Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832005000100007 http://hdl.handle.net/11449/12495 |
Resumo: | O término do curso representa um período especialmente estressante para estudantes de Medicina, colocando-os perante diversas angústias: deixar de ser aluno, ter novas responsabilidades e enfrentar o exame de residência. Com o intuito de auxiliá-los nesta fase, foi desenvolvida na Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) uma série de estratégias de acolhimento para os estudantes. Este trabalho descreve uma atividade na qual se utilizou o Psicodrama como facilitador da expressão dos sentimentos e emoções experimentadas ao final do curso. Por dois anos consecutivos foram realizadas sessões de Sociodrama com o conjunto dos alunos do 6º ano do curso médico da FMB. Utilizaram-se Contos de Fadas como recurso para que os estudantes identificassem sua trajetória na instituição e o momento que estavam vivendo. A dramatização dos contos possibilitou a troca de experiências entre os alunos e o acolhimento de suas angústias, muitas delas coletivas e próprias daquele contexto. A análise dos contos privilegiou aspectos projetivos grupais, concluindo na direção da necessidade de mais espaços de encontro e troca entre professores e alunos. |
id |
UNSP_ccb08a52eecd9d939952207031169e02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/12495 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médicoHabía una vez los cuentos de hadas y el psicodrama ayudando alumnos que están concluyendo el curso medicoOnce upon a time... fairy tales and psychodrama to help students at the end of the medical courseEducação médicasaúde mentalpsicodramasociodramainternatoresidênciaEducación Médicasalud mentalinternatopsicodramasociodramaMedical educationmental healthpsychodramasociodramainternshipresidenceO término do curso representa um período especialmente estressante para estudantes de Medicina, colocando-os perante diversas angústias: deixar de ser aluno, ter novas responsabilidades e enfrentar o exame de residência. Com o intuito de auxiliá-los nesta fase, foi desenvolvida na Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) uma série de estratégias de acolhimento para os estudantes. Este trabalho descreve uma atividade na qual se utilizou o Psicodrama como facilitador da expressão dos sentimentos e emoções experimentadas ao final do curso. Por dois anos consecutivos foram realizadas sessões de Sociodrama com o conjunto dos alunos do 6º ano do curso médico da FMB. Utilizaram-se Contos de Fadas como recurso para que os estudantes identificassem sua trajetória na instituição e o momento que estavam vivendo. A dramatização dos contos possibilitou a troca de experiências entre os alunos e o acolhimento de suas angústias, muitas delas coletivas e próprias daquele contexto. A análise dos contos privilegiou aspectos projetivos grupais, concluindo na direção da necessidade de mais espaços de encontro e troca entre professores e alunos.El término del curso representa un período especialmente estresante para los estudiantes de medicina, en el que se deparan con diversas angustias: abandonar el papel de alumno, asumir nuevas responsabilidades y enfrentar el examen de residencia. Con la intención de ayudarlos en esta fase, la Facultad de Medicina de Botucatu (FMB) creó una serie de estrategias de acogimiento para los estudiantes. En este estudio se describe una actividad en la cual se utilizó el Psicodrama como facilitador de la expresión de sentimientos y emociones vivenciadas al final del curso. Por dos años consecutivos fueron realizados Sociodramas con los alumnos del ultimo año del curso de medicina. Se utilizaron los cuentos de hadas como recurso para que los estudiantes identificasen su trayectoria dentro de la institución y el momento que estaban viviendo. La dramatización de los cuentos posibilitó el intercambio de experiencias entre los alumnos y el acogimiento de sus angustias, que en su mayoría eran colectivas y propias de aquel contexto. El análisis de los cuentos privilegió aspectos proyectivos grupales llevando a la conclusión de que son necesarios más espacios de encuentro e intercambio entre profesores y alumnos.The final segment of the course is an especially stressful period for medical students, as it places them vis à vis a range of anguishing situations: the end of their days as students, the acquisition of new responsibilities and residency exams. So as to help them through this stage, the Botucatu Medical School (FMB - Faculdade de Medicina de Botucatu) has developed a number of sheltering strategies for its students. This paper describes one activity in which psychodrama was used to facilitate the expression of the feelings and emotions experienced by students at the end of their course. For two years running, sociodrama sessions were held with all the students in the sixth (i.e., last) year of the Botucatu Medical School course. Fairy tales were used as a tool for students to identify their evolution at the institution and the moment they were experiencing. Dramatization of the fairy tales enabled students to share their experiences and worries, many of which where common to several of them and typical of their context. The analysis of the fairy tales focused mainly on projective aspects of the groups; the conclusions pointed to the need for a larger number of arenas for meetings and interchange between students and teachers.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de Neurologia e PsiquiatriaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu Serviço de Apoio Psicológico ao EstudanteUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de Neurologia e PsiquiatriaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu Serviço de Apoio Psicológico ao EstudanteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos-Cerqueira, Ana Teresa de Abreu [UNESP]Lima, Maria Cristina Pereira [UNESP]Torres, Albina Rodrigues [UNESP]Reis, José Roberto Tozoni [UNESP]Fonseca, Neusa Maria Vilela [UNESP]2014-05-20T13:36:17Z2014-05-20T13:36:17Z2005-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article81-89application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832005000100007Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 9, n. 16, p. 81-89, 2005.1414-3283http://hdl.handle.net/11449/1249510.1590/S1414-32832005000100007S1414-32832005000100007S1414-32832005000100007.pdf053783524649055621691245958162903837157956819433SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporInterface - Comunicação, Saúde, Educação0,417info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-16T15:46:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/12495Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-16T15:46:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico Había una vez los cuentos de hadas y el psicodrama ayudando alumnos que están concluyendo el curso medico Once upon a time... fairy tales and psychodrama to help students at the end of the medical course |
title |
Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico |
spellingShingle |
Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico Ramos-Cerqueira, Ana Teresa de Abreu [UNESP] Educação médica saúde mental psicodrama sociodrama internato residência Educación Médica salud mental internato psicodrama sociodrama Medical education mental health psychodrama sociodrama internship residence |
title_short |
Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico |
title_full |
Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico |
title_fullStr |
Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico |
title_full_unstemmed |
Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico |
title_sort |
Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico |
author |
Ramos-Cerqueira, Ana Teresa de Abreu [UNESP] |
author_facet |
Ramos-Cerqueira, Ana Teresa de Abreu [UNESP] Lima, Maria Cristina Pereira [UNESP] Torres, Albina Rodrigues [UNESP] Reis, José Roberto Tozoni [UNESP] Fonseca, Neusa Maria Vilela [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Maria Cristina Pereira [UNESP] Torres, Albina Rodrigues [UNESP] Reis, José Roberto Tozoni [UNESP] Fonseca, Neusa Maria Vilela [UNESP] |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos-Cerqueira, Ana Teresa de Abreu [UNESP] Lima, Maria Cristina Pereira [UNESP] Torres, Albina Rodrigues [UNESP] Reis, José Roberto Tozoni [UNESP] Fonseca, Neusa Maria Vilela [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação médica saúde mental psicodrama sociodrama internato residência Educación Médica salud mental internato psicodrama sociodrama Medical education mental health psychodrama sociodrama internship residence |
topic |
Educação médica saúde mental psicodrama sociodrama internato residência Educación Médica salud mental internato psicodrama sociodrama Medical education mental health psychodrama sociodrama internship residence |
description |
O término do curso representa um período especialmente estressante para estudantes de Medicina, colocando-os perante diversas angústias: deixar de ser aluno, ter novas responsabilidades e enfrentar o exame de residência. Com o intuito de auxiliá-los nesta fase, foi desenvolvida na Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) uma série de estratégias de acolhimento para os estudantes. Este trabalho descreve uma atividade na qual se utilizou o Psicodrama como facilitador da expressão dos sentimentos e emoções experimentadas ao final do curso. Por dois anos consecutivos foram realizadas sessões de Sociodrama com o conjunto dos alunos do 6º ano do curso médico da FMB. Utilizaram-se Contos de Fadas como recurso para que os estudantes identificassem sua trajetória na instituição e o momento que estavam vivendo. A dramatização dos contos possibilitou a troca de experiências entre os alunos e o acolhimento de suas angústias, muitas delas coletivas e próprias daquele contexto. A análise dos contos privilegiou aspectos projetivos grupais, concluindo na direção da necessidade de mais espaços de encontro e troca entre professores e alunos. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-02-01 2014-05-20T13:36:17Z 2014-05-20T13:36:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832005000100007 Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 9, n. 16, p. 81-89, 2005. 1414-3283 http://hdl.handle.net/11449/12495 10.1590/S1414-32832005000100007 S1414-32832005000100007 S1414-32832005000100007.pdf 0537835246490556 2169124595816290 3837157956819433 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832005000100007 http://hdl.handle.net/11449/12495 |
identifier_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 9, n. 16, p. 81-89, 2005. 1414-3283 10.1590/S1414-32832005000100007 S1414-32832005000100007 S1414-32832005000100007.pdf 0537835246490556 2169124595816290 3837157956819433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Interface - Comunicação, Saúde, Educação 0,417 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
81-89 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128217037406208 |