Relação família-escola e a perspectiva bioecológica: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monti, Luísa Leôncio [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/204981
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido através das experiências vivenciadas no estágio em Administração Educacional na etapa da Educação Infantil do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos. Este relato de experiência se pautou em um método de caráter descritivo-analítico e propôs-se a investigação sobre a importância da relação família-escola para o desenvolvimento infantil, relacionando com as práticas observadas em estágio. Para tanto, adotou-se como fundamentação teórico-metodológica a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner. Notou-se a necessidade de uma relação entre família e escola baseada em igualdade, permeadas de sentimento afetivos positivos, reciprocidade e equilíbrio de poder, sendo necessário que os pais se aproximem do ambiente escolar. A reunião escolar é uma das formas de estreitar vínculos entre as instituições, o que é benéfico ao desenvolvimento infantil.
id UNSP_17971aeabe01c9edeb0fd4b7e0f45649
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/204981
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Relação família-escola e a perspectiva bioecológica: um relato de experiênciaDesenvolvimento infantilRelação família-escolaPerspectiva bioecológicaO presente trabalho foi desenvolvido através das experiências vivenciadas no estágio em Administração Educacional na etapa da Educação Infantil do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos. Este relato de experiência se pautou em um método de caráter descritivo-analítico e propôs-se a investigação sobre a importância da relação família-escola para o desenvolvimento infantil, relacionando com as práticas observadas em estágio. Para tanto, adotou-se como fundamentação teórico-metodológica a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner. Notou-se a necessidade de uma relação entre família e escola baseada em igualdade, permeadas de sentimento afetivos positivos, reciprocidade e equilíbrio de poder, sendo necessário que os pais se aproximem do ambiente escolar. A reunião escolar é uma das formas de estreitar vínculos entre as instituições, o que é benéfico ao desenvolvimento infantil.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Versão final do editorUniversidade Estadual Paulista88882.432614/2019-01Universidade Estadual Paulista (Unesp)Monti, Luísa Leôncio [UNESP]2021-06-16T17:32:59Z2021-06-16T17:32:59Z2019-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdf9788554440145http://hdl.handle.net/11449/20498135199994750850770000-0002-3342-4286porAnais do VII Congresso Brasileiro de Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-11T14:25:15Zoai:repositorio.unesp.br:11449/204981Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T18:31:22.868724Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação família-escola e a perspectiva bioecológica: um relato de experiência
title Relação família-escola e a perspectiva bioecológica: um relato de experiência
spellingShingle Relação família-escola e a perspectiva bioecológica: um relato de experiência
Monti, Luísa Leôncio [UNESP]
Desenvolvimento infantil
Relação família-escola
Perspectiva bioecológica
title_short Relação família-escola e a perspectiva bioecológica: um relato de experiência
title_full Relação família-escola e a perspectiva bioecológica: um relato de experiência
title_fullStr Relação família-escola e a perspectiva bioecológica: um relato de experiência
title_full_unstemmed Relação família-escola e a perspectiva bioecológica: um relato de experiência
title_sort Relação família-escola e a perspectiva bioecológica: um relato de experiência
author Monti, Luísa Leôncio [UNESP]
author_facet Monti, Luísa Leôncio [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Monti, Luísa Leôncio [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento infantil
Relação família-escola
Perspectiva bioecológica
topic Desenvolvimento infantil
Relação família-escola
Perspectiva bioecológica
description O presente trabalho foi desenvolvido através das experiências vivenciadas no estágio em Administração Educacional na etapa da Educação Infantil do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos. Este relato de experiência se pautou em um método de caráter descritivo-analítico e propôs-se a investigação sobre a importância da relação família-escola para o desenvolvimento infantil, relacionando com as práticas observadas em estágio. Para tanto, adotou-se como fundamentação teórico-metodológica a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner. Notou-se a necessidade de uma relação entre família e escola baseada em igualdade, permeadas de sentimento afetivos positivos, reciprocidade e equilíbrio de poder, sendo necessário que os pais se aproximem do ambiente escolar. A reunião escolar é uma das formas de estreitar vínculos entre as instituições, o que é benéfico ao desenvolvimento infantil.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10
2021-06-16T17:32:59Z
2021-06-16T17:32:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 9788554440145
http://hdl.handle.net/11449/204981
3519999475085077
0000-0002-3342-4286
identifier_str_mv 9788554440145
3519999475085077
0000-0002-3342-4286
url http://hdl.handle.net/11449/204981
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Anais do VII Congresso Brasileiro de Educação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808128942297579520