Práticas experimentais de cálculo com calculadoras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/11449/252647 |
Resumo: | Apresento, neste trabalho acadêmico, a minha pesquisa de mestrado desenvolvida no paradigma qualitativo na linha de pesquisa de Novas Tecnologias em Educação Matemática. O objetivo da referida pesquisa é de analisar como os estudantes exploram as aplicações de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) de funções de uma variável real com calculadoras. Alinhado a esse objetivo, busquei, através da pesquisa, responder ao seguinte questionamento: Como os estudantes de graduação em Matemática exploram conceitos de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) de funções de uma variável real utilizando calculadoras? Sendo assim, com vistas a atender o objetivo e o questionamento principal, desenvolvi Experimentos de Ensino com oito alunos regulares do curso de graduação em Matemática da UNESP Campus de Rio Claro (SP), de modo que foram configurados em duplas. Os encontros ocorreram no Labortório de Ensino em Matemática (LEM), do Departamento de Matemática (DM) da instituição mencionada. Os estudantes realizaram as tarefas propostas com a Calculadora Cientifica Casio fx-991LAX, Calculadora Gráfica Casio fx-CG50, além dos seus cadernos para anotações, bem como quadro e caneta. Para o desenvolvimento dos encontros do experimento de ensino, as duplas de estudantes trabalharam com propostas de ensino, que consistiram em questões exploratórias referentes a conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) de funções de uma variável real. Esses encontros foram gravados com um smatphone para fins de análise e salvos em hd externo e em um pasta privada do YouTube caso houvesse perdas de algum arquivo. Com o meu diário de campo, as anotações dos estudantes ao resolver as atividades propostas e as gravações de cada atividade do experimento de ensino foi possível realizar a triangulação dos dados da pesquisa, aqui relatada. Os referenciais teóricos ao qual adoto nesta pesquisa são: Experimentação com Tecnologias e Tecnologias da Inteligência. Analisando os dados produzidos, com base nos referenciais adotados, identifiquei três unidades de análise diante da Experimentação com Calculadoras, sendo: A calculadora como partícipe do processo; A calculadora como complementar do processo; e A visualização como recurso para Experimentação. Diante das três unidades de análise, concluo que o uso das Calculadoras Científicas e Gráficas, em uma abordagem experimental no Ensino Superior, pôde permitir, além de uma forma exploratória do CDI, a produção de conhecimentos em Cálculo diante do uso partícipe, complementar e/ou visualizativo da tecnologia |
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Práticas experimentais de cálculo com calculadorasExperimental calculation practices with calculatorsTecnologias digitaisExperimentos de ensinoCálculo diferencial e integralEnsino superiorAbordagem experimental com calculadorasDigital technologiesTeaching experimentsDifferential and integral calculusUniversity educationExperimental approach with calculatorsApresento, neste trabalho acadêmico, a minha pesquisa de mestrado desenvolvida no paradigma qualitativo na linha de pesquisa de Novas Tecnologias em Educação Matemática. O objetivo da referida pesquisa é de analisar como os estudantes exploram as aplicações de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) de funções de uma variável real com calculadoras. Alinhado a esse objetivo, busquei, através da pesquisa, responder ao seguinte questionamento: Como os estudantes de graduação em Matemática exploram conceitos de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) de funções de uma variável real utilizando calculadoras? Sendo assim, com vistas a atender o objetivo e o questionamento principal, desenvolvi Experimentos de Ensino com oito alunos regulares do curso de graduação em Matemática da UNESP Campus de Rio Claro (SP), de modo que foram configurados em duplas. Os encontros ocorreram no Labortório de Ensino em Matemática (LEM), do Departamento de Matemática (DM) da instituição mencionada. Os estudantes realizaram as tarefas propostas com a Calculadora Cientifica Casio fx-991LAX, Calculadora Gráfica Casio fx-CG50, além dos seus cadernos para anotações, bem como quadro e caneta. Para o desenvolvimento dos encontros do experimento de ensino, as duplas de estudantes trabalharam com propostas de ensino, que consistiram em questões exploratórias referentes a conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) de funções de uma variável real. Esses encontros foram gravados com um smatphone para fins de análise e salvos em hd externo e em um pasta privada do YouTube caso houvesse perdas de algum arquivo. Com o meu diário de campo, as anotações dos estudantes ao resolver as atividades propostas e as gravações de cada atividade do experimento de ensino foi possível realizar a triangulação dos dados da pesquisa, aqui relatada. Os referenciais teóricos ao qual adoto nesta pesquisa são: Experimentação com Tecnologias e Tecnologias da Inteligência. Analisando os dados produzidos, com base nos referenciais adotados, identifiquei três unidades de análise diante da Experimentação com Calculadoras, sendo: A calculadora como partícipe do processo; A calculadora como complementar do processo; e A visualização como recurso para Experimentação. Diante das três unidades de análise, concluo que o uso das Calculadoras Científicas e Gráficas, em uma abordagem experimental no Ensino Superior, pôde permitir, além de uma forma exploratória do CDI, a produção de conhecimentos em Cálculo diante do uso partícipe, complementar e/ou visualizativo da tecnologiaIn this term paper, I present my master's research developed in the qualitative paradigm in the line of research on New Technologies in Mathematics Education. The objective of this research is to analyze how students explore the applications of Differential and Integral Calculus (DIC) of functions of a real variable with calculators. In line with this objective, I sought, through research, to answer the following question: How do undergraduate Mathematics students explore concepts of Differential and Integral Calculus (DIC) of functions of a real variable using calculators? Therefore, in order to meet the objective and the main question, I developed Teaching Experiments with eight regular students from the undergraduate Mathematics course at UNESP Campus de Rio Claro (SP), so that they were configured in pairs. The meetings took place in the Mathematics Teaching Laboratory (MTL), of the Mathematics Department (MD) of the aforementioned institution. The students performed the proposed tasks with the Casio fx-991LAX Scientific Calculator, Casio fx-CG50 Graphic Calculator, in addition to their notebooks for taking notes, as well as a board and pen. To develop the teaching experiment meetings, pairs of students worked on teaching proposals, which consisted of exploratory questions regarding Differential and Integral Calculus (DIC) content of functions of a real variable. These meetings were recorded with a smartphone for analysis purposes and saved on an external hard drive and in a private YouTube folder in case any files were lost. With my field diary, the students' notes when solving the proposed activities and the recordings of each activity of the teaching experiment, it was possible to triangulate the research data, reported here. The theoretical references that I adopt in this research are: Experimentation with Technologies and Intelligence Technologies. Analyzing the data produced, based on the adopted references, I identified three units of analysis regarding Experimentation with Calculators, namely: The calculator as a participant in the process; The calculator as a complement to the process; and Visualization as a resource for Experimentation. Given the three units of analysis, I conclude that the use of Scientific and Graphic Calculators, in an experimental approach in Higher Education, could allow, in addition to an exploratory form of the DIC, the production of knowledge in Calculus through participatory, complementary and/or or technology visualization.Fundação para o Desenvolvimento da UNESP (FUNDUNESP)FUNDUNESP: 3221/2021.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Javaroni, Sueli Liberatti [UNESP]Carmo, João Victor Gonçalves do2024-01-11T17:21:55Z2024-01-11T17:21:55Z2023-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11449/25264721096673141477350000-0002-4176-5152porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-01-12T06:05:23Zoai:repositorio.unesp.br:11449/252647Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-01-12T06:05:23Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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Apresento, neste trabalho acadêmico, a minha pesquisa de mestrado desenvolvida no paradigma qualitativo na linha de pesquisa de Novas Tecnologias em Educação Matemática. O objetivo da referida pesquisa é de analisar como os estudantes exploram as aplicações de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) de funções de uma variável real com calculadoras. Alinhado a esse objetivo, busquei, através da pesquisa, responder ao seguinte questionamento: Como os estudantes de graduação em Matemática exploram conceitos de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) de funções de uma variável real utilizando calculadoras? Sendo assim, com vistas a atender o objetivo e o questionamento principal, desenvolvi Experimentos de Ensino com oito alunos regulares do curso de graduação em Matemática da UNESP Campus de Rio Claro (SP), de modo que foram configurados em duplas. Os encontros ocorreram no Labortório de Ensino em Matemática (LEM), do Departamento de Matemática (DM) da instituição mencionada. Os estudantes realizaram as tarefas propostas com a Calculadora Cientifica Casio fx-991LAX, Calculadora Gráfica Casio fx-CG50, além dos seus cadernos para anotações, bem como quadro e caneta. Para o desenvolvimento dos encontros do experimento de ensino, as duplas de estudantes trabalharam com propostas de ensino, que consistiram em questões exploratórias referentes a conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) de funções de uma variável real. Esses encontros foram gravados com um smatphone para fins de análise e salvos em hd externo e em um pasta privada do YouTube caso houvesse perdas de algum arquivo. Com o meu diário de campo, as anotações dos estudantes ao resolver as atividades propostas e as gravações de cada atividade do experimento de ensino foi possível realizar a triangulação dos dados da pesquisa, aqui relatada. Os referenciais teóricos ao qual adoto nesta pesquisa são: Experimentação com Tecnologias e Tecnologias da Inteligência. Analisando os dados produzidos, com base nos referenciais adotados, identifiquei três unidades de análise diante da Experimentação com Calculadoras, sendo: A calculadora como partícipe do processo; A calculadora como complementar do processo; e A visualização como recurso para Experimentação. Diante das três unidades de análise, concluo que o uso das Calculadoras Científicas e Gráficas, em uma abordagem experimental no Ensino Superior, pôde permitir, além de uma forma exploratória do CDI, a produção de conhecimentos em Cálculo diante do uso partícipe, complementar e/ou visualizativo da tecnologia |
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