Um estudo sobre o desenvolvimento da função simbólica da consciência e o processo de humanização da criança na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Selma Aparecida Ferreira da [UNESP]
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/191310
Resumo: O objetivo da pesquisa dirigiu-se a desvelar os indícios que possam explicar a natureza e o desenvolvimento da função simbólica da consciência na criança pré-escolar durante a atividade da brincadeira de papéis sociais. O problema gerador da investigação foi compreender como acontece o desenvolvimento do processo de significação dos atos simbólicos culturais, pela criança, na atividade da brincadeira de papéis sociais. Os estudos basearam-se na premissa de que a compreensão sobre o funcionamento do processo de significação das vivências e da criação de sentidos e significados sobre a realidade objetiva na idade pré-escolar é possível por meio da observação dos indícios materializados nas ações e palavras das crianças emergidas na brincadeira de papéis sociais, por expressarem a relação existente entre o signo, o significado e o sentido como sendo unidades constituintes da consciência semiótica. A análise desse processo permitiu avançar nas discussões sobre o processo de humanização da criança, especialmente quanto à formação das aptidões, necessidades, capacidades e valorações, entendidas como sendo habilidades especificamente humanas que compõem a personalidade e a inteligência. A sistematização metodológica do estudo caracterizou-se por uma intervenção pedagógica organizada a partir dos princípios do método instrumental sistêmico semântico, com a finalidade de elaborar condições objetivas (o real) para o desenvolvimento da atividade do brincar (espaço, tempo, objetos) em sua relação com a criação imaginária (o ideal) dos temas e conteúdos que integram a brincadeira, realizada com um grupo de seis crianças de cinco anos de idade, em uma escola pública de Educação Infantil na cidade de Uberaba - MG . As ações interventivas pautaram-se por transformações nas condições objetivas reais e os prováveis impactos no âmbito imaginário e, por conseguinte, no desenvolvimento da brincadeira de papéis sociais. A partir dos resultados alcançados pela pesquisa é possível afirmar a tese de que o desenvolvimento histórico da função simbólica da consciência, como resultado da representação mental das sensações, percepções e relações reelaboradas/reestruturadas na atividade da brincadeira de papéis sociais, mobiliza as condições elementares para as mudanças sistêmicas no pensamento da criança pré-escolar. Dos trabalhos efetivados, conclui-se que a atividade do brincar devidamente organizada constitui-se em trabalho e espaço privilegiado de criação, pela criança, de significados e sentidos sobre os diferentes aspectos que compõem a existência humana, objetivados na enunciação, compondo cenário propício para o desenvolvimento da função simbólica da consciência na infância.
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spelling Um estudo sobre o desenvolvimento da função simbólica da consciência e o processo de humanização da criança na educação infantilA study on the development of the symbolic function of consciousness and the child humanization process in child educationEducaçãoEducação infantilBrincadeira de papéis sociaisConsciênciaFunção simbólicaHumanizaçãoEducationChild educationSocial role playingConsciousnessSymbolic functionHumanizationO objetivo da pesquisa dirigiu-se a desvelar os indícios que possam explicar a natureza e o desenvolvimento da função simbólica da consciência na criança pré-escolar durante a atividade da brincadeira de papéis sociais. O problema gerador da investigação foi compreender como acontece o desenvolvimento do processo de significação dos atos simbólicos culturais, pela criança, na atividade da brincadeira de papéis sociais. Os estudos basearam-se na premissa de que a compreensão sobre o funcionamento do processo de significação das vivências e da criação de sentidos e significados sobre a realidade objetiva na idade pré-escolar é possível por meio da observação dos indícios materializados nas ações e palavras das crianças emergidas na brincadeira de papéis sociais, por expressarem a relação existente entre o signo, o significado e o sentido como sendo unidades constituintes da consciência semiótica. A análise desse processo permitiu avançar nas discussões sobre o processo de humanização da criança, especialmente quanto à formação das aptidões, necessidades, capacidades e valorações, entendidas como sendo habilidades especificamente humanas que compõem a personalidade e a inteligência. A sistematização metodológica do estudo caracterizou-se por uma intervenção pedagógica organizada a partir dos princípios do método instrumental sistêmico semântico, com a finalidade de elaborar condições objetivas (o real) para o desenvolvimento da atividade do brincar (espaço, tempo, objetos) em sua relação com a criação imaginária (o ideal) dos temas e conteúdos que integram a brincadeira, realizada com um grupo de seis crianças de cinco anos de idade, em uma escola pública de Educação Infantil na cidade de Uberaba - MG . As ações interventivas pautaram-se por transformações nas condições objetivas reais e os prováveis impactos no âmbito imaginário e, por conseguinte, no desenvolvimento da brincadeira de papéis sociais. A partir dos resultados alcançados pela pesquisa é possível afirmar a tese de que o desenvolvimento histórico da função simbólica da consciência, como resultado da representação mental das sensações, percepções e relações reelaboradas/reestruturadas na atividade da brincadeira de papéis sociais, mobiliza as condições elementares para as mudanças sistêmicas no pensamento da criança pré-escolar. Dos trabalhos efetivados, conclui-se que a atividade do brincar devidamente organizada constitui-se em trabalho e espaço privilegiado de criação, pela criança, de significados e sentidos sobre os diferentes aspectos que compõem a existência humana, objetivados na enunciação, compondo cenário propício para o desenvolvimento da função simbólica da consciência na infância.The aim of the research was to reveal the evidence that may explain the nature and development of the symbolic function of consciousness in preschool children during the activity of playing social roles. The problem that generated the investigation was to understand how the development of the process of signification of cultural symbolic acts by the child happens in the activity of playing social roles. The studies were based on the premise that understanding about the functioning of the process of meaning of experiences and the creation of meanings about objective reality at preschool age is possible through the observation of the evidence materialized in the actions and words of the children. children emerged in the play of social roles, for expressing the relationship between the sign, the meaning and the sense as constituting units of semiotic consciousness. The analysis of this process allowed us to advance the discussions about the process of humanization of children, especially regarding the formation of skills, needs, abilities and valuations, understood as being specifically human skills that make up personality and intelligence. The methodological systematization of the study was characterized by a pedagogical intervention organized from the principles of the semantic systemic instrumental method, with the purpose of elaborating objective conditions (the real) for the development of the activity of playing (space, time, objects) in its relationship with the imaginary creation (the ideal) of the themes and contents that integrate the play, performed with a group of six children of five years old, in a public school of kindergarten in the city of Uberaba - MG. The intervention actions were marked by transformations in the real objective conditions and the probable impacts in the imaginary scope and, consequently, in the development of the play of social roles. From the results achieved by the research it is possible to state the thesis that the historical development of the symbolic function of consciousness, as a result of the mental representation of sensations, perceptions and relationships reworked / restructured in the activity of social role play, mobilizes the elementary conditions for systemic changes in preschool child thinking. From the works performed, it is concluded that the activity of playing properly organized is a work and privileged space for the creation, by the child, of meanings and meanings about the different aspects that make up human existence, objectified in the enunciation, constituting a propitious scenario for the development of the symbolic function of consciousness in childhood.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Lima, Elieuza Aparecida de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Costa, Selma Aparecida Ferreira da [UNESP]2020-01-09T14:30:52Z2020-01-09T14:30:52Z2019-12-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19131000092825933004110040P557029629824143660000-0002-4957-6356porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:37:28Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191310Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:37:28Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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