Desenvolvimento e avaliação de um objeto digital de aprendizagem para as pessoas com autismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/92311 |
Resumo: | Partindo da experiência e de estudos anteriores a respeito do processo educacional das pessoas com autismo, pensou-se em como o uso do computador poderia auxiliar o processo de ensino e aprendizagem dessas pessoas, tendo como recurso um Objeto de Aprendizagem - OA produzido para o trabalho com esse público com objetivo de viabilizar mais um recurso que possa trabalhar a sua aprendizagem por meio do conhecimento de mundo. Portanto, esta pesquisa analisa se a construção e implementação de um OA para as pessoas com autismo pode favorecer o seu processo educacional. Para isso, foi realizado um extenso estudo a esse respeito, levando em consideração suas possíveis dificuldades e interesses, além das peculiaridades que envolvem a síndrome para a construção e implementação desse recurso para o trabalho educacional com essas pessoas. Adotou-se um enfoque qualitativo, com o intuito de obter informações em diversos segmentos a respeito do autismo, do processo de ensino aprendizagem e do uso computador com essas pessoas para que a construção do OA pudesse ser respaldada de informações condizentes com a proposta apresentada. Para a fase final da pesquisa foi selecionado dois participantes com autismo, matriculados no ensino regular para a utilização do OA em quatro encontros para uma aplicação “teste”, com o intuito de verificar por meio da observação as possibilidades e limitações desse recurso na aprendizagem dessas pessoas. Como recursos para coleta de... |
id |
UNSP_189adeb4e35294ea790acf218ec7a543 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/92311 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Desenvolvimento e avaliação de um objeto digital de aprendizagem para as pessoas com autismoEducaçãoAutismoObjeto de aprendizagemAutismComputerLearning ObjectsLearningPartindo da experiência e de estudos anteriores a respeito do processo educacional das pessoas com autismo, pensou-se em como o uso do computador poderia auxiliar o processo de ensino e aprendizagem dessas pessoas, tendo como recurso um Objeto de Aprendizagem - OA produzido para o trabalho com esse público com objetivo de viabilizar mais um recurso que possa trabalhar a sua aprendizagem por meio do conhecimento de mundo. Portanto, esta pesquisa analisa se a construção e implementação de um OA para as pessoas com autismo pode favorecer o seu processo educacional. Para isso, foi realizado um extenso estudo a esse respeito, levando em consideração suas possíveis dificuldades e interesses, além das peculiaridades que envolvem a síndrome para a construção e implementação desse recurso para o trabalho educacional com essas pessoas. Adotou-se um enfoque qualitativo, com o intuito de obter informações em diversos segmentos a respeito do autismo, do processo de ensino aprendizagem e do uso computador com essas pessoas para que a construção do OA pudesse ser respaldada de informações condizentes com a proposta apresentada. Para a fase final da pesquisa foi selecionado dois participantes com autismo, matriculados no ensino regular para a utilização do OA em quatro encontros para uma aplicação “teste”, com o intuito de verificar por meio da observação as possibilidades e limitações desse recurso na aprendizagem dessas pessoas. Como recursos para coleta de...Building on experience and previous studies regarding the people educational process with autism, it was thought on how computer could help the autism people learn with it, and with the use of a Learning Object - OA produced specifically for this audience with purpose of alphabetizing them by the knowledge of the world. Therefore, this research examines the construction and implementation of an OA specifically for people with autism can help the process of teaching and learning. For this we have conducted an extensive study about people with autism, taking into account the peculiarities surrounding the syndrome to build this feature in educational work with these people. We adopted a qualitative approach in order to obtain information about different segments of autism, the teaching and learning process of using computer with these people for the construction of OA could be backed up consistent information with the... (Complete abstract click electronic access below)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Tereza Cristina Carvalho Iwamoto de [UNESP]2014-06-11T19:25:59Z2014-06-11T19:25:59Z2010-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis151 f. : il.application/pdfOLIVEIRA, Tereza Cristina Carvalho Iwamoto de. Desenvolvimento e avaliação de um objeto digital de aprendizagem para as pessoas com autismo. 2010. 151 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010.http://hdl.handle.net/11449/92311000628013oliveira_tcci_me_prud.pdf33004129044P67346754405819238Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-20T12:44:57Zoai:repositorio.unesp.br:11449/92311Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T20:42:25.804031Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento e avaliação de um objeto digital de aprendizagem para as pessoas com autismo |
title |
Desenvolvimento e avaliação de um objeto digital de aprendizagem para as pessoas com autismo |
spellingShingle |
Desenvolvimento e avaliação de um objeto digital de aprendizagem para as pessoas com autismo Oliveira, Tereza Cristina Carvalho Iwamoto de [UNESP] Educação Autismo Objeto de aprendizagem Autism Computer Learning Objects Learning |
title_short |
Desenvolvimento e avaliação de um objeto digital de aprendizagem para as pessoas com autismo |
title_full |
Desenvolvimento e avaliação de um objeto digital de aprendizagem para as pessoas com autismo |
title_fullStr |
Desenvolvimento e avaliação de um objeto digital de aprendizagem para as pessoas com autismo |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento e avaliação de um objeto digital de aprendizagem para as pessoas com autismo |
title_sort |
Desenvolvimento e avaliação de um objeto digital de aprendizagem para as pessoas com autismo |
author |
Oliveira, Tereza Cristina Carvalho Iwamoto de [UNESP] |
author_facet |
Oliveira, Tereza Cristina Carvalho Iwamoto de [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Schlünzen, Elisa Tomoe Moriya [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Tereza Cristina Carvalho Iwamoto de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Autismo Objeto de aprendizagem Autism Computer Learning Objects Learning |
topic |
Educação Autismo Objeto de aprendizagem Autism Computer Learning Objects Learning |
description |
Partindo da experiência e de estudos anteriores a respeito do processo educacional das pessoas com autismo, pensou-se em como o uso do computador poderia auxiliar o processo de ensino e aprendizagem dessas pessoas, tendo como recurso um Objeto de Aprendizagem - OA produzido para o trabalho com esse público com objetivo de viabilizar mais um recurso que possa trabalhar a sua aprendizagem por meio do conhecimento de mundo. Portanto, esta pesquisa analisa se a construção e implementação de um OA para as pessoas com autismo pode favorecer o seu processo educacional. Para isso, foi realizado um extenso estudo a esse respeito, levando em consideração suas possíveis dificuldades e interesses, além das peculiaridades que envolvem a síndrome para a construção e implementação desse recurso para o trabalho educacional com essas pessoas. Adotou-se um enfoque qualitativo, com o intuito de obter informações em diversos segmentos a respeito do autismo, do processo de ensino aprendizagem e do uso computador com essas pessoas para que a construção do OA pudesse ser respaldada de informações condizentes com a proposta apresentada. Para a fase final da pesquisa foi selecionado dois participantes com autismo, matriculados no ensino regular para a utilização do OA em quatro encontros para uma aplicação “teste”, com o intuito de verificar por meio da observação as possibilidades e limitações desse recurso na aprendizagem dessas pessoas. Como recursos para coleta de... |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-27 2014-06-11T19:25:59Z 2014-06-11T19:25:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Tereza Cristina Carvalho Iwamoto de. Desenvolvimento e avaliação de um objeto digital de aprendizagem para as pessoas com autismo. 2010. 151 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010. http://hdl.handle.net/11449/92311 000628013 oliveira_tcci_me_prud.pdf 33004129044P6 7346754405819238 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Tereza Cristina Carvalho Iwamoto de. Desenvolvimento e avaliação de um objeto digital de aprendizagem para as pessoas com autismo. 2010. 151 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade Ciências e Tecnologia, 2010. 000628013 oliveira_tcci_me_prud.pdf 33004129044P6 7346754405819238 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/92311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
151 f. : il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129237217968128 |