A análise de necessidades de formação na formação contínua de professores: um caminho para a integração escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maria Odete Pereira da Silva Emygdio da Silva
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/T.48.2000.tde-16102001-100517
Resumo: Este estudo, de natureza qualitativa, tem como objectivo a análise de necessidades de formação contínua de vinte professoras que leccionam os quatro primeiros anos do ensino fundamental, em duas escolas de Lisboa e duas da cidade de São Paulo, as quais decorrem da integração de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) no sistema regular do ensino público. Como suporte metodológico, utilizámos a entrevista semi-directiva às professoras e a consulta de documentos (legislação que suporta a integração e documentação que a situa face aos contextos em que ocorre). As necessidades de formação foram elaboradas a partir do relacionamento dos dados que resultaram da análise de conteúdo das entrevistas e da legislação, tendo em conta os estádios do desenvolvimento da carreira docente, na perspectiva de alguns autores. Os dados obtidos permitem-nos concluir que: • a entrevista se configura como um excelente instrumento de trabalho, que permite recolher informação pertinente e útil, a partir da qual é possível elaborar, em conjunto com os formandos, programas de formação; • embora a integração escolar dos alunos com NEE seja uma inovação dos dois sistemas educativos em causa, os professores não tiveram formação nesse sentido – as dificuldades/motivações para a formação contínua que nos referiram vão ao encontro das competências definidas pela legislação; • as necessidades de formação evidenciam que a grande dificuldade destas professoras consiste, sobretudo, em atender populações diversificadas; • a devolução dos dados às professoras mobilizou particularmente o corpo docente das escolas onde este estudo decorreu, o que nos leva a presumir que esta é uma estratégia de formação contínua eficaz para a integração escolar de todos os alunos e em particular daqueles que têm NEE, na medida em que contribui para (re)pensar e (re)formular práticas e metodologias de intervenção com os alunos, que podem, por outro lado, contribuir para a articulação teórico-prática da formação inicial.
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spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis A análise de necessidades de formação na formação contínua de professores: um caminho para a integração escolar. The analysis of training needs in teachers´ in-service training: a means to pupil integration. 2000-08-24Roseli Cecilia Rocha de Carvalho BaumelMarli Eliza Dalmazo Afonso de AndreBernardete Angelina GattiRosana GlatArmindo José RodriguesMaria Odete Pereira da Silva Emygdio da SilvaUniversidade de São PauloEducaçãoUSPBR análise de necessidades de formação analysis of training needs diferença difference diversidade diversity educação permanente formação de professores inclusão inclusion integração integration training teachers Este estudo, de natureza qualitativa, tem como objectivo a análise de necessidades de formação contínua de vinte professoras que leccionam os quatro primeiros anos do ensino fundamental, em duas escolas de Lisboa e duas da cidade de São Paulo, as quais decorrem da integração de alunos com necessidades educativas especiais (NEE) no sistema regular do ensino público. Como suporte metodológico, utilizámos a entrevista semi-directiva às professoras e a consulta de documentos (legislação que suporta a integração e documentação que a situa face aos contextos em que ocorre). As necessidades de formação foram elaboradas a partir do relacionamento dos dados que resultaram da análise de conteúdo das entrevistas e da legislação, tendo em conta os estádios do desenvolvimento da carreira docente, na perspectiva de alguns autores. Os dados obtidos permitem-nos concluir que: • a entrevista se configura como um excelente instrumento de trabalho, que permite recolher informação pertinente e útil, a partir da qual é possível elaborar, em conjunto com os formandos, programas de formação; • embora a integração escolar dos alunos com NEE seja uma inovação dos dois sistemas educativos em causa, os professores não tiveram formação nesse sentido – as dificuldades/motivações para a formação contínua que nos referiram vão ao encontro das competências definidas pela legislação; • as necessidades de formação evidenciam que a grande dificuldade destas professoras consiste, sobretudo, em atender populações diversificadas; • a devolução dos dados às professoras mobilizou particularmente o corpo docente das escolas onde este estudo decorreu, o que nos leva a presumir que esta é uma estratégia de formação contínua eficaz para a integração escolar de todos os alunos e em particular daqueles que têm NEE, na medida em que contribui para (re)pensar e (re)formular práticas e metodologias de intervenção com os alunos, que podem, por outro lado, contribuir para a articulação teórico-prática da formação inicial. The aim of this qualitative study is the analysis of in-service training needs of a total of 20 (female) teachers working in first grade schools in Lisbon, Portugal (2) and Sao Paulo City, Brazil (2). Those needs derive from the integration of pupils with special education needs in the regular state schooling system of both cities. From a methodology standpoint the study was achieved by means of (a) semi-directive interviews to the teachers and of (b) document consultation (analysis of the legislation that supports the integration and of an appropriated selection of studies, which helped to frame it within its social occurring context). By relating the data from the content analysis of the interviews with those from the legislation we have elaborated the resulting training needs, in conjunction with the development stages of teachers’ careers as defined by some authors. The collected data allowed us the following conclusions: • the interview is an excellent tool for this type of study, allowing the gathering of very pertinent and useful information, based on which training programs can be delineated and discussed, together with the trainees; • in spite of (or because of) the integration of children with special education needs being an innovation in the two considered schooling systems, the teachers lacked an appropriate training –the mentions of difficulties/motivations regarding in-service training were in line with the competencies defined in the legislation; • it stood out from the training needs that the main difficulty for the teachers was attending on diversified schooling populations; • the data feedback sessions with the interviewed teachers, conducted in their workplace, had the effect of mobilizing the whole present teaching body, too –which leads to think that this in-service training strategy is effective for the schooling integration of all pupils, specially those with special education needs, as it helps teachers to (re) think and (re) formulate practices and methods of intervening with their pupils, thus providing an articulated theory-practice contribution for the improvement of the initial training programs. https://doi.org/10.11606/T.48.2000.tde-16102001-100517info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T19:08:03Zoai:teses.usp.br:tde-16102001-100517Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:45:55.402821Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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