Formação de professores e Educação Sexual: o retrato de um curso de licenciatura em Ciências Naturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendel, Ana Paula Cler
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/34777
Resumo: A abordagem de temas relacionados à Educação Sexual nas escolas tem se tornado, nos últimos tempos, um grande desafio para professores e demais profissionais da Educação. Dentre as questões envolvidas nessa problemática, destacam-se os tabus que permeiam a Educação Sexual, a influência de grupos conservadores e religiosos, e a ausência de diálogo nas famílias que, associados à uma formação deficitária dos professores, dificultam a abordagem de questões relacionadas à temática no ambiente escolar. O presente trabalho tem por objetivo conhecer a realidade do curso de licenciatura em Ciências Naturais (Ênfase em Biologia), do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense (INFES-UFF), no que tange a abordagem da Educação Sexual nas disciplinas que compõem o currículo, de forma a identificar as que abordam questões pertinentes à temática, além de conhecer as opiniões e percepções dos licenciandos do curso sobre aspectos à ela relacionados, bem como a maneira como é abordada durante a graduação, de forma a identificar possíveis lacunas existentes em seu processo formativo. Para tal, foi realizada, por meio de documentos oficiais do curso, uma análise dos objetivos e ementas de todas as disciplinas que compõem o currículo. A coleta de dados dos licenciandos se deu por meio da aplicação de um questionário, composto por 13 questões, criado no Google Forms, distribuído por meio do e-mail institucional e aplicativos de mensagens, o qual obteve 56 respostas. A análise dos objetivos e ementas das disciplinas identificou que apenas duas: Anatomia e Fisiologia Humana (obrigatória) e Diversidade Cultural, Gênero e Sexualidade (optativa) abordam temas ligados à Educação Sexual. Dentre os dados acerca das opiniões e percepções dos licenciandos sobre a Educação Sexual, destaca-se que aproximadamente 70% deles consideraram que não receberam, por meio das disciplinas oferecidas na graduação, uma formação que lhes dê segurança e ferramentas para trabalhar a temática em sala de aula. A necessidade de criação/implementação de uma disciplina que trabalhe especificamente temas relacionados à Educação Sexual foi apontada por 96,4% dos licenciandos participantes da pesquisa. A fim de atender a essa demanda, é proposta a criação da disciplina Tópicos em Educação Sexual, de forma a contribuir para uma melhor formação inicial desses futuros professores.
id UFF-2_fe5808d0af647353dbb1f7609042fb84
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/34777
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Formação de professores e Educação Sexual: o retrato de um curso de licenciatura em Ciências NaturaisEducação SexualFormação de ProfessoresCiências NaturaisSex EducationTeacher TrainingNatural SciencesA abordagem de temas relacionados à Educação Sexual nas escolas tem se tornado, nos últimos tempos, um grande desafio para professores e demais profissionais da Educação. Dentre as questões envolvidas nessa problemática, destacam-se os tabus que permeiam a Educação Sexual, a influência de grupos conservadores e religiosos, e a ausência de diálogo nas famílias que, associados à uma formação deficitária dos professores, dificultam a abordagem de questões relacionadas à temática no ambiente escolar. O presente trabalho tem por objetivo conhecer a realidade do curso de licenciatura em Ciências Naturais (Ênfase em Biologia), do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense (INFES-UFF), no que tange a abordagem da Educação Sexual nas disciplinas que compõem o currículo, de forma a identificar as que abordam questões pertinentes à temática, além de conhecer as opiniões e percepções dos licenciandos do curso sobre aspectos à ela relacionados, bem como a maneira como é abordada durante a graduação, de forma a identificar possíveis lacunas existentes em seu processo formativo. Para tal, foi realizada, por meio de documentos oficiais do curso, uma análise dos objetivos e ementas de todas as disciplinas que compõem o currículo. A coleta de dados dos licenciandos se deu por meio da aplicação de um questionário, composto por 13 questões, criado no Google Forms, distribuído por meio do e-mail institucional e aplicativos de mensagens, o qual obteve 56 respostas. A análise dos objetivos e ementas das disciplinas identificou que apenas duas: Anatomia e Fisiologia Humana (obrigatória) e Diversidade Cultural, Gênero e Sexualidade (optativa) abordam temas ligados à Educação Sexual. Dentre os dados acerca das opiniões e percepções dos licenciandos sobre a Educação Sexual, destaca-se que aproximadamente 70% deles consideraram que não receberam, por meio das disciplinas oferecidas na graduação, uma formação que lhes dê segurança e ferramentas para trabalhar a temática em sala de aula. A necessidade de criação/implementação de uma disciplina que trabalhe especificamente temas relacionados à Educação Sexual foi apontada por 96,4% dos licenciandos participantes da pesquisa. A fim de atender a essa demanda, é proposta a criação da disciplina Tópicos em Educação Sexual, de forma a contribuir para uma melhor formação inicial desses futuros professores.The approach of themes related to Sex Education in schools has become, in recent times, a major challenge for teachers and other education professionals. Among the issues involved in this problem, we highlight the taboos that permeate Sex Education, the influence of conservative and religious groups, and the absence of dialogue in families which, associated to a deficient formation of teachers, make it difficult to address issues related to the theme in the school environment. The present work aims to know the reality of the undergraduate course in Natural Sciences (Biology emphasis) at the Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense (INFES-UFF), regarding the approach of Sex Education in the subjects that compose the curriculum, in order to identify those that address issues relevant to the theme, in addition to knowing the opinions and perceptions of undergraduate students of the course about aspects related to it, as well as the way it is addressed during graduation, in order to identify possible gaps in their training process. To this end, an analysis of the objectives and syllabi of all the disciplines that make up the curriculum was carried out using official course documents. The data collection from the undergraduates took place through the application of a questionnaire, composed of 13 questions, created in Google Forms, distributed through institutional e-mail and messaging applications, which obtained 56 answers. The analysis of the objectives and syllabi of the disciplines identified that only two: Human Anatomy and Physiology (mandatory) and Cultural Diversity, Gender and Sexuality (optional) address topics related to Sex Education. Among the data about the undergraduate students' opinions and perceptions about Sex Education, it is noteworthy that approximately 70% of them considered that they did not receive, through the disciplines offered during graduation, a training that would give them the security and tools to work with the theme in the classroom. The need to create/implement a discipline that works specifically with themes related to Sex Education was pointed out by 96.4% of the undergraduate students participating in the research. In order to meet this demand, the creation of the subject Topics in Sex Education is proposed, in order to contribute to a better initial training of these future teachers.56 f.Miranda, Jean CarlosMendel, Ana Paula Cler2024-09-23T17:36:25Z2024-09-23T17:36:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/34777CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2024-09-23T17:36:29Zoai:app.uff.br:1/34777Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-09-23T17:36:29Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de professores e Educação Sexual: o retrato de um curso de licenciatura em Ciências Naturais
title Formação de professores e Educação Sexual: o retrato de um curso de licenciatura em Ciências Naturais
spellingShingle Formação de professores e Educação Sexual: o retrato de um curso de licenciatura em Ciências Naturais
Mendel, Ana Paula Cler
Educação Sexual
Formação de Professores
Ciências Naturais
Sex Education
Teacher Training
Natural Sciences
title_short Formação de professores e Educação Sexual: o retrato de um curso de licenciatura em Ciências Naturais
title_full Formação de professores e Educação Sexual: o retrato de um curso de licenciatura em Ciências Naturais
title_fullStr Formação de professores e Educação Sexual: o retrato de um curso de licenciatura em Ciências Naturais
title_full_unstemmed Formação de professores e Educação Sexual: o retrato de um curso de licenciatura em Ciências Naturais
title_sort Formação de professores e Educação Sexual: o retrato de um curso de licenciatura em Ciências Naturais
author Mendel, Ana Paula Cler
author_facet Mendel, Ana Paula Cler
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Miranda, Jean Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendel, Ana Paula Cler
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Sexual
Formação de Professores
Ciências Naturais
Sex Education
Teacher Training
Natural Sciences
topic Educação Sexual
Formação de Professores
Ciências Naturais
Sex Education
Teacher Training
Natural Sciences
description A abordagem de temas relacionados à Educação Sexual nas escolas tem se tornado, nos últimos tempos, um grande desafio para professores e demais profissionais da Educação. Dentre as questões envolvidas nessa problemática, destacam-se os tabus que permeiam a Educação Sexual, a influência de grupos conservadores e religiosos, e a ausência de diálogo nas famílias que, associados à uma formação deficitária dos professores, dificultam a abordagem de questões relacionadas à temática no ambiente escolar. O presente trabalho tem por objetivo conhecer a realidade do curso de licenciatura em Ciências Naturais (Ênfase em Biologia), do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior da Universidade Federal Fluminense (INFES-UFF), no que tange a abordagem da Educação Sexual nas disciplinas que compõem o currículo, de forma a identificar as que abordam questões pertinentes à temática, além de conhecer as opiniões e percepções dos licenciandos do curso sobre aspectos à ela relacionados, bem como a maneira como é abordada durante a graduação, de forma a identificar possíveis lacunas existentes em seu processo formativo. Para tal, foi realizada, por meio de documentos oficiais do curso, uma análise dos objetivos e ementas de todas as disciplinas que compõem o currículo. A coleta de dados dos licenciandos se deu por meio da aplicação de um questionário, composto por 13 questões, criado no Google Forms, distribuído por meio do e-mail institucional e aplicativos de mensagens, o qual obteve 56 respostas. A análise dos objetivos e ementas das disciplinas identificou que apenas duas: Anatomia e Fisiologia Humana (obrigatória) e Diversidade Cultural, Gênero e Sexualidade (optativa) abordam temas ligados à Educação Sexual. Dentre os dados acerca das opiniões e percepções dos licenciandos sobre a Educação Sexual, destaca-se que aproximadamente 70% deles consideraram que não receberam, por meio das disciplinas oferecidas na graduação, uma formação que lhes dê segurança e ferramentas para trabalhar a temática em sala de aula. A necessidade de criação/implementação de uma disciplina que trabalhe especificamente temas relacionados à Educação Sexual foi apontada por 96,4% dos licenciandos participantes da pesquisa. A fim de atender a essa demanda, é proposta a criação da disciplina Tópicos em Educação Sexual, de forma a contribuir para uma melhor formação inicial desses futuros professores.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-09-23T17:36:25Z
2024-09-23T17:36:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/34777
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/34777
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823553449820160