Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos-Cerqueira, Ana Teresa de Abreu [UNESP]
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Lima, Maria Cristina Pereira [UNESP], Torres, Albina Rodrigues [UNESP], Reis, José Roberto Tozoni [UNESP], Fonseca, Neusa Maria Vilela [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832005000100007
http://hdl.handle.net/11449/12495
Resumo: O término do curso representa um período especialmente estressante para estudantes de Medicina, colocando-os perante diversas angústias: deixar de ser aluno, ter novas responsabilidades e enfrentar o exame de residência. Com o intuito de auxiliá-los nesta fase, foi desenvolvida na Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) uma série de estratégias de acolhimento para os estudantes. Este trabalho descreve uma atividade na qual se utilizou o Psicodrama como facilitador da expressão dos sentimentos e emoções experimentadas ao final do curso. Por dois anos consecutivos foram realizadas sessões de Sociodrama com o conjunto dos alunos do 6º ano do curso médico da FMB. Utilizaram-se Contos de Fadas como recurso para que os estudantes identificassem sua trajetória na instituição e o momento que estavam vivendo. A dramatização dos contos possibilitou a troca de experiências entre os alunos e o acolhimento de suas angústias, muitas delas coletivas e próprias daquele contexto. A análise dos contos privilegiou aspectos projetivos grupais, concluindo na direção da necessidade de mais espaços de encontro e troca entre professores e alunos.
id UNSP_ccb08a52eecd9d939952207031169e02
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/12495
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médicoHabía una vez los cuentos de hadas y el psicodrama ayudando alumnos que están concluyendo el curso medicoOnce upon a time... fairy tales and psychodrama to help students at the end of the medical courseEducação médicasaúde mentalpsicodramasociodramainternatoresidênciaEducación Médicasalud mentalinternatopsicodramasociodramaMedical educationmental healthpsychodramasociodramainternshipresidenceO término do curso representa um período especialmente estressante para estudantes de Medicina, colocando-os perante diversas angústias: deixar de ser aluno, ter novas responsabilidades e enfrentar o exame de residência. Com o intuito de auxiliá-los nesta fase, foi desenvolvida na Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) uma série de estratégias de acolhimento para os estudantes. Este trabalho descreve uma atividade na qual se utilizou o Psicodrama como facilitador da expressão dos sentimentos e emoções experimentadas ao final do curso. Por dois anos consecutivos foram realizadas sessões de Sociodrama com o conjunto dos alunos do 6º ano do curso médico da FMB. Utilizaram-se Contos de Fadas como recurso para que os estudantes identificassem sua trajetória na instituição e o momento que estavam vivendo. A dramatização dos contos possibilitou a troca de experiências entre os alunos e o acolhimento de suas angústias, muitas delas coletivas e próprias daquele contexto. A análise dos contos privilegiou aspectos projetivos grupais, concluindo na direção da necessidade de mais espaços de encontro e troca entre professores e alunos.El término del curso representa un período especialmente estresante para los estudiantes de medicina, en el que se deparan con diversas angustias: abandonar el papel de alumno, asumir nuevas responsabilidades y enfrentar el examen de residencia. Con la intención de ayudarlos en esta fase, la Facultad de Medicina de Botucatu (FMB) creó una serie de estrategias de acogimiento para los estudiantes. En este estudio se describe una actividad en la cual se utilizó el Psicodrama como facilitador de la expresión de sentimientos y emociones vivenciadas al final del curso. Por dos años consecutivos fueron realizados Sociodramas con los alumnos del ultimo año del curso de medicina. Se utilizaron los cuentos de hadas como recurso para que los estudiantes identificasen su trayectoria dentro de la institución y el momento que estaban viviendo. La dramatización de los cuentos posibilitó el intercambio de experiencias entre los alumnos y el acogimiento de sus angustias, que en su mayoría eran colectivas y propias de aquel contexto. El análisis de los cuentos privilegió aspectos proyectivos grupales llevando a la conclusión de que son necesarios más espacios de encuentro e intercambio entre profesores y alumnos.The final segment of the course is an especially stressful period for medical students, as it places them vis à vis a range of anguishing situations: the end of their days as students, the acquisition of new responsibilities and residency exams. So as to help them through this stage, the Botucatu Medical School (FMB - Faculdade de Medicina de Botucatu) has developed a number of sheltering strategies for its students. This paper describes one activity in which psychodrama was used to facilitate the expression of the feelings and emotions experienced by students at the end of their course. For two years running, sociodrama sessions were held with all the students in the sixth (i.e., last) year of the Botucatu Medical School course. Fairy tales were used as a tool for students to identify their evolution at the institution and the moment they were experiencing. Dramatization of the fairy tales enabled students to share their experiences and worries, many of which where common to several of them and typical of their context. The analysis of the fairy tales focused mainly on projective aspects of the groups; the conclusions pointed to the need for a larger number of arenas for meetings and interchange between students and teachers.Universidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de Neurologia e PsiquiatriaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu Serviço de Apoio Psicológico ao EstudanteUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu Departamento de Neurologia e PsiquiatriaUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Medicina de Botucatu Serviço de Apoio Psicológico ao EstudanteUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ramos-Cerqueira, Ana Teresa de Abreu [UNESP]Lima, Maria Cristina Pereira [UNESP]Torres, Albina Rodrigues [UNESP]Reis, José Roberto Tozoni [UNESP]Fonseca, Neusa Maria Vilela [UNESP]2014-05-20T13:36:17Z2014-05-20T13:36:17Z2005-02-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article81-89application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832005000100007Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 9, n. 16, p. 81-89, 2005.1414-3283http://hdl.handle.net/11449/1249510.1590/S1414-32832005000100007S1414-32832005000100007S1414-32832005000100007.pdf053783524649055621691245958162903837157956819433SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporInterface - Comunicação, Saúde, Educação0,417info:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-16T15:46:27Zoai:repositorio.unesp.br:11449/12495Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-16T15:46:27Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico
Había una vez los cuentos de hadas y el psicodrama ayudando alumnos que están concluyendo el curso medico
Once upon a time... fairy tales and psychodrama to help students at the end of the medical course
title Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico
spellingShingle Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico
Ramos-Cerqueira, Ana Teresa de Abreu [UNESP]
Educação médica
saúde mental
psicodrama
sociodrama
internato
residência
Educación Médica
salud mental
internato
psicodrama
sociodrama
Medical education
mental health
psychodrama
sociodrama
internship
residence
title_short Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico
title_full Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico
title_fullStr Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico
title_full_unstemmed Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico
title_sort Era uma vez... contos de fadas e psicodrama auxiliando alunos na conclusão do curso médico
author Ramos-Cerqueira, Ana Teresa de Abreu [UNESP]
author_facet Ramos-Cerqueira, Ana Teresa de Abreu [UNESP]
Lima, Maria Cristina Pereira [UNESP]
Torres, Albina Rodrigues [UNESP]
Reis, José Roberto Tozoni [UNESP]
Fonseca, Neusa Maria Vilela [UNESP]
author_role author
author2 Lima, Maria Cristina Pereira [UNESP]
Torres, Albina Rodrigues [UNESP]
Reis, José Roberto Tozoni [UNESP]
Fonseca, Neusa Maria Vilela [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos-Cerqueira, Ana Teresa de Abreu [UNESP]
Lima, Maria Cristina Pereira [UNESP]
Torres, Albina Rodrigues [UNESP]
Reis, José Roberto Tozoni [UNESP]
Fonseca, Neusa Maria Vilela [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação médica
saúde mental
psicodrama
sociodrama
internato
residência
Educación Médica
salud mental
internato
psicodrama
sociodrama
Medical education
mental health
psychodrama
sociodrama
internship
residence
topic Educação médica
saúde mental
psicodrama
sociodrama
internato
residência
Educación Médica
salud mental
internato
psicodrama
sociodrama
Medical education
mental health
psychodrama
sociodrama
internship
residence
description O término do curso representa um período especialmente estressante para estudantes de Medicina, colocando-os perante diversas angústias: deixar de ser aluno, ter novas responsabilidades e enfrentar o exame de residência. Com o intuito de auxiliá-los nesta fase, foi desenvolvida na Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) uma série de estratégias de acolhimento para os estudantes. Este trabalho descreve uma atividade na qual se utilizou o Psicodrama como facilitador da expressão dos sentimentos e emoções experimentadas ao final do curso. Por dois anos consecutivos foram realizadas sessões de Sociodrama com o conjunto dos alunos do 6º ano do curso médico da FMB. Utilizaram-se Contos de Fadas como recurso para que os estudantes identificassem sua trajetória na instituição e o momento que estavam vivendo. A dramatização dos contos possibilitou a troca de experiências entre os alunos e o acolhimento de suas angústias, muitas delas coletivas e próprias daquele contexto. A análise dos contos privilegiou aspectos projetivos grupais, concluindo na direção da necessidade de mais espaços de encontro e troca entre professores e alunos.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-02-01
2014-05-20T13:36:17Z
2014-05-20T13:36:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832005000100007
Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 9, n. 16, p. 81-89, 2005.
1414-3283
http://hdl.handle.net/11449/12495
10.1590/S1414-32832005000100007
S1414-32832005000100007
S1414-32832005000100007.pdf
0537835246490556
2169124595816290
3837157956819433
url http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832005000100007
http://hdl.handle.net/11449/12495
identifier_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação. UNESP, v. 9, n. 16, p. 81-89, 2005.
1414-3283
10.1590/S1414-32832005000100007
S1414-32832005000100007
S1414-32832005000100007.pdf
0537835246490556
2169124595816290
3837157956819433
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Interface - Comunicação, Saúde, Educação
0,417
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 81-89
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128217037406208