Análise da formação e da prática em educação sexual de professores/as de Ciências e Biologia de escolas estaduais de Macapá/AP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/142864 |
Resumo: | O presente estudo buscou conhecer a formação e a prática em educação sexual e sexualidade dos/as professores/as de Ciências e Biologia de algumas escolas estaduais de Macapá. Para tanto, empregou a pesquisa qualitativa. Assim, para a escuta dos/as participantes, optou-se pelo emprego de entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos apontam que a maioria dos/as professores/as não recebeu nenhum tipo de formação acerca desta temática durante a formação inicial. Dentre os/as que afirmaram ter obtido alguma instrução acerca da educação sexual, constatou-se que esta foi de natureza estritamente biológica com enfoque nos caracteres anatômicos, fisiológicos e embriológicos. Identificou-se também que, embora a secretaria de educação do estado do Amapá possua um departamento cuja função é auxiliar o/a professor/a com as questões que envolvem a sexualidade, nas escolas da rede estadual até o momento não existe, na prática, nenhum programa ou curso de formação continuada para o/as profissionais que se disponibilizam ou tem interesse em trabalhar com as questões envoltas pelo tema. Assim, devido a falta de conhecimentos básicos em sexualidade, os/as professores/as apenas reproduzem conteúdos que se distanciam das necessidades e envolvimento do/as alunos/as. Por isso, sugere-se o investimento maciço na formação continuada dos/as professore/as de Ciências e ou Biologia da rede estadual de educação da citada cidade no que se refere à sexualidade, sobretudo, direcionada aos profissionais que já se encontram atuando, de maneira a afiançar profissionais aptos a atuar com educação sexual no citado estado. Além disso, urge mais estudos e pesquisas que possam colaborar para a compreensão e viabilidade da educação sexual nas escolas de Macapá e, por conseguinte do Estado do Amapá. |
id |
UNSP_17786eb4b87fe9c5052e3ec2eaf341ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/142864 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Análise da formação e da prática em educação sexual de professores/as de Ciências e Biologia de escolas estaduais de Macapá/APAnalysis of the gained training and teaching technics of Science and Biology teachers of sex education in public state schools in Macapá/BrazilEducação sexualFormação de professor/aCiências e BiologiaSex educationTeacher trainingScience and BiologyO presente estudo buscou conhecer a formação e a prática em educação sexual e sexualidade dos/as professores/as de Ciências e Biologia de algumas escolas estaduais de Macapá. Para tanto, empregou a pesquisa qualitativa. Assim, para a escuta dos/as participantes, optou-se pelo emprego de entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos apontam que a maioria dos/as professores/as não recebeu nenhum tipo de formação acerca desta temática durante a formação inicial. Dentre os/as que afirmaram ter obtido alguma instrução acerca da educação sexual, constatou-se que esta foi de natureza estritamente biológica com enfoque nos caracteres anatômicos, fisiológicos e embriológicos. Identificou-se também que, embora a secretaria de educação do estado do Amapá possua um departamento cuja função é auxiliar o/a professor/a com as questões que envolvem a sexualidade, nas escolas da rede estadual até o momento não existe, na prática, nenhum programa ou curso de formação continuada para o/as profissionais que se disponibilizam ou tem interesse em trabalhar com as questões envoltas pelo tema. Assim, devido a falta de conhecimentos básicos em sexualidade, os/as professores/as apenas reproduzem conteúdos que se distanciam das necessidades e envolvimento do/as alunos/as. Por isso, sugere-se o investimento maciço na formação continuada dos/as professore/as de Ciências e ou Biologia da rede estadual de educação da citada cidade no que se refere à sexualidade, sobretudo, direcionada aos profissionais que já se encontram atuando, de maneira a afiançar profissionais aptos a atuar com educação sexual no citado estado. Além disso, urge mais estudos e pesquisas que possam colaborar para a compreensão e viabilidade da educação sexual nas escolas de Macapá e, por conseguinte do Estado do Amapá.This study was done to analyze the achieved training and work experience in sex education and sexuality of teachers of Science and Biology of some public state schools in Macapá (North of Brazil). Therefore the qualitative research was used. Thus, to interview the participants, the semi-structured interview method was used. The results indicate that most teachers did not receive any training on this subject during their graduation. Among those who claimed to have obtained some education about sexual education, it was found that this tuition was strictly a biological nature with focus on anatomy, physiology and embryology. It was also identified that in the Amapá state, the public education department has a subdivision whose role is to assist teachers with doubts regarding sexuality in schools, despite that, by now it does not exist in practice a program on continuing education course for professionals who are interested in working with the issues that this theme brings. Thus, due to the lack of basic knowledge on sexuality, the professionals only talk about contents that are not correlated to the needs of the students. Hence, many investments in continuing education in sexuality are suggested for teachers of Science and or Biology in the state of the mentioned city, especially directed to professionals who are already working with it as a way to support professionals able to work with sex education in that state. There should also be more studies and research that can contribute to the understanding and viability of sex education in schools of Macapá and consequently the State of Amapá.Governo do Estado do AmapáGEA: 5987Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Izelma de Souza [UNESP]2016-08-12T12:33:29Z2016-08-12T12:33:29Z2016-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14286400087130833004030083P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:18:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142864Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:58:39.071048Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da formação e da prática em educação sexual de professores/as de Ciências e Biologia de escolas estaduais de Macapá/AP Analysis of the gained training and teaching technics of Science and Biology teachers of sex education in public state schools in Macapá/Brazil |
title |
Análise da formação e da prática em educação sexual de professores/as de Ciências e Biologia de escolas estaduais de Macapá/AP |
spellingShingle |
Análise da formação e da prática em educação sexual de professores/as de Ciências e Biologia de escolas estaduais de Macapá/AP Costa, Izelma de Souza [UNESP] Educação sexual Formação de professor/a Ciências e Biologia Sex education Teacher training Science and Biology |
title_short |
Análise da formação e da prática em educação sexual de professores/as de Ciências e Biologia de escolas estaduais de Macapá/AP |
title_full |
Análise da formação e da prática em educação sexual de professores/as de Ciências e Biologia de escolas estaduais de Macapá/AP |
title_fullStr |
Análise da formação e da prática em educação sexual de professores/as de Ciências e Biologia de escolas estaduais de Macapá/AP |
title_full_unstemmed |
Análise da formação e da prática em educação sexual de professores/as de Ciências e Biologia de escolas estaduais de Macapá/AP |
title_sort |
Análise da formação e da prática em educação sexual de professores/as de Ciências e Biologia de escolas estaduais de Macapá/AP |
author |
Costa, Izelma de Souza [UNESP] |
author_facet |
Costa, Izelma de Souza [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Izelma de Souza [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação sexual Formação de professor/a Ciências e Biologia Sex education Teacher training Science and Biology |
topic |
Educação sexual Formação de professor/a Ciências e Biologia Sex education Teacher training Science and Biology |
description |
O presente estudo buscou conhecer a formação e a prática em educação sexual e sexualidade dos/as professores/as de Ciências e Biologia de algumas escolas estaduais de Macapá. Para tanto, empregou a pesquisa qualitativa. Assim, para a escuta dos/as participantes, optou-se pelo emprego de entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos apontam que a maioria dos/as professores/as não recebeu nenhum tipo de formação acerca desta temática durante a formação inicial. Dentre os/as que afirmaram ter obtido alguma instrução acerca da educação sexual, constatou-se que esta foi de natureza estritamente biológica com enfoque nos caracteres anatômicos, fisiológicos e embriológicos. Identificou-se também que, embora a secretaria de educação do estado do Amapá possua um departamento cuja função é auxiliar o/a professor/a com as questões que envolvem a sexualidade, nas escolas da rede estadual até o momento não existe, na prática, nenhum programa ou curso de formação continuada para o/as profissionais que se disponibilizam ou tem interesse em trabalhar com as questões envoltas pelo tema. Assim, devido a falta de conhecimentos básicos em sexualidade, os/as professores/as apenas reproduzem conteúdos que se distanciam das necessidades e envolvimento do/as alunos/as. Por isso, sugere-se o investimento maciço na formação continuada dos/as professore/as de Ciências e ou Biologia da rede estadual de educação da citada cidade no que se refere à sexualidade, sobretudo, direcionada aos profissionais que já se encontram atuando, de maneira a afiançar profissionais aptos a atuar com educação sexual no citado estado. Além disso, urge mais estudos e pesquisas que possam colaborar para a compreensão e viabilidade da educação sexual nas escolas de Macapá e, por conseguinte do Estado do Amapá. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-12T12:33:29Z 2016-08-12T12:33:29Z 2016-07-15 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/142864 000871308 33004030083P0 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/142864 |
identifier_str_mv |
000871308 33004030083P0 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129006060437504 |