Proposta de uma sequência didática para abordagem da eletronegatividade no Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galavotti, Joana Souza Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/216487
Resumo: A eletronegatividade se faz presente nos estudos sobre Química durante o Ensino Médio e Superior colaborando no entendimento da polaridade em moléculas e da formação de cargas parciais. Essa propriedade é, geralmente, apresentada de uma forma a-histórica o que acaba por inibir um conhecimento amplo em relação ao tema. Desse modo, encontra-se com maior frequência nos livros didáticos e na vivência dos estudantes o conhecimento da escala de eletronegatividade por Linus Pauling. Entretanto, sabe-se que diversas outras escalas foram propostas, cada qual com suas limitações e vantagens. Todas essas propostas evidenciam o caminho de constante modificação e estudo feito pelos cientistas. O presente trabalho visa contribuir com a área de Ensino em Química ao propor uma sequência didática, voltada ao Ensino Superior, de forma a trazer os conceitos e a história envolvida com o tema da eletronegatividade. Tal planejamento utiliza como metodologia de Ensino o Ensino Fundamento em Modelagem. Dessa forma, espera-se resgatar as ideias trazidas sobre eletronegatividade por Linus C. Pauling, Robert S. Mulliken, Albert L. Allred, Eugene G. Rochow e Leland C. Allen.
id UNSP_1944259efda42a3915e63002dd02318b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/216487
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Proposta de uma sequência didática para abordagem da eletronegatividade no Ensino SuperiorProposal of the didactic sequence to approach electronegativity in Higher EducationPlanejamentoEnsinoEletronegatividadeModelosCiência-HistóriaA eletronegatividade se faz presente nos estudos sobre Química durante o Ensino Médio e Superior colaborando no entendimento da polaridade em moléculas e da formação de cargas parciais. Essa propriedade é, geralmente, apresentada de uma forma a-histórica o que acaba por inibir um conhecimento amplo em relação ao tema. Desse modo, encontra-se com maior frequência nos livros didáticos e na vivência dos estudantes o conhecimento da escala de eletronegatividade por Linus Pauling. Entretanto, sabe-se que diversas outras escalas foram propostas, cada qual com suas limitações e vantagens. Todas essas propostas evidenciam o caminho de constante modificação e estudo feito pelos cientistas. O presente trabalho visa contribuir com a área de Ensino em Química ao propor uma sequência didática, voltada ao Ensino Superior, de forma a trazer os conceitos e a história envolvida com o tema da eletronegatividade. Tal planejamento utiliza como metodologia de Ensino o Ensino Fundamento em Modelagem. Dessa forma, espera-se resgatar as ideias trazidas sobre eletronegatividade por Linus C. Pauling, Robert S. Mulliken, Albert L. Allred, Eugene G. Rochow e Leland C. Allen.Electronegativity is present in studies on Chemistry during High School and Higher Education, contributing to the understanding of the polarity in molecules and the formation of partial charges. This property is, generally, introduced in an ahistorical way, which ends up inhibiting a wide knowledge in relation to the subject. Thus, the knowledge of the electronegativity scale by Linus Pauling is more frequently found in textbooks and in the experiences of the students. However, it is known that several other scales were proposed, each with its limitations and advantages. All these proposals show the path of constant modification and study carried out by scientists. This work target to contribute to the area of Teaching in Chemistry by proposing a didactic sequence, aimed at Higher Education, in order to bring the concepts and history involved with the theme of electronegativity. Such planning uses the Teaching Fundamentals in Modeling as a teaching methodology. Thus, it is expected to rescue the ideas brought by Linus C. Pauling, Robert S. Mulliken, Albert L. Allred, Eugene G. Rochow and Leland C. Allen.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Cebim, Marco Aurélio [UNESP]Bim, Felipe BricksUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Galavotti, Joana Souza Oliveira2022-02-10T12:17:13Z2022-02-10T12:17:13Z2022-01-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/216487porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-16T06:31:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216487Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:10:19.282022Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de uma sequência didática para abordagem da eletronegatividade no Ensino Superior
Proposal of the didactic sequence to approach electronegativity in Higher Education
title Proposta de uma sequência didática para abordagem da eletronegatividade no Ensino Superior
spellingShingle Proposta de uma sequência didática para abordagem da eletronegatividade no Ensino Superior
Galavotti, Joana Souza Oliveira
Planejamento
Ensino
Eletronegatividade
Modelos
Ciência-História
title_short Proposta de uma sequência didática para abordagem da eletronegatividade no Ensino Superior
title_full Proposta de uma sequência didática para abordagem da eletronegatividade no Ensino Superior
title_fullStr Proposta de uma sequência didática para abordagem da eletronegatividade no Ensino Superior
title_full_unstemmed Proposta de uma sequência didática para abordagem da eletronegatividade no Ensino Superior
title_sort Proposta de uma sequência didática para abordagem da eletronegatividade no Ensino Superior
author Galavotti, Joana Souza Oliveira
author_facet Galavotti, Joana Souza Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cebim, Marco Aurélio [UNESP]
Bim, Felipe Bricks
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Galavotti, Joana Souza Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento
Ensino
Eletronegatividade
Modelos
Ciência-História
topic Planejamento
Ensino
Eletronegatividade
Modelos
Ciência-História
description A eletronegatividade se faz presente nos estudos sobre Química durante o Ensino Médio e Superior colaborando no entendimento da polaridade em moléculas e da formação de cargas parciais. Essa propriedade é, geralmente, apresentada de uma forma a-histórica o que acaba por inibir um conhecimento amplo em relação ao tema. Desse modo, encontra-se com maior frequência nos livros didáticos e na vivência dos estudantes o conhecimento da escala de eletronegatividade por Linus Pauling. Entretanto, sabe-se que diversas outras escalas foram propostas, cada qual com suas limitações e vantagens. Todas essas propostas evidenciam o caminho de constante modificação e estudo feito pelos cientistas. O presente trabalho visa contribuir com a área de Ensino em Química ao propor uma sequência didática, voltada ao Ensino Superior, de forma a trazer os conceitos e a história envolvida com o tema da eletronegatividade. Tal planejamento utiliza como metodologia de Ensino o Ensino Fundamento em Modelagem. Dessa forma, espera-se resgatar as ideias trazidas sobre eletronegatividade por Linus C. Pauling, Robert S. Mulliken, Albert L. Allred, Eugene G. Rochow e Leland C. Allen.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-10T12:17:13Z
2022-02-10T12:17:13Z
2022-01-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/216487
url http://hdl.handle.net/11449/216487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129496406032384