Análise da formação e da prática em educação sexual de professores/as de Ciências e Biologia de escolas estaduais de Macapá/AP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Izelma de Souza [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/142864
Resumo: O presente estudo buscou conhecer a formação e a prática em educação sexual e sexualidade dos/as professores/as de Ciências e Biologia de algumas escolas estaduais de Macapá. Para tanto, empregou a pesquisa qualitativa. Assim, para a escuta dos/as participantes, optou-se pelo emprego de entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos apontam que a maioria dos/as professores/as não recebeu nenhum tipo de formação acerca desta temática durante a formação inicial. Dentre os/as que afirmaram ter obtido alguma instrução acerca da educação sexual, constatou-se que esta foi de natureza estritamente biológica com enfoque nos caracteres anatômicos, fisiológicos e embriológicos. Identificou-se também que, embora a secretaria de educação do estado do Amapá possua um departamento cuja função é auxiliar o/a professor/a com as questões que envolvem a sexualidade, nas escolas da rede estadual até o momento não existe, na prática, nenhum programa ou curso de formação continuada para o/as profissionais que se disponibilizam ou tem interesse em trabalhar com as questões envoltas pelo tema. Assim, devido a falta de conhecimentos básicos em sexualidade, os/as professores/as apenas reproduzem conteúdos que se distanciam das necessidades e envolvimento do/as alunos/as. Por isso, sugere-se o investimento maciço na formação continuada dos/as professore/as de Ciências e ou Biologia da rede estadual de educação da citada cidade no que se refere à sexualidade, sobretudo, direcionada aos profissionais que já se encontram atuando, de maneira a afiançar profissionais aptos a atuar com educação sexual no citado estado. Além disso, urge mais estudos e pesquisas que possam colaborar para a compreensão e viabilidade da educação sexual nas escolas de Macapá e, por conseguinte do Estado do Amapá.
id UNSP_17786eb4b87fe9c5052e3ec2eaf341ec
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/142864
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Análise da formação e da prática em educação sexual de professores/as de Ciências e Biologia de escolas estaduais de Macapá/APAnalysis of the gained training and teaching technics of Science and Biology teachers of sex education in public state schools in Macapá/BrazilEducação sexualFormação de professor/aCiências e BiologiaSex educationTeacher trainingScience and BiologyO presente estudo buscou conhecer a formação e a prática em educação sexual e sexualidade dos/as professores/as de Ciências e Biologia de algumas escolas estaduais de Macapá. Para tanto, empregou a pesquisa qualitativa. Assim, para a escuta dos/as participantes, optou-se pelo emprego de entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos apontam que a maioria dos/as professores/as não recebeu nenhum tipo de formação acerca desta temática durante a formação inicial. Dentre os/as que afirmaram ter obtido alguma instrução acerca da educação sexual, constatou-se que esta foi de natureza estritamente biológica com enfoque nos caracteres anatômicos, fisiológicos e embriológicos. Identificou-se também que, embora a secretaria de educação do estado do Amapá possua um departamento cuja função é auxiliar o/a professor/a com as questões que envolvem a sexualidade, nas escolas da rede estadual até o momento não existe, na prática, nenhum programa ou curso de formação continuada para o/as profissionais que se disponibilizam ou tem interesse em trabalhar com as questões envoltas pelo tema. Assim, devido a falta de conhecimentos básicos em sexualidade, os/as professores/as apenas reproduzem conteúdos que se distanciam das necessidades e envolvimento do/as alunos/as. Por isso, sugere-se o investimento maciço na formação continuada dos/as professore/as de Ciências e ou Biologia da rede estadual de educação da citada cidade no que se refere à sexualidade, sobretudo, direcionada aos profissionais que já se encontram atuando, de maneira a afiançar profissionais aptos a atuar com educação sexual no citado estado. Além disso, urge mais estudos e pesquisas que possam colaborar para a compreensão e viabilidade da educação sexual nas escolas de Macapá e, por conseguinte do Estado do Amapá.This study was done to analyze the achieved training and work experience in sex education and sexuality of teachers of Science and Biology of some public state schools in Macapá (North of Brazil). Therefore the qualitative research was used. Thus, to interview the participants, the semi-structured interview method was used. The results indicate that most teachers did not receive any training on this subject during their graduation. Among those who claimed to have obtained some education about sexual education, it was found that this tuition was strictly a biological nature with focus on anatomy, physiology and embryology. It was also identified that in the Amapá state, the public education department has a subdivision whose role is to assist teachers with doubts regarding sexuality in schools, despite that, by now it does not exist in practice a program on continuing education course for professionals who are interested in working with the issues that this theme brings. Thus, due to the lack of basic knowledge on sexuality, the professionals only talk about contents that are not correlated to the needs of the students. Hence, many investments in continuing education in sexuality are suggested for teachers of Science and or Biology in the state of the mentioned city, especially directed to professionals who are already working with it as a way to support professionals able to work with sex education in that state. There should also be more studies and research that can contribute to the understanding and viability of sex education in schools of Macapá and consequently the State of Amapá.Governo do Estado do AmapáGEA: 5987Universidade Estadual Paulista (Unesp)Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Izelma de Souza [UNESP]2016-08-12T12:33:29Z2016-08-12T12:33:29Z2016-07-15info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/14286400087130833004030083P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-12T14:18:13Zoai:repositorio.unesp.br:11449/142864Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:58:39.071048Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da formação e da prática em educação sexual de professores/as de Ciências e Biologia de escolas estaduais de Macapá/AP
Analysis of the gained training and teaching technics of Science and Biology teachers of sex education in public state schools in Macapá/Brazil
title Análise da formação e da prática em educação sexual de professores/as de Ciências e Biologia de escolas estaduais de Macapá/AP
spellingShingle Análise da formação e da prática em educação sexual de professores/as de Ciências e Biologia de escolas estaduais de Macapá/AP
Costa, Izelma de Souza [UNESP]
Educação sexual
Formação de professor/a
Ciências e Biologia
Sex education
Teacher training
Science and Biology
title_short Análise da formação e da prática em educação sexual de professores/as de Ciências e Biologia de escolas estaduais de Macapá/AP
title_full Análise da formação e da prática em educação sexual de professores/as de Ciências e Biologia de escolas estaduais de Macapá/AP
title_fullStr Análise da formação e da prática em educação sexual de professores/as de Ciências e Biologia de escolas estaduais de Macapá/AP
title_full_unstemmed Análise da formação e da prática em educação sexual de professores/as de Ciências e Biologia de escolas estaduais de Macapá/AP
title_sort Análise da formação e da prática em educação sexual de professores/as de Ciências e Biologia de escolas estaduais de Macapá/AP
author Costa, Izelma de Souza [UNESP]
author_facet Costa, Izelma de Souza [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Leão, Andreza Marques de Castro [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Izelma de Souza [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Educação sexual
Formação de professor/a
Ciências e Biologia
Sex education
Teacher training
Science and Biology
topic Educação sexual
Formação de professor/a
Ciências e Biologia
Sex education
Teacher training
Science and Biology
description O presente estudo buscou conhecer a formação e a prática em educação sexual e sexualidade dos/as professores/as de Ciências e Biologia de algumas escolas estaduais de Macapá. Para tanto, empregou a pesquisa qualitativa. Assim, para a escuta dos/as participantes, optou-se pelo emprego de entrevistas semiestruturadas. Os resultados obtidos apontam que a maioria dos/as professores/as não recebeu nenhum tipo de formação acerca desta temática durante a formação inicial. Dentre os/as que afirmaram ter obtido alguma instrução acerca da educação sexual, constatou-se que esta foi de natureza estritamente biológica com enfoque nos caracteres anatômicos, fisiológicos e embriológicos. Identificou-se também que, embora a secretaria de educação do estado do Amapá possua um departamento cuja função é auxiliar o/a professor/a com as questões que envolvem a sexualidade, nas escolas da rede estadual até o momento não existe, na prática, nenhum programa ou curso de formação continuada para o/as profissionais que se disponibilizam ou tem interesse em trabalhar com as questões envoltas pelo tema. Assim, devido a falta de conhecimentos básicos em sexualidade, os/as professores/as apenas reproduzem conteúdos que se distanciam das necessidades e envolvimento do/as alunos/as. Por isso, sugere-se o investimento maciço na formação continuada dos/as professore/as de Ciências e ou Biologia da rede estadual de educação da citada cidade no que se refere à sexualidade, sobretudo, direcionada aos profissionais que já se encontram atuando, de maneira a afiançar profissionais aptos a atuar com educação sexual no citado estado. Além disso, urge mais estudos e pesquisas que possam colaborar para a compreensão e viabilidade da educação sexual nas escolas de Macapá e, por conseguinte do Estado do Amapá.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-12T12:33:29Z
2016-08-12T12:33:29Z
2016-07-15
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/142864
000871308
33004030083P0
url http://hdl.handle.net/11449/142864
identifier_str_mv 000871308
33004030083P0
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129006060437504