conceptual del Turismo: Hacia su Visión Ontológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Revista Turismo em Análise |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/163505 |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa tem como objetivo propor uma visão reflexiva do turismo, através da análise de seu conceito, de modo a orientar seu significado para a interpretação do fenômeno. A metodologia utilizada para esta pesquisa é de natureza qualitativa, na qual o método hermenêutico serviu para estudar vários conceitos de turismo e sua perspectiva disciplinar, para assim compreender sua realidade conceitual e apresentar uma postura ontológica desse movimento humano. Antes de analisar os conceitos, é necessário diferenciar os dois mundos do turismo: ôntico e ontológico, que, aliás, se apresentam na própria vida. A primeira delas é a que permite que este exercício, real, objetivo, faça dele um objeto de estudo, consciente de si. No segundo caso, a parte ontológica do turismo ocorre sem levar em conta a coisa, é o instinto viajante e primitivo do ser humano; de seu sentido original, ocioso e vagando pela natureza. Aqui ele se pergunta sobre o ser do turismo. Como conclusão, o conceito deve se referir à possibilidade humana de se mover voluntariamente e retornar à sua origem. Por se tratar de um fenômeno humano, o uso de serviços turísticos parece irrelevante. |
id |
USP - 65_383edd2daeb9bd72d1f5fbf8d97f66ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/163505 |
network_acronym_str |
USP - 65 |
network_name_str |
Revista Turismo em Análise |
repository_id_str |
|
spelling |
Análisis Conceptual del Turismo: Hacia su Visión OntológicaConceptual tourism analysis: towards your ontological visionAnálise conceitual de turismo: para a sua visão ontológicaTourismConceptBeingOnticOntologicalTurismoConceptoSerÓnticoOntológicoFenomenología del turismoTurismoConceitoSerÔnticoOntológicofenomenologia do turismoEste trabalho de pesquisa tem como objetivo propor uma visão reflexiva do turismo, através da análise de seu conceito, de modo a orientar seu significado para a interpretação do fenômeno. A metodologia utilizada para esta pesquisa é de natureza qualitativa, na qual o método hermenêutico serviu para estudar vários conceitos de turismo e sua perspectiva disciplinar, para assim compreender sua realidade conceitual e apresentar uma postura ontológica desse movimento humano. Antes de analisar os conceitos, é necessário diferenciar os dois mundos do turismo: ôntico e ontológico, que, aliás, se apresentam na própria vida. A primeira delas é a que permite que este exercício, real, objetivo, faça dele um objeto de estudo, consciente de si. No segundo caso, a parte ontológica do turismo ocorre sem levar em conta a coisa, é o instinto viajante e primitivo do ser humano; de seu sentido original, ocioso e vagando pela natureza. Aqui ele se pergunta sobre o ser do turismo. Como conclusão, o conceito deve se referir à possibilidade humana de se mover voluntariamente e retornar à sua origem. Por se tratar de um fenômeno humano, o uso de serviços turísticos parece irrelevante.This research work with a view to essay, has the aim of propose a reflexive vision of tourism, through the analysis of its concept, so that it orients its meaning towards the interpretation of the phenomenon. The methodology used for this research is of a qualitative nature, in which the hermeneutical method served to study various tourism concepts and their disciplinary perspective, to thereby understand their conceptual reality and present an ontological position of this human movement. Before analyzing the concepts, it is necessary to differentiate the two worlds of tourism: ontic and ontological, which, by the way, present in life itself. The first of these is the one that allows this exercise, real, objective, to make it an object of study, aware of itself. In the second case, the ontological part of tourism occurs without taking into account the thing, it is the traveling and primitive instinct of the human being; of its original sense, idle and wandering by nature. Here he wonders about the being of Tourism. As a conclusion, the concept should refer to the human possibility of moving voluntarily and returning to its origin. As it is a human phenomenon, the use of tourist services would seem irrelevant.Este trabajo de investigación con tintes de ensayo, tiene el objetivo de proponer una visión reflexiva del turismo, a través del análisis de su concepto, de modo que oriente su sentido hacia la interpretación del fenómeno. La metodología empleada para esta investigación es de carácter cualitativo, en el que el método hermenéutico sirvió para estudiar diversos conceptos del turismo y su perspectiva disciplinar, para con ello, comprender su realidad conceptual y presentar una postura ontológica de este movimiento humano. Antes de analizar los conceptos, es preciso diferenciar los dos mundos del turismo: óntico y ontológico, los cuales, por cierto, presentes en la vida misma. El primero de ellos, es el que permite este ejercicio, real, objetivo, hacerlo un objeto de estudio, consciente de sí mismo. En el segundo caso, la parte ontológica del turismo se da sin tener cuenta de la cosa, se trata del instinto viajero y primitivo del ser humano; de su sentido originario, ocioso y errante por naturaleza. Aquí se pregunta por el ser del Turismo. Como conclusión se tiene que, el concepto debería referirse a la posibilidad humana de desplazarse voluntariamente y volver a su origen. Al tratarse de un fenómeno humano, parecería poco relevante el uso de servicios turísticos.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/16350510.11606/issn.1984-4867.v30i3p391-405Revista Turismo em Análise; Vol. 30 No. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 391-405Revista Turismo em Análise; Vol. 30 Núm. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 391-405Revista Turismo em Análise; v. 30 n. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 391-4051984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPspahttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/163505/160835Copyright (c) 2019 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastañeda, Esteban Arias2020-05-27T22:26:39Zoai:revistas.usp.br:article/163505Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2020-05-27T22:26:39Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análisis Conceptual del Turismo: Hacia su Visión Ontológica Conceptual tourism analysis: towards your ontological vision Análise conceitual de turismo: para a sua visão ontológica |
title |
Análisis Conceptual del Turismo: Hacia su Visión Ontológica |
spellingShingle |
Análisis Conceptual del Turismo: Hacia su Visión Ontológica Castañeda, Esteban Arias Tourism Concept Being Ontic Ontological Turismo Concepto Ser Óntico Ontológico Fenomenología del turismo Turismo Conceito Ser Ôntico Ontológico fenomenologia do turismo |
title_short |
Análisis Conceptual del Turismo: Hacia su Visión Ontológica |
title_full |
Análisis Conceptual del Turismo: Hacia su Visión Ontológica |
title_fullStr |
Análisis Conceptual del Turismo: Hacia su Visión Ontológica |
title_full_unstemmed |
Análisis Conceptual del Turismo: Hacia su Visión Ontológica |
title_sort |
Análisis Conceptual del Turismo: Hacia su Visión Ontológica |
author |
Castañeda, Esteban Arias |
author_facet |
Castañeda, Esteban Arias |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castañeda, Esteban Arias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tourism Concept Being Ontic Ontological Turismo Concepto Ser Óntico Ontológico Fenomenología del turismo Turismo Conceito Ser Ôntico Ontológico fenomenologia do turismo |
topic |
Tourism Concept Being Ontic Ontological Turismo Concepto Ser Óntico Ontológico Fenomenología del turismo Turismo Conceito Ser Ôntico Ontológico fenomenologia do turismo |
description |
Este trabalho de pesquisa tem como objetivo propor uma visão reflexiva do turismo, através da análise de seu conceito, de modo a orientar seu significado para a interpretação do fenômeno. A metodologia utilizada para esta pesquisa é de natureza qualitativa, na qual o método hermenêutico serviu para estudar vários conceitos de turismo e sua perspectiva disciplinar, para assim compreender sua realidade conceitual e apresentar uma postura ontológica desse movimento humano. Antes de analisar os conceitos, é necessário diferenciar os dois mundos do turismo: ôntico e ontológico, que, aliás, se apresentam na própria vida. A primeira delas é a que permite que este exercício, real, objetivo, faça dele um objeto de estudo, consciente de si. No segundo caso, a parte ontológica do turismo ocorre sem levar em conta a coisa, é o instinto viajante e primitivo do ser humano; de seu sentido original, ocioso e vagando pela natureza. Aqui ele se pergunta sobre o ser do turismo. Como conclusão, o conceito deve se referir à possibilidade humana de se mover voluntariamente e retornar à sua origem. Por se tratar de um fenômeno humano, o uso de serviços turísticos parece irrelevante. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Peer-reviewed Revisado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/163505 10.11606/issn.1984-4867.v30i3p391-405 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/163505 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1984-4867.v30i3p391-405 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/163505/160835 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Turismo em Análise info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Turismo em Análise |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise; Vol. 30 No. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 391-405 Revista Turismo em Análise; Vol. 30 Núm. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 391-405 Revista Turismo em Análise; v. 30 n. 3 (2019): Setembro-Dezembro; 391-405 1984-4867 0103-5541 reponame:Revista Turismo em Análise instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Turismo em Análise |
collection |
Revista Turismo em Análise |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
tanalise@usp.br || bragadc@usp.br |
_version_ |
1797054169198100480 |