Proposta de uma sequência didática para abordagem da eletronegatividade no Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/216487 |
Resumo: | A eletronegatividade se faz presente nos estudos sobre Química durante o Ensino Médio e Superior colaborando no entendimento da polaridade em moléculas e da formação de cargas parciais. Essa propriedade é, geralmente, apresentada de uma forma a-histórica o que acaba por inibir um conhecimento amplo em relação ao tema. Desse modo, encontra-se com maior frequência nos livros didáticos e na vivência dos estudantes o conhecimento da escala de eletronegatividade por Linus Pauling. Entretanto, sabe-se que diversas outras escalas foram propostas, cada qual com suas limitações e vantagens. Todas essas propostas evidenciam o caminho de constante modificação e estudo feito pelos cientistas. O presente trabalho visa contribuir com a área de Ensino em Química ao propor uma sequência didática, voltada ao Ensino Superior, de forma a trazer os conceitos e a história envolvida com o tema da eletronegatividade. Tal planejamento utiliza como metodologia de Ensino o Ensino Fundamento em Modelagem. Dessa forma, espera-se resgatar as ideias trazidas sobre eletronegatividade por Linus C. Pauling, Robert S. Mulliken, Albert L. Allred, Eugene G. Rochow e Leland C. Allen. |
id |
UNSP_1944259efda42a3915e63002dd02318b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/216487 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Proposta de uma sequência didática para abordagem da eletronegatividade no Ensino SuperiorProposal of the didactic sequence to approach electronegativity in Higher EducationPlanejamentoEnsinoEletronegatividadeModelosCiência-HistóriaA eletronegatividade se faz presente nos estudos sobre Química durante o Ensino Médio e Superior colaborando no entendimento da polaridade em moléculas e da formação de cargas parciais. Essa propriedade é, geralmente, apresentada de uma forma a-histórica o que acaba por inibir um conhecimento amplo em relação ao tema. Desse modo, encontra-se com maior frequência nos livros didáticos e na vivência dos estudantes o conhecimento da escala de eletronegatividade por Linus Pauling. Entretanto, sabe-se que diversas outras escalas foram propostas, cada qual com suas limitações e vantagens. Todas essas propostas evidenciam o caminho de constante modificação e estudo feito pelos cientistas. O presente trabalho visa contribuir com a área de Ensino em Química ao propor uma sequência didática, voltada ao Ensino Superior, de forma a trazer os conceitos e a história envolvida com o tema da eletronegatividade. Tal planejamento utiliza como metodologia de Ensino o Ensino Fundamento em Modelagem. Dessa forma, espera-se resgatar as ideias trazidas sobre eletronegatividade por Linus C. Pauling, Robert S. Mulliken, Albert L. Allred, Eugene G. Rochow e Leland C. Allen.Electronegativity is present in studies on Chemistry during High School and Higher Education, contributing to the understanding of the polarity in molecules and the formation of partial charges. This property is, generally, introduced in an ahistorical way, which ends up inhibiting a wide knowledge in relation to the subject. Thus, the knowledge of the electronegativity scale by Linus Pauling is more frequently found in textbooks and in the experiences of the students. However, it is known that several other scales were proposed, each with its limitations and advantages. All these proposals show the path of constant modification and study carried out by scientists. This work target to contribute to the area of Teaching in Chemistry by proposing a didactic sequence, aimed at Higher Education, in order to bring the concepts and history involved with the theme of electronegativity. Such planning uses the Teaching Fundamentals in Modeling as a teaching methodology. Thus, it is expected to rescue the ideas brought by Linus C. Pauling, Robert S. Mulliken, Albert L. Allred, Eugene G. Rochow and Leland C. Allen.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Cebim, Marco Aurélio [UNESP]Bim, Felipe BricksUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Galavotti, Joana Souza Oliveira2022-02-10T12:17:13Z2022-02-10T12:17:13Z2022-01-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/216487porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-16T06:31:45Zoai:repositorio.unesp.br:11449/216487Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T23:10:19.282022Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de uma sequência didática para abordagem da eletronegatividade no Ensino Superior Proposal of the didactic sequence to approach electronegativity in Higher Education |
title |
Proposta de uma sequência didática para abordagem da eletronegatividade no Ensino Superior |
spellingShingle |
Proposta de uma sequência didática para abordagem da eletronegatividade no Ensino Superior Galavotti, Joana Souza Oliveira Planejamento Ensino Eletronegatividade Modelos Ciência-História |
title_short |
Proposta de uma sequência didática para abordagem da eletronegatividade no Ensino Superior |
title_full |
Proposta de uma sequência didática para abordagem da eletronegatividade no Ensino Superior |
title_fullStr |
Proposta de uma sequência didática para abordagem da eletronegatividade no Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Proposta de uma sequência didática para abordagem da eletronegatividade no Ensino Superior |
title_sort |
Proposta de uma sequência didática para abordagem da eletronegatividade no Ensino Superior |
author |
Galavotti, Joana Souza Oliveira |
author_facet |
Galavotti, Joana Souza Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cebim, Marco Aurélio [UNESP] Bim, Felipe Bricks Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Galavotti, Joana Souza Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento Ensino Eletronegatividade Modelos Ciência-História |
topic |
Planejamento Ensino Eletronegatividade Modelos Ciência-História |
description |
A eletronegatividade se faz presente nos estudos sobre Química durante o Ensino Médio e Superior colaborando no entendimento da polaridade em moléculas e da formação de cargas parciais. Essa propriedade é, geralmente, apresentada de uma forma a-histórica o que acaba por inibir um conhecimento amplo em relação ao tema. Desse modo, encontra-se com maior frequência nos livros didáticos e na vivência dos estudantes o conhecimento da escala de eletronegatividade por Linus Pauling. Entretanto, sabe-se que diversas outras escalas foram propostas, cada qual com suas limitações e vantagens. Todas essas propostas evidenciam o caminho de constante modificação e estudo feito pelos cientistas. O presente trabalho visa contribuir com a área de Ensino em Química ao propor uma sequência didática, voltada ao Ensino Superior, de forma a trazer os conceitos e a história envolvida com o tema da eletronegatividade. Tal planejamento utiliza como metodologia de Ensino o Ensino Fundamento em Modelagem. Dessa forma, espera-se resgatar as ideias trazidas sobre eletronegatividade por Linus C. Pauling, Robert S. Mulliken, Albert L. Allred, Eugene G. Rochow e Leland C. Allen. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-10T12:17:13Z 2022-02-10T12:17:13Z 2022-01-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11449/216487 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/216487 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129496406032384 |