Relação família-escola e a perspectiva bioecológica: um relato de experiência
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/204981 |
Resumo: | O presente trabalho foi desenvolvido através das experiências vivenciadas no estágio em Administração Educacional na etapa da Educação Infantil do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos. Este relato de experiência se pautou em um método de caráter descritivo-analítico e propôs-se a investigação sobre a importância da relação família-escola para o desenvolvimento infantil, relacionando com as práticas observadas em estágio. Para tanto, adotou-se como fundamentação teórico-metodológica a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner. Notou-se a necessidade de uma relação entre família e escola baseada em igualdade, permeadas de sentimento afetivos positivos, reciprocidade e equilíbrio de poder, sendo necessário que os pais se aproximem do ambiente escolar. A reunião escolar é uma das formas de estreitar vínculos entre as instituições, o que é benéfico ao desenvolvimento infantil. |
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