Competências requeridas para cargos de comunicação exigidas pelas empresas no site Vagas.com

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, Larissa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/236438
Resumo: O profissional de comunicação que está em busca de uma vaga de emprego nas principais cidades do Brasil, por inúmeras vezes se depara com os termos "criatividade", "boa relação interpessoal" e muitos outros, como pré-requisitos para diversos cargos. O objetivo deste estudo é identificar as competências pré-requisitadas para vagas de comunicação que são divulgadas através do site Vagas.com, entre os meses de junho e agosto de 2019. Este estudo busca valorizar se as competências exigidas para os cargos de comunicação vão além de uma atuação técnica e se possuem um caráter transformador para o profissional. Seu caráter é descritivo e exploratório, e para tal, utilizou-se de forma compendiada, o método de análise de conteúdo. Como principais resultados, a criatividade, flexibilidade, trabalho em equipe, liderança, bom relacionamento interpessoal e proatividade, apresentam-se como as 6 competências identificadas que o profissional de comunicação mais deve se atentar ao entrar no mercado de trabalho. Por fim, foi-se possível compreender que as organizações encontram-se em meio um mundo dinâmico e globalizado, e por conta disto, se atentam às mudanças e estratégias que melhor se encaixam em seu cenário, apostando em competências que julgam ser as mais assertivas para o seu negócio, das quais este estudo identificou como sendo de caráter comportamental.
id UNSP_19a1a5e51849534248cef329ff4bed6e
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/236438
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Competências requeridas para cargos de comunicação exigidas pelas empresas no site Vagas.comRequired skills for communication positions required by companies on the Vagas.com websiteCompetênciaComunicaçãoVagas.comCBOProfissionalCompetenceCommunicationProfessionalO profissional de comunicação que está em busca de uma vaga de emprego nas principais cidades do Brasil, por inúmeras vezes se depara com os termos "criatividade", "boa relação interpessoal" e muitos outros, como pré-requisitos para diversos cargos. O objetivo deste estudo é identificar as competências pré-requisitadas para vagas de comunicação que são divulgadas através do site Vagas.com, entre os meses de junho e agosto de 2019. Este estudo busca valorizar se as competências exigidas para os cargos de comunicação vão além de uma atuação técnica e se possuem um caráter transformador para o profissional. Seu caráter é descritivo e exploratório, e para tal, utilizou-se de forma compendiada, o método de análise de conteúdo. Como principais resultados, a criatividade, flexibilidade, trabalho em equipe, liderança, bom relacionamento interpessoal e proatividade, apresentam-se como as 6 competências identificadas que o profissional de comunicação mais deve se atentar ao entrar no mercado de trabalho. Por fim, foi-se possível compreender que as organizações encontram-se em meio um mundo dinâmico e globalizado, e por conta disto, se atentam às mudanças e estratégias que melhor se encaixam em seu cenário, apostando em competências que julgam ser as mais assertivas para o seu negócio, das quais este estudo identificou como sendo de caráter comportamental.The communication professional who is looking for a job vacancy in the main cities of Brazil, repeatedly comes across the terms "creativity", "good interpersonal relationship" and many others as prerequisites for various positions. The purpose of this study is to identify the prerequisite skills for communication vacancies that are released through the Vagas.com website between June and August 2019. This study seeks to value whether the skills required for communication positions go beyond of a technical performance and have a transforming character for the professional. Its character is descriptive and exploratory, and for such, the content analysis method was used in a compendiated way. As main results, creativity, flexibility, teamwork, leadership, good interpersonal relationship and proactivity, are the 6 identified skills that the communication professional should pay attention to when entering the job market. Finally, it was possible to understand that organizations are in a dynamic and globalized world, and because of this, they pay attention to the changes and strategies that best fit their scenario, betting on skills that they think are the most assertive. for your business, which this study identified as being behavioral in nature.Não recebi financiamentoUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Porém, Maria Eugênia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sanches, Larissa2022-09-05T14:19:01Z2022-09-05T14:19:01Z2019-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/236438porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2023-12-05T06:22:41Zoai:repositorio.unesp.br:11449/236438Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:35:09.815057Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências requeridas para cargos de comunicação exigidas pelas empresas no site Vagas.com
Required skills for communication positions required by companies on the Vagas.com website
title Competências requeridas para cargos de comunicação exigidas pelas empresas no site Vagas.com
spellingShingle Competências requeridas para cargos de comunicação exigidas pelas empresas no site Vagas.com
Sanches, Larissa
Competência
Comunicação
Vagas.com
CBO
Profissional
Competence
Communication
Professional
title_short Competências requeridas para cargos de comunicação exigidas pelas empresas no site Vagas.com
title_full Competências requeridas para cargos de comunicação exigidas pelas empresas no site Vagas.com
title_fullStr Competências requeridas para cargos de comunicação exigidas pelas empresas no site Vagas.com
title_full_unstemmed Competências requeridas para cargos de comunicação exigidas pelas empresas no site Vagas.com
title_sort Competências requeridas para cargos de comunicação exigidas pelas empresas no site Vagas.com
author Sanches, Larissa
author_facet Sanches, Larissa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Porém, Maria Eugênia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sanches, Larissa
dc.subject.por.fl_str_mv Competência
Comunicação
Vagas.com
CBO
Profissional
Competence
Communication
Professional
topic Competência
Comunicação
Vagas.com
CBO
Profissional
Competence
Communication
Professional
description O profissional de comunicação que está em busca de uma vaga de emprego nas principais cidades do Brasil, por inúmeras vezes se depara com os termos "criatividade", "boa relação interpessoal" e muitos outros, como pré-requisitos para diversos cargos. O objetivo deste estudo é identificar as competências pré-requisitadas para vagas de comunicação que são divulgadas através do site Vagas.com, entre os meses de junho e agosto de 2019. Este estudo busca valorizar se as competências exigidas para os cargos de comunicação vão além de uma atuação técnica e se possuem um caráter transformador para o profissional. Seu caráter é descritivo e exploratório, e para tal, utilizou-se de forma compendiada, o método de análise de conteúdo. Como principais resultados, a criatividade, flexibilidade, trabalho em equipe, liderança, bom relacionamento interpessoal e proatividade, apresentam-se como as 6 competências identificadas que o profissional de comunicação mais deve se atentar ao entrar no mercado de trabalho. Por fim, foi-se possível compreender que as organizações encontram-se em meio um mundo dinâmico e globalizado, e por conta disto, se atentam às mudanças e estratégias que melhor se encaixam em seu cenário, apostando em competências que julgam ser as mais assertivas para o seu negócio, das quais este estudo identificou como sendo de caráter comportamental.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-25
2022-09-05T14:19:01Z
2022-09-05T14:19:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11449/236438
url http://hdl.handle.net/11449/236438
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129090032500736