Repensando o fracasso escolar: reflexões a partir do discurso da criança-aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sirino, Marisa de Fátima [UNESP]
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/97644
Resumo: O tema Fracasso Escolar está constantemente em discussão e quase sempre se vincula à deficiência da criança-aluno, considerada a partir da visão da classe dominante, que marginaliza e exclui aqueles que não se adaptam aos seus padrões. Esta pesquisa investiga tal tema sob a perspectiva da criança-aluno tida como portadora de problemas de aprendizagem. Queremos com isso contribuir para a problematização do tema sob uma nova ótica. Durante o período de um ano acompanhamos o cotidiano de uma escola pública de ensino fundamental, realizando observações (em salas de aula - 3asérie e reforço -, e nos demais espaços da escola), atividades em grupo com 03 alunos e entrevistas com pais e professores. De forma geral, as famílias atribuem a si próprias ou a seus filhos a responsabilidade pelo fracasso escolar da criança-aluno. Os professores, por sua vez, reforçam essa crença, ao impor às famílias e às crianças essa responsabilidade. O contato com as crianças-alunos nos permitiu presenciar manifestações referentes ao cotidiano extra-escolar e a sua história pessoal e de sentimentos de (in)adequação ao ambiente escolar; pudemos verificar como se relacionam com os colegas, com o lúdico e com o aprender/não aprender na escola e como reagem frente aos estigmas atribuídos a elas na escola. O contexto grupal permitiu uma maior aproximação e possibilitou a emergência de opiniões, percepções, sentimentos, sensações, desabafos; enfim, reações diversas sobre o que pensam da escola e das relações estabelecidas neste contexto e fora dele. Através das ações, às vezes desordenadas, inquietas, apáticas, turbulentas, as crianças falam. Elas denunciam algo que ultrapassa a questão pedagógica, falam de preconceitos, violências, medos, desrespeito...
id UNSP_19a6f884955139964f49fdf1badd9781
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/97644
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Repensando o fracasso escolar: reflexões a partir do discurso da criança-alunoPsicologia educacionalFracasso escolarAprendizagemSchool FailureLearningSchool quotidianStudent-childVoices of childhoodO tema Fracasso Escolar está constantemente em discussão e quase sempre se vincula à deficiência da criança-aluno, considerada a partir da visão da classe dominante, que marginaliza e exclui aqueles que não se adaptam aos seus padrões. Esta pesquisa investiga tal tema sob a perspectiva da criança-aluno tida como portadora de problemas de aprendizagem. Queremos com isso contribuir para a problematização do tema sob uma nova ótica. Durante o período de um ano acompanhamos o cotidiano de uma escola pública de ensino fundamental, realizando observações (em salas de aula - 3asérie e reforço -, e nos demais espaços da escola), atividades em grupo com 03 alunos e entrevistas com pais e professores. De forma geral, as famílias atribuem a si próprias ou a seus filhos a responsabilidade pelo fracasso escolar da criança-aluno. Os professores, por sua vez, reforçam essa crença, ao impor às famílias e às crianças essa responsabilidade. O contato com as crianças-alunos nos permitiu presenciar manifestações referentes ao cotidiano extra-escolar e a sua história pessoal e de sentimentos de (in)adequação ao ambiente escolar; pudemos verificar como se relacionam com os colegas, com o lúdico e com o aprender/não aprender na escola e como reagem frente aos estigmas atribuídos a elas na escola. O contexto grupal permitiu uma maior aproximação e possibilitou a emergência de opiniões, percepções, sentimentos, sensações, desabafos; enfim, reações diversas sobre o que pensam da escola e das relações estabelecidas neste contexto e fora dele. Através das ações, às vezes desordenadas, inquietas, apáticas, turbulentas, as crianças falam. Elas denunciam algo que ultrapassa a questão pedagógica, falam de preconceitos, violências, medos, desrespeito...The theme School Failure is constantly in discussion and nearly always is linked with the deficiency of student-child. This deficiency is considered from the view of dominant class, which marginalizes and excludes those children who don't adapt themselves to the pattern. This search inquires this theme under the perspective from the student-child considered a porter of learning problems. We desire, with this, to contribute to discuss this theme under a new view. During one year we observed the quotidian of a primary public school, we were realizing observations (into the class - 3rd. series and reinforce-, and the other school places), activities with 03 students and interview with parents and teachers. Generally, the families attribute at themselves or to their children the responsibility of the scholar failures of student-child. The teachers, on the other hand, reinforce this belief, when they establish to the families and to the children, this responsibility. The contact made with the student-children permitted to be witness to manifestations referring to extra- scholar quotidian and their personal story and feeling of (in) adequacy in the school space; we could examine how are their relationship with the colleagues, with the jokes and with he learning/no learning in the school and how they react in front of stigmas impinged to them in the school. The group context permitted one major approach and made possible the emergency of different opinions, perceptions, feelings, sensations, revelations, though reactions about they think of school and the relations established in this context and out of it. Through the actions, sometimes, disordered, unquiet, apathetic, turbulent actions... (Complete abstract, click electronic access below)Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Cunha, Beatriz Belluzzo Brando [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Sirino, Marisa de Fátima [UNESP]2014-06-11T19:29:03Z2014-06-11T19:29:03Z2002-08-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis249 f. : il.color. + anexoapplication/pdfSIRINO, Marisa de Fátima. Repensando o fracasso escolar: reflexões a partir do discurso da criança-aluno. 2002. 249 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2002.http://hdl.handle.net/11449/97644000202174sirino_mf_me_assis.pdf33004048021P6Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-06-18T13:46:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/97644Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-06T00:00:40.927194Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Repensando o fracasso escolar: reflexões a partir do discurso da criança-aluno
title Repensando o fracasso escolar: reflexões a partir do discurso da criança-aluno
spellingShingle Repensando o fracasso escolar: reflexões a partir do discurso da criança-aluno
Sirino, Marisa de Fátima [UNESP]
Psicologia educacional
Fracasso escolar
Aprendizagem
School Failure
Learning
School quotidian
Student-child
Voices of childhood
title_short Repensando o fracasso escolar: reflexões a partir do discurso da criança-aluno
title_full Repensando o fracasso escolar: reflexões a partir do discurso da criança-aluno
title_fullStr Repensando o fracasso escolar: reflexões a partir do discurso da criança-aluno
title_full_unstemmed Repensando o fracasso escolar: reflexões a partir do discurso da criança-aluno
title_sort Repensando o fracasso escolar: reflexões a partir do discurso da criança-aluno
author Sirino, Marisa de Fátima [UNESP]
author_facet Sirino, Marisa de Fátima [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, Beatriz Belluzzo Brando [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Sirino, Marisa de Fátima [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Fracasso escolar
Aprendizagem
School Failure
Learning
School quotidian
Student-child
Voices of childhood
topic Psicologia educacional
Fracasso escolar
Aprendizagem
School Failure
Learning
School quotidian
Student-child
Voices of childhood
description O tema Fracasso Escolar está constantemente em discussão e quase sempre se vincula à deficiência da criança-aluno, considerada a partir da visão da classe dominante, que marginaliza e exclui aqueles que não se adaptam aos seus padrões. Esta pesquisa investiga tal tema sob a perspectiva da criança-aluno tida como portadora de problemas de aprendizagem. Queremos com isso contribuir para a problematização do tema sob uma nova ótica. Durante o período de um ano acompanhamos o cotidiano de uma escola pública de ensino fundamental, realizando observações (em salas de aula - 3asérie e reforço -, e nos demais espaços da escola), atividades em grupo com 03 alunos e entrevistas com pais e professores. De forma geral, as famílias atribuem a si próprias ou a seus filhos a responsabilidade pelo fracasso escolar da criança-aluno. Os professores, por sua vez, reforçam essa crença, ao impor às famílias e às crianças essa responsabilidade. O contato com as crianças-alunos nos permitiu presenciar manifestações referentes ao cotidiano extra-escolar e a sua história pessoal e de sentimentos de (in)adequação ao ambiente escolar; pudemos verificar como se relacionam com os colegas, com o lúdico e com o aprender/não aprender na escola e como reagem frente aos estigmas atribuídos a elas na escola. O contexto grupal permitiu uma maior aproximação e possibilitou a emergência de opiniões, percepções, sentimentos, sensações, desabafos; enfim, reações diversas sobre o que pensam da escola e das relações estabelecidas neste contexto e fora dele. Através das ações, às vezes desordenadas, inquietas, apáticas, turbulentas, as crianças falam. Elas denunciam algo que ultrapassa a questão pedagógica, falam de preconceitos, violências, medos, desrespeito...
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-08-05
2014-06-11T19:29:03Z
2014-06-11T19:29:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SIRINO, Marisa de Fátima. Repensando o fracasso escolar: reflexões a partir do discurso da criança-aluno. 2002. 249 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2002.
http://hdl.handle.net/11449/97644
000202174
sirino_mf_me_assis.pdf
33004048021P6
identifier_str_mv SIRINO, Marisa de Fátima. Repensando o fracasso escolar: reflexões a partir do discurso da criança-aluno. 2002. 249 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2002.
000202174
sirino_mf_me_assis.pdf
33004048021P6
url http://hdl.handle.net/11449/97644
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 249 f. : il.color. + anexo
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129572269457408