CENAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS E SUAS RELAÇÕES COM O DESENVOLVIMENTO DA RACIONALIDADE TECNOLÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Inter-ação (Goiânia. Online) |
Texto Completo: | https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/31708 |
Resumo: | O conceito de “racionalidade tecnológica”, tal como formulado por H. Marcuse, guarda a sua atualidade por favorecer análises críticas da nossa sociedade. Quando aplicado ao âmbito da educação revela a maneira com que as práticas sociais, objetivamente organizadas com auxílio dos aparatos tecnológicos, ultrapassam a si mesmas provocando conseqüências sistêmicas. O presente artigo explora algumas dessas conseqüências em termos das políticas educacionais e das formas de gestão escolar ao investigar cenas cotidianas transcorridas numa escola do interior paulista. |
id |
UFG-3_7ca7c8e7f5290d93551efd6d84028af2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ufg.br:article/31708 |
network_acronym_str |
UFG-3 |
network_name_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CENAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS E SUAS RELAÇÕES COM O DESENVOLVIMENTO DA RACIONALIDADE TECNOLÓGICARacionalidade tecnológicaSistemaAutonomiaO conceito de “racionalidade tecnológica”, tal como formulado por H. Marcuse, guarda a sua atualidade por favorecer análises críticas da nossa sociedade. Quando aplicado ao âmbito da educação revela a maneira com que as práticas sociais, objetivamente organizadas com auxílio dos aparatos tecnológicos, ultrapassam a si mesmas provocando conseqüências sistêmicas. O presente artigo explora algumas dessas conseqüências em termos das políticas educacionais e das formas de gestão escolar ao investigar cenas cotidianas transcorridas numa escola do interior paulista.Faculdade de Educação (UFG)2014-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/3170810.5216/ia.v39i2.31708Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 285-295Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 285-295Revista Inter-Ação; v. 39 n. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 285-2951981-8416reponame:Inter-ação (Goiânia. Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/interacao/article/view/31708/16905Lastória, Luiz A. Calmon Nabucoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-30T23:40:45Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/31708Revistahttps://revistas.ufg.br/index.php/interacaoPUBhttps://revistas.ufg.br/index.php/interacao/oai||revistainteracao@gmail.com1981-84160101-7136opendoar:2024-05-21T19:54:38.654453Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
CENAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS E SUAS RELAÇÕES COM O DESENVOLVIMENTO DA RACIONALIDADE TECNOLÓGICA |
title |
CENAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS E SUAS RELAÇÕES COM O DESENVOLVIMENTO DA RACIONALIDADE TECNOLÓGICA |
spellingShingle |
CENAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS E SUAS RELAÇÕES COM O DESENVOLVIMENTO DA RACIONALIDADE TECNOLÓGICA Lastória, Luiz A. Calmon Nabuco Racionalidade tecnológica Sistema Autonomia |
title_short |
CENAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS E SUAS RELAÇÕES COM O DESENVOLVIMENTO DA RACIONALIDADE TECNOLÓGICA |
title_full |
CENAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS E SUAS RELAÇÕES COM O DESENVOLVIMENTO DA RACIONALIDADE TECNOLÓGICA |
title_fullStr |
CENAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS E SUAS RELAÇÕES COM O DESENVOLVIMENTO DA RACIONALIDADE TECNOLÓGICA |
title_full_unstemmed |
CENAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS E SUAS RELAÇÕES COM O DESENVOLVIMENTO DA RACIONALIDADE TECNOLÓGICA |
title_sort |
CENAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS E SUAS RELAÇÕES COM O DESENVOLVIMENTO DA RACIONALIDADE TECNOLÓGICA |
author |
Lastória, Luiz A. Calmon Nabuco |
author_facet |
Lastória, Luiz A. Calmon Nabuco |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lastória, Luiz A. Calmon Nabuco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Racionalidade tecnológica Sistema Autonomia |
topic |
Racionalidade tecnológica Sistema Autonomia |
description |
O conceito de “racionalidade tecnológica”, tal como formulado por H. Marcuse, guarda a sua atualidade por favorecer análises críticas da nossa sociedade. Quando aplicado ao âmbito da educação revela a maneira com que as práticas sociais, objetivamente organizadas com auxílio dos aparatos tecnológicos, ultrapassam a si mesmas provocando conseqüências sistêmicas. O presente artigo explora algumas dessas conseqüências em termos das políticas educacionais e das formas de gestão escolar ao investigar cenas cotidianas transcorridas numa escola do interior paulista. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/31708 10.5216/ia.v39i2.31708 |
url |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/31708 |
identifier_str_mv |
10.5216/ia.v39i2.31708 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/31708/16905 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Inter-Ação; Vol. 39 No. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 285-295 Revista Inter Ação; Vol. 39 Núm. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 285-295 Revista Inter-Ação; v. 39 n. 2 (2014): Teoria crítica, psicologia e educação; 285-295 1981-8416 reponame:Inter-ação (Goiânia. Online) instname:Universidade Federal de Goiás (UFG) instacron:UFG |
instname_str |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
instacron_str |
UFG |
institution |
UFG |
reponame_str |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
collection |
Inter-ação (Goiânia. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Inter-ação (Goiânia. Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistainteracao@gmail.com |
_version_ |
1799874762660380672 |