Ensino de história na área da deficiência intelectual na perspectiva inclusiva: análise de dissertações e teses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Glacielma de Fátima da [UNESP]
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11449/152867
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi levantar a produção bibliográfica que trata do ensino de História para estudantes com deficiência intelectual. Nosso objetivo específico foi pesquisar se didáticas diferenciadas estão sendo propostas para o ensino de História e se estas poderiam favorecer a aprendizagem destes estudantes. A Teoria Histórico-Cultural forneceu-nos alguns conceitos para a reflexão sobre as possibilidades de aprendizagem deles e da importância da História, como disciplina escolar, para o desenvolvimento destes estudantes. Efetuamos o levantamento bibliográfico com a análise das produções acadêmicas em nível de mestrado e de doutorado na área do ensino de História para estudantes com deficiência intelectual, no período compreendido entre os anos de 2005 e 2016, produzidas no Brasil. A coleta de dados ocorreu no portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no portal do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia- Portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto. A análise das pesquisas ocorreu através da leitura dos títulos, das palavras-chave, dos resumos, dos objetivos e das metodologias de pesquisa. Os resultados apontaram a ocorrência de apenas duas pesquisas que abordavam o Ensino de História para o Estudante com Deficiência Intelectual. Em contrapartida, 143 trabalhos discutiam a Questão Étnico-Racial em um total de 809 trabalhos encontrados. Esses dados podem indicar que no ensino de História, a Inclusão e o trato da diversidade, como estão propostos na Resolução do CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002, ainda se referem apenas às populações historicamente marginalizadas e que a área ainda não reconheceu a necessidade de estabelecer didáticas diferenciadas, que ofereçam melhores possibilidades de aprendizagem aos estudantes com deficiência intelectual. Pesquisamos também trabalhos sobre Didáticas diferenciadas para o ensino de História no Ensino Fundamental II, com a análise de17 pesquisas. Na maioria destas, apresentou-se a preocupação em descrever a formação de comportamentos favoráveis à aprendizagem de História nos estudantes pesquisados, no entanto, a apropriação do conhecimento histórico não foi o objetivo de todos os trabalhos. Essa situação pode indicar que as grandes demandas que muitas vezes se impõe à educação, especificamente ao ensino de História, afastam-nos do objetivo principal deste, que deve ser organizar o processo de ensino e aprendizagem do conhecimento científico historicamente acumulado pela humanidade. A escassez de pesquisas referentes ao ensino de História para os estudantes com deficiência intelectual pode ser mais um indicativo preocupante, pois, ao não especificar as necessidades educativas especiais deste estudante, corremos o risco de torná-lo apenas mais um dos muitos excluídos da História brasileira.
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Efetuamos o levantamento bibliográfico com a análise das produções acadêmicas em nível de mestrado e de doutorado na área do ensino de História para estudantes com deficiência intelectual, no período compreendido entre os anos de 2005 e 2016, produzidas no Brasil. A coleta de dados ocorreu no portal da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no portal do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia- Portal brasileiro de publicações científicas em acesso aberto. A análise das pesquisas ocorreu através da leitura dos títulos, das palavras-chave, dos resumos, dos objetivos e das metodologias de pesquisa. Os resultados apontaram a ocorrência de apenas duas pesquisas que abordavam o Ensino de História para o Estudante com Deficiência Intelectual. Em contrapartida, 143 trabalhos discutiam a Questão Étnico-Racial em um total de 809 trabalhos encontrados. Esses dados podem indicar que no ensino de História, a Inclusão e o trato da diversidade, como estão propostos na Resolução do CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002, ainda se referem apenas às populações historicamente marginalizadas e que a área ainda não reconheceu a necessidade de estabelecer didáticas diferenciadas, que ofereçam melhores possibilidades de aprendizagem aos estudantes com deficiência intelectual. Pesquisamos também trabalhos sobre Didáticas diferenciadas para o ensino de História no Ensino Fundamental II, com a análise de17 pesquisas. Na maioria destas, apresentou-se a preocupação em descrever a formação de comportamentos favoráveis à aprendizagem de História nos estudantes pesquisados, no entanto, a apropriação do conhecimento histórico não foi o objetivo de todos os trabalhos. Essa situação pode indicar que as grandes demandas que muitas vezes se impõe à educação, especificamente ao ensino de História, afastam-nos do objetivo principal deste, que deve ser organizar o processo de ensino e aprendizagem do conhecimento científico historicamente acumulado pela humanidade. A escassez de pesquisas referentes ao ensino de História para os estudantes com deficiência intelectual pode ser mais um indicativo preocupante, pois, ao não especificar as necessidades educativas especiais deste estudante, corremos o risco de torná-lo apenas mais um dos muitos excluídos da História brasileira.The objective of this research was to raise the bibliographic production that deals with the teaching of History for students with intellectual disabilities. Our specific objective was to investigate whether differentiated didactics are being proposed for the teaching of History and if these could favor the learning of students with intellectual disabilities. The Historical-Cultural Theory provided some concepts for the reflection on the learning possibilities of students with intellectual disabilities and the importance of History, as a school discipline, for the development of these students. We carried out the bibliographic survey with the analysis of the academic productions at the master's and doctoral level in the area of History teaching for students with intellectual disabilities, in the period between 2005 and 2016, produced in Brazil. The data collection took place in the portal of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations and in the portal of the Brazilian Institute of Information in Science and Technology - Brazilian portal of scientific publications in open access. The analysis of the researches occurred through the reading of the titles, the keywords, the summaries, the objectives and the research methodologies. We came to a result: only 2 researches approached the History Teaching for the Student with Intellectual Deficiency. In contrast, 143 papers discussed the Ethnic-Racial Question in a total of 809 papers found. These data may indicate that in the teaching of History, Inclusion and the treatment of diversity, as proposed in CNE / CP 1 Resolution of February 18, 2002, they still refer only to historically marginalized populations and that the area has not recognized yet the need to establish differentiated didactics that offer better learning opportunities for students with intellectual disabilities. We also work on Differentiated Teaching for Teaching History in Primary Education II, with the analysis of 17 researches. In most of these, the concern was to describe the formation of behaviors favorable to the learning of History in the students studied, however, the appropriation of the historical knowledge was not the objective of all the works. This situation may indicate that the great demands that are often imposed on education, specifically on the teaching of History, distances us from the main objective of this, which must be to organize the teaching and learning process of scientific knowledge historically accumulated by humanity. The shortage of research concerning the teaching of History for students with intellectual disabilities may be a further worrying indicator, since, by not specifying, the special educational needs of this student, we take the risk of making him just one of the many excluded from Brazilian history.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Anna Augusta Sampaio de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Silva, Glacielma de Fátima da [UNESP]2018-03-01T14:17:32Z2018-03-01T14:17:32Z2018-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/15286700089766733004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:10:18Zoai:repositorio.unesp.br:11449/152867Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:10:18Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
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