Revisitando a formação de um professor de Geografia pela (auto)biografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingos, Henrique Santos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/234851
Resumo: Ao pensar sobre as motivações para a existência de um Trabalho de Conclusão de Curso na licenciatura, considero que entre elas está a de averiguar se o aluno, ao longo do curso, desenvolveu determinados saberes e estimular a formação de professores capazes de refletir sobre suas concepções e práticas. Assim, esse trabalho diz respeito a uma pesquisa (auto)biográfica que tem como objetivo analisar, a partir da teoria da Relação com o Saber e de reflexões sobre a constituição da identidade e da subjetividade, a forma como eu resgato e ressignifico a minha trajetória na Graduação, responsável pelo desenvolvimento dos meus Saberes Docentes, e descrita em uma narrativa que retoma as experiências que considero terem sido mais significativas para minha formação enquanto sujeito e docente, além de refletir sobre possíveis contribuições ao curso de Geografia da Unesp de Rio Claro. Ao término da pesquisa, comento sobre as dificuldades encontradas para a realização desse trabalho, e sobre os benefícios de se explorar a abordagem (auto)biográfica, as noções de transformação da identidade e a teoria da Relação com o saber para a proposta de uma Formação de Professores pautada na dimensão humana dessa profissão, sendo capaz de impulsionar os futuros docentes a refletirem sobre seus saberes e identidades, e fazendo-os capazes de auxiliar seus alunos na construção de suas trajetórias.
id UNSP_18cf223831ea1bf9908988731fb2eeec
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/234851
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Revisitando a formação de um professor de Geografia pela (auto)biografiaRevisiting the formation of a Geography teacher through (auto)biography(Auto)biografiaFormação de professores de geografiaSaberes docentesIdentidadeRelação com o saberAutobiographyGeography teacher educationTeaching knowledgeAo pensar sobre as motivações para a existência de um Trabalho de Conclusão de Curso na licenciatura, considero que entre elas está a de averiguar se o aluno, ao longo do curso, desenvolveu determinados saberes e estimular a formação de professores capazes de refletir sobre suas concepções e práticas. Assim, esse trabalho diz respeito a uma pesquisa (auto)biográfica que tem como objetivo analisar, a partir da teoria da Relação com o Saber e de reflexões sobre a constituição da identidade e da subjetividade, a forma como eu resgato e ressignifico a minha trajetória na Graduação, responsável pelo desenvolvimento dos meus Saberes Docentes, e descrita em uma narrativa que retoma as experiências que considero terem sido mais significativas para minha formação enquanto sujeito e docente, além de refletir sobre possíveis contribuições ao curso de Geografia da Unesp de Rio Claro. Ao término da pesquisa, comento sobre as dificuldades encontradas para a realização desse trabalho, e sobre os benefícios de se explorar a abordagem (auto)biográfica, as noções de transformação da identidade e a teoria da Relação com o saber para a proposta de uma Formação de Professores pautada na dimensão humana dessa profissão, sendo capaz de impulsionar os futuros docentes a refletirem sobre seus saberes e identidades, e fazendo-os capazes de auxiliar seus alunos na construção de suas trajetórias.In thinking about the motivations for the existence of a Course Conclusion Work in the degree, I consider that some of them are to ascertain if the student has developed certain knowledge and stimulate the formation of teachers able to reflect on their conceptions and practices. Thus, this work concerns a (auto) biographical research that aims to analyze, from the theory of the Relationship to Knowledge and reflections on the constitution of identity and subjectivity, the way I redeem and resignify my trajectory. Undergraduate, responsible for the development of my Teaching Knowledge, and described in a narrative that takes back the experiences that I consider to have been more significant for my education as a subject and teacher, besides reflecting on possible contributions to the course of Geography at Unesp de Rio Claro. At the end of the research, I comment on the difficulties encountered in this work, and on the benefits of exploring the (auto) biographical approach, the notions of identity transformation and the theory of the Relationship to knowledge for the constitution of a more humane Teacher Training model, which encourages future teachers to reflect on their knowledge and identities, and to be able to assist their students in the construction of their trajectories.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Domingos, Henrique Santos2022-05-24T16:38:05Z2022-05-24T16:38:05Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/234851porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-12T06:25:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/234851Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-12T06:25:06Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Revisitando a formação de um professor de Geografia pela (auto)biografia
Revisiting the formation of a Geography teacher through (auto)biography
title Revisitando a formação de um professor de Geografia pela (auto)biografia
spellingShingle Revisitando a formação de um professor de Geografia pela (auto)biografia
Domingos, Henrique Santos
(Auto)biografia
Formação de professores de geografia
Saberes docentes
Identidade
Relação com o saber
Autobiography
Geography teacher education
Teaching knowledge
title_short Revisitando a formação de um professor de Geografia pela (auto)biografia
title_full Revisitando a formação de um professor de Geografia pela (auto)biografia
title_fullStr Revisitando a formação de um professor de Geografia pela (auto)biografia
title_full_unstemmed Revisitando a formação de um professor de Geografia pela (auto)biografia
title_sort Revisitando a formação de um professor de Geografia pela (auto)biografia
author Domingos, Henrique Santos
author_facet Domingos, Henrique Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Maria Bernadete Sarti da Silva [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingos, Henrique Santos
dc.subject.por.fl_str_mv (Auto)biografia
Formação de professores de geografia
Saberes docentes
Identidade
Relação com o saber
Autobiography
Geography teacher education
Teaching knowledge
topic (Auto)biografia
Formação de professores de geografia
Saberes docentes
Identidade
Relação com o saber
Autobiography
Geography teacher education
Teaching knowledge
description Ao pensar sobre as motivações para a existência de um Trabalho de Conclusão de Curso na licenciatura, considero que entre elas está a de averiguar se o aluno, ao longo do curso, desenvolveu determinados saberes e estimular a formação de professores capazes de refletir sobre suas concepções e práticas. Assim, esse trabalho diz respeito a uma pesquisa (auto)biográfica que tem como objetivo analisar, a partir da teoria da Relação com o Saber e de reflexões sobre a constituição da identidade e da subjetividade, a forma como eu resgato e ressignifico a minha trajetória na Graduação, responsável pelo desenvolvimento dos meus Saberes Docentes, e descrita em uma narrativa que retoma as experiências que considero terem sido mais significativas para minha formação enquanto sujeito e docente, além de refletir sobre possíveis contribuições ao curso de Geografia da Unesp de Rio Claro. Ao término da pesquisa, comento sobre as dificuldades encontradas para a realização desse trabalho, e sobre os benefícios de se explorar a abordagem (auto)biográfica, as noções de transformação da identidade e a teoria da Relação com o saber para a proposta de uma Formação de Professores pautada na dimensão humana dessa profissão, sendo capaz de impulsionar os futuros docentes a refletirem sobre seus saberes e identidades, e fazendo-os capazes de auxiliar seus alunos na construção de suas trajetórias.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2022-05-24T16:38:05Z
2022-05-24T16:38:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/234851
url http://hdl.handle.net/11449/234851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803650236608937984