Recursos didáticos direcionados como complemento ao ensino de Biologia para professores com deficiência visual: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Flores, Andrezza Santos [UNESP]
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/140160
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-06-22/000867257.pdf
Resumo: From the guidelines of the Declaration of Salamanca (1994), all students have the right to be part of a regular school, including those who have some kind of special need. However, schools are not prepared structurally and educationally to meet all the needs of students and not even the teachers are trained to handle these situations in the classroom. On the other hand, a teacher in the classroom has several tricks to boost your class and make it more attractive, unlike a blind teacher who often do not have alternative resources to complement in his class. Thus, this study aimed to make and analyze the use of educational resources, facing the Science and Biology teaching, for a visually impaired teacher responsible for the resource room of a State Public School in northwest of São Paulo, who teaches for students with full and low vision blindness, seeking to improve the resources for it to develop its work. Thus, such a methodological procedure has observed through the transcription and analysis of videos that the use of materials was extremely important for the education of their students and the teacher in him who had no trouble to teach their classes with the adapted material, since it is one of the prerogatives, in the opinion of the teacher, adapt the materials, but the visual impairment and lack of support hinders their performance in the classroom
id UNSP_17e7db78213b9257b0ea0eea25132b7a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/140160
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Recursos didáticos direcionados como complemento ao ensino de Biologia para professores com deficiência visual: um estudo de casoCiencia - Estudo e ensinoEducação especialMaterial didáticoInstructional materialsFrom the guidelines of the Declaration of Salamanca (1994), all students have the right to be part of a regular school, including those who have some kind of special need. However, schools are not prepared structurally and educationally to meet all the needs of students and not even the teachers are trained to handle these situations in the classroom. On the other hand, a teacher in the classroom has several tricks to boost your class and make it more attractive, unlike a blind teacher who often do not have alternative resources to complement in his class. Thus, this study aimed to make and analyze the use of educational resources, facing the Science and Biology teaching, for a visually impaired teacher responsible for the resource room of a State Public School in northwest of São Paulo, who teaches for students with full and low vision blindness, seeking to improve the resources for it to develop its work. Thus, such a methodological procedure has observed through the transcription and analysis of videos that the use of materials was extremely important for the education of their students and the teacher in him who had no trouble to teach their classes with the adapted material, since it is one of the prerogatives, in the opinion of the teacher, adapt the materials, but the visual impairment and lack of support hinders their performance in the classroomA partir das orientações da Declaração de Salamanca (1994), todos os alunos têm o direito de fazer parte de uma escola regular, inclusive àqueles que possuem algum tipo de necessidade especial. No entanto, as escolas não estão preparadas estruturalmente e educacionalmente para atender todas as necessidades dos alunos e nem ao menos os professores estão capacitados para lidar com essas situações em sala de aula. Por outro lado, um professor em sala de aula possui vários artifícios para dinamizar sua aula e torná-la mais atrativa, ao contrário de um professor deficiente visual que muitas vezes não possui recursos alternativos como complemento em sua aula. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo confeccionar e analisar a utilização de recursos didáticos, voltados para o Ensino de Ciências e Biologia, por uma professora deficiente visual responsável pela sala de recursos de uma Escola Pública Estadual no Noroeste Paulista, que leciona para alunos com cegueira total e baixa visão, buscando-se a melhoria dos recursos para que a mesma desenvolva seu trabalho. Sendo assim, tal procedimento metodológico permitiu observar mediante a transcrição e análise dos vídeos que a utilização dos materiais foi de extrema importância para o ensino de seus alunos e para a professora em si que não teve dificuldades para ministrar suas aulas com o material adaptado, visto que, é uma das prerrogativas, na opinião da professora, adaptar os materiais, mas a deficiência visual e a falta de suporte dificulta sua atuação em sala de aulaUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Escolano, Ângela Coletto Morales [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Flores, Andrezza Santos [UNESP]2016-07-01T13:09:35Z2016-07-01T13:09:35Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFLORES, Andrezza Santos. Recursos didáticos direcionados como complemento ao ensino de Biologia para professores com deficiência visual: um estudo de caso. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, 2016.http://hdl.handle.net/11449/140160867257http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-06-22/000867257.pdfAlephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-10T19:10:54Zoai:repositorio.unesp.br:11449/140160Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T21:45:10.644594Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Recursos didáticos direcionados como complemento ao ensino de Biologia para professores com deficiência visual: um estudo de caso
title Recursos didáticos direcionados como complemento ao ensino de Biologia para professores com deficiência visual: um estudo de caso
spellingShingle Recursos didáticos direcionados como complemento ao ensino de Biologia para professores com deficiência visual: um estudo de caso
Flores, Andrezza Santos [UNESP]
Ciencia - Estudo e ensino
Educação especial
Material didático
Instructional materials
title_short Recursos didáticos direcionados como complemento ao ensino de Biologia para professores com deficiência visual: um estudo de caso
title_full Recursos didáticos direcionados como complemento ao ensino de Biologia para professores com deficiência visual: um estudo de caso
title_fullStr Recursos didáticos direcionados como complemento ao ensino de Biologia para professores com deficiência visual: um estudo de caso
title_full_unstemmed Recursos didáticos direcionados como complemento ao ensino de Biologia para professores com deficiência visual: um estudo de caso
title_sort Recursos didáticos direcionados como complemento ao ensino de Biologia para professores com deficiência visual: um estudo de caso
author Flores, Andrezza Santos [UNESP]
author_facet Flores, Andrezza Santos [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Escolano, Ângela Coletto Morales [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Flores, Andrezza Santos [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ciencia - Estudo e ensino
Educação especial
Material didático
Instructional materials
topic Ciencia - Estudo e ensino
Educação especial
Material didático
Instructional materials
description From the guidelines of the Declaration of Salamanca (1994), all students have the right to be part of a regular school, including those who have some kind of special need. However, schools are not prepared structurally and educationally to meet all the needs of students and not even the teachers are trained to handle these situations in the classroom. On the other hand, a teacher in the classroom has several tricks to boost your class and make it more attractive, unlike a blind teacher who often do not have alternative resources to complement in his class. Thus, this study aimed to make and analyze the use of educational resources, facing the Science and Biology teaching, for a visually impaired teacher responsible for the resource room of a State Public School in northwest of São Paulo, who teaches for students with full and low vision blindness, seeking to improve the resources for it to develop its work. Thus, such a methodological procedure has observed through the transcription and analysis of videos that the use of materials was extremely important for the education of their students and the teacher in him who had no trouble to teach their classes with the adapted material, since it is one of the prerogatives, in the opinion of the teacher, adapt the materials, but the visual impairment and lack of support hinders their performance in the classroom
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-01T13:09:35Z
2016-07-01T13:09:35Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FLORES, Andrezza Santos. Recursos didáticos direcionados como complemento ao ensino de Biologia para professores com deficiência visual: um estudo de caso. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, 2016.
http://hdl.handle.net/11449/140160
867257
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-06-22/000867257.pdf
identifier_str_mv FLORES, Andrezza Santos. Recursos didáticos direcionados como complemento ao ensino de Biologia para professores com deficiência visual: um estudo de caso. 2016. 1 CD-ROM. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, 2016.
867257
url http://hdl.handle.net/11449/140160
http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2016-06-22/000867257.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129354392141824