Desenvolvimento de crianças na perspectiva do modelo bioecológico: uma revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Amanda Amorim de
Data de Publicação: 2014
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/9326
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo verificar a incidência no período de 2003 a 2013 de produções científicas nacionais e internacionais sobre o desenvolvimento de crianças, a luz do modelo Bioecológico. O levantamento bibliográfico coletou um total de 30 artigos indexados nas bases de dados Scielo, Bvs-psi e Pepsic. Ao final, 15 estudos foram listados e analisados considerando itens como o ano de publicação, a revista científica publicada, o qualis da revista, o contexto contemplado no estudo e os métodos utilizados pelos pesquisadores. Os resultados apontaram para uma maior prevalência de estudos sobre desenvolvimento de crianças investigados no contexto da escola. Concluiu- se a importância de se fazer pesquisas sobre o desenvolvimento sem que o mesmo seja compreendido a partir do processo de doença, situação de risco e/ou vulnerabilidade. Acredita-se que a abordagem Bioecológica pode ser de grande valia na contribuição da compreensão do desenvolvimento de crianças na atualidade em contextos aparentemente não adversos.
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Os resultados apontaram para uma maior prevalência de estudos sobre desenvolvimento de crianças investigados no contexto da escola. Concluiu- se a importância de se fazer pesquisas sobre o desenvolvimento sem que o mesmo seja compreendido a partir do processo de doença, situação de risco e/ou vulnerabilidade. Acredita-se que a abordagem Bioecológica pode ser de grande valia na contribuição da compreensão do desenvolvimento de crianças na atualidade em contextos aparentemente não adversos.The present study aimed to determine the incidence in the period 2003-2013 of national and international scientific publications on the development of children, the light of Biecologico model. The literature survey collected a total of 30 articles indexed in the databases SciELO, BVS-Psi and Pepsic data. Finally, 15 studies were listed and analyzed considering items as the year of publication, the journal published the magazine qualis, context contemplated in the study and the methods used by researchers. The results indicated a higher prevalence of studies on the development of children investigated in the context of the school. It was concluded the importance of doing research on the development unless it be understood from the disease process, risk and / or vulnerability. It is believed that the bioecological approach can be valuable in understanding the contribution of the development of children today in contexts apparently not adverse.Submitted by Luana Sampaio (luana.barroso@ucb.br) on 2017-07-14T13:03:46Z No. of bitstreams: 1 AmandaAmorimdeAraújoTCCGraduacao2014.pdf: 489474 bytes, checksum: c282087dac24cb2bd64e57e4d4ddccc0 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2017-07-14T13:06:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AmandaAmorimdeAraújoTCCGraduacao2014.pdf: 489474 bytes, checksum: c282087dac24cb2bd64e57e4d4ddccc0 (MD5)Made available in DSpace on 2017-07-14T13:06:32Z (GMT). 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The present study aimed to determine the incidence in the period 2003-2013 of national and international scientific publications on the development of children, the light of Biecologico model. The literature survey collected a total of 30 articles indexed in the databases SciELO, BVS-Psi and Pepsic data. Finally, 15 studies were listed and analyzed considering items as the year of publication, the journal published the magazine qualis, context contemplated in the study and the methods used by researchers. The results indicated a higher prevalence of studies on the development of children investigated in the context of the school. It was concluded the importance of doing research on the development unless it be understood from the disease process, risk and / or vulnerability. It is believed that the bioecological approach can be valuable in understanding the contribution of the development of children today in contexts apparently not adverse.
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