Tecnologia assistiva no processo de inclusão da pessoa com deficiência na rede pública de ensino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Leda Maria Borges da Cunha [UNESP]
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/97512
Resumo: O presente estudo é uma pesquisa de campo descritiva com análise dos dados, com objetivo de investigar o conhecimento de professores da rede municipal e estadual quanto à Tecnologia Assitiva (TA), considerando: (1) concepção e atitudes do professor em relação à TA e à inclusão da pessoa com deficiência, (2) quais recursos estão disponíveis ou faltam nas escolas onde estes atuam, (3) se os professores conhecem e/ou sabem manusear tais recursos, (4) se conhecem e/ou sabem manusear os softwares especiais apresentados na pesquisa. Participaram dessa pesquisa 1115 professores das cinco regiões do Brasil, alunos do curso de aperfeiçoamento Práticas de Educação Especial Inclusiva da UNESP-Bauru em parceira com a SECADI/MEC; ofertado na modalidade de educação à distância. Os resultados da pesquisa apontaram para a carência da TA nas escolas e para a falta de conhecimento do educador em relação aos recursos. Dos professores participantes, 92% acreditam que a TA é importante no processo de inclusão; 99% apontaram a necessidade de formação continuada sobre o tema para que possam atuar nesta perspectiva; e, 96% indicaram o apoio de equipe multidisciplinar aos professores do ensino comum. As ações são ínfimas, muitoa ainda precisa ser feito diante da necessidade de uma prática inclusiva eficaz, que proporcione autonomia e independência ao aluno com deficiência. É importante que se efetivem políticas públicas e atitudes que propiciem a disponibilização dos recursos de TA nas escolas, a oferta de cursos de formação continuada aos professores e, o apoio de equipe multidisciplinar, visando favorecer e dar condições ao professor para atuar no processo de inclusão, com vistas à equiparação de oportunidades educacionais acessíveis a todos. Temos que considerar que incluir não é o simples ato de inserir o aluno...
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Participaram dessa pesquisa 1115 professores das cinco regiões do Brasil, alunos do curso de aperfeiçoamento Práticas de Educação Especial Inclusiva da UNESP-Bauru em parceira com a SECADI/MEC; ofertado na modalidade de educação à distância. Os resultados da pesquisa apontaram para a carência da TA nas escolas e para a falta de conhecimento do educador em relação aos recursos. Dos professores participantes, 92% acreditam que a TA é importante no processo de inclusão; 99% apontaram a necessidade de formação continuada sobre o tema para que possam atuar nesta perspectiva; e, 96% indicaram o apoio de equipe multidisciplinar aos professores do ensino comum. As ações são ínfimas, muitoa ainda precisa ser feito diante da necessidade de uma prática inclusiva eficaz, que proporcione autonomia e independência ao aluno com deficiência. É importante que se efetivem políticas públicas e atitudes que propiciem a disponibilização dos recursos de TA nas escolas, a oferta de cursos de formação continuada aos professores e, o apoio de equipe multidisciplinar, visando favorecer e dar condições ao professor para atuar no processo de inclusão, com vistas à equiparação de oportunidades educacionais acessíveis a todos. Temos que considerar que incluir não é o simples ato de inserir o aluno...This study is a descriptive field research with data statistical analysis, in order to investigate the teachers' knowledge in the municipal and state schools as to Assistive Technology (AT), considering: (1) conception and teacher attitudes regarding AT and inclusion of desable persons, (2) what resources are available or lacking in the schools where they work, (3) if teachers know and/or know how to handle such resources, (4) meet and/or know how to handle the special software shown in research. 1115 teachers from the five regions of Brazil participated in this study. Also, improvement students of Special Education Inclusive Practices course from UNESP-Bauru in partnership with SECADI/MEC; offered in the distance education mode. The results point to the lack of AT in schools and the lack of educators knowledge regarding the resources. Of the participating teachers, 92% believe that the AT is important in the inclusion process, 99% indicate the need for continued education on the topic so they can act on this new perspective, and 96% indicate the multidisciplinary team support of teachers teaching common. The shares are negligible, much remains to be done before the need for an effective inclusive practice that provides autonomy and independence to disabled students. It is important to take effect public policies and attitudes that facilitate the availability of resources for AT in schools, offering continuing education courses for teachers, and the support of a multidisciplinary team in order to encourage and empower the teacher to act in the inclusion process aiming at equalization of educational opportunities accessible to all. We have to consider what to include is not the simple act of inserting the student in context, but to give that same opportunity to access, adapted when necessary, the content and services available in the... (Complete abstract click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Rodrigues, Leda Maria Borges da Cunha [UNESP]2014-06-11T19:29:01Z2014-06-11T19:29:01Z2013-02-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis125 f. : il.application/pdfRODRIGUES, Leda Maria Borges da Cunha. Tecnologia assistiva no processo de inclusão da pessoa com deficiência na rede pública de ensino. 2013. 125 f. 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