Cenas didático-pedagógicas e suas relações com o desenvolvimento da racionalidade tecnológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lastória, Luiz Antonio Calmon Nabuco [UNESP]
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/31708
http://hdl.handle.net/11449/125360
Resumo: Marcuse’s concept of technological rationality is still quite real because it allows for a critical analysis of our society. When applied to education it shows how our social practices, objectively organized with the help of technological devices, supercede themselves and create systemic consequences. This article analyzes some of these consequences for educational policies and forms of school management by investigating day-to-day occurences in a small school in the São Paulo countryside.
id UNSP_197e7e32c06f1100df56a6cfdfd546fe
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/125360
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Cenas didático-pedagógicas e suas relações com o desenvolvimento da racionalidade tecnológicaThe development of technological rationality and its relation to pedagogy and didacticsEscenas didáctico-pedagógicas y sus relaciones con el desarrollo de la racionalidad tecnológicaTechnological rationalitySystemAutonomyRacionalidad tecnológicaSistemaAutonomíaRacionalidade tecnológicaSistemaAutonomiaMarcuse’s concept of technological rationality is still quite real because it allows for a critical analysis of our society. When applied to education it shows how our social practices, objectively organized with the help of technological devices, supercede themselves and create systemic consequences. This article analyzes some of these consequences for educational policies and forms of school management by investigating day-to-day occurences in a small school in the São Paulo countryside.El concepto de “racionalidad tecnológica”, tal como fue formulado por H. Marcuse, mantiene su relevancia, por fomentar análisis críticos de nuestra sociedad. Al aplicarse al ámbito de la educación revela la forma como las prácticas sociales objetivamente organizadas con ayuda de los dispositivos tecnológicos se superan a si mismas, causando consecuencias sistémicas. Este artículo explora algunas de esas consecuencias en términos de las políticas educacionales y de las formas de gestión escolar al investigar escenas cotidianas sucedidas en una escuela provinciana de São Paulo.O conceito de “racionalidade tecnológica”, tal como formulado por H. Marcuse, guarda a sua atualidade por favorecer análises críticas da nossa sociedade. Quando aplicado ao âmbito da educação, revela a maneira com que as práticas sociais, objetivamente organizadas com auxílio dos aparatos tecnológicos, ultrapassam a si mesmas, provocando consequências sistêmicas. O presente artigo explora algumas dessas consequências em termos das políticas educacionais e das formas de gestão escolar ao investigar cenas cotidianas transcorridas em uma escola do interior paulista.Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, Araraquara, Faculdade de Ciências e Letras - Unesp, Campos Ville, CEP 14800901, SP, BrasilDepartamento de Psicologia da Educação, da Faculdade de Ciências e Letras na Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Lastória, Luiz Antonio Calmon Nabuco [UNESP]2015-07-15T18:28:58Z2015-07-15T18:28:58Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article285-295application/pdfhttp://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/31708Inter-ação, v. 39, n. 2, p. 285-295, 2014.1981-8416http://hdl.handle.net/11449/12536010.5216/ia.v39i2.31708ISSN1981-8416-2014-39-02-285-295.pdf2752243344158475Currículo Lattesreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporInter-açãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-11T14:25:14Zoai:repositorio.unesp.br:11449/125360Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:08:45.962478Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cenas didático-pedagógicas e suas relações com o desenvolvimento da racionalidade tecnológica
The development of technological rationality and its relation to pedagogy and didactics
Escenas didáctico-pedagógicas y sus relaciones con el desarrollo de la racionalidad tecnológica
title Cenas didático-pedagógicas e suas relações com o desenvolvimento da racionalidade tecnológica
spellingShingle Cenas didático-pedagógicas e suas relações com o desenvolvimento da racionalidade tecnológica
Lastória, Luiz Antonio Calmon Nabuco [UNESP]
Technological rationality
System
Autonomy
Racionalidad tecnológica
Sistema
Autonomía
Racionalidade tecnológica
Sistema
Autonomia
title_short Cenas didático-pedagógicas e suas relações com o desenvolvimento da racionalidade tecnológica
title_full Cenas didático-pedagógicas e suas relações com o desenvolvimento da racionalidade tecnológica
title_fullStr Cenas didático-pedagógicas e suas relações com o desenvolvimento da racionalidade tecnológica
title_full_unstemmed Cenas didático-pedagógicas e suas relações com o desenvolvimento da racionalidade tecnológica
title_sort Cenas didático-pedagógicas e suas relações com o desenvolvimento da racionalidade tecnológica
author Lastória, Luiz Antonio Calmon Nabuco [UNESP]
author_facet Lastória, Luiz Antonio Calmon Nabuco [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Lastória, Luiz Antonio Calmon Nabuco [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Technological rationality
System
Autonomy
Racionalidad tecnológica
Sistema
Autonomía
Racionalidade tecnológica
Sistema
Autonomia
topic Technological rationality
System
Autonomy
Racionalidad tecnológica
Sistema
Autonomía
Racionalidade tecnológica
Sistema
Autonomia
description Marcuse’s concept of technological rationality is still quite real because it allows for a critical analysis of our society. When applied to education it shows how our social practices, objectively organized with the help of technological devices, supercede themselves and create systemic consequences. This article analyzes some of these consequences for educational policies and forms of school management by investigating day-to-day occurences in a small school in the São Paulo countryside.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-07-15T18:28:58Z
2015-07-15T18:28:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/31708
Inter-ação, v. 39, n. 2, p. 285-295, 2014.
1981-8416
http://hdl.handle.net/11449/125360
10.5216/ia.v39i2.31708
ISSN1981-8416-2014-39-02-285-295.pdf
2752243344158475
url http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/31708
http://hdl.handle.net/11449/125360
identifier_str_mv Inter-ação, v. 39, n. 2, p. 285-295, 2014.
1981-8416
10.5216/ia.v39i2.31708
ISSN1981-8416-2014-39-02-285-295.pdf
2752243344158475
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Inter-ação
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 285-295
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv Currículo Lattes
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129589277360128