Formação de professores e Educação Sexual: o retrato de um curso de licenciatura em Ciências Naturais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/34777 |
Resumo: | A abordagem de temas relacionados à Educação Sexual nas escolas tem se tornado, nos últimos tempos, um grande desafio para professores e demais profissionais da Educação. Dentre as questões envolvidas nessa problemática, destacam-se os tabus que permeiam a Educação Sexual, a influência de grupos conservadores e religiosos, e a ausência de diálogo nas famílias que, associados à uma formação deficitária dos professores, dificultam a abordagem de questões relacionadas à temática no ambiente escolar. O presente trabalho tem por objetivo conhecer a realidade do curso de licenciatura em Ciências Naturais (Ênfase em Biologia), do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense (INFES-UFF), no que tange a abordagem da Educação Sexual nas disciplinas que compõem o currículo, de forma a identificar as que abordam questões pertinentes à temática, além de conhecer as opiniões e percepções dos licenciandos do curso sobre aspectos à ela relacionados, bem como a maneira como é abordada durante a graduação, de forma a identificar possíveis lacunas existentes em seu processo formativo. Para tal, foi realizada, por meio de documentos oficiais do curso, uma análise dos objetivos e ementas de todas as disciplinas que compõem o currículo. A coleta de dados dos licenciandos se deu por meio da aplicação de um questionário, composto por 13 questões, criado no Google Forms, distribuído por meio do e-mail institucional e aplicativos de mensagens, o qual obteve 56 respostas. A análise dos objetivos e ementas das disciplinas identificou que apenas duas: Anatomia e Fisiologia Humana (obrigatória) e Diversidade Cultural, Gênero e Sexualidade (optativa) abordam temas ligados à Educação Sexual. Dentre os dados acerca das opiniões e percepções dos licenciandos sobre a Educação Sexual, destaca-se que aproximadamente 70% deles consideraram que não receberam, por meio das disciplinas oferecidas na graduação, uma formação que lhes dê segurança e ferramentas para trabalhar a temática em sala de aula. A necessidade de criação/implementação de uma disciplina que trabalhe especificamente temas relacionados à Educação Sexual foi apontada por 96,4% dos licenciandos participantes da pesquisa. A fim de atender a essa demanda, é proposta a criação da disciplina Tópicos em Educação Sexual, de forma a contribuir para uma melhor formação inicial desses futuros professores. |
id |
UFF-2_fe5808d0af647353dbb1f7609042fb84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/34777 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Formação de professores e Educação Sexual: o retrato de um curso de licenciatura em Ciências NaturaisEducação SexualFormação de ProfessoresCiências NaturaisSex EducationTeacher TrainingNatural SciencesA abordagem de temas relacionados à Educação Sexual nas escolas tem se tornado, nos últimos tempos, um grande desafio para professores e demais profissionais da Educação. Dentre as questões envolvidas nessa problemática, destacam-se os tabus que permeiam a Educação Sexual, a influência de grupos conservadores e religiosos, e a ausência de diálogo nas famílias que, associados à uma formação deficitária dos professores, dificultam a abordagem de questões relacionadas à temática no ambiente escolar. O presente trabalho tem por objetivo conhecer a realidade do curso de licenciatura em Ciências Naturais (Ênfase em Biologia), do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense (INFES-UFF), no que tange a abordagem da Educação Sexual nas disciplinas que compõem o currículo, de forma a identificar as que abordam questões pertinentes à temática, além de conhecer as opiniões e percepções dos licenciandos do curso sobre aspectos à ela relacionados, bem como a maneira como é abordada durante a graduação, de forma a identificar possíveis lacunas existentes em seu processo formativo. Para tal, foi realizada, por meio de documentos oficiais do curso, uma análise dos objetivos e ementas de todas as disciplinas que compõem o currículo. A coleta de dados dos licenciandos se deu por meio da aplicação de um questionário, composto por 13 questões, criado no Google Forms, distribuído por meio do e-mail institucional e aplicativos de mensagens, o qual obteve 56 respostas. A análise dos objetivos e ementas das disciplinas identificou que apenas duas: Anatomia e Fisiologia Humana (obrigatória) e Diversidade Cultural, Gênero e Sexualidade (optativa) abordam temas ligados à Educação Sexual. Dentre os dados acerca das opiniões e percepções dos licenciandos sobre a Educação Sexual, destaca-se que aproximadamente 70% deles consideraram que não receberam, por meio das disciplinas oferecidas na graduação, uma formação que lhes dê segurança e ferramentas para trabalhar a temática em sala de aula. A necessidade de criação/implementação de uma disciplina que trabalhe especificamente temas relacionados à Educação Sexual foi apontada por 96,4% dos licenciandos participantes da pesquisa. A fim de atender a essa demanda, é proposta a criação da disciplina Tópicos em Educação Sexual, de forma a contribuir para uma melhor formação inicial desses futuros professores.The approach of themes related to Sex Education in schools has become, in recent times, a major challenge for teachers and other education professionals. Among the issues involved in this problem, we highlight the taboos that permeate Sex Education, the influence of conservative and religious groups, and the absence of dialogue in families which, associated to a deficient formation of teachers, make it difficult to address issues related to the theme in the school environment. The present work aims to know the reality of the undergraduate course in Natural Sciences (Biology emphasis) at the Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense (INFES-UFF), regarding the approach of Sex Education in the subjects that compose the curriculum, in order to identify those that address issues relevant to the theme, in addition to knowing the opinions and perceptions of undergraduate students of the course about aspects related to it, as well as the way it is addressed during graduation, in order to identify possible gaps in their training process. To this end, an analysis of the objectives and syllabi of all the disciplines that make up the curriculum was carried out using official course documents. The data collection from the undergraduates took place through the application of a questionnaire, composed of 13 questions, created in Google Forms, distributed through institutional e-mail and messaging applications, which obtained 56 answers. The analysis of the objectives and syllabi of the disciplines identified that only two: Human Anatomy and Physiology (mandatory) and Cultural Diversity, Gender and Sexuality (optional) address topics related to Sex Education. Among the data about the undergraduate students' opinions and perceptions about Sex Education, it is noteworthy that approximately 70% of them considered that they did not receive, through the disciplines offered during graduation, a training that would give them the security and tools to work with the theme in the classroom. The need to create/implement a discipline that works specifically with themes related to Sex Education was pointed out by 96.4% of the undergraduate students participating in the research. In order to meet this demand, the creation of the subject Topics in Sex Education is proposed, in order to contribute to a better initial training of these future teachers.56 f.Miranda, Jean CarlosMendel, Ana Paula Cler2024-09-23T17:36:25Z2024-09-23T17:36:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34777CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-09-23T17:36:29Zoai:app.uff.br:1/34777Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-09-23T17:36:29Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores e Educação Sexual: o retrato de um curso de licenciatura em Ciências Naturais |
title |
Formação de professores e Educação Sexual: o retrato de um curso de licenciatura em Ciências Naturais |
spellingShingle |
Formação de professores e Educação Sexual: o retrato de um curso de licenciatura em Ciências Naturais Mendel, Ana Paula Cler Educação Sexual Formação de Professores Ciências Naturais Sex Education Teacher Training Natural Sciences |
title_short |
Formação de professores e Educação Sexual: o retrato de um curso de licenciatura em Ciências Naturais |
title_full |
Formação de professores e Educação Sexual: o retrato de um curso de licenciatura em Ciências Naturais |
title_fullStr |
Formação de professores e Educação Sexual: o retrato de um curso de licenciatura em Ciências Naturais |
title_full_unstemmed |
Formação de professores e Educação Sexual: o retrato de um curso de licenciatura em Ciências Naturais |
title_sort |
Formação de professores e Educação Sexual: o retrato de um curso de licenciatura em Ciências Naturais |
author |
Mendel, Ana Paula Cler |
author_facet |
Mendel, Ana Paula Cler |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Miranda, Jean Carlos |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendel, Ana Paula Cler |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Sexual Formação de Professores Ciências Naturais Sex Education Teacher Training Natural Sciences |
topic |
Educação Sexual Formação de Professores Ciências Naturais Sex Education Teacher Training Natural Sciences |
description |
A abordagem de temas relacionados à Educação Sexual nas escolas tem se tornado, nos últimos tempos, um grande desafio para professores e demais profissionais da Educação. Dentre as questões envolvidas nessa problemática, destacam-se os tabus que permeiam a Educação Sexual, a influência de grupos conservadores e religiosos, e a ausência de diálogo nas famílias que, associados à uma formação deficitária dos professores, dificultam a abordagem de questões relacionadas à temática no ambiente escolar. O presente trabalho tem por objetivo conhecer a realidade do curso de licenciatura em Ciências Naturais (Ênfase em Biologia), do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense (INFES-UFF), no que tange a abordagem da Educação Sexual nas disciplinas que compõem o currículo, de forma a identificar as que abordam questões pertinentes à temática, além de conhecer as opiniões e percepções dos licenciandos do curso sobre aspectos à ela relacionados, bem como a maneira como é abordada durante a graduação, de forma a identificar possíveis lacunas existentes em seu processo formativo. Para tal, foi realizada, por meio de documentos oficiais do curso, uma análise dos objetivos e ementas de todas as disciplinas que compõem o currículo. A coleta de dados dos licenciandos se deu por meio da aplicação de um questionário, composto por 13 questões, criado no Google Forms, distribuído por meio do e-mail institucional e aplicativos de mensagens, o qual obteve 56 respostas. A análise dos objetivos e ementas das disciplinas identificou que apenas duas: Anatomia e Fisiologia Humana (obrigatória) e Diversidade Cultural, Gênero e Sexualidade (optativa) abordam temas ligados à Educação Sexual. Dentre os dados acerca das opiniões e percepções dos licenciandos sobre a Educação Sexual, destaca-se que aproximadamente 70% deles consideraram que não receberam, por meio das disciplinas oferecidas na graduação, uma formação que lhes dê segurança e ferramentas para trabalhar a temática em sala de aula. A necessidade de criação/implementação de uma disciplina que trabalhe especificamente temas relacionados à Educação Sexual foi apontada por 96,4% dos licenciandos participantes da pesquisa. A fim de atender a essa demanda, é proposta a criação da disciplina Tópicos em Educação Sexual, de forma a contribuir para uma melhor formação inicial desses futuros professores. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-09-23T17:36:25Z 2024-09-23T17:36:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34777 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/34777 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823553449820160 |