A presença feminina na formação de docentes para o ensino superior: o perfil formativo de um curso de pós-graduação em Educação para a Ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Audi, Amanda Godoi
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cortela, Beatriz Salemme C.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Iniciação à Docência
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6808
Resumo: A docência no Ensino Superior tem sido foco de interesse de pesquisadores da área de Ensino e Educação. Este artigo discute o perfil feminino em um curso de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a empregabilidade deste público no ensino superior, analisando os dados à luz de outras pesquisas na área. Para tanto foi feito um levantamento em quatro revistas da área, com o intuito de identificar discussões relativas a essa temática. Usando descritores com foco na docência no ensino superior, 39 foram os trabalhos localizados e, após uma leitura mais aprofundada, apenas seis deles atendiam aos critérios estabelecidos. A seguir, foi feito um recorte nos dados apresentados em uma pesquisa realizada por Audi (2018), visando identificar qual o perfil profissional das mulheres formadas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências, da Unesp-Bauru/SP, de 1997 a 2016, além de um levantamentos junto à Plataforma Lattes buscando saber onde estas mulheres trabalham hoje. Durante o período analisado foram formados 524 novos pesquisadores, sendo 357 no mestrado (224 mulheres) e 167 no doutorado (52 mulheres). Os dados obtidos apontam que 88,58% delas atuam na área educacional, sendo que 75% das egressas trabalham em instituições de ensino superior públicas, como docentes/pesquisadoras. Conclui-se, entre outros pontos, que o programa analisado propicia uma formação de qualidade e que isso possibilita a inserção dos formandos no mercado de trabalho. Também apontamos que o quadro de docentes do programa (40) é composto por 21 mulheres (52,5%) de mulheres, sendo que oito delas (38,09%) foram formadas no próprio programa.
id UESB-8_3dc7ab9c075237e334d23d1c0a2520c9
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6808
network_acronym_str UESB-8
network_name_str Revista de Iniciação à Docência
repository_id_str
spelling A presença feminina na formação de docentes para o ensino superior: o perfil formativo de um curso de pós-graduação em Educação para a CiênciaPós-Graduação; Docência; Ensino Superior; Gênero; Mulheres.A docência no Ensino Superior tem sido foco de interesse de pesquisadores da área de Ensino e Educação. Este artigo discute o perfil feminino em um curso de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a empregabilidade deste público no ensino superior, analisando os dados à luz de outras pesquisas na área. Para tanto foi feito um levantamento em quatro revistas da área, com o intuito de identificar discussões relativas a essa temática. Usando descritores com foco na docência no ensino superior, 39 foram os trabalhos localizados e, após uma leitura mais aprofundada, apenas seis deles atendiam aos critérios estabelecidos. A seguir, foi feito um recorte nos dados apresentados em uma pesquisa realizada por Audi (2018), visando identificar qual o perfil profissional das mulheres formadas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências, da Unesp-Bauru/SP, de 1997 a 2016, além de um levantamentos junto à Plataforma Lattes buscando saber onde estas mulheres trabalham hoje. Durante o período analisado foram formados 524 novos pesquisadores, sendo 357 no mestrado (224 mulheres) e 167 no doutorado (52 mulheres). Os dados obtidos apontam que 88,58% delas atuam na área educacional, sendo que 75% das egressas trabalham em instituições de ensino superior públicas, como docentes/pesquisadoras. Conclui-se, entre outros pontos, que o programa analisado propicia uma formação de qualidade e que isso possibilita a inserção dos formandos no mercado de trabalho. Também apontamos que o quadro de docentes do programa (40) é composto por 21 mulheres (52,5%) de mulheres, sendo que oito delas (38,09%) foram formadas no próprio programa.Edições UESB2020-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/680810.22481/rid-uesb.v5i1.6808Revista de Iniciação à Docência; v. 5 n. 1 (2020): v. 5, n. 1 (2020): (Dossiê Especial: Docência Universitária); 56-692525-4332reponame:Revista de Iniciação à Docênciainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6808/4792Audi, Amanda GodoiCortela, Beatriz Salemme C.info:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-25T04:51:32Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/6808Revistahttps://periodicos2.uesb.br/index.php/ridPUBhttp://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/oairid.editoria@gmail.com2525-43322525-4332opendoar:2021-03-25T04:51:32Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv A presença feminina na formação de docentes para o ensino superior: o perfil formativo de um curso de pós-graduação em Educação para a Ciência
title A presença feminina na formação de docentes para o ensino superior: o perfil formativo de um curso de pós-graduação em Educação para a Ciência
spellingShingle A presença feminina na formação de docentes para o ensino superior: o perfil formativo de um curso de pós-graduação em Educação para a Ciência
Audi, Amanda Godoi
Pós-Graduação; Docência; Ensino Superior; Gênero; Mulheres.
title_short A presença feminina na formação de docentes para o ensino superior: o perfil formativo de um curso de pós-graduação em Educação para a Ciência
title_full A presença feminina na formação de docentes para o ensino superior: o perfil formativo de um curso de pós-graduação em Educação para a Ciência
title_fullStr A presença feminina na formação de docentes para o ensino superior: o perfil formativo de um curso de pós-graduação em Educação para a Ciência
title_full_unstemmed A presença feminina na formação de docentes para o ensino superior: o perfil formativo de um curso de pós-graduação em Educação para a Ciência
title_sort A presença feminina na formação de docentes para o ensino superior: o perfil formativo de um curso de pós-graduação em Educação para a Ciência
author Audi, Amanda Godoi
author_facet Audi, Amanda Godoi
Cortela, Beatriz Salemme C.
author_role author
author2 Cortela, Beatriz Salemme C.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Audi, Amanda Godoi
Cortela, Beatriz Salemme C.
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-Graduação; Docência; Ensino Superior; Gênero; Mulheres.
topic Pós-Graduação; Docência; Ensino Superior; Gênero; Mulheres.
description A docência no Ensino Superior tem sido foco de interesse de pesquisadores da área de Ensino e Educação. Este artigo discute o perfil feminino em um curso de Pós-Graduação em Educação para Ciência e a empregabilidade deste público no ensino superior, analisando os dados à luz de outras pesquisas na área. Para tanto foi feito um levantamento em quatro revistas da área, com o intuito de identificar discussões relativas a essa temática. Usando descritores com foco na docência no ensino superior, 39 foram os trabalhos localizados e, após uma leitura mais aprofundada, apenas seis deles atendiam aos critérios estabelecidos. A seguir, foi feito um recorte nos dados apresentados em uma pesquisa realizada por Audi (2018), visando identificar qual o perfil profissional das mulheres formadas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências, da Unesp-Bauru/SP, de 1997 a 2016, além de um levantamentos junto à Plataforma Lattes buscando saber onde estas mulheres trabalham hoje. Durante o período analisado foram formados 524 novos pesquisadores, sendo 357 no mestrado (224 mulheres) e 167 no doutorado (52 mulheres). Os dados obtidos apontam que 88,58% delas atuam na área educacional, sendo que 75% das egressas trabalham em instituições de ensino superior públicas, como docentes/pesquisadoras. Conclui-se, entre outros pontos, que o programa analisado propicia uma formação de qualidade e que isso possibilita a inserção dos formandos no mercado de trabalho. Também apontamos que o quadro de docentes do programa (40) é composto por 21 mulheres (52,5%) de mulheres, sendo que oito delas (38,09%) foram formadas no próprio programa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6808
10.22481/rid-uesb.v5i1.6808
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6808
identifier_str_mv 10.22481/rid-uesb.v5i1.6808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/6808/4792
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
publisher.none.fl_str_mv Edições UESB
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência; v. 5 n. 1 (2020): v. 5, n. 1 (2020): (Dossiê Especial: Docência Universitária); 56-69
2525-4332
reponame:Revista de Iniciação à Docência
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Revista de Iniciação à Docência
collection Revista de Iniciação à Docência
repository.name.fl_str_mv Revista de Iniciação à Docência - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv rid.editoria@gmail.com
_version_ 1796798187291279360