A qualidade do cuidar e educar na educação infantil: ressignificação das concepções teóricas dos profissionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ http://hdl.handle.net/11449/141739 |
Resumo: | A incorporação da Educação Infantil na educação básica provocou debates sobre sua função social e as competências necessárias para o exercício profissional. No Brasil, a organização das instituições de Educação Infantil foi marcada pela polarização entre assistência e educação, porém o assistencialismo teve uma proposta educacional voltada para a submissão das crianças pobres. O cuidar e educar são dimensões indissociáveis. Os objetivos desta pesquisa foram identificar e analisar os significados atribuídos a profissão e as concepções teóricas dos profissionais sobre a criança e o cuidar e educar. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva, que teve o relato escrito como instrumento de coleta de dados. Foi realizada em três instituições com 40 sujeitos. Os resultados indicaram concepções distintas sobre a natureza da criança: nasce predestinado (as possibilidade do conhecimento são dadas na bagagem hereditária); nasce como uma tábula rasa e o meio vai moldando; capaz, completa e ativa que constrói na relação com o outro suas aprendizagens, produz cultura. Constatou-se o predomínio da representação do trabalho como ambiente educativo e o cuidado como inerente à função feminina. A definição da identidade profissional oscilou entre a maternagem e a escolarização. Faz-se necessário ressignificar as concepções teóricas, entender o cuidado como um conceito referente a uma dimensão da afetividade e não como atributo natural das mulheres.Transformações nas práticas cotidianas que qualifiquem o cuidar e educar dependem de mudanças profundas no mundo conceitual dos professores. |
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A qualidade do cuidar e educar na educação infantil: ressignificação das concepções teóricas dos profissionaisCuidar e educarEducação infantilProfissionalizaçãoA incorporação da Educação Infantil na educação básica provocou debates sobre sua função social e as competências necessárias para o exercício profissional. No Brasil, a organização das instituições de Educação Infantil foi marcada pela polarização entre assistência e educação, porém o assistencialismo teve uma proposta educacional voltada para a submissão das crianças pobres. O cuidar e educar são dimensões indissociáveis. Os objetivos desta pesquisa foram identificar e analisar os significados atribuídos a profissão e as concepções teóricas dos profissionais sobre a criança e o cuidar e educar. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva, que teve o relato escrito como instrumento de coleta de dados. Foi realizada em três instituições com 40 sujeitos. Os resultados indicaram concepções distintas sobre a natureza da criança: nasce predestinado (as possibilidade do conhecimento são dadas na bagagem hereditária); nasce como uma tábula rasa e o meio vai moldando; capaz, completa e ativa que constrói na relação com o outro suas aprendizagens, produz cultura. Constatou-se o predomínio da representação do trabalho como ambiente educativo e o cuidado como inerente à função feminina. A definição da identidade profissional oscilou entre a maternagem e a escolarização. Faz-se necessário ressignificar as concepções teóricas, entender o cuidado como um conceito referente a uma dimensão da afetividade e não como atributo natural das mulheres.Transformações nas práticas cotidianas que qualifiquem o cuidar e educar dependem de mudanças profundas no mundo conceitual dos professores.Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), Departamento de Educação, Presidente Prudente, SP, BrasilUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Garms, Gilza Maria Zauhy [UNESP]Marin, Fátima Aparecida Dias Gomes [UNESP]2016-07-19T13:00:15Z2016-07-19T13:00:15Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObject5062-5074application/pdfhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 5062-50742357-7819http://hdl.handle.net/11449/141739ISSN2357-7819-2014-5062-5074.pdf808986576456674120937659798509810000-0001-6584-3656porCongresso Nacional de Formação de ProfessoresCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadoresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T15:44:11Zoai:repositorio.unesp.br:11449/141739Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T22:16:30.355880Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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